21 de março de 2011

Frente a Frente


Estreou no dia de ontem a nova novela da estação de Queluz de Baixo. Depois de na semana passada termos analisado dois dos actores de "A Família Mata", nesta segunda-feira o "Frente a Frente" é dedicado a "Anjo Meu". Vote na opinião mais forte! Contamos consigo em mais uma edição desta rubrica!

Pedro Laginha, é assim que se chama um dos convidados desta edição do "Frente a Frente". Se para uns este não passa de um simples actor, para outros a representação é apenas um dos ofícios da sua vida. Vocalista da banda Mundo Cão, Pedro Laginha tem vindo a desenvolver um vasto currículo em duas artes. A representar ou a cantar, a verdade é que este performer tem talento, e já deu provas de ser um valor seguro.
Recordo-o da novela "Vingança", principalmente. Na pele de Rui Borges, o actor foi bastante elogiado pela sua interpretação numa novela que ainda hoje muitos teimam em relembrar. Não esquecer igualmente a sua participação em "Cidade Despida" ou em "Ele é Ela", dois interessantes projectos. Para além deles, posso referir "Podia Acabar o Mundo", "Resistirei" e "Fala-me de Amor". Como pode reparar, Pedro Laginha não é nenhum novato na representação em televisão, nem em actuações nos diversos palcos do país.
Aliás, há algo curioso neste actor, e que muitos outros ainda não têm hipótese de se gabar: já passou pelos três canais, e mesmo não tendo um contrato de exclusividade isso não impediu que lhe chegassem várias propostas de trabalho.

Agora na TVI, e em "Anjo Meu", promete viver uma personagem diferente. Na pele de Gabriel Quintela, o actor vai assistir a uma reviravolta na sua vida após o 25 de Abril, período a partir do qual deixou de contar com aqueles que lhe eram mais próximos. Talvez por desilusão com o destino, Pedro Laginha vai confrontar-se com várias emoções, e provocar alguns problemas juntamente com outras personagens da nova novela da estação de Queluz de Baixo.


Afinal o que tem de especial Pedro Laginha? Sendo praticamente um homem dos sete ofícios, não tenho dúvidas de que o seu profissionalismo e entrega a um desafio são sempre pontos a seu favor. Por outro lado, não esquecer o facto de a sua imagem ser um pouco alternativa, e poder ser útil em diferentes projectos. Se, em vários casos, temos actores conotados a dados papéis, não é isso que podemos afirmar sobre Pedro Laginha. Talvez este não seja um aspecto a seu favor, porém também não é mentira que por não estar associado a nenhum canal ou a nenhuma personagem seja uma mais valia para qualquer projecto que seja lançado de raiz.

Por estes motivos, não é de estranhar que o actor seja cada vez mais uma presença assídua no cinema português. Participou recentemente em "A Bela e o Paparazzo", depois de no passado ter dado o corpo por papéis em vários telefilmes nacionais e internacionais. Surpreendido?

De facto Pedro Laginha tem sido uma das revelações dos últimos tempos. Desejo por isso que esta personagem em "Anjo Meu" seja uma autêntica porta que se abra para outros novos projectos e, já agora, em diferentes registos. Porque não experimentar a comédia?
Fica a sugestão, e um obrigado a este actor por continuar a dar vida à ficção e música nacional!




É uma das mais talentosas actrizes da nossa televisão e cada um dos seus papéis é surpreendente. Pensar em Sandra Faleiro faz-me recordar os meus tempos de infância e levar-me até ao fascinante mundo de Super Pai. De facto, penso que cada um de nós, ao olhar para esta actriz pensa exactamente nisso. Afinal de contas a empregada Isabel é completamente inesquecível para qualquer pessoa.

Mas a carreira de Sandra Faleiro não se resume apenas a estes tempos. Há muito que ela chegou aos nossos ecrãs e por lá se tem mantido. Seja em Morangos com Açúcar ou em Fala-me de Amor, nunca em tempo algum se pensou que estávamos a ver uma amadora a fazer as personagens em questão. Afinal de contas, ela é uma actriz com um curriculum bastante invejável e que a cada personagem prova estar melhor.



