Mostrando postagens com marcador João Cotrim Figueiredo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador João Cotrim Figueiredo. Mostrar todas as postagens

24 de maio de 2011

Cotrim Figueiredo justifica diminuição de novelas em horário nobre


É quase certo que a partir de Setembro, quando Sedução chegar ao fim, a televisão de Queluz de Baixo passará a ter somente duas telenovelas em horário nobre. Foi durante a apresentação da minissérie O Amor é um Sonho que o director-geral da estação justificou esta medida, em declarações ao Correio da Manhã.


"Uma coisa parece clara para todos: é que não é normal que uma televisão tenha no horário nobre três novelas durante vinte anos seguidos, porque há uma altura em que isso conduz à saturação", afirma o responsável, acrescentando: "Podemos ter outros produtos de ficção, porque a variedade é tão importante como a qualidade”.


De acordo com João Cotrim Figueiredo, a televisão que dirige vai continuar "aposta declarada na ficção nacional" mas através de outros formatos que possam permitir aos actores e autores "experimentarem registos novos, e ao espectador habituar-se a outro tipo de ficção com temáticas que nas novelas não é possível fazer".


A terminar, o director-geral afirma que "é mantendo a aposta na ficção mas mudando--lhe o formato que é possível ir inovando e experimentando em horário nobre coisas para que um dia se possa passar sem ter necessariamente três novelas clássicas neste horário".


Quiosque: Correio da Manhã

4 de maio de 2011

André Cerqueira e João Cotrim Figueiredo de costas voltadas


O desinvestimento da estação de Queluz de Baixo na ficção nacional está a provocar uma grande agitação nos corredores do canal. Segundo a edição desta semana da revista TV Guia João Cotrim Figueiredo e André Cerqueira estão, inclusivamente de costas voltadas.


Se, por um lado, o director-geral da TVI defende que está na altura de se reduzir de três para duas novelas na estratégia do canal, aproveitando assim para investir noutros formatos, o director da Plural Entretainment contesta esta opção, uma vez que seria um passo atrás numa estratégia que tem resultado e dado muitos lucros ao longo dos últimos tempos.


A decisão ainda não está tomada e as reuniões têm sido constantes, mas, fonte segura junto do processo adianta à referida revista que “os dois não se entendem” “um quer uma coisa, o outro quer outra. Isto não vai acabar bem”. Em caso extremo, esta situação poderá, inclusivamente, levar à demissão de André Cerqueira da produtora da Media Capital.


Ainda assim, parece que, a saída do responsável não se dará nos próximos tempos, tal como revela a mesma fonte: “Ele não sai já, porque garantiram-lhe que não haveria menos dinheiro para a ficção. Perde-se uma novela, mas ganham-se séries, telefilmes, filmes”. Deste modo, André Cerqueira “vai esperar mais um pouco” para ver se as promessas feitas são cumpridas, caso contrário, “baterá com a porta”.


Quiosque: TV Guia

23 de abril de 2011

"Avatar" vai passar na TVI

Numa altura em que se começa já a preparar a rentrée televisiva, o director-geral do canal de Queluz de Baixo revelou ao Correio da Manhã algumas das suas aquisições no MIP TV, que decorreu recentemente em Cannes.


E a aposta no mundo cinematográfico é bastante elevada. Embora não tenha revelado muitos títulos de películas que comprou, João Cotrim Figueiredo anunciou que a TVI vai transmitir três filmes que fizeram muito sucesso recentemente: Avatar, A-Team e Imparável.


Para além da aposta em filmes, a estação de Queluz de Baixo adquiriu ainda os direitos de transmissão de várias minisséries, como Mundo Sem Fim, a sequela de Os Pilares da Terra, produzida por Ridley Scott; Labirinto Perdido, adaptada do best-seller de Kate Mosse sobre a busca do Santo Graal; Treasure Island, com Elijah Wood, baseado no livro de aventuras de Robert Louis Stevenson, e Neverland, uma nova versão das aventuras de Peter Pan, com Rhys Ifans e Anna Friel.


Os mais pequenos não foram esquecidos pela equipa de João Cotrim Figueiredo assegurou a continuação das animações Sponge Bob, Kai-Lan e Curious George e comprou ainda a série mais requisitada no MIP Júnior, Mia and Me, que mistura imagem real e animação.


Quiosque: Correio da Manhã

15 de abril de 2011

TVI pondera emissões diárias de "Perdidos na Tribo"

Com a data de estreia já anunciada, começam a surgir novidades sobre o novo reality-show da TVI. E parece que, à semelhança do que vai acontecer com Peso Pesado, da SIC, também Perdidos na Tribo terá emissões diárias.


A notícia é avançada pela edição desta semana da Notícias TV que falou com João Cotrim Figueiredo sobre esta situação. O director-geral da TVI confirma que “não é um assunto totalmente fechado, mas não é provável”. Os motivos são simples: “Estando os concorrentes em sítios remotos e sem comunicações, às vezes poderá ser complicado ter material diário”, frisou. Todavia, a referida publicação garante que esta é uma forte possibilidade.


Há mais de uma semana nas diferentes tribos, e tal como a TV Guia já havia anunciado, as comunicações continuam a ser escacas, mas João Cotrim Figueiredo está expectante: “Ainda não chegaram as primeiras imagens, estou curioso, mas pela descrição, temos material fantástico”, garante.


Quiosque: Notícias TV

6 de abril de 2011

Tozé Martinho crítica a TVI


O autor e actor Tozé Martinho já escreveu várias novelas para a TVI como por exemplo Olhos de Àgua, A Outra ou Sentimentos. Agora está parado há um ano e meio e já viu a sua próxima novela ser adiada por duas vezes.

À conversa com a TV Guia, Tozé Martinho não sabe explicar o porquê de estar parado e deixa críticas à estação de Queluz de Baixo, “Compreendo que o António Barreira ganhou um prémio e tenha um lugar de destaque. É natural e merecido que assim seja, mas eu sempre dei audiências”, afirma.

Para a próxima semana o autor tem uma reunião marcada com Cotrim Figueiredo, na qual vai saber se tem ou não luz verde para avançar com o seu projecto de ficção, cujo nome provisório é Violeta, que promete ser uma novela apaixonante, “Daria uma super série. Vai ser difícil fazê-la mas vou conseguir. Gosto de desafios.” afirma à referida revista.

Tozé Martinho lamenta toda esta situação e mostra as saudades dos tempos de outrora, “Falta à TVI uma força de comando igual à de Moniz. Ele sabe muito de novelas…Ele sabe o que quer!” considera.

Quiosque: TV Guia

25 de março de 2011

"O Dom" estreia em Abril

É a primeira de três minisséries que a TVI tem preparado para reforçar a sua grelha e está já em fase de pós-produção. A estreia, essa, será já no próximo mês, garante João Cotrim Figueiredo à Mariana desta semana.


“Já estamos com os guiões aprovados e a primeira já está gravada. O Dom, que tem data de estreia para Abril e será transmitida ao fim-de-semana. Neste momento temos três minisséries previstas e depois, em função dos resultados, podemos tomar a opção de prolongar”, adiantou o director-geral de Queluz de Baixo.


Uma vez que Uma Canção Para Ti termina já no próximo dia 10, é de esperar que O Dom estreie a 17 de Abril e se prolongue até 1 de Maio. Resta aguardar por mais novidades.


Quiosque: Mariana

12 de março de 2011

João Cotrim Figueiredo justifica quebra de “Uma Canção para Ti”


Estreou há quase quatro semanas, mas teima em não conseguir vingar frente à concorrência. No passado domingo, inclusivamente, fez um resultado bastante abaixo do que seria de esperar.


Confrontado com esta situação pelo Diário de Notícias, o director-geral da TVI afirmou: “Não estamos preocupados. No domingo passado estreou-se um novo grupo de cantores que o público ainda não conhecia. Nas próximas semanas, as pessoas já vão empenhar-se nos seus favoritos e as audiências poderão subir. Mas as audiências que tem feito para nós já são boas”.


Amanhã, nove talentos lutarão pelos últimos seis lugares ainda disponíveis para a semi-final de Uma Canção Para Ti.


Quiosque: Diário de Notícias

José Fragoso pode mudar-se para a TVI em Junho


Depois de Judite Sousa e José Alberto Carvalho chegarem a Queluz de Baixo, outro nome da RTP poderá seguir-lhes o caminho. O rumor não é de agora, mas nos últimos tempos tem se adensado: José Fragoso poderá estar prestes a assumir a direcção de programas da TVI.


Segundo a edição de hoje do Diário de Notícias, o director de programas da RTP, caso venha mesmo a mudar-se para o canal da Media Capital, chegará em Junho. Apesar de tudo, confrontado com esta hipótese, João Cotrim Figueiredo preferiu fechar-se em copas: “Não vou comentar nomes que surgem na imprensa”, garantiu.


Todavia, o director-geral da TVI adiantou que está atento ao mercado: “Se houve uma pessoa com o perfil ideal, iremos buscá-la ao mercado”, embora a estação que dirija, não tenha “para já”, a “necessidade” de o fazer.


Quiosque: Diário de Notícias

Judite Sousa já trabalha no seu novo programa


É já no inicio do próximo mês que a jornalista será, oficialmente, uma profissional da TVI. E será também em Abril que regressará aos ecrãs, agora de Queluz de Baixo. Embora ainda não seja conhecido que linhas seguirá o formato, é um dado adquirido que Judite Sousa já está a trabalhar nele.


Segundo a edição deste sábado do Diário de Notícias, a esposa de Fernando Seara já se terá reunido, inclusivamente, com João Cotrim Figueiredo, que garantiu ao referido jornal: “Já temos ideias muito concretas”, contudo, mantém o suspense no ar: “Temos visto formatos, e só posso dizer que vamos surpreender as pessoas”.


Ainda por aquilo que adianta o DN, está em cima da mesa a hipótese de Judite Sousa apresentar um programa de reportagem, semelhante ao Vidas Contadas, da RTP, ou de entrevista, tal como fez com Grande Entrevista, também na estação pública.

Uma vez que a TVI já tem um formato de grande reportagem, Repórter TVI, é quase certo que a jornalista apresentará um formato de entrevistas, ela que é, para muitos, a melhor no género.


Quiosque: Diário de Notícias

9 de março de 2011

Júlia Pinheiro ansiosa pela estreia de "Querida Júlia"


Será já na próxima segunda-feira, dia 14 de Março, que Júlia Pinheiro se estreará nas manhãs do canal de Carnaxide. Ansiosa por regressar aos ecrãs, a apresentadora confessou que a equipa do novo talk-show está fechada: "Em princípio, não irá entrar mais ninguém. A equipa está fechada, com os elementos necessários e que desejava. Estou muito contente com o grupo de profissionais disponível".
Apesar de Manolo Bello já não fazer parte da equipa editorial de "Companhia das Manhãs" e "Boa Tarde", a profissional da SIC explica que continua a contar com os serviços do produtor: "O Manolo fornece os meios técnicos todos para o day time da SIC e também para os canais temáticos da estação. O único serviço que deixou de prestar foram os conteúdos editorias. Ele continua na SIC, como fornecedor, através da sua empresa".

Em relação às últimas declarações de João Cotrim Figueiredo, a mulher de Rui Pego apenas adianta que a sua transferência para a estação de Carnaxide foi bastante debatida com ele. "Eu sei que o João lutou muito para que eu ficasse, que ficou desgostoso, tivemos muitas conversas sobre esse tema, mas houve uma coisa que nem ele nem a TVI inteira me poderia dar: esta vertigem que eu tenho para o impossível. Era muito mais cómodo ficar na estação líder. Vim para a SIC para começar tudo de novo. E aos 50!", confessou à TV Guia.

Por fim, e sobre o canal que deixou há nove anos atrás, Júlia Pinheiro elogia Luís Marques, com quem tem trabalhado nos últimos meses: "É um canal mais preparado em muitos aspectos. Tem uma organização e uma estrutura de chefia diferentes e um director-geral muito presente e assertivo que sabe muito bem para onde quer ir. Ainda bem, porque gosto muito de estar junto de quem sabe para onde vai".

Quiosque: TV Guia

27 de fevereiro de 2011

“Secret Story” pode não regressar na rentrée!

casadossegredosNOVO

Depois de inicialmente se ter especulado que o reality-show que marcou a despedida de Júlia Pinheiro dos ecrãs regressaria ainda em Março deste ano, surgiu a notícia de que só em Outubro tal iria acontecer. Todavia, em entrevista à TV Guia desta semana, João Cotrim Figueiredo adianta que o programa poderá não voltar no decorrer deste ano.


Questionado sobre se haveria ou não uma segunda temporada de Secret Story na rentrée televisiva, o director-geral de Queluz de Baixo foi peremptório: “Não vamos estar aqui a ajudar a concorrência. O que vou dizer-lhe é que se calhar mais vale um determinado tipo de investimento em formatos que sejam surpreendentes do que manter apostas do passado. Isto não é uma notícia, é uma pista. Ou seja, há a possibilidade de não haver Casa dos Segredos, mas outro reality-show, há a possibilidade de haver uma Casa dos Segredos diferente…”, frisou.


Com este novo dado, começa a especulação sobre quais as possíveis diferenças que o formato poderia ter. As mais certas prendem-se com a apresentadora que poderá muito bem ser Fátima Lopes, se bem que o nome de Teresa Guilherme será a eterna dúvida. Já o repórter masculino também poderá ser outro, uma vez que é quase certo que Pedro Granger está de malas aviadas para a SIC. Por outro lado, será que também o próprio programa em si receberá modificações? Concorrentes famosos? Segredos fabricados pela produção?


Por enquanto tudo é especulação, mas aceitam-se apostas!


Quiosque: TV Guia

26 de fevereiro de 2011

Cotrim Figueiredo desmente Júlia Pinheiro!

juliacotrim

Depois de ter elogiado a apresentadora, em entrevista recente à Notícias TV, o director-geral da televisão de Queluz de Baixo tece agora algumas críticas, em conversa com a edição desta semana da TV Guia.


“Acho que não devo partilhar isso, porque foram conversas privadas e, se têm que ver sobretudo com motivações da Júlia, seria mais cordial que fosse a própria a responder. Se ela tiver interesse em revelar o que me disse na altura… Mas, de facto, o que ela me disse na TVI não tinha nada que ver com o que disse quando chegou à SIC”, começa por dizer João Cotrim Figueiredo, quando questionada sobre os motivos que a apresentadora alegou para mudar de estação.


Apesar de tudo, o sucessor de José Eduardo Moniz não se sente enganado e acredita que havia desafios suficientes para Júlia Pinheiro permanecer na TVI: “Desde logo o de sermos líderes há 6 anos. Ganhamos há 55 meses consecutivos. É mais complexo manter a liderança do que encurtar a distância em relação ao primeiro… Para profissionais de TV, é um desafio extraordinário trabalhar na TVI”, afiançou.


Por tudo isto, João Cotrim Figueiredo ainda não conseguiu perceber o que falhou para não segurar a antiga directora de conteúdos, embora rejeite comentar se compreende ou não a decisão: “Vou responder de outra forma: ainda hoje, acho que a Júlia ficou na dúvida e talvez gostasse de ter ficado na TVI”, até porque chegou a ser-lhe oferecido o cargo de directora de programas.


A terminar, o director-geral da televisão de Queluz de Baixo afirmou que se voltasse atrás no tempo, Júlia Pinheiro não teria apresentado Secret Story: “Ah, se soubesse antes que alguém ia para a concorrência a meio de um programa não lhe teria dado a Casa dos Segredos”.


Quiosque: TV Guia

25 de fevereiro de 2011

Revista de Imprensa 25/02/2011



 Sexta-feira, 25 de Fevereiro. A última Revista de Imprensa da semana!


Mariana Monteiro faz balanço positivo de Espírito Indomável


Terminadas as gravações da novela líder de audiências, muitos são os actores que vêm à imprensa mostrar o agrado em ter participado em Espírito Indomável. Mariana Monteiro é um desses exemplos. A actriz gostou muito do seu trabalho e não poupa elogios à equipa com quem trabalhou: “Tivemos um grupo fantástico. Continuo num ambiente campestre. Adorei trabalhar com este elenco. Foi uma evolução pessoal e profissional”, refere.

Mariana Monteiro considera que conseguiu inovar em Espírito Indomável, apesar do registo da sua personagem Joana ter permanecido no estilo daquilo que já foi feito pela actriz até aqui: “Foi uma personagem que esteve dentro dos padrões dos trabalhos que tenho feito no último ano. Mas é desafiante porque acabei por construir algo, mesmo assim, diferente. E isso é bom”

Agora, Mariana apenas pensa em descansar já que os últimos dois anos de trabalho “foram fortes”
 
Nico à Noite estreia hoje


Nicolau Breyner regressa finalmente hoje aos ecrãs da RTP. Nico à Noite estreia hoje, em horário nobre. Razão de sobra para o actor não ter parado nos últimos dias: “Ando numa correria total mas estou expectante com o talk show”, acrescentando, “É mais um excitamento do que nervosismo”

Gravada no dia de ontem, a emissão de estreia de Nico à Noite irá contar com Fátima Felgueiras como primeira convidada, num programa todo ele recheado de surpresas: “Vamos ter também um convidado anónimo com uma história engraçada para contar”, adianta o anfitrião.

