5 de junho de 2010

Audimetria Semanal

Boa noite. Foi neste semana que entrámos no mês de Junho, e foi também nos últimos oito dias que ocorreram várias estreias na televisão nacional.

Resumo Semanal


A semana foi ganha pela TVI. No entanto, a estreia de Espírito Indomável, não foi em nada auspiciosa. Ao colocar uma ante-estreia no domingo à noite da nova novela, a estação de Queluz de Baixo conseguiu disfarçar os escassos 14,2% de
rating do primeiro episódio. Sinais de preocupação?
A primeira emissão de Salve-se Quem Puder não decepcionou. É verdade que ficou em segundo lugar no horário, mas é de apontar que o concurso esteve em antena até meados de Outubro do ano passado. É normal, na minha perspectiva, que os seus resultados nesta temporada não sejam tão elevados.

Quanto à RTP1, sem trunfos
na manga, acabou por se deixar ir na onda do terceiro lugar.

Estrela em Ascenção

Morangos com Açúcar - O ano lectivo da sétima temporada da série da estação de Queluz de Baixo está prestes a terminar. Depois de vários elogios, críticas e sugestões, há algo que ninguém pode desmentir. Com música, Morangos com Açúcar conseguiu terminar com a liderança de Fernando Mendes. O Preço Certo já não
é o que era e, com o Verão, as coisas vão tornar-se ainda mais difíceis para o apresentador da RTP1, quando a praia e o calor chegarem aos Morangos.

Descido da semana


O Cubo - Numa noite de confronto entre a SIC e a TVI, a estação pública acabou por ser prejudicada do último passado. O Cubo não conseguiu resistir, apesar de ter alcançado um resultado honroso - 7% de rating e 18,7% de share. No entanto, e depois das muitas mudanças de horário e de dia de exibição, pergunta-se agora quais as expectativas que o primeiro canal tem em relação ao concurso de Jorge Gabriel. Aliás, será que as tem?

O melhor de cada canal

RTP1 - Praça da Alegria - Sónia Araújo e Jorge Gabriel, desde a semana passada, têm ameaçado a posição de liderança de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha mais vezes. Descuido de Você na TV? Não sei. A verdade é que Praça da Alegria tem obtido shares à volta dos 28 a 30%, e audiências médias na ordem dos 3%. Os apresentadores do talk-show da estação pública estão de parabéns, e podem estar mais descansados com Companhia das Manhãs.


SIC -
Lua Vermelha - A exibição especial da novela de vampiros da estação de Carnaxide no domingo à tarde surtiu efeitos. Durante as duas horas e meia que Lua Vermelha esteve em antena, foram alcançados em média quase 26% de share. Nada mau, tendo em conta que à noite, a produção da SIC não passa dos 23%. Não será este um bom presságio para se apostar em Lua Vermelha diariamente a partir das 19:00? Ou a solução de Caras e Bocas das 18:00 às 20:00 consegue responder às preocupações da direcção de programas da SIC? Duvido..

TVI - As Tardes da Júlia - Júlia Pinheiro anda imbatível. Após o terminar das novelas da hora de almoço da RTP e, principalmente, da SIC, a apresentadora do talk-show das tardes da TVI passa para a liderança. De tal modo que, durante os últimos tempos, acabou com a zona de conforto que Fátima Lopes tinha vindo a construir com o seu Vida Nova. Será para continuar?

Expectativas

Neste sábado, a tourada vai ocupar parte do horário nobre da estação pública. A XLVI Corrida TV inicia-se às 22:10 deste sábado. Duvido que o seu resultado seja auspicioso.
Quanto ao segundo directo de Achas Que Sabes Dançar, tendo em conta a pouca empatia que os portugueses têm pela dança, aposto nos 28/30% de share, um resultado bastante semelhante ao da última gala.
Com as quatro novelas em linha, a TVI permanecerá na liderança no horário nobre, mas com rating's abaixo daqueles que habituou os telespectadores.

Até para a semana!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias. Às 21:00, entra em linha a Audimetria Semana.

O Poder da Ficção

A ficção da TVI é um rolo compressor. Já não tem a mesma força, já revela algumas debilidades de vez em quando, já não é aquele muralha intransponível, mas continua a ser uma fortaleza e um porto seguro da estação em horário nobre.


A tradição vale tanto que, entre as 21.00 e as 24.45, as novelas vão terminando e estreando encadeadas umas nas outras, sem que o espectador se pareça importar. Ou seja, a estabilidade de grelha é tão grande, o público está tão habituado ao produto, que não há grandes flutuações.


Espírito Indomável arrancou segunda-feira, com 1,2 milhões de espectadores. É verdade que foi a estreia com menos audiência dos últimos dois anos, mas o público aumentou ao segundo e ao terceiro episódios. A nova novela não tem uma história muito diferente do que já foi visto (provavelmente, não há neste campo muito a inventar, já que o conceito de uma novela centra-se sempre na mesma lógica de narrativas), mas tem algumas bastante boas interpretações. E depois tem uma realidade que é próxima dos portugueses, com referências e gostos portugueses. Nesse aspecto, está nos antípodas da nova (e excelente) história da SIC: é que Passione trata de uma realidade que diz muito aos brasileiros, mas quase nada aos portugueses: a saga dos imigrantes italianos no Brasil.


É nesse gostinho português que a TVI ainda tem muito a ganhar. E é por isso que a SIC, sabendo isso, vai continuar a apostar em histórias capazes de vincar bem esta portugalidade, independentemente do seu acordo com a Globo.

Francisco Menezes vai de férias


Depois de Rita Ferro Rodrigues, é a vez do seu colega desfrutar de uns dias de descanso. A partir da próxima segunda-feira, há uma nova Companhia das Manhãs. Ao lado da apresentadora estará José Figueiras, que substituirá, assim, Francisco Menezes.


Resta saber se a SIC voltará ou não a apostar em SIC Ao Vivo, no final deste mês.

Já arrancaram as gravações de "Projecto Moda"


Começaram ontem as filmagens da grande aposta da RTP. As primeiras imagens da adaptação portuguesa de Project Runway mostram Nayma com uma flûte de Champanhe na mão e a brindar ao sucesso dos concorrentes. Acompanhada por Paulo Gomes, o mentor dos jovens designers candidatos a triunfar no talent-show, a manequim apresentou cada um deles, que começam agora a desempenhar provas cruciais até se chegar ao derradeiro vencedor.


Apesar de todo o programa estar envolto em secretismo, o certo é que não poderá desligar-se muito daquilo que é a versão original de Projecto Moda.


Tudo isto e muito mais poderá ser visto, a partir de finais de Julho, no canal do estado.


Quiosque: 24 Horas

“Clara”, “Filipe”, Simara” e “Leo” transitam para “Morangos com Açúcar VIII”

Com o aproximar do final das gravações das férias de Verão da série juvenil, começa a ser planeada a oitava temporada da mesma.

Morangos com Açúcar continuarão a ter como pano de fundo a Escola de São Sebastião, que é como quem diz, a escola de artes que foi a grande inovação da sétima temporada. E, como prova do enorme talento que existe no nosso país, novos rostos chegarão a este estabelecimento de ensino.


Apesar de tudo, há já quatro actores que transitam da série anterior confirmados em Morangos com Açúcar VIII: Cátia Tavares, Sara Santos, Ricardo Sá e Rodrigo Paganelli, que é como quem diz, Clara, Simara, Leo e Filipe.


Quiosque: Telenovelas

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte


Rafael conquista


O romance está prestes a começar! Os dois jovens não vão conseguir resistir à paixão que os une. O rapaz não esquece a primeira vez que viu a empregada a nadar nua no ribeiro e , apesar de não lhe achar piada, acaba por não conseguir resistir ao seu charme. Todavia, sempre que se encontram é certo que existirá uma discussão. Numa das vezes é de tal ordem que a jovem agarra numa tarte, em pleno restaurante da vila, e lança-o a Rafael. falha o alvo, mas acerta em Lourenço. O polícia fica furioso e leva o casal para a esquadra e tranca-os numa sela, onde acabam por passar uma noite. Desesperada, a empregada culpa o rapaz e este tenta acalmá-la e encosta-a à parede. Os dois quase se beijam, mas são interrompidos pelo guarda. Durante a noite, Rafael aproxima-se de por causa do frio e abraça-o. A jovem não se apercebe, mas acaba por gostar da sensação de sentir protecção. Os dois acabam por se apaixonar perdidamente e viver uma paixão escaldante.


Bruno é filho de Bacelar


Intrigado com a forma como a mãe conseguiu obter o dinheiro para pagar a caução que lhe permitiu sair da prisão, Bruno vai ao tribunal e acaba por descobrir que quem passou o cheque a Almerinda foi o pai de Margarida. O rapaz regressa a casa chocado e confronta a mãe, acusando-a de lhe ter mentido, pois não foi Carmo quem lhe emprestou o dinheiro. Almerinda fica perplexa e não consegue reagir. Bruno fica cada vez mais furioso e pergunta-lhe se andou a prostituir-se. Revoltada, a senhora garante-lhe que nunca se vendeu e acaba por lhe revelar que pediu um empréstimo a Bacelar, uma vez que este é o seu pai. Perplexo, o jovem exige saber como tudo aconteceu. Sem alternativo ela conta-lhe que trabalhou como empregada da limpeza na clínica do médico e, numa noite de loucura, se envolveu com ele, apesar de já estar noiva do pai de Flash. Quando soube que ela estava grávida, o pai de Margarida deu-lhe dinheiro para que se submetesse a um aborto. Almerinda não teve coragem para o fazer e levou a gravidez adiante, sem nunca contar a Bacelar. Entretanto, casou-se com o pai de Flash e toda a gente pensou que ela estava grávida dele. No entanto, quando o marido descobriu a verdade, abandonou-a. Almerinda manteve este segredo intacto até que precisou de dinheiro para libertar Bruno da prisão. Sem alternativa, procurou Bacelar e pediu-lhe o dinheiro emprestado, contando-lhe toda a verdade. Transtornado com toda esta situação, o jovem procura o médico, exigindo conversar com ele.


CURTAS:

Em Meu Amor, após fazer a vida negra a tanta gente, Estela acaba por ter, no final da história, um castigo merecido: ela é morta com vários tiros à queima-roupa.


Em Mar de Paixão, o passado de Miguel é revelado. Ana Marta faz regressar a sua ex-amante, Raquel, que o afasta de Benedita.


Em Lua Vermelha, Joana vinga-se de Sofia, publicando fotografias íntimas da professora na Internet e mostrando-as a todos os colegas.


Em Passione, Bete revê fotografias antigas e começa a pôr a hipótese de Olavo ser o pai do seu filho.


Em Caras e Bocas, Felipe assusta-se ao ver Jacques chegar à casa que já foi de Dafne e alerta de imediato a empresária.


Quiosque: Telenovelas, TV Mais, TV Guia, TV 7 Dias

Hoje e para a semana não há "Herman 2010"


Por culpa da transmissão da XLVI Grande Corrida de TV, da Casa do Pessoal, em directo do Coliseu de Redondo, pela RTP, o programa de Herman José não irá hoje para o ar. A situação repete-se na próxima semana, devido à emissão das Marchas Populares de Santo António, a partir da Avenida da Liberdade, em Lisboa.


Todavia, a 19 de Junho, Herman 2010 está de volta e manter-se-à em antena até finais de Julho, data em que termina a sua primeira temporada.


Resta saber se a aposta da RTP é para manter, que é como quem diz, saber se em Setembro ou Outubro o programa regressará ou não à grelha da estação.