Numa altura em que abraça um novo desafio, novamente para a TVI, não podia deixar de deixar aqui algumas palavras. Num papel que promete surpreender cada um de nós, Sandra Faleiro dará vida a uma mulher de boas famílias e que vê na irmã uma referência. Alguém já reparou como a actriz está bonita?




Quando vi as primeiras imagens de Anjo Meu a minha atenção foi, de imediato, para Sandra Faleiro. É que está mesmo um arraso, arriscaria mesmo a dizer que há muito que não a via com um visual tão bem conseguido. E a avaliar pelo sucesso da telenovela dos anos 80, é de esperar que a projecção da actriz seja ainda maior no decorrer desta.


Olhando um pouco para o percurso de Sandra Faleiro nota-se que nunca teve um papel como a “heroína” da história, ou como a grande vilã. Na realidade, a actriz nunca foi bem protagonista, uma vez que em Fala-me de Amor não era, de todo, a principal personagem. Por isso questiono, quando surgirá uma oportunidade? Penso que já é tempo e, mais do que não seja, que venha a protagonista de uma minissérie. Sandra Faleiro merece-o e nós, seus fãs, também.



Venha de lá esse aplauso!Iniciado mais um "Frente a Frente", é necessário encerrar o anterior. Desta forma, a sondagem que colocava em duelo as opiniões de André Nunes e Maria João Abreu teve os seguintes resultados:


Maria João Abreu, por Diogo Santos - 79%
André Nunes, por Tiago Henriques - 21%

Falar Televisão


Anjo… Meu?


Anjo Meu, a nova novela da TVI estreou ontem à noite, um pouco antes de Portugal Tem Talento (já fiz questão de agradecer aos Deuses da TV pela oportunidade de ver ambos). As expectativas eram altas e do que vi, não saí muito desiludido. Sim, a receita foi (e será sempre) uma mistura de intrigas, mentiras, percalços e mistérios que sempre norteiam a ficção nacional. Foi o mesmo sumo, em embalagem diferente. Apesar de tudo, não deixei de ficar colado ao ecrã por momentos. O voice over de Joana Rita (Alexandra Lencastre) no início foi algo interessante. Foi estranho ver o sotaque oscilar um pouco ao longo do episódio (até ao ponto em que quase desaparecia), mas isso foi apenas um pormenor. O enredo promete. As empregadas sempre foram nas novelas portuguesas um pouco secundárias, mas os argumentistas perceberam que delas podiam extrair histórias, torná-las o centro da trama. Aguardo ansiosamente para ver Alexandra desenvolver uma personagem que tem todas as condições para se tornar icónica. Afinal, ainda nenhuma das outras que interpretou, na minha opinião, destronou Luísa Albuquerque.



Quanto ao restante elenco, parece que também tem tudo para dar certo. Actores e actrizes experientes e conhecidos do público dão logo outro nível à novela. E parece-me que cada vez mais, face a uma crescente entrada de novos "actores", se consegue fazer melhor a distinção entre "o trigo e o joio". Não digo, claro, que não hajam novos e verdadeiros talentos por aí à espera de serem encontrados. Mas é bom ver que a triagem começa no set da novela. Afinal um produto de qualidade, precisa de "materiais" de qualidade.

"Uma Canção Para Ti" alargado


O concurso de talentos da estação de Queluz de Baixo foi alargado! Apesar de a final estar agendada para a gala do próximo domingo, Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha apenas desvendarão o vencedor de "Uma Canção Para Ti" a 10 de Abril. Significa assim que o formato da estação de Queluz de Baixo marcará presença na grelha de programação durante as próximas três semanas.

Exclusivo TV U/ T-O: Albano Jerónimo no elenco de "Eclipse"



Afastado dos ecrãs desde que deu vida a uma das principais personagens de Cidade Despida para a RTP, o actor prepara o seu regresso, não só aos ecrãs como também à TVI.


Segundo uma fonte do TV Universo/Televisão-Opinião bem colocada na Plural Entretainment, Albano Jerónimo fará parte do elenco da próxima telenovela de António Barreira.


