7 de novembro de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Mudam-se os tempos, não se mudam as vontades

O primeiro especial de Perfeito Coração, que a SIC exibiu na quinta-feira, não correu mal. Mas também não correu bem. Seria, porventura, mais expectável que corresse mal do que bem, dado que a novela portuguesa do canal passa habitualmente ao fim-de-semana e não há o hábito de a ver aos dias úteis.

Objectivamente não correu mal, porque a SIC segurou 20% de quota de mercado àquela hora, valor superior ao que conseguia com M/F (16,7%) e mesmo com Cenas do Casamento (média de 17%). No entanto, não correu bem, porque estes 20% foram influenciados (resta saber quanto) pelo lastro de quase 40% deixado pela transmissão do Everton-Benfica . Há um dado interessante: ao longo dos 45 minutos de exibição, não houve rejeição: os 20% que começaram a ver a novela às 21:57 eram os mesmos 20% que chegaram ao fim.




A jogada de risco de Nuno Santos luta contra o hábito do rolo compressor diário de quatro novelas seguidas da TVI. Basta perceber que mal o jogo de Liverpool terminou, no minuto seguinte, o share da SIC baixou de 36,8% para 20,3%. Ou seja, a percepção do público é consistente e real: os espectadores viram algo que lhes interessava num canal e, a seguir, voltaram ao velho hábito: uma maratona de novelas no canal ao lado. Mais do que a qualidade de cada novela sua, o grande trunfo da TVI (e pesadelo para a SIC) é a dinâmica de grelha e a rotina instalada na mente do espectador. E essa é a mais difícil de contrariar...

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


Mesmo com futebol na RTP1, a TVI foi a a vencedora do Minuto Mais Visto da Semana. No dia 30 de Outubro, a novela "Deixa que te Leve", obteve 17,8% de rating e 48,6% de share, às 21 horas e 20 minutos.
Quanto à SIC, o "Jornal da Noite" continua a ser aquele que mais audiência capta na estação durante toda a semana.
Destaque ainda para a série "The Simpsons", transmitida na RTP2. No dia 1 de Novembro, às 20:36, chegou aos 9,2% de share.
Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Audimetria - 06/11/2009

Ontem (sexta feira), a TVI manteve a liderança com uma média de 29% de share, seguida pela RTP1 que teve 25% e a SIC em terceiro com 22%.
O TOP5 diário é constituído por 3 novelas da TVI (Deixa Que Te Leve, Meu Amor e Sentimentos) e 2 noticiários. O Jornal Nacional foi a informação mais vista, seguido pelo Telejornal e ambos acima dos 30% de share.
O programa mais visto da SIC, no 7º lugar, foi o Jornal da Noite com 10.1% de rating e 26.7% de share.
Ao final da tarde, Portugal em Directo (7.1% de rating e 30.8% de share) e Preço Certo (10.3% de rating e 33.1% de share) lideram. Paraíso (5.2% de rating e 24.3% de share) ganha a Morangos Repetição (4.9% de rating e 21.9% de share). Já o episódio inédito de Morangos com Açúcar fez 9.6% de rating e 30.6% de share enquanto Nós Por Cá fez 6.2% de rating e 19.2% de share.
Na RTP1, Antes Pelo Contrário alcançou 9.2% de rating e 23.4% de share. Pai à Força continua a não agarrar espectadores e ficou-se pelos 7.0% de rating e 18% de share. A estreia de Família Família na RTP1 fez 5.7% de rating e 19.5% de share.
Na SIC, Perfeito Coração com 8.1% de rating e 21.2% de share. Viver a Vida sobe aos 5.9% de rating e 22.1% de share.
Na TVI, Flor do Mar a caminho do final alcançou 9.6% de rating e 41.3% de share.

Fonte: Mediamonitor

Revista de Imprensa Especial 07/11/09

Bom Dia! Bem-vindo a esta Revista de Imprensa Especial. Fique a par das novidades que chegam directamente de Queluz de Baixo e de Carnaxide. Como habitual, a Revista de Imprensa volta Segunda-feira, não se esqueça.



José Pedro Vasconcelos chega dia 14 à TVI


Está a chegar à TVI o concorrente "directo" de "M/F Sarilhos em Casa" e "Dança Comigo no Gelo". O tão aguardado programa de José Pedro Vasconcelos (ainda sem nome oficial) deverá estrear-se já no próximo sábado, após o desafio Portugal-Bósnia. Trata-se de um formato semelhante ao "TGV" da concorrente SIC, "só que tem mais jogos, são muito complexos, difíceis, alguns assustadores, mas muito animados", revelou uma fonte do programa ao 24 Horas. O antigo repórter do "CQC" vai ter três equipas de duas pessoas, cada um dos concorrentes é acompanhado por um amigo ou amiga. Após a realização de cada prova cabe ao júri (ainda por definir) avaliar as prestações dos concorrentes. Estes terão ainda que "enfrentar" o público em estúdio, que lhes irá dificultar as provas.

Humor volta a ser aposta da SIC


Parece que a estação de Carnaxide vai voltar a contar com um programa de humor na sua grelha."Poderá ser uma mistura do velho "Levanta-te e Ri" com o "Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios", mas com outros humoristas e convidados", adiantou fonte ligada à SIC à TV Guia. Para o programa já estão confirmados três humoristas: Eduardo Madeira, Marco Horácio e Francisco Menezes.


"Destino Imortal está a chegar"


A TVI decidiu antecipar-se à SIC e ao que tudo indica "Destino Imortal" chegará ao pequeno ecrã entre o Natal e a passagem de ano. O elenco principal é constituído por três casais de vampiros. Maria João Luís e Rogério Samora viverão os vampiros "seniores" da trama e serão os pais adoptivos de Evelina Pereira e Catarina Walenstein, que darão vida a duas irmãs que não têm um bom relacionamento.

O personagem de Catarina Walenstein viverá um romance com o de Pedro Barroso. Por sua vez o "vampiro" Jorge Corrula será o par da personagem de Evelina Pereira. De referir ainda que a TVI está a fazer todos os esforços para manter os pormenores da história envoltos em grande secretismo.



Alexandre Silva e Inês Castel-Branco também estão em "Lua Vermelha"


Começam a surgir nomes de mais actores da nova série da SIC. Para além dos já conhecidos e de Diana Chaves, Inês Castel-Branco e Alexandre Silva também vão integrar o elenco de "Lua Vermelha". O personagem da filha de Luísa Castel-Branco será uma vampira, rival de Diana, personagem de Merche Romero, na luta pelo coração de Máximo, interpretado por Dimitry Bogomolov.

Fontes: 24 Horas, Notícias TV, TV Guia