16 de junho de 2010

André Cerqueira acusa SIC de não valorizar ficção portuguesa



Depois de ter deixado uma indirecta para a estação de Carnaxide, o director de programas da TVI voltou a falar com o 24 Horas sobre a nova parceria SIC / TV Globo. “Se a TV Globo entra em Portugal trazendo um autor e um produtor brasileiros, tira a hegemonia da ficção nacional. Ou não conhece o trabalho que nós fazemos ou acredita muito pouco no que se faz em Portugal, nos autores e profissionais portugueses”, começou por dizer, acusando ainda a concorrente de “abrasileirar” a ficção nacional.


Sobre o facto de também ele ser brasileiro, o antigo namorado de Joana Solnado revelou que isso nada tinha que ver com a defesa da ficção que se faz no nosso país: “Posso ser brasileiro ou russo, mas vou defender Portugal com todas as forças que tenho, com gravata, sem gravata, conforme for”.


Apesar de tudo, André Cerqueira garantiu não ter ficado magoado com o que foi dito, mas garantiu que gosta de defender o trabalho que tem vindo a fazer na TVI :”Acho que têm de olhar com mais força para a ficção nacional e compreender um bocadinho mais este percurso, este trabalho”, concluiu à mesma publicação.

Cine-Opinião


Boa noite. Seja bem-vindo a mais um Cine-opinião!

Em exibição nos cinemas - Sexo e a Cidade 2


O glamour, o feminismo, o divertimento e as aventuras que recheiam as vidas de Carrie, Samantha, Charlotte e Miranda regressam para incentivar os mais entusiastas da famosa série a voltar às salas de cinema. Desta vez, as quatro amigas decidem romper com a rotina e fugir para um destino exótico e misterioso, no qual vão espalhar, como é costume, o glamour e a festa. Mas será que fogem aos problemas, ou correm em direcção a respostas?
Recheado de um fabuloso guarda-roupa capaz de fazer qualquer mulher sonhar (mesmo que apenas um pouco), locais fabulosos e peripécias que poderiam muito bem ser as do nosso dia-a-dia, Sexo e a Cidade 2 não se assume apenas como um filme de mulheres para mulheres. Por isso, quer vá com amigas, família, namorada (o), lembre-se: um pouco de “brilho” faz bem ao imaginário de qualquer um.



Mark Wahlberg confirmou ao site “Beantown” que “The Departed” (Entre Inimigos) vai ganhar um novo capítulo. O actor ainda revelou que Robert De Niro foi convidado para interpretar um polícia corrupto.
O projecto contará com a realização de Martin Scorsese, que, deste modo, assinaria a sua primeira continuação numa carreira de mais de 50 anos. William Monahan, autor do argumento do primeiro filme, vai escrever a história deste novo capítulo. A produção tem estreia marcada para 2012.
Este filme deu o primeiro Óscar de Melhor Realizador a Scorsese em 2007.

A curta-metragem de animação “Um Gato sem Nome”, do realizador Carlos Cruz, foi premiada no 4º Festival Internacional de Animación para la Niñez y la Adolescência - CUBANIMA 2010, em Havana (Cuba). A película é também uma das nomeadas para o Prémio de Melhor Filme de Animação Estrangeiro no 16th Shanghai TV Festival, a decorrer até ao próximo dia 11 na China.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do
Diário de Notícias.
Às 21:00, o Cine-Opinião entra em linha.

Nico e Soraia na SIC

Nuno Santos tirou da gaveta um projecto de Francisco Penim, exibido na SIC em 2006 sem grande sucesso. Fê-lo, seguramente, por razões económicas: reexibir uma série em carteira, já paga e transmitida, significa um custo em grelha muito diminuto, capaz de contrabalançar o investimento avultado que a estação fez no Mundial de futebol.

Aqui não há quem viva, é uma adaptação de um formato espanhol e teve, tem, alguns momentos interessantes, apesar de um argumento pouco rico. Tem a mais-valia de ter Nicolau Breyner, Soraia Chaves, Diogo Morgado, Maria João Abreu e a saudosa Rosa Lobato de Faria no elenco.

Numa altura em que Nicolau é exclusivo TVI (que acaba de lhe fazer uma festa de carreira) e que Soraia Chaves se prepara para ser a estrela de uma série da RTP, os responsáveis da SIC tiveram olho para a coisa: tiram da gaveta uma produção em que os mostram todos juntos.


