17 de fevereiro de 2011

Ponto M



Boa Noite! Mais uma quinta-feira, mais um desfile muito especial no seu Televisão – Opinião!

A sempre elegante Margarida Marinho brilhou na semana passada, mas a protagonista desta noite não se lhe fica atrás.


Foi a estrela SIC durante mais de 16 anos, mas agora vive uma nova fase da sua vida na rival TVI. Mas nem por isso deixa de ser uma das mais belas profissionais da nossa televisão! Fátima Lopes desfila no nosso certame desta noite!

É a actual líder das tardes televisivas do nosso ecrã, depois de, curiosamente, há um ano se debater taco a taco com Júlia Pinheiro. Profissional de televisão há mais de dezasseis anos, Fátima Lopes tem já um vasto curriculum. Curiosamente, é no day-time que tem feito mais sucesso, ou não fosse o facto de apresentar programas diários há mais de doze anos. Como tal, o cuidado que tem com a sua imagem é ainda maior do que o de outras colegas. Afinal de contas, aparecer todos os dias nos televisores dos portugueses acaba por ser um teste difícil, até porque há uma responsabilidade ainda maior.


Até ao dia de hoje, não posso dizer que tenha visto todos os programas que apresentou, assim como não posso garantir que nunca tenha estado menos bem vestida. É claro que para uma comunicadora de um programa diário, é sempre complicado estar na perfeição e Fátima Lopes não é excepção. Sinceramente, tenho para mim que foi nos tempos de Fátima, nas manhãs da SIC, que conseguiu manter sempre uma imagem mais equilibrada, com um visual mais ao seu estilo. No entanto, tamm tenho gostado de algumas das suas vestimentas em A Tarde é Sua.

Aprecio particularmente vê-la com roupas em tons de rosa, preto e azul escuro. Tendo em conta o seu visual classic-chick parecem-me aquelas que melhor se adequam. Todavia, tamm já a vi com combinações em tons terra e de vermelho bastante interessantes.


Para além de a vermos em programas de day-time, é comum que marque presença em galas. Antes principalmente nos Globos de Ouro, agora em especiais da TVI, Fátima Lopes consegue sempre escolher bons vestidos, sempre com o selo do seu querido amigo e “irmão” João Rôlo, estilista de eleição. Gostei particularmente do seu vestido da última edição do conhecido certame da SIC, em que, de branco, parecia uma autêntica princesa.

Há cerca de dois anos, esteve grávida, e nem mesmo nessa ocasião, em que há sempre uns “quilinhos a mais” deixou de lado a sua imagem. E fez sempre escolhas que a favoreciam e ao mesmo tempo que ajudavam a apreciar o seu estado de graça, escondiam o volume que o pequeno Filipe já denotava.

Quanto aos seus inúmeros visuais, foram sempre melhorando, sendo que, neste momento, creio que está melhor do que nunca, com um corte de cabelo que favorece bastante a expressão dos seus olhos e o excelente tom de pele que apresenta.

Bonita como poucas mulheres de quarenta anos, e com a tarefa de, diariamente, abrilhantar as tardes da TVI, Fátima Lopes continua a ser, hoje, um exemplo de beleza para qualquer mulher da sua idade!

Termina, assim, mais um Ponto M!

Até para a semana!

Falar Televisão


Descobertas

É um facto: quando estamos com algum tempo disponível o zapping leva-nos a encontrar uma oferta televisiva muito mais apelativa. Não vou referir os concursos da SIC Mulher ou SIC Radical, como Hell's Kitchen, Master Chef ou The Biggest Loser, mas sim talk-shows que me deixam muito satisfeito.

Um está ao alcance de todos, e chama-se 5 Para a Meia-Noite. Apesar de parecer que o programa da RTP2, produzido com poucos meios, não tem um fim à vista, tal ideia não corresponde à realidade. Nada é eterno, e aquilo que de segunda a sexta-feira nos chega aos ecrãs dos nossos lares é formidável: humor, conversa, música, rubricas diferentes e uma grande família.
Na semana passada José Fragoso era um dos convidados, o que me fez ficar atento às perguntas de Pedro Fernandes. É de salientar o facto de o programa não só dispor de bons apresentadores, como também de convidados bastante interessantes.
Para além do 5 Para a Meia-Noite, volto a destacar A Última Ceia, de Rui Unas. Já aqui falei deste programa, e sinto necessidade de o voltar fazer. Rui Unas tem uma capacidade de entrevistar exímia. O seu sentido de humor é conjugado com o maior respeito pelos convidados, e foi o que notei quando Marta Leite Castro marcou presença nesta Última Ceia.
De destacar o seu improviso, quando é confrontado com um desafio. Na referida emissão, Rui Unas aceitou o convite da apresentadora de Só Visto! e cantou um rap.

