21 de março de 2011

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Notas de rodapé

1 A acreditar na generalidade da imprensa da especialidade, Rogério Samora poderá ter de indemnizar a TVI em resultado da rescisão unilateral de contrato promovida em Dezembro. O caso está mal explicado, até porque em quase todos os órgãos se confunde o alcance de uma providência cautelar com o alcance de uma acção principal, atribuindo- -se à primeira imposições que só podem ser determinadas pela segunda. Ainda assim, e apesar do indeferimento, a posição da primeira instância sobre a injunção interposta pela TVI abre boas perspectivas a uma indemnização. Se ela verdadeiramente vier a ocorrer, estaremos perante algo de completamente novo nos domínios da TV nacional. E, nesse caso, como quase sempre acontece com os nossos vagos esboços de jurisprudência (quase nunca temos mais do que isso: esboços), o mais natural é que Samora pague por ele e por mais meia dúzia de outros. A seguir com muita atenção.


2 É impressão minha, ou Araguaia (SIC), para além de ter igualmente Lima Duarte e Regina Duarte em papéis centrais, tem uma sinopse igualzinha à de Roque Santeiro, com a excepção de que não há qualquer santo de província envolvido? Não tivesse Armando Bógus morrido e ainda renascia Zé das Medalhas também.


3 Há algo de chocante nas aparentes ligações de Tiago Fernandes, antigo actor de Morangos com Açúcar (TVI), ao narcotráfico, por esta altura em fase de prova em tribunal. Na perspectiva da acusação, Tiago não era sequer um peão, mas uma figura de proa do gang. E, porém, invectivar a produção da TVI, incluindo o seu serviço de casting, já é exagero. Na ficção brasileira, não têm faltado casos comparáveis. E, na ficção norte- -americana, não os têm faltado muito piores.


2 comentários:

Carlos Teixeira disse...

lol este Joel Neto é tao comico, que nao sabe que o papel de regina duarte em araguaia dura apenas no 1º episodio! lol

Maria A. disse...

A providência cautelar da TVI foi indeferida.

Porém, como existe realmente um contrato de prestação de serviços que termina em Julho, o Rogério Samora poderá ter de indemnizar a TVI( o valor não pode ser colocado à toa!)

Mas, como deste modo o actor fica livre para a nova novela da SIC... a estação vai encontrar benefícios, pois o Rogério Samora é uma mais valia, indicada pela Gabriela Sobral... para desespero da TVI que não queria perdê-lo.

A novela da SIC pode então prosseguir o seu caminho, sem entraves!


Quanto a este Joel Neto, é de uma ignorância atroz em assuntos de televisão!