23 de janeiro de 2011

O Melhor & Pior da Semana


Pior RTP


Por muito que tenha uma produção agradável, um elenco trabalhador e bastante interessante, Voo Directo não consegue prender os telespectadores. E, desta vez, não há a desculpa do horário, até porque, no mesmo horário Pai à Força já fez resultados agradáveis.


Ainda assim, aquela que foi anunciada como O Sexo e a Cidade português continua abaixo dos 20% de share, o que, com a óptima antecedência de Telejornal acaba por ser preocupante.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor TVI


A semana que se passou trouxe um regresso aos velhos tempos da história de horário nobre da TVI. Espírito Indomável voltou, por alguns dias, a superar os 40% de share, algo que não acontecia há já algum tempo.


Os motivos, esses não são bem explícitos. Por um lado, a excelente performance de Jornal Nacional poderá ter sido uma grande ajuda, bem como a descida da concorrência ou o avançar da história. Certo mesmo é que há motivos para sorrir.

O Melhor & Pior da Semana


Boa Noite! Seja bem-vindo à segunda edição de O Melhor & Pior da Semana!




Pior SIC


Longe vão os tempos em que o futebol na SIC rendia bastante. Esta teoria ficou provada na passada quarta-feira quando, uma partida do Futebol Clube do Porto fez uns míseros 23% de share, perdendo para a concorrência da TVI e RTP.


Embora seja de uma competição que atrai menos telespectadores, certo mesmo é que a actual fase que o clube passa na Liga Portuguesa poderia ter ajudado a uma maior audiência. Alerta para Carnaxide.

O Protagonista


Boa noite. Júlia Pinheiro foi a escolhida para Protagonista da semana passada. Neste domingo, chegou a vez de seleccionar outro candidato. Ei-lo:


Foi dado como certo para protagonista de "Anjo Meu", no entanto os seus problemas com o álcool acabaram por retirar-lhe o papel de Matias. Pedro Teixeira ganhou o papel da sua vida, e José Carlos Pereira abraçou uma personagem com menor relevo. De facto, três meses numa clínica de reabilitação não correspondem a um período de tal forma significativo que permitam que o actor se sinta em segurança. Uma recaída num ambiente com tanto stress, com textos para decorar, com poucas horas de sono, é algo que pode acontecer a qualquer ser humano, não só com problemas com a bebida, mas igualmente com drogas, entre outros. A intensidade decorrentes das gravações de uma novela podem de facto levar um profissional ao extremo. Nesse sentido, a TVI, para salvaguardar uma das suas estrelas, tomou a melhor opção, ao decidir esperar mais algum tempo para lançar o também cantor num papel com maior destaque.

É verdade que também existe o rumor de que José Carlos Pereira chegou atrasado às gravações, sem os textos decorados, e com um grande cansaço que o impedia de suportar a intensidade das gravações. No entanto, a estas notícias podem juntar-se muitas outras, que davam conta de que o actor teria regressado às festas e caído no vício que o colocou numa clínica de reabilitação. Rumores ou verdades? Uma questão sem resposta.



O que interessa é que a estação de Queluz de Baixo tomou uma boa decisão em dar mais uma oportunidade a José Carlos Pereira, permitindo assim que o actor se habitue de novo ao ritmo de uma nova produção. Depois de um afastamento forçado de três meses, tal como referido, é normal que persistam ainda alguns problemas com a estrela da TVI.
Apesar de nem sempre ser fácil recomeçar um novo capítulo na vida, é muito importante que exista uma clara aposta de um canal para nos ajudar a levar ao topo novamente. Este auxílio por parte da direcção de programas, poderá ser uma atitude que surta efeitos no futuro. Numa altura em que a concorrência ao nível da ficção se agudiza, a estação de Queluz de Baixo poderá fazer toda a diferença ao apoiar actores quando estes necessitam. Não quero com isto dizer que um profissional que se dedique à representação opte por não aceitar um convite da concorrência por este apoio a José Carlos Pereira, porém poderá de certa forma ajudá-lo em caso de dúvida. Afinal, a segurança que um canal oferece é também importante para a estabilidade de um actor, apresentador ou jornalista.



Assim, e independentemente dos rumores que persistam na imprensa, é de salientar que José Carlos Pereira é um valor seguro para qualquer canal. E contra isso, não há argumentos. A TVI sabe e fará dele uns dos melhores.