Afinal é também disto que se faz televisão, de conversa, de humor, de realidade. Como tal, só tenho de agradecer a estes dois programas por continuarem a oferecer conteúdos diferentes e interessantes aos telespectadores. É por eles que continuo em busca de alternativas, de programas que nunca contactei... a descobrir a televisão!

Bárbara Guimarães pronuncia-se sobre a concorrência


A estrear-se nos directos de Portugal Tem Talento já no próximo dia 6 de Março, a apresentadora da estação de Carnaxide afirma estar preparada para o que der e vier. Não esquecendo que a partir de dia 20 de Fevereiro irá ter a concorrência de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha na TVI, Bárbara Guimarães confessa que aprecia o trabalho de ambos os profissionais de Queluz de Baixo: "Vamos a isso. Gosto imenso do Gucha e da Cristina e é a vida. Estamos em estações diferentes, mas nós estamos em vantagem, pois temos mais diversidade e é para todas as idades".
À TV Guia a apresentadora não revelou pormenores sobre a primeira semifinal, porém revelou que não tenciona conduzir o concurso de vestido: "Esta semana, vamos ter uma reunião, mas não estarei de vestido comprido, preciso de ter alguma agilidade".

Por fim, de referir que Bárbara Guimarães está bastante agradada com a receptividade do público português. "Nunca recebi tantos Dom Rodrigo e doces de amêndoa na minha vida. São irresistíveis e estragam a minha alimentação equilibrada".

Quiosque: TV Guia

"Alta Definição" com Joana Santos


A protagonista de "Laços de Sangue", que assinou contrato de exclusividade com a estação de Carnaxide há algumas semanas, vai responder às perguntas de Daniel Oliveira no próximo sábado. Joana Santos promete revelar alguns dos seus gostos, amores e desamores e ainda um momento de pura representação, tal como as promoções da SIC demonstram.
A não perder, sábado, às 14:00!

Esta noite...


O Ponto M, estará em linha às 21:00 em ponto!

Fala-se - 17/02/2011


Boa tarde! Nesta quinta, eis os protagonista desta rubrica:




José Carlos Malato

O apresentador do primeiro canal está receoso com o rastreio que terá de fazer à doença oncológica. Sabendo que na sua família, para além da mãe, existiram outros casos desta patologia, José Carlos Malato explica que terá de se submeter a alguns exames: "Na minha família há muitos casos de doenças oncológicas e eu tenho alguns dos sintomas que a minha mãe tinha, por isso o médico mandou-me fazer alguns testes. Mas estou cheio de medo dos médicos!".

O profissional da RTP1 fará os testes depois das suas férias no Rio de Janeiro, onde passará o Carnaval.


Hugo Felgueiras

Depois de ter abandonado a Casa dos Segredos, Hugo Felgueiras confessou à imprensa nacional que era comprometido com Cátia Couto. No entanto, e passado dois meses do término do reality-show da TVI, o ex-concorrente vem esclarecer toda a situação: "Quando estava dentro da casa, percebi que o nosso namoro não tinha pernas para andar e que já não dava para continuar".

Assim, Hugo Felgueiras explica que desde o dia 24 de Dezembro do ano passado o seu relacionamento acabou: "Menti para proteger a Ana e o Vítor. Achei que se contasse a verdade quando saí do programa ia magoar as pessoas e o público ia pensar que terminei porque queria ficar com a Ana Isabel, que ela estaria a trair o Vítor e não era nada disso que se tratava".

Quiosque: TV Mais

Vera Ferreira no júri de “Uma Canção para Ti”!

vera_thumb_medium230_309


Não, não julgue que há mais um membro no grupo de jurados do talent-show da TVI. Rita Pereira, Sofia Ribeiro, Luís Jardim e Vítor Fonseca serão os membros fixos, mas quando a Mel de Meu Amor não puder estar presente, já está escolhido quem a substituirá.


