14 de março de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
"Deixa Que Te Leve" está a passos largos do seu final, e a sua substituta estreia já amanhã. E agora que está no final, a TVI pode fazer um balanço muito positivo de mais um produto de ficção nacional. "Deixa Que Te Leve" foi desde Maio de 2009 (altura em que estreou), quase sempre líder em audiências ou pelo menos no seu horário. Esta semana isso não foi excepção, com uma quota de espectadores acima dos 40% e a alcançar no melhor dia da semana quase 1 milhão e 700 mil espectadores.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
José Fragoso decidiu arrumar a tarde da RTP1. Passou a repetição de "Vila Faia" para imediatamente depois de "Poder Paralelo" e "Portugal no Coração" passou ao horário habitual, antes da estreia da novela portuguesa. Mas esta nova estratégia não trouxe audiências. O programa apresentado por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira esteve quase sempre abaixo dos 200 mil espectadores, um valor muito fraco tendo em conta que a concorrência está sempre acima dos 250 mil. "Portugal no Coração" precisará de uma renovação de fundo ou Fátima Lopes e Júlia Pinheiro são mesmo as rainhas da tarde?

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Fique com a segunda edição de "O Melhor e Pior da Semana". Não perca entre as 22h e as 24h.


Pior da Semana SIC
Não é novidade nenhuma que a nível audiométrico "Nós Por Cá" está muito longe da concorrência. Também é de destacar que esta semana, o programa informativo da SIC baixou em audiências, principalmente em share, ficando sempre abaixo dos 20%. Mas para mim é o pior da semana SIC, uma vez que "Nós Por Cá" tornou-se num programa que emite reportagens repetidas do "Primeiro Jornal" da SIC. Ou seja, num dia destes vi o "Primeiro Jornal" de início ao fim e às 19h quando a televisão estava sintonizada na SIC, tive uma sensação de dejá vu, uma vez que todas as peças jornalísticas (com excepção de duas ou três), tinham sido todas transmitidas no noticiário das 13h. Assim é dificil alcançar espectadores.

O Protagonista


Boa noite. Seja bem-vindo ao Protagonista desta semana. Herman José está em destaque, neste domingo.


Soube-se esta semana que o conhecido humorista e apresentador de televisivão, vai conduzir um novo talk-show nas noites de sábado da RTP1. Depois de cortar relações com a SIC, e de ter resplandecido no não muito bem sucedido Nasci P'ra Cantar, Herman José regressa à sua casa mãe, depois de algumas "indirectas" lançadas à imprensa.

Considero esta aposta da estação pública bastante positiva. Acho que faz falta um formato diferente nas noites de fim-de-semana da RTP1.
O novo programa do primeiro canal, sempre vai compensar a falta de inovação do Programa das Festas, emitido nas tardes de sábado. Arrisco-me a dizer que este talk-show, apenas serve para dar trabalho aos que "menos brilham" na um.
Fico contente por Ana Viriato ou Carla Matos Gomes terem trabalho, pois gosto delas, mas não fico de todo agradado por o trabalho destas, e de muitos outros, ser encher chouriços e entrevistar pessoas com as seguintes perguntas: "o que está a achar deste evento?", "é a primeira vez que cá vem?", "superou as suas expectativas?".

O regresso de Herman José é uma boa nova para todos os portugueses, incluindo para José Fragoso que, mais uma vez, consegue agarrar um grande profissional. E é nisto, tal como tenho vindo a referir, que a RTP1 ganha. A estação pública tem a "artilharia" mais forte da televisão portuguesa.
Que mais pode querer um director de programas?


Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Daqui a uma hora, saiba qual o Protagonista dos últimos 8 dias, e das 22:00 até às 24:00, fique com o resto da rubrica O Melhor & Pior da Semana.
De referir ainda que o Televisão-Opinião conta com o seu voto. Se gosta do nosso trabalho, vote em nós no Super Blog Awards, um concurso de blogs patrocinado pela Super Bock. Para saber mais clique aqui. Não custa nada!

De se tirar a boina

Luís Filipe Borges é o melhor dos cinco apresentadores do 5 para a Meia-Noite. Gosto do estilo louco de Nilton e do registo "esgrouviado" de Alvim, mas o "boinas" é claramente o mais empático com a câmara, o mais versátil, o que sabe conduzir melhor uma conversa em televisão. Acresce a isso a vantagem óbvia que tem com o dia da semana que lhe coube em sorte: a sexta-feira.

Se é verdade que em teoria a sexta é um dia apetecível para sair à noite por parte do público-alvo do 5, os jovens urbanos, não é menos certo que a ausência de trabalho para a maioria no dia seguinte aumenta a plateia de telespectadores.

O que é certo é que o 5 para a Meia-Noite de sexta-feira é sempre o mais visto da semana.

Ainda anteontem, naquela que esteve longe de ser a sua melhor prestação no que toca a audiências (a ausência de chuva levou mais gente a sair de casa…), Borges conseguiu 113 mil espectadores e 10,7% de quota de mercado. Mas à uma e meia da manhã, quando acabou, a RTP2 tinha 17 pontos de share, quase tanto como a RTP1 e pouco menos do que SIC e TVI.

Por outro lado, atente-se à curva de audiências ao longo da emissão e percebe-se a capacidade de atracção de públicos e de roubar "clientes" à concorrência (o cabo, em princípio…): a sessão começa com 5,9% e vai sempre em crescendo - 8,3%, 11,1%, 12,3%, 14,7%, 16,3%.

Há muito que a RTP2 não tinha uma marca tão forte como este 5 para a Meia-Noite. E acredito que no late night do canal um, este programa faria mais do que muitas coisas que Fragoso lá põe à uma da manhã...


Estreia - "XXS"


Hoje, após Lua Vermelha, pelas 21:40, vai para o ar o primeiro programa, do novo formato do terceiro canal, apresentado por Carolina Patrocínio e Pedro Miguel Ramos.

"37" chega ao fim


A segunda mini-série da TVI chega, neste domingo, às 23:00, ao seu último episódio. Tal como aconteceu com Destino Imortal, o formato teve apenas três episódios.
As audiências de 37 não foram as melhores, talvez pela concorrência ao domingo ter produtos mais fortes. No entanto, e para quem viu, penso que foi uma série inteligente, que captou a atenção de muitos telespectadores.

Audimetria - 13/03/2010

A RTP1 ganhou o dia de ontem. Com 26,2% de share, a estação pública venceu a TVI, que se ficou pelos 24%, e a SIC, que não foi além dos 22,6%.

Deixa que te Leve foi o programa mais visto do dia de ontem. A novela da TVI obteve 14,1% de rating e 39% de share.
Seguiu-se o Telejornal, que foi o noticiário com maior audiência deste sábado.
O jogo de futebol entre a Académica e o Porto bateu os 12,3% de audiência média e passou os 32 pontos.

De referir ainda a prestação do Preço Certo, que venceu no horário das 19:00.

Fonte do quadro: Mediamonitor

Esta noite..


Às 21:00, após o Fecho. Não perca!

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1

Judite de Sousa é sem dúvida a melhor (na minha opinião) entrevistadora da televisão portuguesa. O seu "Grande Entrevista" é um marco da televisão portuguesa, e esta semana, ao entrevistar o Presidente da República marcou mais pontos sobre a concorrência. Apesar de perder para as novelas da TVI, ficou em segundo no horário com cerca de 1 milhão e 100 mil espectadores a assistirem ás perguntas incisivas da jornalista e uma quota de espectadores de 30%. Uma ajuda para a RTP1 vencer a SIC na média diária.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
A SIC mudou o nome da novela para "A Armadilha" e decidiu colocar no horário das 14h uma novela inédita em vez das habituais repetições. E a aposta está a correr bem, pelo menos desde a estreia na passada segunda-feira. A novela brasileira liderou no horário durante toda a semana com valores superiores aos últimos episódios de "Mulheres Apaixonadas" e com uma quota de espectadores de quase 30%. Se os números continuarem assim, Nuno Santos está de parabéns.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom dia! Está em curso "O Melhor e Pior da Semana" na TV Portuguesa, edição da manhã. Fique connosco até às 12h.

Pior da Semana TVI
Tem sido notícia na imprensa nacional durante esta semana, uma vez que a TVI está à procura de uma nova apresentadora para o concurso interactivo da tarde. Mas "Quem Quer Ganha", quer mude de apresentadora ou de cenário (prática corrente) está destinado ao fracasso. As audiências são desastrosas e só prejudicam a TVI e a sua média diária. O "concurso" e os seus jogos são, na minha opinião, de bradar aos céus, sem qualquer pingo de originalidade e já muito "batidos". A TVI em vez de procurar uma nova apresentadora, devia era de arranjar um substituto para este "buraco negro" da sua programação.

"Idolomania", Sim ou talvez não?

Terminou à pouco o primeiro concerto de "Idolomania".

Pensando nos vários fãs do programa que não puderam deslocar-se até ao Campo Pequeno, a SIC decidiu transmiti-lo em directo. Para muita e boa gente, a estação de Carnaxide voltou a tentar "encher chouriços", isto é, ocupar espaço na sua grelha diária.

Não partilho desta opinião por uma razão muito simples: a SIC utilizou o formato de todas as maneiras, logo seria uma grande falha não emitir o arranque da "Idolomania".

Um espetáculo bem conseguido, que, quanto a mim pecou de duas formas: primeiro, pelas intervenções de Catarina Morazzo, que quanto a mim não trouxeram nada de relevante à emissão. Em segundo lugar, foi notória alguma falta de empatia de alguns dos concorrentes com o público, nomeadamente Márcio Costa.

No entanto, muito bons momentos houve neste espetáculo, desde a queda de Diana Piedade ao aparecimento de Cláudia Vieira, passando pelo grande momento de João Manzarra. Um Luxo!

Foi bom voltar a ver os nossos "Ídolos" e ouvi-los cantar. Eu gostei e fiquei arrependido de não ter ido assistir ao vivo, gostava de ter sentido aquelas vibrações. Fica para a próxima!