Nico à Noite marca também a vinda de Nuno Eiró para os ecrãs da RTP1. O ex-apresentador de SIC Ao Vivo mostra-se “muito contente” com este desafio, garantindo que trabalhar ao lado de Nicolau Breyner é um “autêntico privilégio”




CITAÇÃO DO DIA
"Manuela Moura Guedes era mais um problema do que uma solução"
João Cotrim Figueiredo



NÚMERO DO DIA
18,3
Foi este o resultado, em share, do programa Agora É Que Conta da última quarta-feira. Números bastante semelhantes ao que o já extinto Quem Quer Ganha alcançava no mesmo horário.


Quiosque: TV Guia, Mariana

21 de fevereiro de 2011

Revista de Imprensa 21/02/2011



 Segunda-feira, 21 Fevereiro. Seja bem-vindo à Revista de Imprensa!


Cotrim Figueiredo: "Os próximos 18 anos já aqui estão"


Foi ontem que a TVI completou 18 anos de vida. E com um último ano de vida cheio de mudanças profundas na estrutura da empresa, João Cotrim de Figueiredo, director-geral TVI, aproveita esta época festiva para congratular todos os profissionais que trabalham todos os dias naquela que é, indiscutivelmente, a televisão generalista mais vista em Portugal.

“Quem está de parabéns são todas aquelas pessoas que nestes 18 anos deram o melhor de si à TVI, tantas vezes com sacrifício da sua vida pessoal e familiar”, começa por dizer o director-geral da estação que, apesar de ter passado por momentos internos complicados, nunca deixou o primeiro lugar das audiências. “O sucesso e a liderança atingida e mantida, por vezes em situações bem adversas, deve-se a este vasto conjunto de pessoas, lutadores incansáveis em prol do bem comum”

João Cotrim de Figueiredo antevê o futuro da TVI com optimismo, crente na equipa que com ele trabalha actualmente na estação: “Os próximos 18 anos já aqui estão. Com esta equipa, com a capacidade de inovar e surpreender que temos, com o gozo que sentimos em trabalhar juntos, não tenho qualquer dúvida que não irá faltar nos próximos anos motivos para celebrar”, remata.


SIC promove saúde e bem-estar em 2011


Peso Pesado, Dr White ou até mesmo Ficheiros Médicos são alguns dos formatos que a SIC apresenta para este ano de 2011 que estão totalmente relacionados com a temática da saúde e bem-estar.

Nuno Santos, director de programas SIC, sublinha a importância destes mesmos temas nos principais formatos da estação: “São questões que estão na ordem do dia e com que as pessoas se preocupam cada vez mais. Criamos uma linha de programas com o Peso Certo que, sendo no essencial um reality-show e um programa de emoções e de estados de alma, se encaixa nisto”, refere.

Segundo Nuno Santos, os “bons resultados” da estreia de Ficheiros Médicos são mais também eles impulsionadores numa aposta nestes formatos que apesar de serem “todos diferentes entre eles” pretendem responder a essa necessidade por parte dos espectadores.



CITAÇÃO DO DIA
"A morte é algo que não me assusta"
Eunice Muñoz

NÚMERO DO DIA
26,4
Foi a cota de mercado alcançada pela televisão por Cabo no último Sábado. Números esses que lhe deram assim mais uma liderança, algo que se tem tornado habitual nos últimos Sábados.


Quiosque: Notícias TV, Correio TV

5 de fevereiro de 2011

Director-geral da TVI elogia ficção SIC

joo_cotrim_figueiredo

Os bons resultados de Laços de Sangue, a forma como a telenovela está feita e o sucesso que tem feito entre o público português também não ficaram indiferentes a João Cotrim Figueiredo. Em entrevista à Notícias TV o responsável da TVI elogia a trama, mas não poupou algumas criticas à estratégia da concorrência.


“Estou muito atento ao trabalho que a SIC está a fazer e acho que estão a fazer um trabalho muito bem feito”, começa por dizer, quando questionado sobre a ficção de Carnaxide, admitindo, de seguida, que vê Laços de Sangue: “Vejo, claro. Muito frequentemente. Quer em directo, quer em gravações”. Ainda assim, o director-geral de Queluz de Baixo vê mais as novelas da casa que dirige: “vejo principalmente as da TVI, mas também vejo as da concorrência”, admite.


Convidado a comentar se a trama que Aguinaldo Silva supervisionou está bem feita, João Cotrim Figueiredo foi peremptório: “Sim, acho que sim. Acho que fazemos melhores novelas. Mas acho que está bem feita”. Como não podia deixar de ser, o sucessor de José Eduardo Moniz falou ainda sobre a saída de vários actores para a SIC: “Preferia que não tivessem saído, na maior parte dos casos. Mas é natural que, quando há um concorrente que adopta um modelo que é idêntico ao nosso, queira vir cá buscar profissionais”.


E é aqui que o gestor tece algumas críticas à televisão dirigida por Luís Marques: “Copiar é sempre a melhor forma de resolver os problemas mas, tipicamente, a cópia nunca tem o nível do original. A resposta à sua pergunta é: sim, provavelmente nalguns horários menos críticos, poderia copiar. Naqueles que são decisivos, até para distinguir, tentaria ao máximo não copiar”, confessou.


Ainda antes de terminar, Cotrim Figueiredo comentou as recentes polémicas com Sedução: “Eu percebo (Rui Vilhena). Mas o que Rui tem aqui na TVI é a capacidade de vir aqui, entrar neste gabinete, sentar-se à minha frente e dizer-me isso na cara. Gostaria muito que o Rui Vilhena continuasse na TVI a fazer as grandes novelas que tem feito.”, começa por dizer, acrescentando: “Os números não mentem: a novela não conseguiu captar para a TVI o número de espectadores habitual das novelas do mesmo horário.” Para o director-geral os motivos que levaram a toda esta troca de horários são simples: “Pela primeira vez, em muitos anos, a TVI não ganhava um slot (horário) no prime-time”.


A concluir, João Cotrim Figueiredo acabou por elogiar Sedução: “Vejo. Há pouco perguntava-me se era uma má novela. Devo confessar-lhe que é a novela da TVI que vejo com mais prazer”.


Quiosque: Notícias TV

4 de fevereiro de 2011

TVI fez “grande esforço” para manter Júlia Pinheiro

juliacotrim


Um mês depois de a apresentadora ter saído, oficialmente de Queluz de Baixo, João Cotrim Figueiredo pronuncia-se, finalmente, sobre esta perda.

É em entrevista à Notícias TV desta semana que o director-geral da estação teceu alguns comentários sobre a recente saída de nomes sonantes da estação, casos de Gabriela Sobral ou Júlia Pinheiro. “São rombos pesados. Sobretudo a Júlia. Fizemos um grande esforço para tentar convencê-la a permanecer na TVI”, começa por dizer.


Questionado se se havia apercebido de que a comunicadora tinha necessidade de mudar, Cotrim Figueiredo foi peremptório: “Não. Curiosamente, a explicação que ela deu no dia em que foi apresentada na SIC não foi a mesma que me deu a mim. Ela disse na SIC que numa televisão líder não havia capacidade de desafio e coisas novas para fazer. Antes pelo contrário. É verdade que numa televisão líder há mais responsabilidades e coisas que são mais difíceis de fazer, mas um profissional do meio deve achar esse desafio interessante. Nesta casa, a vontade de correr riscos e de abraçar novos desafios, é diário.”, frisou.


Apesar de tudo, o director-geral de Queluz de Baixo elogiou o comportamento de Júlia Pinheiro no último mês de trabalho na estação que dirige: “Ora aí está uma coisa de que me orgulho. As notícias da saída da Júlia motivaram, como calcula, reacções inflamadíssimas de gente que tinha uma visão sacrossanta da Júlia e que passou a vilipendiá-la com os mais soezes adjectivos. No auge dessa polémica, e quando se discutiram as possibilidades em cima da mesa, eu disse que o fundamental era salvaguardar um interesse preponderante, que era o do telespectador. E achei que seria uma traição brutal pelos concorrentes da Casa dos Segredos e pelos espectadores tirá-la do ar. Além disso, acho que a Júlia e a TVI deram uma prova de profissionalismo pouco habitual na televisão portuguesa”, confessa.


A terminar, João Cotrim Figueiredo admitiu que a possibilidade de a apresentadora sair do ar chegou a estar em cima da mesa: “Claro que sim. Eu e a Júlia sentámo-nos e falámos abertamente sobre isso. E ela deu uma grande prova de profissionalismo com a camisola da TVI”, concluiu.


Quiosque: Notícias TV

30 de janeiro de 2011

TVI procura director de programas ideal!

cotrimfigueiredoandrecerqueira

Já passaram quase dois meses desde a saída de André Cerqueira da direcção de programas da estação de Queluz de Baixo, mas ainda não foi encontrado o seu sucessor. É em entrevista ao Diário de Notícias deste domingo que João Cotrim Figueiredo, director-geral da TVI, explica os motivos para ainda não ter sido anunciado nenhum nome.


