30 de novembro de 2009

Nova imagem!

Aqui está o novo visual do Televisão-Opinião. Mais leve.. e natalício, é assim que o classifico!
Esperemos que goste!

Frente a Frente


Boa noite. Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana. O confronto de hoje é entre as duas telenovelas que pode acompanhar a partir das 23 horas: "Sentimentos" e "Viver a Vida"


Da autoria de Tozé Martinho, "Sentimentos" é uma excelente telenovela. Tem um óptimo elenco, a começar pelo trio de protagonistas. Joana Solnado, Margarida Vila-Nova e Diogo Amaral são três dos melhores actores da nova geração. No grupo de "veteranos" estão Ruy de Carvalho, Anita Guerreiro e João Perry, entre outros. A história em si não tem muita inovação, mas vai de encontro ao que o telespectador gosta. Todavia, aquilo que tem, está muito bem retratado.

Destaco a intensidade das cenas protagonizadas por "Thai" na prisão ou as hilariantes cenas que ocorrem no "lar".
A nível de desempenhos de actores dou destaque a Jani Zhao, a melhor revelação, Joana Solnado e Manuela Couto, duas grandes confirmações.
Outro dos factores que muito aprecio nesta produção são a qualidade das imagens, os cenários e a escolha da banda sonora, com músicas muito actuais, que ficam no ouvido.
A nível audiométrico, "Sentimentos" tem vindo a perder espectadores, o que se deve, a meu ver, ao facto de ser exibida bastante tarde e de ter um intervalo muito extenso pelo meio, que leva os telespectadores a mudarem de canal. Todavia, acredito que com a chegada das férias natalícias, a produção consiga "melhorar" os seus resultados, uma vez que, apesar de tudo, continua a "vencer" a concorrência directa, ainda que por uma margem menor, mas o certo é que vence.

Eu pessoalmente, de à uns tempos para cá, pouco tenho acompanhado, já que tenho aulas no dia seguinte, mas sempre que posso vejo. Não sei a razão, mas o certo é que esta produção desperta em mim vários "sentimentos" de que por vezes me abstraio, talvez porque "é fácil de entender"...


A última novela que vi na integra foi "Páginas da Vida", de Manoel Carlos. Actualmente, e deste actor, é transmitida na SIC, "Viver a Vida". Na última semana vi apenas duas cenas da novela, antes de me deitar. E fiquei surpreendido. De tal maneira que aceitei fazer um Frente a Frente entre dois produtos de ficção.

Na parte em que Tereza (Lília Cabral) fala ao telefone com a sua filha, Luciana (Alinne Moraes), depois de esta ter tido um acidente, fiquei emocionado. Em Portugal fazem-se boas novelas, é verdade. Mas há actores inigualáveis. Há autores que sabem tocar na sensibilidade do espectador, que sabem fixar o seu olhar, a sua atenção em frente à televisão. E Manoel Carlos sabe faze-lo da melhor forma. O discurso entre Tereza e Luciana foi forte. As falas foram ditas com intensidade.

"Mãe sempre cumpre o que promete a um filho" diz Lília Cabral, com as lágrimas nos olhos. E nesse preciso momento, arrepio-me com o dramatismo que há na cena.


Acho muito bem que se produza ficção em Portugal, que se invista. Os resultados estão à vista. Mas mesmo assim, o produto brasileiro continua a ser fantástico. As suas audiências em Portugal desceram, mas isso é apenas um mero indicador. "Viver a Vida", do pouco que vi, forçou-me a dizer que é das melhores novelas que já vi. Tocou-me.

O diálogo é tão bem feito, tão bem escrito, a música muito bem escolhida.. o mais pequeno pormenor é captado para chamar a atenção do telespectador.

Parabéns à SIC, à Globo e especialmente a Manoel Carlos, pelo excelente trabalho que tem demonstrado ao longo das novelas que tem escrito.De facto, deve ser um objectivo de um actor, trabalhar com este grande senhor.

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões "João Adelino Faria/Ana Guedes Rodrigues":

Ana Guedes Rodrigues, por Diogo Santos - 52%

João Adelino Faria, por Tiago Henriques - 48%


Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Novidades do Televisão-Opinião


Inicia-se amanhã o mês de Dezembro! E nada melhor do que começar também no Televisão-Opinião uma série de novidades!

Começando pela Revista de Imprensa, que de segunda a sexta-feira marca presença no Televisão-Opinião, ganha uma nova imagem a partir de amanhã, e uma nova dinâmica. Aqui fica o vídeo de apresentação:




Com uma nova imagem estará também o Fecho. Já é hábito às 20:00 horas o blog ser actualizado, e o Televisão-Opinião continua a apostar nesta rubrica. O conteúdo continua a ser o mesmo - crónicas, A Melhor Dupla, Os Escolhidos (compacto), Discurso Directo e notícias.


