15 de agosto de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Apesar de toda a gente saber que as novelas da Globo, já não conquistam os portugueses como antigamente, a verdade é que a SIC com "A Favorita", "Caminho das Índias" e principalmente com "Viver a Vida" tinha um público fiel, e que apresentava resultados satisfatórios no final da noite. É bem recente a "luta" travada entre "Viver a Vida" e "Sentimentos" da TVI. Mas "Passione" veio deitar por água abaixo todo esse potencial e público. Confesso que do que vi da novela, a história é muito pobre e confusa (e muito pouco a ver com a realidade portuguesa), e esta semana a novela "italiano-brasileira", ficou abaixo dos 20% de share e com cerca de apenas 320 mil espectadores, muito menos que as suas congéneres da tarde.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
"Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão" é uma das poucas apostas da RTP1, que tem alcançado resultados satisfatórios. Aliás, o concurso apresentado por José Carlos Malato tem feito resultados muito positivos e esta semana não foi excepção, empurrando as reposições das reportagens da TVI para segundo plano, e fazendo com que "Lua Vermelha" não se imponha no horário. Aliás, o concurso é o grande causador (a meu ver), de empurrar "Salve-se Quem Puder", primeiro para as 22h e depois para as tardes da SIC. Uma pequena "vingança" depois de no ano passado "Salve-se Quem Puder" ter arrasado com "Jogo Duplo" no Verão.

Rosina Almeida diz adeus a "Projecto Moda"


Terminou há instantes mais uma edição da versão portuguesa de Project Runway. Depois de Ana Brito, os sete concorrentes tiveram como desafio criar fadas futuristas para a patrocinadora do programa, Modalfa. Como convidado, o júri teve o conceituado estilista portuquês Pedro Mourão.


Pelo que se pôde ver durante a emissão, os ânimos estiveram exaltados, por vezes, com o concorrente André Saraiva a dizer ser "um alvo a abater". Após o desfile, o grupo de jurados disse de sua justiça. Se Vera Couto e Pedro Reis foram considerados os melhores, com o candidato de Braga a vencer o desafio, João Valente e Rosina Almeida estiveram entre os mais fracos.

Depois de muito ponderar, o júri acabou por considerar a criação da concorrente da Guarda a pior e Rosina Almeida foi, assim, a quarta eliminada de Projecto Moda.

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Seja bem-vindo à segunda edição do "Melhor & Pior da Semana". Conheça as últimas escolhas entre as 22h e as 24h.


Pior da Semana TVI
A TVI tinha no passado sábado todos os trunfos para fazer um excelente resultado. Apesar de não ser excelente o resultado não foi mau, mas a culpa foi sem dúvida da transmissão do Mundialito de Futebol de Praia que ficou abaixo dos 20% de share. E no domingo, a TVI ficou em último na média diária por causa da transmissão do mesmo campeonato. E pergunto o porquê da TVI, continuar a apostar nesta prova, uma vez que no ano anterior, a prova também ficou abaixo dos 20% de share.

O Protagonista


Boa Noite! Seja bem-vindo a O Protagonista desta semana!


O mistério no que a apresentador de Big Brother diz respeito continua a manifestar-se na imprensa. Já João Manzarra parece que foi mesmo convidado por André Cerqueira. E o que dizer de Cristina Ferreira que, depois de um Verão cheio de trabalho, ora nas tardes, ou de manhã, entra, finalmente, de férias? Todavia, houve alguém que ainda se destacou mais nos últimos sete dias.


O seu nome é, por diversas vezes, associado aos “apanhados” que criou e apresentou em tempos. Ao lado de Rita Ferro Rodrigues estabeleceu, durante muito tempo, Contacto com os telespectadores das tardes de Carnaxide. As crianças conhecem-no como “tio careca” e, se há algo que lhe falta, é, precisamente, cabelo. Por opção própria, porque a careca é a imagem de maca deste comunicador.

É isso mesmo que está a pensar, Nuno Graciano é a minha escolha para Protagonista desta semana.

Esta opção baseia-se nos últimos acontecimentos. Depois de uma boa performance deixada no ar após SIC Ao Vivo, no ano passado, ao lado de Merche Romero, esperava-se que o apresentador fosse uma grande aposta da SIC para a rentrée de 2009.

No entanto, acabou por ser Francisco Menezes o escolhido para fazer companhia a Rita Ferro Rodrigues nas manhãs do canal. Com as tardes reservadas para Fátima Lopes, Nuno Graciano ficou assim sem um formato “regular”, tirando as emissões (repetidas) de Não Há Crise.