"Não é fácil arranjar um director de Programas para um canal como o nosso. Para estes cargos, ou o nome encontrado preenche bem as funções ou então não vale a pena ter lá um nome que depois não corresponde ao que pretendemos", começa por dizer ao referido jornal, acrescentando em seguida: “Este compasso de espera tem a ver apenas com a necessidade de encontrar a pessoa certa."


E qual é então o perfil ideal para um responsável pela programação de Queluz de Baixo? Segundo Cotrim Figueiredo: "Essa pessoa tem de ter um conhecimento profundo do mercado português e uma personalidade que seja compatível com o posicionamento da TVI. Não há muitas pessoas com essas características. Nesse domínio, diria que o mercado é muito rarefeito", frisou.


No entanto, e embora continue a afirmar que gostaria de ter já um director de programas, o director-geral mostra-se despreocupado: "Se me perguntasse se eu preferia terjá director de Programas, obviamente que lhe digo que sim. Mas não estou muito preocupado por não ter. Prefiro ter a solução colegial que tenho neste momento do que ter um director de Programas que não fosse o director de Programas que interessa à TVI."


Prestes a terminar, João Cotrim Figueiredo desmentiu ainda a notícia que dava conta de que Filipe Terruta será o substituto de André Cerqueira: "O Filipe não vai ser director de Programas da TVI. Não houve qualquer nomeação nesse sentido, nem vai haver. O Filipe é director criativo e é natural que vá continuar, e até reforçar, a sua colaboração intensa com a Direcção de Programas. Isso vai acontecer com ele, como vai acontecer com outros directores desta casa".


A terminar, uma certeza: André Cerqueira não foi um “erro de casting”: "Não, foi, talvez, o homem certo na altura errada. O projecto de vida dele não encaixou nas funções que tinha", concluiu.


Quiosque: Diário de Notícias

3 de dezembro de 2010

Revista de Imprensa 03/12/2010


Sexta-feira, dia 3 de Dezembro. A última Revista da semana!

 
Fátima Lopes: "Não havia forma da SIC me dar outras oportunidades"


Cinco meses depois da polémica transferência de Carnaxide para Queluz de Baixo, Fátima Lopes reforçou numa entrevista à TV Guia desta semana as razões que a levaram a deixar a SIC, 16 anos depois.

A apresentadora garante que na SIC não conseguia mostrar ao público outras facetas enquanto profissional: “Percebo todas as opções da SIC, mas não havia forma de me darem outras oportunidades para experimentar outros formatos e mostrar ao público que também sabia fazer outras coisas. Mudei para a tarde, por estar a fazer a mesma coisa durante muitos anos. Espero crescer como apresentadora até ao dia em que me aposentar”

Face às acusações de Luís Marques, director-geral SIC, que acusou Fátima de falta de moral dada a rapidez da transferência, a apresentadora não quis fazer grandes comentários: “O meu processo foi diferente do que é normal. Quando os apresentadores querem mudar, normalmente, fazem-se 50 mil reuniões entre cá e lá. Eu não tive vai-e-vem e, por isso, não tinha nada para falar antes. Respeito o Luís Marques, mas não vou entrar em polémicas, porque a minha vida não tem espaço para isso. Os números falam por si”

Desde Setembro no TVI, com o programa Agora É Que Conta, Fátima Lopes faz um balanço extremamente positivo desta viragem de registo e promete novidades para 2011: “A direcção está satisfeita e eu também, por saber o que eles estão a preparar para mim, para o ano que vem”, remata.



Cotrim Figueiredo promete novos formatos para 2011



Apesar das mexidas na direcção de programa, 2011 promete ser um ano de novas apostas por parte da TVI. Quem garante é João Cotrim Figueiredo, director-geral da estação de Queluz.

A terceira série de Depois da Vida e o novo magazine de Susana Bento Ramos, são algumas das propostas com estreia marcada já para Janeiro de 2011, daqui a pouco mais de dois meses: “Não significa que vá tudo para a frente, mas, por agora, não se pode falar em projectos que foram suspensos”, reforça Cotrim Figueiredo que sobre o novo programa de Teresa Guilherme, Sem Perdão, adianta as mexidas que estão ainda a ser feitas no produto: "Este programa foi, de facto, alvo de uma mexida muito grande em termos de formatação. Ainda não estamos satisfeitos com o que estamos a conseguir e, portanto, ainda não há decisão sobre ele"

Cotrim Figueiredo fala enquanto director-geral da TVI e garante que não assumiu, para já, as funções de André Cerqueira.


