"Verão Total" regressa com cuidados eleitorais
Programa estival da estação pública não quer estar em locais onde haja campanha eleitoral para as legislativas e autárquicas. O formato vai ser muito semelhante ao do ano passado, com figuras locais e convidados musicais.
O programa Verão Total, da RTP1, vai voltar para mais uma época de banhos, sendo que Julho é o mês apontado como o mais provável para o regresso. Os apresentadores ainda não estão definidos, mas Jorge Gabriel, João Baião, Francisco Mendes e Tânia Ribas de Oliveira já são dados como certos.
O formato não vai ser muito diferente do que foi feito o ano passado. Cada dia da semana vai ser dedicado a uma cidade ou vila portuguesa, com convidados locais e muita música. Só que este Verão vai ficar mercado pelas pré-campanhas eleitorais para as Legislativas e Autárquicas e o programa vai ter isso em conta. Ou seja, Verão Total não quer ser veículo de propaganda política, sendo que os locais das emissões vão ter em conta os programas de campanha, para que não coincidam, de acordo com fonte da RTP. "Seria inaceitável que durante a emissão do programa se visse bandeiras de partidos a passar por trás, por exemplo", disse outra fonte da estação pública de televisão.
Assim, os locais escolhidos, como as marginais de praias, praças, e avenidas, de cada uma das emissões, vão ter em conta a ausência de caravanas e passeatas partidárias, para que não coincidam no espaço e no tempo. Além disso, haverá atenção à localização de cartazes políticos e pendões partidários, para que não apareçam nas imagens, o que a acontecer poderia ser mal entendido.
Mais uma vez, tal como no ano passado, Verão Total vai ter em conta locais emblemáticos do País, como praias conhecidas e com tradição balnear, cidades e vilas com rico património histórico e locais de forte componente paisagística. No fundo, uma promoção de pontos geográficos nacionais e da cultura portuguesa, inserida no que é considerado serviço público de televisão.
Mas não será apenas a RTP1 a sair à rua nas suas manhãs e tardes durante o Verão. A SIC vai fazer o mesmo, numa estratégia de aproximação aos públicos. Tanto na estação de José Fragoso como na de Nuno Santos (directores de programas dos dois canais) os estúdios, os cenários e os figurantes pagos vão dar lugar ao ar livre, às paisagens nacionais (urbanas e rurais) e aos transeuntes ocasionais.
Na RTP1, se o modelo for exactamente igual ao do ano passado, Verão Total terá duas emissões por dia, uma de manhã até às 13.00 e outra à tarde, a partir do mesmo local. Na SIC, está a ser decidido se se faz um programa único ou se dois distintos.