Um ano volvido e parece que um novo programa diário está reservado para o Tio Careca. Segundo adianta a Notícias TV desta semana, é ele o eleito de Nuno Santos para devolver às tardes de Carnaxide a glória de outros tempos. Ao seu lado, estará, ao que tudo indica, uma estreante neste tipo de programas: Rita Andrade. Uma nova dupla, que poderá funcionar. Face ao passado recente, penso que Merche Romero seria a escolha ideal, mas é esperar para ver.


Todavia, a pergunta que se coloca é, que argumentos poderá ter este novo formato para convencer os telespectadores? Não basta apresentadores jovens ou mais veteranos. Neste horário é essencial que existam conteúdos suficientes para agarrar o público. Qual será, então, a melhor opção da direcção de programas? Aproximar-se de As Tardes da Júlia, como o fez com Vida Nova? Assemelhar-se a Portugal no Coração? Sinceramente, penso que o grande segredo seria desenhar um programa diferente, com parecenças com o antigo Às Duas por Três, que durante vários anos animou este horário.


É que, como tem sido possível verificar nos últimos dias, Vida Nova já não “cola” e, não me parece que, sem Fátima Lopes, volte a “colar”. Por isso, Nuno Santos e a sua equipa terão, sem sombra de dúvidas, que fazer um grande trabalho de casa, isto se quiserem voltar a sorrir neste horário.


Enquanto isto não acontece, o “Tio Careca” volta a juntar-se à sua “parceira de sempre” e estará nas manhãs do canal, durante as férias de Francisco Menezes. Uma espécie de “estágio” para o que o espera em Setembro (como se ele não estivesse já habituao!)

Segunda-feira, quando Companhia das Manhãs se iniciar, certamente que o programa terá um ritmo diferente. Com Rita Ferro Rodrigues e Nuno Graciano haverá outras brincadeiras, e, quem sabe, resultados mais satisfatórios. Sim, porque, numa altura em que o consumo televisivo é ainda mais baixo, o formato das manhãs baixou ainda mais e bateu no fundo. Também ele precisa de uma reforma e de muitas melhorias.



É esta a escolha da direcção de programas para o que resta de Agosto e, parece ser também um prenúncio daquilo que acontecerá em Setembro. Estará Nuno Graciano preparado para o desafio? Hum, pouco ou nada percebo de futurologia, mas cheira-me que o “Tio Careca” é a melhor opção, neste momento.

Fecho

Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
A noite de Domingo revela-lhe ainda O Protagonista e O Melhor & Pior da última semana. É logo a partir das 21H00!



'Vintage', mas artificial

Ao pé daquilo em que a reality TV se transformou entretanto, a primeira edição de Big Brother era uma brincadeira de crianças. Como muito bem explicava ontem Marta Cardoso numa entrevista ao Correio da Manhã, nem ela, nem Zé Maria, nem Marco, nem Susana, nem Célia, nem Telmo - todos aqueles que, no fundo, se tornaram objecto ao mesmo tempo do nosso voyeurismo, da nossa ternura e até da nossa vergonha - tinham, no momento em que entraram para "a casa" (faz agora dez anos), a mínima ideia daquilo ao que iam.

Sabiam que as câmaras estavam presentes, sim. Imaginavam que, lá em casa, pelo menos algumas pessoas seguiriam as suas tontices. Mas não podiam supor que o programa houvesse entretanto tomado de assalto a actualidade - e, quando se punham aos abraços ou aos pontapés, aos beijos ou aos coitos silenciosos sob os edredões, faziam-no porque as suas emoções os impeliam a isso, não porque percebessem o alcance (e sobretudo as vantagens estratégicas) desses gestos.

Recuperar o Big Brother, por esta altura, tem seguramente alguma coisa de vintage.
Para o bem e para o mal (sobretudo para o mal), aquele foi, provavelmente, o mais importante programa da televisão nos últimos 20 ou 30 anos - uma revolução que mudou quase tudo e que ainda hoje produz significativos efeitos. Mas recuperá-lo com novas personagens, sobretudo sabendo essas personagens o que puderam perceber entretanto, será como ouvir música dos anos 80 feita nos dias de hoje.

Soará a falso, o novo Big Brother da TVI (e chame-se ele Big Brother, Secret Story ou o que seja). Como objecto de estudo sociológico, valerá pouco mais do que zero. E, ao mesmo tempo, será muito mais inofensivo.

Hoje às 21 horas...



... conheça a personalidade que marcou a semana!

Promos de "Laços de Sangue" já passam na SIC


A SIC já está a promover aquela que é a sua grande aposta em ficção para a rentrée televisiva. Hoje mesmo, antes do inicio do filme No Centro do Palco - Toca a Aquecer!, passou uma das primeiras promos a Laços de Sangue.

Nas imagens podia ver-se a personagem de Joana Santos, Diana, a grande vilã, a contar um pouco da sua história. No final do anúncio, pode ler-se "Em Setembro, na SIC!"