CITAÇÃO DO DIA
"É uma manifesta prova de lucidez por parte da SIC"
Mário Crespo,
sobre contratação de Manuela Moura Guedes


NÚMERO DO DIA
24,8
Este foi o resultado, em share, da reportagem da RTP Rua, a Minha Casa onde a jornalista Rosário Salgueiro e o repórter de imagem António Antunes passaram várias noites ao relento a par da vários sem-abrigo de Lisboa.


Quiosque: TV Guia, Correio da Manhã, TV Mais

4 de outubro de 2010

Revista de Imprensa 04/10/2010


Segunda-feira, dia 4. Bem-vindo à primeira Revista desta semana!


Luís Marques acredita numa SIC forte na oferta de géneros




A dois dias da comemoração do décimo oitavo aniversário da SIC, Luís Marques, director-geral da estação, garante que o canal vai estar preparado para os desafios futuros do audiovisual português: “Vai haver uma segmentação da procura. E ao mesmo tempo uma multiplicação de meios de distribuição”



Desta forma, Luís Marques acredita que o futuro de sucesso da SIC se baseia na resposta eficaz que o canal irá dar às novas exigências do mercado e também do próprio público: “Um operador competitivo tem de estar preparado para responder a essas novas solicitações do mercado, do ponto de vista da tecnologia e da oferta e a SIC está preparada para isso”, garante acrescentando que daqui para a frente “temos de perceber que os canais generalistas vão ter alguns géneros que vão ser determinantes na sua afirmação. E nós queremos ser competitivos nesses géneros”



Ana Guiomar confia na sorte




Ana Guiomar tem apenas 22 anos, mas já conta com um currículo de peso. Estreou-se em Morangos Com Açúcar e desde aí não mais parou. Tempo de Viver, Conta-me Como Foi, Vila Faia ou Perfeito Coração foram alguns dos imensos projectos televisivos em que participou.



Actualmente a desempenhar a jovem Liliana de Laços de Sangue, a actriz afirma sem hesitações que o factor sorte tem sido preponderante na sua carreira: “Olho para trás e vejo que tenho tido muita sorte. Porque, mais do que talento, o factor sorte conta muito”, refere.



Ana Guiomar acredita que ao longo destes anos como actriz o factor sorte teve um especial peso na forma como foi escolhida e convidada para determinados projectos: “Em Portugal, não escolhemos os projectos, temos de ter a sorte de alguém se lembrar de nós e isso é o que tem acontecido comigo”, garante.


CITAÇÃO DO DIA
"A Júlia Pinheiro é uma pessoa excepcional"
João Cotrim Figueiredo



 NÚMERO DO DIA
25,6
Este foi o resultado, em share, da terceira edição de Minutos Mágicos. O programa de Mário Daniel conseguiu assim obter o melhor resultado desde a estreia.

Quiosque: Correio TV

27 de agosto de 2010

Críticas de José Eduardo Moniz caem mal em Queluz de Baixo



Foi no passado dia 17 que o antigo director de programas da TVI voltou a criticar a antiga estação, desta vez, tendo por base o comunicado que a mesma fez sobre a medição de audiências em Portugal.


“Qualquer coisa vai mal para os lados de Queluz. Ficar em terceiro no dia em que transmitiu futebol só pode trazer intranquilidade e ser espelho de alguma coisa”, escreveu Moniz no jornal Diário Económico.


De modo a tentar obter uma reacção vinda de algum dos actuais responsáveis pelo canal, a Notícias TV chegou à fala com André Cerqueira e João Cotrim Figueiredo. Todavia, nem um nem outro quiseram entrar em polémicas.


Se o antigo responsável máximo pela Plural confessou: “Sofremos muito com o Verão, porque há uma quebra no consumo de televisão, especialmente no horário nobre, mas tem sido uma coisa natural que acontece todos os anos”, o director-geral acabou por dizer: “Esse assunto (criticas de Moniz) nem sequer foi debatido e não perco muito tempo com isso.”


Apesar de tudo, a referida publicação conseguiu ainda obter um comentário “directo”, vindo de uma fonte da TVI, que atacou: “Há muita gente de férias e ninguém comentou. Mas fica muito mal a um ex-responsável dizer mal da casa que ajudou a construir”.


Quiosque: Notícias TV