25 de fevereiro de 2009

Audimetria - 24/02/2009

A surpresa do dia de ontem vai para a Tvi! A estação de Queluz ficou em último lugar com 22,8% mesmo tendo colocado 2 programas no top 5 dos mais vistos. A Sic ficou em segundo com 24,1%. Com o futebol a bater os 45% de share e o Telejornal a alcançar excelentes resultados a Rtp ficou em primeiro.

É de salientar o filme da Sic Vestidos a Rigor, que quase conseguio 30% de share, ficando largamente à frente dos Morangos com Açúcar e Feitiço de Amor (ficaram abaixo dos 22% de share). Mais perto esteve o Preço Certo com 28%.

Quanto ao duelo Caminho das Indías e Olhos nos Olhos, esta última venceu, mas por pouco! Enquanto a novela da Sic fez 4,9% de ratio e 26,4% de share, a da Tvi fez 6,5% de ratio e 27,1% de share.

Apenas destaco mais 2 pormenores: a série Anatomia de Grey, da Rtp2, que fez 10% de share, e o programa Meninos da Mamã e Zé Carlos que não ultrapassaram os 22%.

Notícias

Henrique Garcia estreia canal

Henrique Garcia é o primeiro rosto a surgir no ecrã no dia de estreia do TVI 24. O pivô apresenta amanhã o ‘Jornal do Dia 26’, que vai para o ar às 21h00 e que terá duração de uma hora.

"Arrancamos às 21h00 com o jornal que acrescenta ao título o dia do mês e que será apresentado por mim", refere Henrique Garcia. E garante que as expectativas para a noite de estreia "são as maiores, claro!"

"Vamos ver como resulta o trabalho que tem sido feito, o entusiasmo e a responsabilidade. Enfim, os condimentos normais", salienta.

"É um canal de Informação. Por isso, apostamos mais nos jornais, nos noticiários e em espaços para reflexão, debate e tudo o que gira em volta do perfil traçado para o canal", adianta Henrique Garcia. E acrescenta: "Haverá também documentários e comentários, tudo sobre actualidade nacional e internacional."

O jornalista deixou a RTP em 2000 devido a um "desentendimento com o director da altura". "Enfrentei o desemprego, felizmente por pouco tempo, e depois fui convidado para a TVI, ainda este projecto não existia."

A ideia para o TVI 24 nasce, segundo Henrique Garcia, pouco depois da sua entrada na estação de Queluz de Baixo. "O projecto sofreu alguns percalços e, por isso, fui fazendo várias coisas. Depois, o José Eduardo Moniz [director-geral da TVI] desenvolveu um canal que era bem diferente deste. Na altura, havia outras limitações e circunstâncias, e o projecto foi evoluindo para o que é agora", refere.

Enquanto o TVI 24 não arrancava Henrique Garcia apresentou o ‘Diário da Manhã’, o ‘Jornal Nacional’, o ‘Jornal da Uma’ e até esteve na Guerra do Golfo. "Fiz um pouco de tudo. Há um ano e meio que tenho trabalhado no novo canal que felizmente foi levado a bom porto", concluiu.

Fonte: Correio da Manhã