1 de agosto de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC


"Maré Alta" na minha opinião, não tem ponta por onde se lhe pegue. As anedotas estão recesas, de tanto serem contadas, a interpretação de alguns "actores" deixa muito a desejar e os estereótipos criados são de uma pobreza de espírito tremenda. E o que acho curioso é que Nuno Santos vá buscar estes enlatados, numa SIC que ele quer como vencedora. E no passado sábado, "Maré Alta" até perdeu para a Tourada transmitida na RTP1, ficando abaixo dos 20% de share.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
A aposta pelo terceiro ano da RTP1 no seu programa de Verão está ganha. "Verão Total" que tem passeado pelas 7 Maravilhas Naturais de Portugal, faz frente à concorrência e na passada sexta-feira a versão matinal, esteve acima dos 30% de share, deixando "Você na TV" e "Companhia das Manhãs" nos 21%. Mas destaco "Verão Total", na parte das tardes, que empurra "Vida Nova" para o terceiro lugar nos talk shows vespertinos, não batendo "As Tardes da Júlia" ou da Cristina (como é o caso) nesta semana.

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Seja bem-vindo à edição da noite do "Melhor & Pior da Semana". Conheça as escolhas entre as 22h e as 24h.
Melhor da Semana TVI
Apesar das críticas, ou das convicções dos portugueses, "Depois da Vida" parece conquistar os mais cépticos. Estreado em plena época estival, com consumo mais baixo, a verdade é que esta nova série, agora apresentada por Iva Domingues, é um sucesso, arrasando a concorrência no horário pós 24h de sexta-feira. Nos programas que já foram transmitidos, "Depois da Vida" conquistou cerca de 750 mil espectadores e um share na ordem dos 40%.

Joana Matos abandona "Projecto Moda"


Terminou à instantes a segunda emissão da versão portuguesa de Projecto Moda. E, como não podia deixar de ser, o grupo perdeu mais um designer. Depois de Vânia Dias de Almeida, foi a vez de Joana Matos deixar a competição.


Para a concorrente deverá ter sido uma surpresa, até porque foi perceptível, durante a emissão, que era a mais confiante com o seu trabalho. Ao seu lado esteve André Amorim, mas o júri, que recebeu como convidado o humorista Ricardo Araújo Pereira, decidiu salvar o concorrente nortenho.


Para a semana volta a competição e, pelo que se pôde ver nas imagens, mais conflitos surgirão.

O Protagonista


O Protagonista deste domingo não só marcou uma semana, como uma vida inteira.


António Feio foi mais que um actor ou encenador. Foi um exemplo para todos os humanos que, pelo facto de ter sido atraiçoado por um cancro do pâncreas, procurou passar a mensagem de que os problemas que por vezes nos afectam não são assim tão graves. O velho ditado "a esperança é a última a morrer", foi também uma das mensagens que António Feio quis trespassar para todos aqueles que teimam em ver uma luz ao fundo do túnel.
Sem dúvida que, a par de tantos milhares de portugueses, fiquei chocado quando me informaram da morte do actor. Com um tom de voz bastante taciturno, o Tiago avisou-me: "O António Feio morreu". A primeira coisa que pensei não foi propriamente na morte, mas sim na impossibilidade de isso ter acontecido. Porquê? Foi-nos dada uma imagem de força, de vida e, essencialmente de um futuro melhor. Semanalmente as revistas informavam-nos disso mesmo, apesar de por vezes existir uma ou outra recaída. No entanto, fomos totalmente apanhados desprevenidos, uma vez que, António Feio já se encontrava em fase terminal há duas semanas.
Faz-me confusão não se ter sabido disso mais cedo, mas tenho noção de que tal estado de saúde deve ter sido mantido no maior secretismo possível, de modo a desviar as atenções do actor para lhe proporcionar alguns momentos de sossego.


António Feio foi um mestre "da treta". Sempre com a piada na ponta da língua, até com o seu pâncreas brincou, aquando da XIV Gala dos Globos de Ouro.
A sua carreira profissional foi, é e será marcada por excelentes prestações em peças de teatro (prova disso foi o facto de ter sido condecorado pelo Presidente da República, no Dia Mundial do Teatro), tais como Inox-Take 5, a partir da qual o actor se início o trabalho com José Pedro Gomes. Seguem-se A Partilha, O Que diz Molero, Perdidos em Yonkers, Duas Semanas com o Presidente, Conversa da Treta, Bom Dia Benjamim, O Chato, entre outros. Apesar de não ter visto nem metade destas peças de teatro, sei reconhecer o talento e a perspicácia que António Feio tinha para as mesmas. Sempre gostei do seu querer, da sua garra, de saber exactamente o momento ideal para se lançar a piada. O meu respeito por ele foi enorme, e continuará a sê-lo.