Segundo a edição desta semana da TV Guia, a ex-concorrente de Secret Story é a eleita pelos responsáveis de Queluz de Baixo para render Rita Pereira. Embora Uma Canção para Ti dure apenas seis semanas, é de esperar que, com o arranque das gravações de Eclipse em meados de Março, acabe por ser necessário que a actriz se ausente do talent-show.


Nessa situação, será Vera Ferreira a sua substituta, provando, assim, que é uma forte aposta da TVI, depois de se ter mostrado ao público português na Casa dos Segredos. Todavia, contactada pela referida publicação a jovem não prestou qualquer tipo de comentários.


Quiosque: TV Guia

Cristina Ferreira “sentiu que tinha que ficar na TVI”!

cristina_ferreira_principal

Quase dois meses depois de ter perdido a sua “madrinha”, a apresentadora confessou-se à edição desta semana da TV Guia, revelando as saudades que sente de Júlia Pinheiro e os motivos que a levaram a permanecer em Queluz de Baixo, entre muitas outras coisas.


“O que me fez ficar na TVI foram as pessoas, não só as da direcção, mas sem dúvida que há dois nomes incontornáveis: Júlia Pinheiro e Gabriela Sobral, curiosamente agora do outro lado da batalha. Hoje, o nosso director-geral, João Cotrim Figueiredo, é a minha pessoa de confiança”, começa por dizer, justificando de seguida: “Quando todos diziam que a Júlia ia para a SIC e se perguntou por que é que a TVI a mantinha no ar, o João foi brilhante e cavalheiro. Demonstrou gratidão para com uma mulher que deu muito a uma estação e deixou-a ficar até 31 de Dezembro. Sentimos que ele está connosco”, explicou.


Agora com Júlia Pinheiro na SIC, Cristina Ferreira “não sabe” se teria aceite o convite de Carnaxide, mas certamente “teria pensado de outra forma”, afirmou. Contudo, foi precisamente com a “madrinha”, com a sua família e com outras pessoas que lhe “são queridas na TVI” que se aconselhou: “Todas, sem excepção, me deram espaço para decidir. Apesar de a Júlia ser a minha madrinha, nunca fomos de conversar muito, o que é curioso. Ela saiu da TVI e apenas trocámos uma mensagem”, confessou.


Porém, a parceira de Manuel Luís Goucha não conteve as lágrimas quando recordou os últimos momentos que passou ao lado de Júlia Pinheiro em Queluz de Baixo: “O dia mais difícil foi o da gala de Natal. Foi terrível. (…) mas doeu a sensação de que aquilo já não se iria repetir. Custou-me imenso a saída do Zé Eduardo, mas a da Júlia… Ela era o meu pilar, desde que eu entrei na TVI”. Todavia, Cristina Ferreira frisou que a colega não precisou de lhe dizer que se ia embora: “Conversámos sobre outras coisas, que envolviam o trabalho e a TVI, e os olhos dela já nos diziam aquilo que ela não nos dizia directamente”.


A terminar, Cristina Ferreira garantiu ainda que “está bem na TVI” e que não sente necessidade de ter um programa a solo: “Da TVI perceberam que qualquer outra pessoa no meu lugar teria ido (para a SIC). Ainda hoje me perguntam quando é que tenho um programa só meu… E eu digo que não preciso. Não sinto essa ânsia, a de ter um espaço com o meu nome. Senti, também, que tinha que ficar na TVI”.


Quiosque: TV Guia

"Companhia das Tradições" a 28 de Fevereiro!


Depois de Companhia d'Amor no passado 14 de Fevereiro, a estação de Carnaxide vai apostar noutra emissão especial. Companhia das Tradições irá para o ar a 28 de Fevereiro, mesmo no final do mês. As promoções já passam no terceiro canal, nas quais Iva Lamarão promove um concurso para os telespectadores ganharem um automóvel.

Revista de Imprensa - 17/02/2011

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quinta-feira!

