21 de março de 2011

Falar Televisão


Anjo… Meu?


Anjo Meu, a nova novela da TVI estreou ontem à noite, um pouco antes de Portugal Tem Talento (já fiz questão de agradecer aos Deuses da TV pela oportunidade de ver ambos). As expectativas eram altas e do que vi, não saí muito desiludido. Sim, a receita foi (e será sempre) uma mistura de intrigas, mentiras, percalços e mistérios que sempre norteiam a ficção nacional. Foi o mesmo sumo, em embalagem diferente. Apesar de tudo, não deixei de ficar colado ao ecrã por momentos. O voice over de Joana Rita (Alexandra Lencastre) no início foi algo interessante. Foi estranho ver o sotaque oscilar um pouco ao longo do episódio (até ao ponto em que quase desaparecia), mas isso foi apenas um pormenor. O enredo promete. As empregadas sempre foram nas novelas portuguesas um pouco secundárias, mas os argumentistas perceberam que delas podiam extrair histórias, torná-las o centro da trama. Aguardo ansiosamente para ver Alexandra desenvolver uma personagem que tem todas as condições para se tornar icónica. Afinal, ainda nenhuma das outras que interpretou, na minha opinião, destronou Luísa Albuquerque.



Quanto ao restante elenco, parece que também tem tudo para dar certo. Actores e actrizes experientes e conhecidos do público dão logo outro nível à novela. E parece-me que cada vez mais, face a uma crescente entrada de novos "actores", se consegue fazer melhor a distinção entre "o trigo e o joio". Não digo, claro, que não hajam novos e verdadeiros talentos por aí à espera de serem encontrados. Mas é bom ver que a triagem começa no set da novela. Afinal um produto de qualidade, precisa de "materiais" de qualidade.

Um comentário:

Maria A. disse...

O problema é que as estreias das novelas da TVI cada vez ficam mais aquém das expectativas.

Longe vai o tempo em que surgiam valores altos nas estreias! Baixavam logo a seguir, é verdade...mas isso acontece hoje também, embora as estreias apresentem valores mais modestos.

Senão, vejamos exemplos:

«DQTL» estreou com 52,8% de share e 2 200 mil espectadores.

«Mar de Paixão» estreou com 18,4% de rating e 47,2% de share.

O valor da estreia de «Anjo Meu», fica bem mais perto da estreia modesta de «Sedução», que tão poucas alegrias tem dado, sendo uma Salts -Pocinhas ao longo dos horários.

E mesmo assim, estreando com um valor bem mais modesto, em relação às estreias de antigamente, «Anjo Meu» conseguiu baixar ao 2º round, perdendo espectadores( 0,5% de rating) e 2% de share.
Vamos ver como serão os valores que se seguem!

Mas à partida, não me parece muito animador o panoramada nova novela!