15 de agosto de 2010

O Protagonista


Boa Noite! Seja bem-vindo a O Protagonista desta semana!


O mistério no que a apresentador de Big Brother diz respeito continua a manifestar-se na imprensa. Já João Manzarra parece que foi mesmo convidado por André Cerqueira. E o que dizer de Cristina Ferreira que, depois de um Verão cheio de trabalho, ora nas tardes, ou de manhã, entra, finalmente, de férias? Todavia, houve alguém que ainda se destacou mais nos últimos sete dias.


O seu nome é, por diversas vezes, associado aos “apanhados” que criou e apresentou em tempos. Ao lado de Rita Ferro Rodrigues estabeleceu, durante muito tempo, Contacto com os telespectadores das tardes de Carnaxide. As crianças conhecem-no como “tio careca” e, se há algo que lhe falta, é, precisamente, cabelo. Por opção própria, porque a careca é a imagem de maca deste comunicador.

É isso mesmo que está a pensar, Nuno Graciano é a minha escolha para Protagonista desta semana.

Esta opção baseia-se nos últimos acontecimentos. Depois de uma boa performance deixada no ar após SIC Ao Vivo, no ano passado, ao lado de Merche Romero, esperava-se que o apresentador fosse uma grande aposta da SIC para a rentrée de 2009.

No entanto, acabou por ser Francisco Menezes o escolhido para fazer companhia a Rita Ferro Rodrigues nas manhãs do canal. Com as tardes reservadas para Fátima Lopes, Nuno Graciano ficou assim sem um formato “regular”, tirando as emissões (repetidas) de Não Há Crise.

Um ano volvido e parece que um novo programa diário está reservado para o Tio Careca. Segundo adianta a Notícias TV desta semana, é ele o eleito de Nuno Santos para devolver às tardes de Carnaxide a glória de outros tempos. Ao seu lado, estará, ao que tudo indica, uma estreante neste tipo de programas: Rita Andrade. Uma nova dupla, que poderá funcionar. Face ao passado recente, penso que Merche Romero seria a escolha ideal, mas é esperar para ver.


Todavia, a pergunta que se coloca é, que argumentos poderá ter este novo formato para convencer os telespectadores? Não basta apresentadores jovens ou mais veteranos. Neste horário é essencial que existam conteúdos suficientes para agarrar o público. Qual será, então, a melhor opção da direcção de programas? Aproximar-se de As Tardes da Júlia, como o fez com Vida Nova? Assemelhar-se a Portugal no Coração? Sinceramente, penso que o grande segredo seria desenhar um programa diferente, com parecenças com o antigo Às Duas por Três, que durante vários anos animou este horário.


É que, como tem sido possível verificar nos últimos dias, Vida Nova já não “cola” e, não me parece que, sem Fátima Lopes, volte a “colar”. Por isso, Nuno Santos e a sua equipa terão, sem sombra de dúvidas, que fazer um grande trabalho de casa, isto se quiserem voltar a sorrir neste horário.


Enquanto isto não acontece, o “Tio Careca” volta a juntar-se à sua “parceira de sempre” e estará nas manhãs do canal, durante as férias de Francisco Menezes. Uma espécie de “estágio” para o que o espera em Setembro (como se ele não estivesse já habituao!)

Segunda-feira, quando Companhia das Manhãs se iniciar, certamente que o programa terá um ritmo diferente. Com Rita Ferro Rodrigues e Nuno Graciano haverá outras brincadeiras, e, quem sabe, resultados mais satisfatórios. Sim, porque, numa altura em que o consumo televisivo é ainda mais baixo, o formato das manhãs baixou ainda mais e bateu no fundo. Também ele precisa de uma reforma e de muitas melhorias.



É esta a escolha da direcção de programas para o que resta de Agosto e, parece ser também um prenúncio daquilo que acontecerá em Setembro. Estará Nuno Graciano preparado para o desafio? Hum, pouco ou nada percebo de futurologia, mas cheira-me que o “Tio Careca” é a melhor opção, neste momento.

Nenhum comentário: