5 de maio de 2011

Protagonistas de "Araguaia" na " XVI Gala dosGlobos de Ouro"


Já estão escolhidos os dois convidados brasileiros que virão a Portugal para entregar um prémio na XVI Gala dos Globos de Ouro.

Depois de Flávia Alessandra e Thaís Araújo terem brilhado na edição do ano passado, desta vez serão Murilo Rosa e Milena Toscano a pisar o palco do Coliseu dos Recreios.


A notícia é avançada por vários sites brasileiros como o Kogut, e ainda não foi divulgada pela imprensa portuguesa.

Assim, a partir do próximo dia 23 de Maio e até ao dia da gala, 29 do mesmo mês, os protagonistas de Araguaia estarão no nosso país e deverão, inclusivamente, marcar presença em vários programas de Carnaxide.

Ponto M

Boa Noite! Mais uma quinta-feira, mais uma noite dedicada à moda, aqui no seu Televisão – Opinião. E, desta vez, a convidada é bastante especial.


Esteve mais de trinta anos na RTP, mas é desde Abril a nova directora-adjunta de Informação da TVI. Amanhã estreia-se na condução do novo Jornal das 8, mas hoje, é a estrela do desfile desta semana!


Senhoras e senhores, sejam bem-vindos ao Ponto M de Judite Sousa


Desde os meus tempos de criança que me recordo de ver a jornalista nos ecrãs da RTP. Sempre achei graça ao seu nariz e à sua aparência bastante jovem. E desde essa época até ao momento, pode dizer-se que Judite Sousa pouco ou nada mudou. Continua a mesma mulher e a excelente profissional que sempre foi.


Por muitos considerada a melhor entrevistadora da actualidade, a esposa de Fernando Seara é também uma mulher requintada. Surge sempre muito bem vestida no ecrã, habitualmente com conjuntos bastante elegantes e que lhe assentam que nem uma luva. É que a jornalista bem sabe que o seu actual “estatuo” implica que mantenha uma imagem muitas vezes formal e cuidada.

E, como qualquer mulher, Judite não foge às tendências da moda. É comum vê-la com os tão invejados sapatos Christian Laboutin, ou com vestidos de conceituadas griffes internacionais. Arriscaria mesmo a dizer que ela é um claro exemplo de que “não liga a marcas”, mas que gosta de estar bem.

Já em diversas entrevistas confessou o seu gosto pela moda e a sua perdição por sapatos. De facto, Judite Sousa é uma grande apaixonada por este acessório essencial para qualquer guarda-roupa e pelo qual tantas mulheres ficam “de queixo caído”.


Sempre em excelente forma física, a jornalista da TVI parece uma jovem de trinta anos, embora tenha já mais alguns “de experiência”. Um visual sempre sofisticado, a entrevistadora é um claro exemplo de elegância e bom gosto. Afinal de contas, ela é mesmo um exemplo para tantas mulheres deste nosso cada vez mais preocupado com a imagem Portugal.

E hoje, mais do que nunca, Judite Sousa tem que apostar forte na imagem, até porque, ninguém tem dúvidas de que o primeiro segredo para o sucesso está, muitas vezes, não no profissionalismo, não no talento, mas na tão importante imagem. Mas também, nestes aspectos, a colega de José Alberto Carvalho não precisa de estar muito preocupada, até porque possuí nota 20 em qualquer um deles.

Mais do que uma grande profissional, uma linda e sempre charmosa mulher: Judite Sousa, não Judite de Sousa, como tantos insistem em chamar-lhe.


E assim se despede mais um Ponto M

Voltamos a ver-nos em breve, até lá, Boas Modas!

Falar Televisão




A estação pública e o contra-ataque!


Estamos a viver um verdadeiro período de glória para as estações privadas em Portugal, que é o mesmo que dizer que estamos em estreia / pós-estreia de novos reality-shows que atraem muito público.

Falemos ainda da estreia da nova informação TVI, liderada por Judite de Sousa e José Alberto Carvalho, antigos responsáveis pela informação líder da RTP. Ficará a liderança da informação pública comprometida, agora que dois dos responsáveis pela mesma assumem o "barco" da estação de Queluz de Baixo? Resta-nos aguardar pelos resultados, mas segundo as "sondagens", que é como quem diz a opinião pública, poderá muito bem acontecer uma reviravolta nas audiências da informação da TVI, que, actualmente, apenas tem segura a liderança de domingo, com a opinião do professor Marcelo Rebelo de Sousa.