Nuno Santos apresenta "A Família Mata"


Faltam ainda algumas semanas para que "A Família Mata" se estreie nos ecrãs de Carnaxide, porém a sua apresentação à imprensa já foi realizada. Gabriela Sobral, Júlia Pinheiro e Virgílio Castelo juntaram-se a Nuno Santos, e deram as boas-vindas ao elenco de luxo da série que vai substituir "Malucos do Riso".
"Não é muito habitual uma apresentação com tanta antecedência, mas as grandes linhas de programação da SIC são comunicadas aos espectadores, aos anunciantes e aos investidores. Somos uma estação comercial que vive apenas das suas receitas e é importante para quem investe, sobretudo num ano de crise, saber em que cestos vai colocar os seus ovos. Não temos nada a esconder, muito pelo contrário, estamos a dizer ao que vamos", explicou o director de programas do terceiro canal.


De referir ainda que Júlia Pinheiro apesar de ter marcado presença nesta apresentação, preferiu remeter-se ao silêncio e dirigir todas as questões para Nuno Santos.

"A Família Mata" estreará nos ecrãs da SIC a 7 de Março, e a programação inicial será de segunda a sexta-feira, logo após o "Jornal da Noite". É o humor de volta à ficção de Carnaxide, com um leque de actores muito conhecido junto dos portugueses.


Fátima Lopes comanda emissão muito especial




Se no dia 20 de Fevereiro Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha vão surpreender os telespectadores em horário nobre, Fátima Lopes ficará encarregue de conduzir uma emissão especial à tarde. Das 14:00 às 18:00, a profissional de Queluz de Baixo vai receber figuras emblemáticas da estação: "Vamos ter convidados ligados ao universo da TVI, rostos que têm representado a estação e também convidados musicais que estiveram ligados às novelas". As surpresas vão ser várias, porém Fátima Lopes prefere que os telespectadores fiquem em suspense até à emissão especial de "A Tarde É Sua".
Este vai ser um desafio que muito satisfaz a apresentadora da TVI. Ciente de que vai conduzir um programa totalmente dedicado aos 18 anos da estação preferida dos portugueses, Fátima Lopes sente o peso da responsabilidade em cima. "É o alcance da maioridade pela TVI, uma fase mais madura e todos temos a vontade de dar a nossa colaboração numa data como esta", confessou ao Diário de Notícias.

Citação do dia


"A saída de Júlia foi a mais díficil de gerir até hoje".

Cristina Ferreira


Curiosidade do dia

Afastada dos ecrãs desde a sua participação em "Morangos com Açúcar", Laura Galvão vai estrear-se no cinema. Foi a 5 de Fevereiro que a actriz começou a gravar a curta-metragem, com a personagem Érica.




Quiosque: Diário de Notícias, TV 7 Dias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.



Nicolau sim, Nico não!

Ainda não estou em mim. Há pouco mais de semana e meia, elogiei aqui Nicolau Breyner e o novo talk show que vai ter na RTP1. Nico é um dos nossos melhores. Num país onde os programas de conversa na televisão se resumem, quase exclusivamente, às desgraças do day time, ou ao que é importado dos Estados Unidos, é, claro uma boa notícia.


Nicolau Breyner não vai, porém, fazer só isso na RTP1. Vai aventurar-se também numa sitcom ao jeito de Nico d'Obra, Uma Casa em Fanicos ou Nós os Ricos, e que vai contar com dois compagnons de route: Rosa do Canto e Fernando Mendes.


Receio o pior. Eu lembro-me bem dessas séries da década de 90. Lembro-me de as ver e de esboçar um sorriso com elas. Mas na altura tinha 15 anos. Sempre que as revejo na RTP Memória, nem consigo debitar uma gargalhada. Aquele tipo de comédia de situação é datado: o texto quase sempre pobre, as piadas gastas, as interpretações, em alguns casos, sofríveis.



Passaram duas décadas desde que os portugueses se riram com aquelas sitcoms. Passaram 20 anos e muita ficção pelos olhos dos espectadores. Passaram 20 anos e os textos melhoraram, as interpretações cresceram e a ficção portuguesa na televisão não tem nada a ver com a da década de 90.



Nicolau é um actor enorme. O seu papel em Meu Amor , ou a sua carreira no cinema provam-no bem. E, por isso, não tinha qualquer necessidade de voltar ao passado. É certo que pouco se sabe dos contornos do projecto, mas só a ideia de que o popular Nico vai voltar ao humor popularucho cria-me grande apreensão. A RTP1, seguramente, vai ganhar. Nicolau Breyner, cujo percurso tinha deixado para trás essas comédias, provavelmente não. Como sabemos, não se volta ao lugar onde já se foi feliz.