Apesar de as informações serem escassas, de acordo com a nossa fonte, a personagem do actor pertence ao núcleo de Violante e Helena e há a possibilidade de ser mesmo um dos protagonistas, caso Marco D'Almeida acabe por não abraçar este papel, o que, segundo a nossa fonte ainda não está decidido.


Certo mesmo é que Albano Jerónimo está mesmo de regresso aos ecrãs, depois de alguns meses de ausência.

"Anjo Meu" estreia a liderar!


A nova novela da estação de Queluz de Baixo estreou no dia de ontem, e os resultados do primeiro episódio já são conhecidos. Assim, "Anjo Meu" alcançou 15,8% de rating e 39,7% de share, tendo esta sido uma estreia razoável para os tempos que correm.
A TVI venceu o dia, com 27,7% de share, seguida da televisão por cabo (25,5%), SIC (24,3%) e RTP1 (19,1%).

Para além destes resultados, é de salientar o duelo entre "Portugal Tem Talento" e "Uma Canção Para Ti", que ficaram separados desta vez por 0,1% de audiência média. Enquanto o programa apresentado por Bárbara Guimarães chegou aos 8,9% de rating e 29,2% de share, o da TVI alcançou 9% de rating e 33,1% de share.

Esta noite...


... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Fala-se - 21/03/2011



Boa tarde! Neste início de semana Fala-se de...


Adriano Diouf

Lembra-se do ex-concorrente do "Ídolos"? Sim? Então fique a saber que a sua filha já nasceu. Várias vezes confrontado com o nome que lhe iria atribuir por Pedro Boucherie, parece que ainda não existem certezas.

"É muito gira e estamos super felizes. Ainda estamos indecisos quanto ao nome. Gostamos de Alicia, mas não está decidido", confessou à Notícias TV.



Alda Gomes


Foi no espectáculo "Comédia Por Uma Causa Séria" que a actriz de "A Família Mata" foi encontrada com Tiago Ribeiro. Sentados lado a lado, Alda Gomes e o ex-futebolista partilharam momentos de cumplicidade, criando desta forma rumores sobre um possível namoro. Com uma diferença de idades de apenas dois anos, parece que profissional da SIC encontrou estabilidade ao nível profissional e pessoal.

Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa - 21/03/2011


Bom dia! Seja bem-vindo à primeira "Revista de Imprensa" desta semana! Tenha uma boa segunda-feira!


Indemnização de Rogério Samora calculada em 500 mil euros


Na semana que passou a imprensa nacional informou que Rogério Samora havia ficado livre para trabalhar na estação de Carnaxide. Depois de o Tribunal de Sintra ter indeferido o pedido de providência cautelar feito pela TVI, sabe-se agora que o actor terá de pagar uma indemnização milionário por ter violado o contrato de exclusividade que o unia ao canal da Media Capital. Segundo a revista Lux da última sexta-feira, o valor poderá chegar mesmo aos 500 mil euros, o que nos levará a questionar o seguinte: será Rogério Samora, ou a SIC a pagar tal quantia? Se a "coima" cair à estação de Pinto Balsemão, então muito cara se tornará a contratação de mais uma estrela para o leque de profissionais exclusivos que tem vindo a ser edificado.

Segundo a mesma publicação, o actor terá defendido a seu favor que a ligação que mantinha com a TVI não passava de um contrato baseado em prestação de serviços, podendo este ser anulado em qualquer altura. Tal argumento não foi tido em conta pelo Tribunal, o que levará à estação de Queluz de Baixo a receber um extra monetário para este 2011, tendo em conta a indemnização referida na notícia.


Isabel Medina não descarta propostas da concorrência




Foi uma das entrevistadas desta semana da Notícias TV, e confessou que a vida nem sempre é fácil. A viver uma fase mais complicada ao nível pessoal, com o marido e a mãe afectados por doenças complicadas, o regresso à representação é algo muito desejado pela actriz. "Estou a passar por um momento difícil, e sinto que se estivesse a trabalhar como actriz a terapia seria muito maior. O facto de ver os outros a trabalhar, mesmo que a minha cabeça não queira, às vezes fico a pensar na minha vida e há outros pensamentos menos bons que vêm", explicou.