No consulado de Francisco Penim, a série, que retrata supostamente o dia-a-dia de um prédio no centro de Lisboa, conseguiu 730 mil espectadores em média por cada um dos 26 episódios exibidos (24% de quota de mercado). Segunda-feira andou pelos mesmos patamares: 748 mil portugueses (23,1%). Acredito que não fará muito mais do que isso, embora, se Salve-se Quem Puder crescer um pouco (anda na casa dos 24 pontos percentuais), poderá contagiar o que se segue.


Bem precisa a SIC que assim seja. Com o fim de Perfeito Coração e de Viver a Vida, e sem que Passione ainda tenha caído no goto dos portugueses, o prime-time da estação volta a necessitar de alguma estabilidade.

Entrevista a Francisco Mendes


Em entrevista à Notícias TV desta semana, Francisco Mendes confessou estar feliz na estação pública. Apesar de há sete anos apresentar TOP +, o filho de Carlos Mendes e Ana Maria Lucas afirma que essa função “tem sido uma aprendizagem constante”. “É um programa que já faz parte de muitas gerações. É interessante sentir que sou o escolhido e que também sou chamado para outros projectos. Estou muito contente”, acrescentou.

Quanto às sugestões que Isabel Figueira fez numa entrevista na RTP2, Francisco Mendes considera-as interessantes. No entanto, o apresentador não tem por hábito opinar cá para fora o que acha, pois isso é “estar a pôr a foice em seara alheia”.

Em relação ao seu futuro, a cara de TOP + refere que o seu grande objectivo de carreira “é afirmar-se como um apresentador de classe A da RTP e não um apresentador de segunda divisão”. Uma vez que na estação pública existe uma falta de homens apresentadores, Francisco Mendes refere que está “de porta aberta para, mais cedo ou mais tarde, pegar noutros conteúdos”.

Mais importante que pensar no amanhã, é gozar o presente, e é este um dos lemas de vida que o apresentador procurou transmitir nesta entrevista.

Quiosque: Notícias TV

Às 21:00..

..a análise cinematográfica com o Cine-Opinião!

Momentos


O Momento desta semana pertence à TVI, e mais concretamente a Você na TV! Neste talk-show já vimos uma vaca a fazer chichi em directo, uma mulher a ganhar dinheiro sem perceber com quem estava a falar, e.. Manuel Luís Goucha a conduzir em pleno estúdio! Ora veja..


Fala-se 16/06/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se! Desta quarta-feira!



Margarida Marinho


A actriz foi apanhada pela objectiva da TV 7 Dias, na passada sexta-feira, a passear a sua filha, Carlota, no jardim do Centro Cultural de Belém. Depois de se separar de Ricardo Zúquete, a Helena de Meu Amor está cada vez mais feliz e, recentemente, num evento, mostrou estar em excelente forma física, depois de ter perdido algum peso.


Com as gravações da telenovela escrita por António Barreira prestes a terminarem, Margarida Marinho anseia cada vez mais pelo momento em que irá gozar um merecido descanso, na companhia dos dois filhos, Carlota e Manuel.




Sandra B.


Há algum tempo afastada dos ecrãs, a actriz voltou às luzes da ribalta, após ter feito uma ousada produção para a revista PlayBoy deste mês.


Como não podia deixar de ser, a revista TV 7 Dias chegou à fala com Sandra B. Entre muitas outras coisas, a actriz falou sobre a infância feliz que viveu em Moçambique, da adolescência marcada pela inadaptação à mentalidade dos portugueses e do casamento que viveu e que a fez perder várias oportunidades de trabalho.


Despida de preconceitos, ela falou sobre tudo, menos dinheiro, por considerar que isso são “conversas deselegantes”. No entanto, a referida publicação apurou que Sandra recebeu cerca de quatro mil euros para fazer a produção fotográfica.


Quiosque: TV 7 Dias

“Morangos com Aúcar” fora do ecrã


Decorreu na passada segunda-feira a apresentação à imprensa da temporada de Verão da conhecida série juvenil. Foi em declarações ao jornal 24 Horas que André Cerqueira garantiu que a marca Morangos com Açúcar se manterá também fora da televisão.


É que, já em Setembro, chegará aos teatros portugueses o musical baseado na série juvenil, que irá percorrer vários palcos do país. Para além de tudo isto, está já em preparação o guião do filme de Morangos com Açúcar, que, brevemente, arrancará gravações e, num futuro próximo, chegará a muitas salas de cinema do nosso país.