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

Minisséries são aposta TVI!

andrecerqueiraequador

Depois de Destino Imortal, Dias Felizes e 37 a estação de Queluz de Baixo está a preparar mais minisséries. Quem o garante é André Cerqueira à edição deste domingo do Diário de Notícias.


"Vamos começar a gravar minisséries no início de Março", frisou o director da Plural Entretainment ao referido jornal, acrescentando ainda que "por enquanto temos três aprovadas, mas vai haver mais, sim". Uma fonte da estação adianta ainda que serão, provavelmente “entre cinco a seis miniproduções”.


Segundo uma outra fonte da TVI, "Há duas semanas que começaram a trazer equipamentos para montar os cenários e para começar a fazer a primeira minissérie. Entre duas a três semanas arrancam as gravações". Ao que parece, uma das primeiras produções terá como pano de fundo o mundo sobrenatural e místico, apesar de André Cerqueira não confirmar nem desmentir a informação.


Certo mesmo é que o futuro de muitos actores ligados a Queluz de Baixo será nestas produções, até porque alguns deles já mostraram vontade em participar nelas, casos de Sofia Alves ou Dalila Carmo.


Quiosque: Diário de Notícias

O Melhor & Pior da Semana


Melhor SIC


Se Alma Gémea tem conseguido fazer óptimos resultados à hora de almoço, com o aproximar da recta final, também Passione tem surpreendido. Embora ainda não vença a concorrência diariamente, conseguiu fazê-lo na passada segunda-feira, tem crescido.


Talvez por ter uma óptima antecedência de Laços de Sangue, ou por a concorrência ser Sedução, o certo mesmo é que a produção brasileira tem ganho o seu espaço e é de esperar que cresça ainda mais ao longo dos próximos dias.

O Melhor & Pior da Semana


Pior TVI


Ninguém tem dúvidas de que a chegada de Leonor Poeiras a Agora é que Conta trouxe mais alegria e boa disposição. Mas, se nos primeiros dias o factor surpresa foi um adjuvante das audiências, agora tal já não acontece.


Ao longo da última semana, o formato que outrora foi de Fátima Lopes fez apenas 22/23% de quota de mercado o que acaba por prejudicar as médias diárias da TVI. Sinceramente, estou completamente fã deste novo Agora é Que Conta, mas os portugueses parecem transparecer já algum cansaço.

O Melhor & Pior da Semana




Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma edição do Melhor & Pior da Semana!

Melhor RTP


Já aqui elogiei por inúmeras vezes a performance de Fernando Mendes no seu programa de fim de tarde da televisão pública. Mas nunca é de mais enaltecer o sucesso de O Preço Certo. Ao longo dos cinco dias da semana que se passou, o concurso da RTP teve a proeza de marcar sempre presença no top 5 dos programas mais vistos.


Com shares superiores a 32 %, a concorrência fica sempre para traz e o Telejornal acaba por ter um excelente antecessor.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


O público e o privado

1. A notificação enviada esta semana por Jorge Lacão à Comissão de Ética, informando que a UE pode multar Portugal em dois milhões de euros caso a Assembleia da República não aprove na especialidade a nova Lei da Televisão até final de Janeiro, representa uma pressão injustificável sobre os trâmites parlamentares. O processo legislativo português, bem o sabemos, é muitas vezes moroso. Mas até por isso abundam as leis aprovadas à pressa, mal feitas e carentes de rectificação ao fim de poucos meses. De resto, o Estado gasta duzentas vezes dois milhões de euros com a RTP. Argumentar com uma multa desta natureza é pura demagogia.


2. José Fragoso tem razão: é impossível a RTP1 e a RTP2 partilharem um director. Insista-se nessa necessidade e acabará por haver uma espécie supradirector, à sombra do qual funcionarão na mesma duas direcções, com o único resultado prático de se ter criado ainda mais um emprego público pago a peso de ouro. O problema da RTP está no número de canais. Um canal generalista de vocação formativa (como a brasileira TVE ou a norte- -americana PBS), um canal internacional e dois canais regionais - eis tudo quanto verdadeiramente se justifica, por esta altura, que a TV pública portuguesa tenha.


3. Tenho dificuldade em compreender o destaque dado pela televisão nacional, e pela SIC Notícias em particular, à história do português que pediu uma hospedeira da TAP em casamento durante um voo. E tenho ainda mais dificuldade em compreender que tanta imprensa mundial haja dado repercussão à história. Estou a falar de publicações menores e estou a falar de marcas tão incontornáveis como o londrino The Daily Telegraph. Mas, afinal, onde estava a notícia?