Mas mais do que a informação, a RTP lida agora com o contra-ataque às "privadas" com o novo programa do horário nobre de domingo, Último a Sair, um programa de sátira humorística que envolve toda uma inovadora produção.


Último a Sair é um programa de ficção que terá a duração de 13 semanas e o principal objectivo consiste em mostrar um lado sátiro-humorístico em torno dos reality-shows. A autoria é, obviamente, de Bruno Nogueira, humorista da RTP1, que desempenhará também um papel enquanto participante deste pseudo-reality-show.

Os participantes são todos conhecidos do público e são reconhecidos pelo nome próprio, ainda que seja o único traço real em torno do programa, já que tudo, refere a RTP, será uma ficção com uma vertente unicamente humorística. Dos vários participantes, destaca-se a participação de Luciana Abreu, que regressa assim ao pequeno-ecrã depois de ter saído da SIC.

Esta é a resposta da estação pública para combater Peso Pesado e Perdidos na Tribo da SIC e TVI, respectivamente. Último a Sair não é uma crítica directa aos conteúdos dos outros canais (ainda que seja esse o propósito) já que os formatos são completamente dissemelhantes, no entanto a aposta da RTP conta conseguir distrair a atenção dos programas de "peso" da concorrência, o que os responsáveis pela aprovação destes conteúdos para a estação pública não se lembram é que o objectivo de uma televisão pública é prestar um serviço público e não focar-se em concorrer com as estações privadas. 

             

E agora posso estar muito enganado, mas neste momento estão as estações privadas a prestar um melhor serviço público do que a própria televisão do estado! 

Ora vejamos: na estação de Carnaxide 20 participantes anónimos lutam por salvar a sua vida contra a Obesidade, doença que afecta grande parte da população portuguesa, ensinando as regras de uma alimentação mais saudável e incentivando à prática desportiva.

Pelos lados de Queluz de Baixo, os participantes são famosos, mas ainda assim, este programa consegue aliar o humor e entretenimento a uma vertente documental, cujo efeito é dar a conhecer novos povos e culturas.

Posso estar errado, mas não andará a RTP um bocado deslocada?
Fica a questão.

Sílvia Alberto apoia "Homens da Luta"!


A apresentadora do "Festival da Canção" vai fazer participações especiais na "Praça da Alegria", "Portugal no Coração" e outros programas da RTP1. Para explicar aos portugueses o ambiente vivido na Alemanha, Sílvia Alberto promete este ano mais emoções, mais expectativas e, acima de tudo, uma maior ligação com os telespectadores: "Vou acompanhar os nossos representantes diariamente para 'Praça da Alegria' e 'Portugal no Coração' e, semanalmente, para 'Só Visto!' e 'Top +'. Farei, mais tarde, as locuções das duas semifinais e respectiva final".

Assim, a profissional da RTP1 não esquece que, talvez, este ano, o grupo a representar Portugal posso ter um melhor resultado que a performance do ano anterior: "Com representantes deste calibre, tenho a sensação que me vou divertir muito. A trupe liderada por Jel é inteligente e muito divertida, creio que vão surpreender a Europa com muita música, boa disposição e, claro, o pão, o queijo e o vinho. Acredito que vai ser memorável e que toda a gente, este ano, saberá quem são os portugueses".

Sílvia Alberto termina as suas declarações, afirmando o seguinte: "A Europa está de olhos postos em nós e nós vamos mostras-lhes as portas abertas para os receber bem sempre que quiserem".
Quiosque: TV Guia

Tânia Alves faz participação especial em "Laços de Sangue"


Depois de Suzana Vieira e Max Fercondinni, a “novela da nossa gente” volta a ter uma participação especial de uma actriz brasileira. A notícia é avançada pelo Facebook da produtora da trama.


Tal como se pode ver na página oficial da SP Televisão Tânia Alves, a Pérola de Araguaia vai fazer uma “perninha” em Laços de Sangue.


Contudo, não se sabe se, à semelhança da conterrânea, a actriz fará de si mesma, ou se terá uma personagem específica, tal como o colega de João.

Esta noite...


O Ponto M, estará em linha às 21:00 em ponto!