Revista de Imprensa 16/06/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!


Francisco Fernandez em Malmequer



Arrancam no inicio do próximo mês as gravações da nova telenovela de Rui Vilhena. Protagonizada por Fernanda Serrano, a trama promete surpreender os telespectadores, com um enredo muito actual e cheio de mistério.


Com o aproximar do grande dia, o elenco de Malmequer começa a fechar-se. A mais recente contratação é a de Francisco Fernandez. Depois de ter brilhado em Sentimentos, o pequeno actor está, assim, de volta à ficção.


O seu papel ainda não foi anunciado, mas deverá ser o de filho de uma das personagens centrais.


Isabel Figueira dá vida a enfermeira



Já arrancaram as gravações da mais recente trama da RTP. Foi nos estúdios da SP Televisão que os actores começaram os trabalhos, mas a fase que se avizinha promete ser uma das mais complicadas. É que a próxima etapa implica que o grupo assista ao vivo a alguns partos, para que no momento da gravação, tudo seja o mais parecido possível com a realidade.


Uma das actrizes que já está a filmar é Isabel Figueira. A jovem está, assim, de volta à ficção, neste que é o seu segundo trabalho nesta área, depois de se ter estreado em Um Lugar Para Viver. A sua personagem, Laura Brito, é uma enfermeira que trabalha na unidade hospitalar onde decorre a acção de Maternidade. Em declarações à Nova Gente, a actriz explicou aquilo que tem vindo a fazer: “Estamos a ter uma preparação completa das personagens para termos noção daquilo que estamos a fazer e mostrarmos às pessoas o que se passa. Tudo com verdade e da forma mais aproximada possível da realidade."



CITAÇÃO DO DIA:


“Tenho muitas saudades de representar em televisão. Gostava de fazer um papel com qualidade, forte”


Rita Ribeiro






Curiosidade:


Foi no passado domingo que, na plateia de Achas que Sabes Dançar?, esteve presente alguém muito especial: o cantor Mickael Carreira. Foi a convite da bailarina Inês Carvalho, que já trabalhou com o filho de Tony Carreira, que o jovem assistiu ao programa. Apesar de tudo, esta presença já podia ter acontecido antes, até porque o convite já havia sido feito há algum tempo, no entanto, só agora Micakel conseguiu abrir uma vaga na sua complicada agenda.



Quiosque: TV 7 Dias, 24 Horas, Nova Gente

Para lá das 24



Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24!


Desde que vi Diamantina pela primeira vez, que gostei do seu olhar, das suas expressões faciais, da sua forma de comunicar. Quem diria que a parceira de Carlos Alberto Moniz no passado fora professora? Somente quando li numa entrevista em que a própria falava sobre o assunto é que acreditei. É que parece que sempre apresentou programas!


Quem a vê todos os sábados em Portugal sem Fronteiras sabe do que falo. Apesar de tudo, creio que tem sido mal aproveitada pela estação do estado. Acho que ainda não lhe deram uma grande oportunidade. Um formato semanal para tão grande profissional, parece-me pouco, muito pouco. Há que ter em mente que emissões especiais que conduz, como por exemplo o especial do dia de Portugal ou o programa dos Casamentos de Santo António, mas continuo a achar que foi pouco.


Foi precisamente por ter presenciado algo muito curioso na emissão do passado sábado que decidi escrever sobre Diamantina neste Para lá das 24. Adorei mesmo quando ela, naturalmente, depois de um convidado e quando o tema em questão era a música, começou a entoar um fado tipicamente lisboeta. Fiquei o dia todo com a música na cabeça! Foi realmente um simples momento de televisão, mas para mim, um dos melhores dos últimos tempos, que me fez passar a admirá-la ainda mais.


É isto que faz falta a muitas senhoras da nossa televisão: espontaneidade. E essa é uma das maiores qualidades da cara da RTP. Sim, a par da beleza, humildade, simpatia e óptima voz que possui. Gostava muito de ver o seu trabalho compensado e que lhe dessem um grande desafio. Mas, enquanto isso não acontece, há que aguardar pelo inicio de Verão Total, onde ela vai estar presente. E, esperar que momentos como aquele que relatei se repitam.



É caso para dizer, “ah, fadista!”