5 de junho de 2010

Audimetria Semanal

Boa noite. Foi neste semana que entrámos no mês de Junho, e foi também nos últimos oito dias que ocorreram várias estreias na televisão nacional.

Resumo Semanal


A semana foi ganha pela TVI. No entanto, a estreia de Espírito Indomável, não foi em nada auspiciosa. Ao colocar uma ante-estreia no domingo à noite da nova novela, a estação de Queluz de Baixo conseguiu disfarçar os escassos 14,2% de
rating do primeiro episódio. Sinais de preocupação?
A primeira emissão de Salve-se Quem Puder não decepcionou. É verdade que ficou em segundo lugar no horário, mas é de apontar que o concurso esteve em antena até meados de Outubro do ano passado. É normal, na minha perspectiva, que os seus resultados nesta temporada não sejam tão elevados.

Quanto à RTP1, sem trunfos
na manga, acabou por se deixar ir na onda do terceiro lugar.

Estrela em Ascenção

Morangos com Açúcar - O ano lectivo da sétima temporada da série da estação de Queluz de Baixo está prestes a terminar. Depois de vários elogios, críticas e sugestões, há algo que ninguém pode desmentir. Com música, Morangos com Açúcar conseguiu terminar com a liderança de Fernando Mendes. O Preço Certo já não
é o que era e, com o Verão, as coisas vão tornar-se ainda mais difíceis para o apresentador da RTP1, quando a praia e o calor chegarem aos Morangos.

Descido da semana


O Cubo - Numa noite de confronto entre a SIC e a TVI, a estação pública acabou por ser prejudicada do último passado. O Cubo não conseguiu resistir, apesar de ter alcançado um resultado honroso - 7% de rating e 18,7% de share. No entanto, e depois das muitas mudanças de horário e de dia de exibição, pergunta-se agora quais as expectativas que o primeiro canal tem em relação ao concurso de Jorge Gabriel. Aliás, será que as tem?

O melhor de cada canal

RTP1 - Praça da Alegria - Sónia Araújo e Jorge Gabriel, desde a semana passada, têm ameaçado a posição de liderança de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha mais vezes. Descuido de Você na TV? Não sei. A verdade é que Praça da Alegria tem obtido shares à volta dos 28 a 30%, e audiências médias na ordem dos 3%. Os apresentadores do talk-show da estação pública estão de parabéns, e podem estar mais descansados com Companhia das Manhãs.


SIC -
Lua Vermelha - A exibição especial da novela de vampiros da estação de Carnaxide no domingo à tarde surtiu efeitos. Durante as duas horas e meia que Lua Vermelha esteve em antena, foram alcançados em média quase 26% de share. Nada mau, tendo em conta que à noite, a produção da SIC não passa dos 23%. Não será este um bom presságio para se apostar em Lua Vermelha diariamente a partir das 19:00? Ou a solução de Caras e Bocas das 18:00 às 20:00 consegue responder às preocupações da direcção de programas da SIC? Duvido..

TVI - As Tardes da Júlia - Júlia Pinheiro anda imbatível. Após o terminar das novelas da hora de almoço da RTP e, principalmente, da SIC, a apresentadora do talk-show das tardes da TVI passa para a liderança. De tal modo que, durante os últimos tempos, acabou com a zona de conforto que Fátima Lopes tinha vindo a construir com o seu Vida Nova. Será para continuar?

Expectativas

Neste sábado, a tourada vai ocupar parte do horário nobre da estação pública. A XLVI Corrida TV inicia-se às 22:10 deste sábado. Duvido que o seu resultado seja auspicioso.
Quanto ao segundo directo de Achas Que Sabes Dançar, tendo em conta a pouca empatia que os portugueses têm pela dança, aposto nos 28/30% de share, um resultado bastante semelhante ao da última gala.
Com as quatro novelas em linha, a TVI permanecerá na liderança no horário nobre, mas com rating's abaixo daqueles que habituou os telespectadores.

Até para a semana!

Nenhum comentário: