15 de novembro de 2009

Fecho



Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Noticias.

Ainda estamos longe, muito longe

Lá vou eu ser politicamente incorrecto, mas paciência, é a minha opinião. É quando se vêem interpretações magistrais como a de Lília Cabral na novela Viver a Vida (SIC, de segunda a sexta-feira) que se percebe como, apesar de todos os esforços, a ficção portuguesa ainda está a léguas da brasileira. Eu sei que as novelas portuguesas da TVI têm o dobro da audiência da brasileira que passa em horário nobre; eu sei que o público português sente-se mais motivado a seguir histórias que lhe são, geográfica e culturalmente, mais próximas. Eu sei isso tudo e nada disso vai mudar nos tempos mais próximos. E constato também que temos já um leque de actores competentes, capaz de dar vida a uma história morta. Mas a Teresa a que Lília Cabral dá voz, corpo e vida é uma personagem tão complexa como nós todos. Nenhum de nós, na vida real, é sempre bonzinho ou sempre vilão. Temos dias. E emoções. E forças e fraquezas. E seguranças e incertezas. E euforias e dramas. E altos e baixos.

Lília Cabral, que justamente com Manoel Carlos, em Páginas da Vida, já tinha interpretado de forma superior uma maquiavélica Marta, revela agora em Viver a Vida uma enorme paleta de capacidades. Aquela personagem é uma e várias ao mesmo tempo: a mulher trocada por uma mais nova; a mãe doce mas amargurada por ter filhas tão diferentes; a mulher de sucesso que sofre com a idade; a solidão aos 50 e tal anos, a quem o dinheiro, todo o dinheiro do mundo, não dá felicidade. Dura e violenta, insegura e ternurenta, esta Teresa revela uma actriz fabulosa. Ela irrita, ela emociona, ela arrebata. Não há muitas actrizes assim em Portugal.



Aproveito também este Fecho, para informar que Raquel Strada vai ter um magazine no novo canal do cabo da SIC - SIC Kids. O programa vai chamar-se "Factor K", terá a duração de 22 minutos, e será produzido pela Subfilmes. De referir que o canal deve arrancar as suas emissões ainda no mês de Dezembro.
Mais informações aqui.

Nenhum comentário: