15 de novembro de 2009

O Protagonista


Esta noite não existirá um protagonista, mas dois - Diana Chaves e Marco Horácio.

A dupla que fez furor no Verão, vai continuar a dar frutos. Segundo a imprensa, e tal como o Televisão-Opinião noticiou, "Salve-se quem Puder" vai regressar em meados de 2010. Mas não é só esta a razão que nos leva a destacar Diana Chaves e Marco Horácio!
Com a saída de Herman José da SIC, a estação ficou sem o anfitrião do circo de Natal.
A dificuldade em substituir o humorísta não foi grande, uma vez que a estação de Carnaxide cedeu o lugar aos protagonistas desta semana.

Mais uma vez Diana Chaves e Marco Horácio voltam a ser apostas da SIC, e também mais uma vez a SIC volta a dar trabalho a duas estrelas da nova geração do canal.
É com estas opções que a estação de Carnaxide vai justificando as suas escolhas, dando às aos investimentos que têm sido feitos no recrutamente de profissionais.
A dupla deste artigo de opinião é sem dúvida um grande "produto televisivo", e por isso, a direcção de programas da SIC, tem de ter o cuidado de não a desgastar. É necessário que seja prudente, e aposte em Diana Chaves e Marco Horácio em programas que tenham uma estrutura que permita bons resultados. Caso contrário é como lançar uma moeda ao ar e ela cair no chão - não há resultados.

Esta dupla ainda vai dar muito que falar!

Fecho



Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Noticias.

Ainda estamos longe, muito longe

Lá vou eu ser politicamente incorrecto, mas paciência, é a minha opinião. É quando se vêem interpretações magistrais como a de Lília Cabral na novela Viver a Vida (SIC, de segunda a sexta-feira) que se percebe como, apesar de todos os esforços, a ficção portuguesa ainda está a léguas da brasileira. Eu sei que as novelas portuguesas da TVI têm o dobro da audiência da brasileira que passa em horário nobre; eu sei que o público português sente-se mais motivado a seguir histórias que lhe são, geográfica e culturalmente, mais próximas. Eu sei isso tudo e nada disso vai mudar nos tempos mais próximos. E constato também que temos já um leque de actores competentes, capaz de dar vida a uma história morta. Mas a Teresa a que Lília Cabral dá voz, corpo e vida é uma personagem tão complexa como nós todos. Nenhum de nós, na vida real, é sempre bonzinho ou sempre vilão. Temos dias. E emoções. E forças e fraquezas. E seguranças e incertezas. E euforias e dramas. E altos e baixos.

Lília Cabral, que justamente com Manoel Carlos, em Páginas da Vida, já tinha interpretado de forma superior uma maquiavélica Marta, revela agora em Viver a Vida uma enorme paleta de capacidades. Aquela personagem é uma e várias ao mesmo tempo: a mulher trocada por uma mais nova; a mãe doce mas amargurada por ter filhas tão diferentes; a mulher de sucesso que sofre com a idade; a solidão aos 50 e tal anos, a quem o dinheiro, todo o dinheiro do mundo, não dá felicidade. Dura e violenta, insegura e ternurenta, esta Teresa revela uma actriz fabulosa. Ela irrita, ela emociona, ela arrebata. Não há muitas actrizes assim em Portugal.



Aproveito também este Fecho, para informar que Raquel Strada vai ter um magazine no novo canal do cabo da SIC - SIC Kids. O programa vai chamar-se "Factor K", terá a duração de 22 minutos, e será produzido pela Subfilmes. De referir que o canal deve arrancar as suas emissões ainda no mês de Dezembro.
Mais informações aqui.