Recordá-lo-ei muito pelo seu trabalho, mas principalmente pela pessoa que era. Antes de qualquer actividade profissional que possamos desempenhar está a nossa maneira de ser, o nosso profissionalismo, a nossa educação, os nossos sentimentos. Só através deles conseguiremos alcançar o nosso ego, o nosso bem-estar. António Feio conseguiu atingi-lo, e isso foi notório.

Desejo paz à sua família, e esperança a todos aqueles que enfrentam um cancro. No entanto, a esperança é algo que nunca deve ser esquecida. E é com ela que batalhamos pelos nossos sonhos, que temos força para encarar o futuro e, acima de tudo, os obstáculos que nos aparecem à frente.

Termino este Protagonista com uma frase de António Feio, a propósito do filme Contraluz:

Aproveitam a vida e ajudem-se uns aos outros. Apreciem cada momento. Agradeçam e não deixem nada por dizer, nada por fazer.

Obrigado António.

Fecho

Muito boa noite. O Fecho desta noite incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, recorde António Feio enquanto o Protagonista não da semana, mas da vida.

De relembrar ainda que a partir das 22:00, entra em linha o resto da rubrica O Melhor & Pior da Semana.

Olhos na RTP

1. A RTP voltou a fazer um bom trabalho a propósito dos Campeonatos da Europa de Atletismo, que estão a decorrer em Barcelona. Boas transmissões, comentários acertados e sabedores de gente que sabe o que diz.

A pressa foi, porém, quarta-feira à noite, inimiga da perfeição. Durante o Telejornal, José Alberto Carvalho interrompeu o alinhamento do noticiário para a transmissão directa da prova de Francis Obikwelu. Decisão nobre, dado o peso mediático do velocista português. Mas ainda o espectador estava atónito a tentar perceber quem tinha ganho e se o nosso homem tinha conseguido chegar ou não às medalhas e já o pivô tinha cortado a emissão, remetendo para mais tarde a informação conclusiva sobre a classificação final. Nem uma repetição em movimento lento, nem uma câmara apontada a Obikwelu, nem nada. Tudo à pressa e a correr.


2. O novo Milionário - Alta Pressão não tem nada que ver com o Quem Quer Ser Milionário. José Carlos Malato não tem nada que ver com Jorge Gabriel. O programa bem-disposto e de sucesso de agora não tem nada que ver com o concurso formatado e também de sucesso de outrora. Na mesma quarta- -feira fiquei a ver Malato. Às tantas esqueci-me de que era um concurso, tal a diversidade de conversa e converseta entre o apresentador e os concorrentes. Eu, que sou amigo de Malato e que o acho o melhor, mais culto e mais versátil dos apresentadores de televisão da sua geração, adoro o registo do novo Milionário, mas admito que, quem prefira o concurso mais puro e duro, se possa cansar de tanta conversa fiada.


Esta noite..

..não perca às 21:00! Uma hora após o Fecho do dia!

Episódio Seguinte MCA

Boa tarde. Bem-vindo ao Episódio Seguinte MCA desta semana!

Rui e Margarida terminam namoro
É certo que Rui não vê James com bons olhos e por isso não tolera que o rival tente seduzir Margarida. O resultado é que, quando se encontram, há pancada na certa. Só Margarida não percebe a fúria do namorado. Numa conversa séria, ela diz a Rui que não quer estar com uma pessoa violenta. O rapaz tenta justificar-se, mas os jovens acabam por concluír que não se conseguem entender e resolvem terminar a relação. Os dois despedem-se, amargurados. Depois, confessam às respectivas mães que estão infelizes.



Lúcia zanga-se com Alex
As funções de Alex como nadador-salvador estão a deixar Lúcia furiosa. O rapaz nunca tem tempo para a namorada e ela ressente-se. Lúcia diz a Alex que só se se afogar é que ele vai olhar para ela! O rapaz acha que não, mas, quando a rapariga quase se afoga de verdade, é James quem a vai socorrer. Lúcia acaba o namoro com Alex.
CURTAS
- Fábio e Nuno zangam-se. Depois de passarem a noite juntos, o casal desentende-se.
- Jorge pede desculpa a Margarida na sequência de uma reunião marcada por ele com toda a banda.
Quiosque: Telenovelas

Lili Caneças torna-se actriz na TVI


Foi na Festa de Verão do canal de Queluz de Baixo que a comentadora de Você na TV! falou dos novos projectos na TVI. Lili Caneças confessou a Rita Seguro o seguinte: "Eu continuo na TVI, portanto temos alguns projectos em colaboração com a TVI. Penso talvez que poderei enfim, não sei se o Rui Vilhena quererá muito que eu fale nisto, mas talvez possa ter uma participação especial num seriado ou possa fazer qualquer coisa".

A socialite anunciou assim uma participação especial numa produção de Rui Vilhena.

"Salve-se Quem Puder" passa para as 17:40

salvese_qyem_puder


Os fracos resultados do programa de Diana Chaves e Marco Horário ditaram a sua mudança de horário. A partir de amanhã, dia 2 de Agosto, Salve-se Quem Puder irá ser transmitido não às 22:00, mas sim a partir das 17:40, logo após o término de Vida Nova. Quanto a Caras & Bocas, entra no ar às 18:30.


O horário nobre da estação de Carnaxide vai ser assim composto por Lua Vermelha, Aqui Não Há Quem Viva e Passione, sendo que a última passa a ser exibida vinte minutos mais cedo, ou seja, às 23:40.


Fonte: SIC/SIC Blog

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
A antecipação da data de estreia de "Projecto Moda" na RTP1, não correu muito bem. Digamos que a concorrência no horário não era forte, e mesmo assim a versão portuguesa de "Project Runway" foi blindada pela concorrência, não chegando sequer aos 600 mil espectadores e ficando na casa dos 21% de share. Na minha opinião, o dia de transmissão não é o mais indicado, e também acredito, que "Projecto Moda" não é um programa "tipo" do público da RTP1, mas poderia chamar mais público jovem para a estação pública. A escolha de Nayma, como apresentadora também me parece um erro de casting.

Liliana Campos apresenta "Companhia das Manhãs"


É já a partir de amanhã que Rita Ferro Rodrigues estará novamente de férias. Durante quinze dias, a apresentadora não fará companhia a Francisco Mendes no programa matinal da SIC.


Devido à indisponibilidade de Vanessa Oliveira, que se encontra em gravações de À Procura do Sonho - Face Model of The Year, será Liliana Campos a Companhia das Manhãs dos telespectadores da SIC. A notícia é confirmada pela própria Rita Ferro Rodrigues, na sua página oficial do Facebook.


Depois de ter feito dupla com José Figueiras em SIC Ao Vivo e de ter apresentado alguns especiais da estação, a cara de Fama-Show tem agora um grande teste pela frente. Será de alguma forma um "estágio" para alguma nova aposta da rentrée?

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
O programa de entrevistas conduzido por Daniel Oliveira é, na minha opinião, o melhor "magazine social" ou programa de entrevistas a figuras públicas, deixando bem a léguas o "Só Visto" da RTP1, o qual foi gizado em tempos por Daniel Oliveira. E na semana que passou, tivemos "Alta Definição" em dose dupla. Apesar dos resultados fracos da repetição da entrevista a António Feio, a SIC está de parabéns pela rápida homenagem e pelo facto de os portugueses poderem rever uma das entrevistas mais bem conduzidas e emocionantes. Emocionante também, e esta com bons valores, foi a entrevista feita a Carlos Cruz, agora que se espera para breve o desfecho do caso Casa Pia. Daniel Oliveira é sem dúvida, uma peça importante na SIC.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo à edição matinal do "Melhor & Pior da Semana" aqui no Televisão-Opinião. Consigo entre as 10h e as 12h.


Pior da Semana TVI
Com a saída da antiga direcção de informação e a entrada da nova, a cargo de Júlio Magalhães, nota-se por parte da TVI, um maior empenho e uma mudança de estratégia na informação. Mas os valores não têm sido os melhores, continuando a perder para a RTP1 e para a SIC. Nem a contratação de Marcelo Rebelo de Sousa fez com que os valores do "Jornal Nacional" subissem, e esta semana, o noticiário da noite esteve abaixo da concorrência e na 6ª feira passada (que nos tempos de Manuela Moura Guedes, liderava com larga vantagem), o "Jornal Nacional" ficou bem abaixo dos 600 mil espectadores e um share a prejudicar a estação na casa dos 23%.