Fernanda Serrano entra na nova história de Tozé Martinho


Terminou recentemente de gravar Sedução, mas tem já à sua espera um novo projecto. É que, de acordo com a edição desta semana da Mariana, a actriz vai entrar na nova telenovela de Tozé Martinho.


Embora as gravações só arranquem, ao que tudo indica, em meados de Setembro, Fernanda Serrano já sabe que vai interpretar a mãe da protagonista da história, Violeta. Todavia, ainda não está decidido quem será a actriz responsável por esta personagem, mas, ao que parece, a escolha deverá recair em Vera Kolodzig ou Jéssica Athayde, uma vez que Mariana Monteiro será a grande vilã.


No elenco da próxima produção de Queluz de Baixo figurarão ainda vários actores que transitam de Sedução, casos de Sofia Ribeiro, Rita Salema, Sara Butler, Nuno Homem de Sá ou Helena Isabel.


Quiosque: Mariana

Concorrentes de "Dr.White" já estão escolhidos


Anunciado recentemente como uma das grandes apostas de Carnaxide para a rentrée de Setembro, o programa da responsabilidade de Miguel Stanley arranca dentro de duas semanas.


Em entrevista à TV Mais desta semana, o dentista fala sobe este projecto: “Recebemos dezenas de milhares de inscrições. Nos últimos três meses, devemos ter recebido 80 mil pedidos de ajuda”, começa por dizer, acrescentando em seguida: “Seleccionamos os 60 felizes candidatos. Vamos mudar-lhes a vida dos pés à cabeça”.


Os candidatos têm idades bastante distintas e há, inclusivamente, uma criança: “A concorrente mais jovem tem 18 anos e o mais idoso é um homem de 67. Temos também uma criança obesa porque, como estamos a tratar a mãe, decidimos ajudá-la”, explicou Miguel Stanley.


A terminar, o médico admitiu que em Dr. White “Vamos mudar mesmo a vida das pessoas”.


Quiosque: TV Mais

Fala-se - 05/05/2011


Boa tarde. Nesta quinta-feira "Fala-se" de...


Rita Pereira

A actriz da estação de Queluz de Baixo não está com as contas em dia. Segundo a TV Guia desta semana, a situação é de tal modo grave, que um oficial de justiça teve de deslocar-se a casa de Rita Pereira para notificá-la através de um aviso escrito.

"Ela já tinha sido avisada através de cartas e já havia sido contactada telefonicamente, mas nunca respondeu ao facto", confessou o profissional à referida publicação.

Com as gravações de "Remédio Santo", será que a ex-namorada de Angélico Vieira se esqueceu das suas obrigações?



Pedro Barroso

O ex-namorado de Isabel Figueira tem aproveitado o tempo livre depois do final das gravações de "Sedução". Com os rumores de um possível romance com Maria João Bastos, Pedro Barroso marcou presença no Centro Comercial Vasco da Gama na última semana.

Apesar de nesse momento não ter tido a actriz a seu lado, existem já planos de umas férias à Índia e um cruzeiros pelo Báltico. Será que tem companhia?

Quiosque: TV Guia

José Carlos Pereira "não voltava a participar" em "Perdidos na Tribo"


Foi no início desta semana que os concorrentes do novo reality-show da TVI regressaram ao nosso país. Visivelmente mais magros, a produção tentou a todo o custo “protegê-los” da imprensa e proibiu os comentários.


Todavia, houve quem não seguisse as indicações e falasse aos órgãos de comunicação social. Em declarações à TV Mais, o actor não teve receios de afirmar:


“Não voltava a participar! Foi mais difícil do que estava à espera. Não sabia ao que ia. Passámos muitas privações. Houve muita coisa que não correu como era suposto”, atirou, acrescentando ainda que as maiores dificuldades foram “a fome e a chuva”.

Apesar de tudo, José Carlos Pereira considerou a experiência positiva.


Quiosque: TV Mais

Revista de Imprensa - 05/05/2011


 Bom dia! Seja bem-vindo à "Revista de Imprensa" desta quinta-feira!