Enquanto directora de actores de "Sedução", Isabel Medina sente-se satisfeita, porém avisa que não está ligada à TVI. Considerando-se um dos elementos da "geração à rasca", por trabalhar a recibos verdes e por não ter um trabalho certo, a actriz frisa que um contrato de exclusividade poderia ser uma boa solução: "Gosto muito da TVI, trabalho com eles há seis ou sete anos seguidos e acabou por tornar-se um pouco a minha família, mas não sou exclusiva. Julgo que os outros canais também não me fazem propostas porque acham que só trabalho para a TVI, obviamente que direi sempre que sim à TVI, mas...".

Demonstrado o interesse em trabalhar noutras estações de televisão, veremos se Isabel Medina consegue captar a atenção dos director de programas das mesmas. Será ela a próxima estrela do canal de Pinto Balsemão? Fica a questão no ar...


Citação do dia


Eu continuo a achar que não sou bom actor em televisão.


João Ricardo




Curiosidade do dia



Apesar de no último domingo ter perdido para "Uma Canção Para Ti", "Portugal Tem Talento" continuou a ser o preferido das classes A/B, o principal target comercial para as estações de televisão. O último programa foi o quarto mais visto pela população pertencente a este sector.

Quiosque: Lux, Notícias TV

Bárbara Bandeira, Caroline Louro, Daniel Soares expulsos!




Os portugueses votaram e decidiram quais os melhores da noite deste domingo em "Uma Canção Para Ti". Com Pedro Ferreira a encabeçar a lista de resultados, os sorrisos foram muitos para os concorrentes que passaram à gala da próxima semana.
Bárbara Bandeira, Caroline Louro, Daniel Soares e Matheus Paraízo acabaram por não surpreender os portugueses, ficando nos menos votados da noite. O último participante referido foi o salvo pelo público, estando assim presente na próxima emissão do concurso da TVI!

Eduardo Marques e Momentum Crew passam à final!



Depois de muito talento nas várias actuações, os portugueses votaram e decidiram os finalistas da terceira semi-final do concurso da estação de Carnaxide. Contados os votos, Eduardo Marques foi eleito o melhor da noite!
Em segundo e terceiro lugares ficaram os Pantuminas e os Momentum Crew. Confrontados com tais resultados, Conceição Lino, José Diogo Quintela e Ricardo Pais foram unânimes - os Momentum Crew juntaram-se a Eduardo Marques!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Notas de rodapé

1 A acreditar na generalidade da imprensa da especialidade, Rogério Samora poderá ter de indemnizar a TVI em resultado da rescisão unilateral de contrato promovida em Dezembro. O caso está mal explicado, até porque em quase todos os órgãos se confunde o alcance de uma providência cautelar com o alcance de uma acção principal, atribuindo- -se à primeira imposições que só podem ser determinadas pela segunda. Ainda assim, e apesar do indeferimento, a posição da primeira instância sobre a injunção interposta pela TVI abre boas perspectivas a uma indemnização. Se ela verdadeiramente vier a ocorrer, estaremos perante algo de completamente novo nos domínios da TV nacional. E, nesse caso, como quase sempre acontece com os nossos vagos esboços de jurisprudência (quase nunca temos mais do que isso: esboços), o mais natural é que Samora pague por ele e por mais meia dúzia de outros. A seguir com muita atenção.


2 É impressão minha, ou Araguaia (SIC), para além de ter igualmente Lima Duarte e Regina Duarte em papéis centrais, tem uma sinopse igualzinha à de Roque Santeiro, com a excepção de que não há qualquer santo de província envolvido? Não tivesse Armando Bógus morrido e ainda renascia Zé das Medalhas também.


3 Há algo de chocante nas aparentes ligações de Tiago Fernandes, antigo actor de Morangos com Açúcar (TVI), ao narcotráfico, por esta altura em fase de prova em tribunal. Na perspectiva da acusação, Tiago não era sequer um peão, mas uma figura de proa do gang. E, porém, invectivar a produção da TVI, incluindo o seu serviço de casting, já é exagero. Na ficção brasileira, não têm faltado casos comparáveis. E, na ficção norte- -americana, não os têm faltado muito piores.