Com a imprensa anunciar a estreia para o dia 13 de Setembro, será que a estação de Carnaxide não está a preparar uma surpresa para os seus telespectadores? A contagem para o grande dia começa agora!

Episódio Seguinte MCA



Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte – Morangos com Açúcar Vive o Teu Verão!


João Pedro faz cena de ciúmes



Paula nem quer acreditar quando lê a mensagem que acaba de receber: ela é uma das seleccionadas para fazer um anúncio a um perfume. O namorado fica contente pela amada e resolve acompanhá-la. Porém, nem tudo corre bem.


Durante a sessão fotográfica, a rapariga tem de posar ao lado de um modelo e encenar para as fotografias algumas cenas íntimas. João Pedro não gosta do que vê e começa a discutir com Paula e a exigir que terminem aquelas cenas.


A jovem fica furiosa com a atitude do namorado e tenta acalmá-lo, mas só consegue enfurecê-lo ainda mais. O rapaz acaba por se ir embora, deixando Paula sozinha.


Nina e Flash começam a namorar


Desde o primeiro instante em que reparou em Nina que o jovem se sente atraído pela rapariga. Aos poucos, os dois começam a aproximar-se e tornam-se cada vez mais cúmplices. Saem juntos à noite, dançam e conversam imenso.


No entanto, somente após o primeiro concerto dos Tribo começam a namorar. É nesse momento que Flash procura Nina e lhe diz que não consegue deixar de pensar nela. Apaixonados, os dois beijam-se e iniciam uma relação. Ao vê-los juntos, James irrita-se.


CURTAS:


- após o reatamento com Rui, o casal volta-se a separar e Margarida volta a envolver-se com James.


- fartos de ver as mães à procura de namorado, Rui e Flash resolvem surpreendê-las e marcam um encontro. Quando chegam, Almerinda e Carmo percebem que foram enganadas e desistem da ideia.


Quiosque: Mariana, Telenovelas, TV Guia

Daniela Mercury em "5 Para a Meia-Noite"


Depois de na passada sexta-feira o programa de final de noite da RTP2 ter convidado o actor brasileiro Júlio Rocha, esta semana a sala dos 5 vai continuar a receber a visita de famosos do 'país irmão'.
Na próxima terça, Fernando Alvim vai conjugar o verbo curtir com a conhecida cantora brasileira Daniela Mercury.
Já sabe, tudo isto no 5 Para a Meia-Noite da próxima terça-feira às 00:20!

Genk - Futebol Clube do Porto é na SIC!


É já na próxima quinta-feira que os "dragões" entram em campo para um jogo a contar para a Liga Europa 2010 - 2011.


Depois de ter transmitido o primeiro jogo do Sporting na competição, a estação de Carnaxide emite agora a estreia do Futebol Clube do Porto. Em directo do estádio Cristal Arena, na Bélgica, os telespectadores poderão assistir ao jogo Genk - FC Porto, a partir das 19h30.


A não perder!

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
É sem quaisquer dúvidas, uma das melhores séries transmitidas nos últimos anos, nos canais de sinal aberto, mas "Conta-me Como Foi" apesar da inagualável qualidade não parece conquistar os portugueses que estão por casa nas noites quentes de Verão. A reposição da série histórica tem ficado abaixo dos valores conquistados também pela reposição de "Pai à Força" o que tem prejudicado a RTP1 na sua média diária. Aliás se não fosse o horário nobre pós 22h, a RTP1 conseguiria liderar o dia, como aconteceu durante dois dias ao longo da semana.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
Não vou aqui falar do elenco extraordinário desta novela, mas a verdade é que este poderá ser um dos factores para o sucesso de mais esta ficção da TVI. A história escrita por António Barreira (uma promessa no futuro, depois da fantástica "Fascínios"), agarra os espectadores portugueses batendo por vezes as novelas que a antecedem como "Mar de Paixão". No horário em que é transmitida "Meu Amor" não tem concorrência que chegue sequer aos calcanhares e esta semana quando chegou perto dos 50% de share empurrou a concorrência para bem abaixo dos 20%, agora que se vai aproximando para o seu final.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo à primeira edição do "Melhor & Pior da Semana" consigo entre as 10h e as 12h.
Melhor da Semana SIC
É uma herança daqueles que muitos acusam de serem os causadores do estado actual da SIC (Francisco Penim e Teresa Guilherme), mas a verdade é que a série de humor, para além do excelente elenco, é uma série bem produzida por Teresa e que foi uma aposta de Francisco, que agora Nuno Santos foi buscar ao baú para as noites de Verão e com resultados bastante satisfatórios. "Aqui Não Há Quem Viva" tem sido durante várias vezes o programa mais visto da SIC, e com uma média de share bem superior ao que o canal consegue. Bate a RTP1 mas fica abaixo das novelas da TVI.