Mafalda Teixeira sem receio das "Tribos"


É uma das concorrentes do novo reality-show da estação de Queluz de Baixo, com data de estreia para o próximo domingo, e confessa que uma oportunidade deste tipo não é proposta todos os dias. Por esse motivo, a actriz não teve qualquer dúvida em dar o sim à TVI, tal como explicou à TV Guia: "Não foi preciso muito tempo para aceitar o desafio. Falei com a minha família e alguns amigos e decidi participar. Sabia que se não aceitasse, nunca mais voltaria a ter esta oportunidade".
Por outro lado, e confrontada com o facto de a sua imagem ficar muito associada a "Perdidos na Tribo - Famosos", Mafalda Teixeira deixou claro que duvida que isso aconteça: "Não tenho qualquer tipo de preconceito em relação aos reality-shows e muito menos em relação a 'Perdidos na Tribo', que é algo inédito em televisão. Este programa, tal como as pessoas poderão constatar assim que estrear, tem um cariz documental forte. Para além de acompanharem a nossa prestação individual, os telespectadores terão oportunidade de conhecer novos mundos, novas culturas e formas de estar na vida graças às tribos".

Por fim, e sobre eventuais propostas para regressar aos ecrãs nacionais, a actriz confessa que os convites passam agora pela sétima arte: "Em breve, voltarei à representação: cinema".

Cifrão pede mais "Uma Canção Para Ti"



O actor de "Morangos com Açúcar" foi entrevistado esta semana pelos jornalistas da TV Guia, e falou em diversos aspectos da sua vida profissional. Com o seu CD a chegar ao mercado, Vítor Fonseca confessou que apesar de a música ser uma das suas paixões, a representação não é esquecida. Por isso, não se importaria de fazer mais outra temporada da série juvenil da estação de Queluz de Baixo: "Se me convidassem faria. Eu gostei muito destas duas séries, porque pude lidar com pessoas simples, miúdos que gostam de aprender e eu adorei poder ensinar, mostrar como se faz".

Assim, e apesar de não ter contrato com a estação de Queluz de Baixo, o também dançarino não considera esse um problema, mas sim uma vantagem: "Tenho mais a ganhar não tendo. Eu tenho sempre tanto trabalho na Plural e na TVI... não me posso queixar".
Assim, confrontado com uma possível abordagem da SIC, o conhecido Cifrão clarifica que a sua ligação entre o canal da Media Capital e a sua produtora é, de facto, forte. "Eu tenho uma parceria segura com a TVI e a Plural que não vou arriscar. Afinal, devo-lhes muito", explicou à publicação da Cofina.

Por fim, e em relação à participação em "Uma Canção Para Ti", Vítor Fonseca refere que não se importaria de dar a cara por mais uma edição do formato: "Gostei imenso e achei a aposta brilhante. Tanto que queria muito voltar a fazer".

Citação do dia

O balanço foi muito bom e agora só quero ir de férias.

Fernanda Serrano, no final das gravações de "Sedução".



Número do dia

24,5%

... foi o share da emissão de "Querida Júlia" da última terça-feira.



Quiosque: TV Guia

Fecho



Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Dez anos depois

O abate de Ussama ben Laden trouxe à luz do dia uma evidência incontornável: os dez anos que mediaram o início e o fim da perseguição ao fundador da Al-Qaeda foram suficientes para transformar o perfil da produção, da distribuição e do consumo de notícias, o que por sua vez transformou as notícias elas próprias.

Há dez anos vivíamos o tempo das estações noticiosas - e todos nós pudemos assistir em directo, assim que nos demos conta da ocorrência, ao fumo saindo das Torres Gémeas, aos executivos atirando-se das janelas das Torres Gémeas, às Torres Gémeas colapsando e, algumas horas depois, ao presidente Bush discursando sobre as Torres Gémeas.

Agora vivemos o tempo das redes sociais - e todos fomos avisados antecipadamente de que Barack Obama ia falar de imediato e durante quase dez minutos, acabando por assistir em directo ao acontecimento desde o seu início.
 

O que se ganhou em dez anos não foi mais do que aquilo: os trinta, vinte, mesmo dez minutos que antes mediavam entre um facto e a sua tomada de consciência por parte da população ocidental.
Acontece que esses trinta, vinte, mesmo dez minutos são quase tudo. Porque o público os exigia e porque, sem eles, jamais um cidadão anónimo podia sentir-se, como se sente hoje, uma testemunha ocular da história, quase um protagonista dela.

E, se porventura a alguém parecer que quem perdeu com isto foram as estações noticiosas, pois talvez deva pensar melhor.
É verdade que os modelos de negócio dos media online ainda não estão devidamente construídos. Mas, ontem, continuavam a ser as estações noticiosas a munir as redes sociais e a blogosfera de imagens. E isso vale dinheiro.