Quiosque: 24 Horas

«A República» - O novo telefilme da RTP1


Em ano de comemoração do centenário da República a RTP está a preparar quatro projectos de ficção histórica, ontem apresentados no salão nobre dos Paços da Câmara Municipal de Lisboa, entre eles A República que conta com o regresso de Joaquim d'Almeida aos ecrãs nacionais.

É na pele de Marquês de Entre-os-Rios que vai dividir o protagonismo com Helena Costa, que por sua vez vai ser a Marquesa de Entre-os-Rios: "Eu serei a Duquesa, esposa do Joaquim d'Almeida. Estou muito orgulhosa e entusiasmada e sinto um enorme orgulho por estar a contracenar com ele e com o restante elenco. Finalmente tenho opurtunidade de fazer cinema, nem posso acreditar", confidenciou.
Além desta dupla, o telefilme conta com outros nomes de peso, tais como, Fernando Luís, Ana Nave, Pedro Lamares, Filomena Cautela, João Lagarto entre muitos outros.
O argumento esse foi escrito a cerca de três anos por Jorge Paixão Costa, que assume agora o cargo de realizador.

Quiosque: Notícias TV

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto da Semana pertence à estação de Queluz de Baixo. O jogo de futebol entre a selecção nacional e Cabo, emitido no dia 24de Maio, obteve, pelas 21 horas e 24 minutos, 23,2% de rating e 59,3% de share. Em números, mais de um dois milhões e cento e noventa mil espectadores seguiam a TVI aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a RTP1. A final do Festival da Eurovisão, transmitida a 29 de Maio, chegou, às 21:41, aos 17,4% de audiência média e ultrapassou os 49 pontos.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Para lá das 24

Boa noite. Pela última vez esta semana, a opinião Para lá das 24!

Os desabafos lançados por Augusto Madureira na Notícias TV não são de facto nada de novo nem de previsível. Todos nós conhecemos e, de certa forma, já estamos habituados à passividade da RTP na fraca aposta no Festival Eurovisão da Canção. A televisão pública toma, de ano para ano, uma atitude cada vez maior de "marcar o ponto" no Festival, sem qualquer tipo de iniciativa, ambição ou crença numa hipotética vitória.

Na entrevista desta Sexta-Feira nem Augusto Madureira nem José Poiares ficaram bem nesta história. O jornalista da SIC ao proferir estas palavras desta forma pretende, simplesmente, "lavar roupa suja" na praça pública à mercê de todo o público nacional e também europeu. Ao criticar esta atitude de Augusto não quero, de forma alguma, discordar com a discussão deste desagrado, até porque talvez sejam as razões que levam a este mesmo desagrado o ponto fulcral no constante 'não-brilho' português. Mas há sítios, locais e horas certas para debater os problemas.

Ao ler o discurso fácil de Augusto caí-se também numa forma fácil de ver o problema. José Poiares (a figura representativa da delegação nesta história) esteve indiscutivelmente muito mal, quer este ano quer anteriormente, ainda para mais na forma como alegadamente rejeitou, insultou e (quase) agrediu Augusto Madureira e as suas propostas. Mas o autor da canção também tem que perceber que a partir do momento em que a sua obra vence o festival, a RTP tem automaticamente uma palavra a decidir, senão a última palavra a dizer em todos os assuntos em torno da música vencedora e da participação lusa.

Deste modo, há que haver ponderação na forma como se lançam as farpas, e foi aí onde Augusto falhou... A intenção do jornalísta da SIC é óbvia e clara - alertar que algo está mal na organização de cada participação portuguesa no ESC - mas para mudar este panorama não se deve criar esta discussão nada saudável nem construtiva na praça pública, mas sim encarar os problemas de frente, entrando na complexidade dos mesmos para assim tomar decisões que conduzam a mudanças, acima de tudo, por parte da RTP, transformando a eterna passividade numa nova ambição!