O Para lá das 24, publicado às 00:05, passa a estender-se até quarta-feira.


O Protagonista, postado aos domingos, ganha uma nova imagem, e não só! No mês de Dezembro esta rubrica vai contar com uma grande novidade, que se vai estender até ao dia 31. Mais pormenores serão divulgados nos próximos dias.


Zapping, é este o nome do espaço que vai dar as sugestões de programação para os dias 24 e 31 de Dezembro.

Para além de tudo isto, o Televisão-Opinião ganha amanhã um novo cabeçalho, e passa a conter um espírito natalício.

Até 2010


Devido à licença de maternidade, Rita Andrade despediu-se ontem do programa de inicío das tardes de domingo da SIC - "Fama Show". A apresentadora volta em 2010!
Será que Andreia Rodrigues a vai substituir durante este "intervalo"?

Estreias



Segunda temporada de "5 Para a Meia-Noite" a partir das 00:11!

Audimetria - 29/11/2009


O dia de ontem foi ganho pela SIC. A estação de Carnaxide obteve 27,3% de share, contra os 25,4% da TVI e 23,4% da RTP1.

Tal como previ ontem no "Protagonista", "Ídolos" venceu em larga escala "Uma Canção para Ti". O concurso de talentos da SIC obteve o seu melhor resultado desde a estreia - 12,8% de rating e 36,8% de share. Já o programa apresentado por Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha, ficou-se pelos 10,1% de audiência média e 33,7% de share. Ainda de referir a prestação de "O Último Passageiro", que não foi além dos 12,5% de share. Um resultado bastante fraco, mesmo para um programa transmitido na RTP1.

No horário das 19:00, a estreia de "Portugal de Olhos em Bico" não correu bem à TVI. 7,8% de rating e 22,7% de share foi o resultado do programa de José Pedro Vasconcelos, que deixou muito a desejar em termos de conteúdo. A essa hora, o "Telejornal" fazia 10% de audiência média e 28,8% de share, e o filme emitido pela SIC - "XIII - A Conspiração" -, 8,7% de rating e 29,5% de share.
Quanto às "Escolhas de Marcelo de Sousa", ocuparam o quarto lugar do top5 dos programa mais vistos do dia, tal como pudemos ver no quadro.

A partir das 20:00, o jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Rio Ave, liderou. 15% de rating e 35,1% de share, foi o resultado da partida transmitida pela RTP1.
O "Jornal da Noite", apesar de ter ficado próximo, foi mais visto que o "Jornal Nacional". Enquanto o noticiário da SIC obteve 11,2% de rating e 27,1% de share, o da TVI chegou aos 10,9% de audiência média e 26,3% de share.

No horário nobre falta ainda salientar a prestação de "Deixa que te Leve". A novela da TVI alcançou 13,8% de rating. Em termos de share, o resultado não foi maravilhoso - 31,8%.
"Perfeito Coração", subiu aos 9,2% de audiência média, mas ficou-se pelos 21,2% de share.

Revista de Imprensa 30/11/09


Bom dia! Bem-vindo à Revista de Imprensa. Recordo-lhe que a partir de amanhã esta rubrica estará diferente, para melhor claro está. Não perca a partir de amanhã, sempre às 10 horas.

Paula Lobo Antunes protagoniza substituta de "Deixa Que Te Leve"
Apesar de ainda não ter título definitivo, as gravações de "Bater do Teu Coração" arrancam já em Dezembro. Os protagonistas desta trama serão Paula Lobo Antunes e Rogério Samora. A acção desenrola-se em Setúbal, onde serão gravadas a maioria das cenas de exteriores. Do elenco fazem parte: Marta Melro, Lúcia Moniz, Vanessa Martins, Carla Andrino, Jéssica Athayde, André Nunes, José Carlos Pereira, Paulo Vintém e Pedro Carvalho, entre outros. A estreia deverá ser em finais de Janeiro, princípios de Fevereiro.

Herman José tem convites
Apesar do seu regresso estar apontado para Setembro de 2010, o certo é que este ainda não se deu porque o humorista ainda não recebeu nenhuma proposta que chegasse aos "seus padrões". Em declarações ao 24 Horas, o próprio revelou que vários canais o têm sondado, todavia estas propostas são pouco apelativas financeiramente.

Fontes: 24 Horas, Notícias TV, TV Mais