Audimetria - 14/11/2009

Ontem (sábado) a TVI com a transmissão jogo de Futebol da Selecção chegou a uma média diária de 30.8% de share, liderando assim o dia. A RTP1 conseguiu 21.5% de share, enquanto a SIC alcançou 20.9% de share.
O Jogo de Futebol de Portugal x Bósnia liderou a tabela com uma audiência de 23.8% de rating e 59.4% de share, o melhor resultado até agora no mês corrente. Todos os outros programas estiveram abaixo dos 10% de rating. Telejornal foi a informação mais vista, Ele é Ela desce em espectadores mas mantem-se no TOP, onde o Preço Certo também figura e o Jornal Nacional fecha este.
Na SIC, o melhor programa alcançou o 7º lugar, foi Perfeito Coração com 7.5% de rating e 23.2% de share.
Na RTP1, Programa das Festas alcançou 4.1% de rating e 20.2% de share. Após as 21h, Conta-me Como Foi chegou aos 6.8% de rating e 16.7% de share enquanto Dança Comigo no Gelo fez 6.3% de rating e 20.1% de share. A destacar que o Jornal da Tarde foi a informação mais vista no horário das 13h com 8.1% de rating e 31.1% de share.
Na SIC, o Jornal da Noite ficou-se pelos 7.5% de rating e 19.7% de share. Cenas do Casamento a fazer pior que durante a semana (5.3% de rating e 12.9% de share). Subida de M/F: Sarilhos em Casa quer em espectadores (5.2%) mas principalmente em share (27.5%). A repetição de Ídolos ao final da tarde quedou-se pelos 6.5% de rating e 21.3% de share.
Na TVI, Morangos com Açúcar e Sentimentos tiveram o mesmo valor de espectadores (5.3%) mas em share foram diferentes, 21.1% contra 28.5%, respectivamente. De destacar na TVI o jogo de Portugal x Inglaterra de Sub 21 que alcançou 6.7% de rating e 29.7% de share.
Na luta das 14h, A Revelação de Morangos alcançou 5.2% de rating e 25.4% de share, enquanto Episódio Especial fez 4.7% de rating e 23.0% de share contra os 3.5% de rating e 18.7% de share de Top+

Fonte: Mediamonitor

O Melhor & Pior da Semana (TVI)

Melhor - A novela de Maria João Mira gravada na ilha da Madeira chegou ao fim. Uma trama que conquistou os portugueses ao longo de quase 1 ano de exibição e que alcançou o melhor valor em espectadores para a TVI nesta semana (17.5% de rating), aquando da exibição do último capítulo. Um elenco de notoriedade que se despediu e que merece o nosso aplauso.
Pior - Manuel Luís Goucha e Júlia Pinheiro são dois excelentes apresentadores. Mas os resultados desta terceira edição de "Uma Canção Para Ti" não são famosos, e o concurso não é o sucesso de outrora. Nesta semana o programa de talentos da TVI obteve o pior share desde a estreia (32.4%).

O Melhor & Pior da Semana (SIC)

Melhor - "Vida Nova" começa a mostrar resultados positivos. Nesta semana em 5 dias de emissão, Fátima Lopes venceu 3 dias à concorrência e empatou em espectadores 1 dia. Para além disso a sua média de share é superior ao valor que a SIC alcançou durante a semana.
Pior - Ao contrário de "Vida Nova", "Companhia das Manhãs" não marca passo. Constantemente em último lugar no horário da manhã, o seu share abaixo dos 20%, prejudica a SIC na sua média diária. Não está em causa o trabalho de Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes, mas algo tem que ser revisto para haver uma melhoria de resultados.

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)

Melhor - O "Telejornal" foi sem dúvida, nesta semana, o noticiário favorito dos portugueses. Sempre com uma média superior aos 12 pontos de rating e acima dos 30% de share, ganhou todos os dias à concorrência exceptuando quinta feira. Por isso mesmo, é o melhor da RTP1 nesta semana.
Pior - A estreia da série "Diários do Vampiro" na RTP1 no sábado, dia 7 de Novembro, correu muito mal em termos de audiências: fez menos de metade da concorrência que à mesma hora transmitia um filme na SIC, e a repetição de "Uma Canção Para Ti" na TVI.