14 de março de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Daqui a uma hora, saiba qual o Protagonista dos últimos 8 dias, e das 22:00 até às 24:00, fique com o resto da rubrica O Melhor & Pior da Semana.
De referir ainda que o Televisão-Opinião conta com o seu voto. Se gosta do nosso trabalho, vote em nós no Super Blog Awards, um concurso de blogs patrocinado pela Super Bock. Para saber mais clique aqui. Não custa nada!

De se tirar a boina

Luís Filipe Borges é o melhor dos cinco apresentadores do 5 para a Meia-Noite. Gosto do estilo louco de Nilton e do registo "esgrouviado" de Alvim, mas o "boinas" é claramente o mais empático com a câmara, o mais versátil, o que sabe conduzir melhor uma conversa em televisão. Acresce a isso a vantagem óbvia que tem com o dia da semana que lhe coube em sorte: a sexta-feira.

Se é verdade que em teoria a sexta é um dia apetecível para sair à noite por parte do público-alvo do 5, os jovens urbanos, não é menos certo que a ausência de trabalho para a maioria no dia seguinte aumenta a plateia de telespectadores.

O que é certo é que o 5 para a Meia-Noite de sexta-feira é sempre o mais visto da semana.

Ainda anteontem, naquela que esteve longe de ser a sua melhor prestação no que toca a audiências (a ausência de chuva levou mais gente a sair de casa…), Borges conseguiu 113 mil espectadores e 10,7% de quota de mercado. Mas à uma e meia da manhã, quando acabou, a RTP2 tinha 17 pontos de share, quase tanto como a RTP1 e pouco menos do que SIC e TVI.

Por outro lado, atente-se à curva de audiências ao longo da emissão e percebe-se a capacidade de atracção de públicos e de roubar "clientes" à concorrência (o cabo, em princípio…): a sessão começa com 5,9% e vai sempre em crescendo - 8,3%, 11,1%, 12,3%, 14,7%, 16,3%.

Há muito que a RTP2 não tinha uma marca tão forte como este 5 para a Meia-Noite. E acredito que no late night do canal um, este programa faria mais do que muitas coisas que Fragoso lá põe à uma da manhã...


Nenhum comentário: