Da autoria de Tozé Martinho, "Sentimentos" é uma excelente telenovela. Tem um óptimo elenco, a começar pelo trio de protagonistas. Joana Solnado, Margarida Vila-Nova e Diogo Amaral são três dos melhores actores da nova geração. No grupo de "veteranos" estão Ruy de Carvalho, Anita Guerreiro e João Perry, entre outros. A história em si não tem muita inovação, mas vai de encontro ao que o telespectador gosta. Todavia, aquilo que tem, está muito bem retratado.
Destaco a intensidade das cenas protagonizadas por "Thai" na prisão ou as hilariantes cenas que ocorrem no "lar".
A nível de desempenhos de actores dou destaque a Jani Zhao, a melhor revelação, Joana Solnado e Manuela Couto, duas grandes confirmações.
Outro dos factores que muito aprecio nesta produção são a qualidade das imagens, os cenários e a escolha da banda sonora, com músicas muito actuais, que ficam no ouvido.
A nível audiométrico, "Sentimentos" tem vindo a perder espectadores, o que se deve, a meu ver, ao facto de ser exibida bastante tarde e de ter um intervalo muito extenso pelo meio, que leva os telespectadores a mudarem de canal. Todavia, acredito que com a chegada das férias natalícias, a produção consiga "melhorar" os seus resultados, uma vez que, apesar de tudo, continua a "vencer" a concorrência directa, ainda que por uma margem menor, mas o certo é que vence.
Eu pessoalmente, de à uns tempos para cá, pouco tenho acompanhado, já que tenho aulas no dia seguinte, mas sempre que posso vejo. Não sei a razão, mas o certo é que esta produção desperta em mim vários "sentimentos" de que por vezes me abstraio, talvez porque "é fácil de entender"...
A última novela que vi na integra foi "Páginas da Vida", de Manoel Carlos. Actualmente, e deste actor, é transmitida na SIC, "Viver a Vida". Na última semana vi apenas duas cenas da novela, antes de me deitar. E fiquei surpreendido. De tal maneira que aceitei fazer um Frente a Frente entre dois produtos de ficção.
Na parte em que Tereza (Lília Cabral) fala ao telefone com a sua filha, Luciana (Alinne Moraes), depois de esta ter tido um acidente, fiquei emocionado. Em Portugal fazem-se boas novelas, é verdade. Mas há actores inigualáveis. Há autores que sabem tocar na sensibilidade do espectador, que sabem fixar o seu olhar, a sua atenção em frente à televisão. E Manoel Carlos sabe faze-lo da melhor forma. O discurso entre Tereza e Luciana foi forte. As falas foram ditas com intensidade.
"Mãe sempre cumpre o que promete a um filho" diz Lília Cabral, com as lágrimas nos olhos. E nesse preciso momento, arrepio-me com o dramatismo que há na cena.
Acho muito bem que se produza ficção em Portugal, que se invista. Os resultados estão à vista. Mas mesmo assim, o produto brasileiro continua a ser fantástico. As suas audiências em Portugal desceram, mas isso é apenas um mero indicador. "Viver a Vida", do pouco que vi, forçou-me a dizer que é das melhores novelas que já vi. Tocou-me.
O diálogo é tão bem feito, tão bem escrito, a música muito bem escolhida.. o mais pequeno pormenor é captado para chamar a atenção do telespectador.
Parabéns à SIC, à Globo e especialmente a Manoel Carlos, pelo excelente trabalho que tem demonstrado ao longo das novelas que tem escrito.De facto, deve ser um objectivo de um actor, trabalhar com este grande senhor.
Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões "João Adelino Faria/Ana Guedes Rodrigues":
Ana Guedes Rodrigues, por Diogo Santos - 52%
João Adelino Faria, por Tiago Henriques - 48%
Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!
4 comentários:
boa noite, desculpem, mas acho que se enganaram na publicação dos resultados do frente a frente da semana passada.
João Queirós
Olá boa noite.
Os resultado até às 21:00 eram estes, e foram estes que foram contabilizados.
De qualquer forma, obrigado pelo reparo.
Cumprimentos,
Diogo Santos
desculpe lá mas se houve uma alteração nos resultados, acho que era de bom censo alterarem os resultados do frente a frente da semana passada.
João Queirós
Os resultado são contabilizados até às 21:00. A partir daí não conta.
Não tirei logo a sondagem porque não tive tempo. Para a próxima tiro.
Cumprimentos,
Diogo Santos
Postar um comentário