Mostrando postagens com marcador Os Homens da Luta. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Os Homens da Luta. Mostrar todas as postagens

15 de maio de 2011

O Protagonista


Muito boa noite. Já falta pouco para o final de "Espírito Indomável", a novela que tem tido melhores audiências na grelha da estação de Queluz de Baixo. Tendo prendido a atenção dos portugueses do início ao fim, a produção da TVI ocupou regularmente o top dos programas mais vistos dos últimos tempos. Contudo, e apesar deste facto, não é esta novela a "Protagonista" desta semana, nem sequer o próximo "Remédio Santo".

Apesar da ficção estar ao rubro, a "Luta Continua" e, como tal, os convidados centrais neste domingo são os "Homens" que marcaram a participação nacional na "Eurovisão".


Foram os eleitos dos portugueses para representarem Portugal na Alemanha. Na altura, os apupos foram registados na mesma escala que os elogios. Colocar um grupo de cantores a dar a cara pelo nosso país, e pela actual situação de crise, desigualdade e injustiça, pareceu para muitos uma autêntica "vergonha". Apesar disso, foram igualmente muitos os jovens que se sentiram representados por estes "Homens da Luta", apoiando-os como ninguém. Mesmo já sendo conhecidos do público português pelos mais diversos programas e intervenções em eventos de importância política, a verdade é que as entrevistas se multiplicaram em "Alta Definição", e aos principais jornais e revistas nacionais. 

Uma coisa é certa: apesar da discordância dos telespectadores, era certo que à partida a actuação de Portugal na Alemanha não passaria despercebida. Foi exactamente com esse sentimento que os "Homens da Luta" representaram o nosso país na terça-feira. Contudo, os resultados poderiam ter sido melhores. Segundo uma informação divulgada pelo Televisão-Opinião no dia de ontem, e depois de vários anos a passar nas semi-finais, o grupo português ficou-se pelo penúltimo lugar no televoto.
Afinal, o que faltou?


Ligação com o público? Coerência na mensagem a transmitir? A imagem da música em Portugal ficou longe de ser representada? Várias são as questões que me ocorrem, no entanto não consigo arranjar uma resposta definitiva. Aliás, espanta-me mesmo que, após este resultado, os "Homens da Luta" refiram que querem estar presentes no próximo ano no "Festival da Canção".

Não os condeno por isso, porém o seu trabalho neste certame começou e terminou na última terça-feira. Agora, é altura de correr o país com as mais diversas actuações! Aliás, de acordo com a página oficial do Facebook, muitos já são os concertos agendados até ao final do Verão! Com mérito próprio, estes "Homens da Luta" demonstraram que a "luta continua" se os portugueses se unirem em prol de uma nação qualificada pela igualdade, justiça e coerência. Cientes da corrupção, da manipulação entre os partidos, das cunhas, este grupo, por pior actuação que tenha tido, teve o objectivo de passar uma mensagem. 

Na "Eurovisão", ela foi de facto transmitida, mas apenas para o nosso país, um dos mais pobres da União Europeia. Assim, é compreensível que os telespectadores não tenham votado na nossa canção, na medida em que eles não vivem o que aqui é sentido. Se, no passado, o amor, a tradição, a vida, eram elementos centrais na musicalidade das actuações nacionais, nesta edição os ingredientes foram outros.



Desta forma, e ganhando ou perdendo a "Eurovisão", há que continuar o trabalho desenvolvido até hoje. Afinal, o povo quer que a "luta continue"... mas não através de um evento que exige uma música e não uma mensagem política!

3 de fevereiro de 2011

Nuno Norte tece críticas a Homens da Luta


As polémicas no Festival da Canção já começaram. Nuno Norte criticou o facto de Os Homens da Luta também serem finalistas do certame. À TV Guia, o cantor afirmou que Jel e o seu irmão são demasiado entertainers: "Estas votações não significam nada. Os Homens da Luta são, de facto, conhecidos e as pessoas gostam deles. A música é muito boas, mas eles são uns bons entertainers. Na verdade, ele é um boneco e não sei se é isso, sinceramente, que o público quer ver nos festivais da Eurovisão".
Confrontado com tais declarações, Jel ficou surpreendido pois o público foi unânime: Os Homens da Luta foi o grupo mais votado pelos cibernautas. "Somos, de facto, duas personagens que eu e o meu irmão criámos no programa da SIC Radical, Vai Tudo Abaixo!, há seis anos, mas crescemos como banda musical e temos tido muitos concertos. Compreendo que alguns dos cantores que foram apurados para o festival se sintam picados pela nossa presença, mas isso é bom. Faz com que todos nós demos o nosso melhor e vai ser divertido", explicou.

Disputas à parte, a verdade é que Nuno Norte não tem dúvidas de que esta edição do Festival da Canção irá ser muito renhida. O vencedor da primeira temporada do Ídolos, que vai gravar um novo CD em Março, revelou que conhece quase todos os finalistas: "É a segunda vez que concorro e gostava muito de ganhar. Vai ser uma disputa engraçada, pois conheço quase todos os outros cantores".


Quiosque: TV Guia