11 de junho de 2011

Audimetria Semanal


Muito boa noite. A "Audimetria Semanal" deste sábado não tem em conta os principais duelos televisivos nos horários da televisão nacional, mas sim uma síntese de tudo aquilo que foi aqui referido até hoje.

"Você na TV!" venceu as manhãs das generalistas, e mereceu por isso grandes aplausos desta rubrica. Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha não deram tréguas à concorrência, ou melhor, a Júlia Pinheiro. Durante estas sessenta edições a dupla da TVI apenas perdeu algumas vezes para "A Praça da Alegria", talk-show que acabou por ter o seu mérito. O que acrescentar a resultados que, em alguns dias, ascenderam aos 40% de share? O programa matinal da estação de Queluz de Baixo foi um dos grandes vencedores desta rubrica.

No período da tarde, Fátima Lopes começou com bons resultados, contudo as novelas brasileiras acabaram por ter uma melhor performance. Leonor Poeiras ficou assim com a difícil tarefa de manter as audiências aceitáveis de "Agora É Que Conta", contudo estas ficaram obviamente fora das expectativas da direcção de programas da TVI. Quanto a Conceição Lino, depois de um refresh de "Boa Tarde", foi possível verificar uma melhoria nos valores de rating, mas não o suficiente para garantir uma liderança confortável - longe disso.
João Baião e Tânia Ribas de Oliveira foram outra das vítimas da falta de atenção dos telespectadores aos talk-shows da tarde, o que acabou por repercutir-se nas audiências de "Portugal em Directo". Dina Aguiar e Fernando Mendes registaram um decréscimo no total de espectadores a seguir os seus programas. Assim, a vitória de "Morangos com Açúcar" tornou-se numa realidade constante, tal como a melhoria das performances das novelas brasileiras da SIC no final de tarde.

No que toca aos noticiários, a informação da RTP1 liderou. Independentemente de ter sido de manhã, à hora de almoço ou à hora de jantar, a estação pública venceu numa área na qual as generalistas muito apostam.

No horário da noite, e depois do sucesso da "Casa dos Segredos" ou "Ídolos", de referir o duelo entre "Perdidos na Tribo" e "Peso Pesado" que, neste domingo, vai voltar a ocorrer. Até aqui, o programa de Leonor Poeiras foi o vencedor nas noites de fim-de-semana, contudo o reality-show apresentado por Júlia Pinheiro tem marcado o top dos cinco programas mais vistos dos últimos dias. 

Em termos de ficção, sabendo que a da TVI liderou, incluindo "Sedução", de destacar a performance de "Laços de Sangue". A produção da estação de Carnaxide venceu, algumas vezes, as do canal da Media Capital. Apesar destes resultados, não esquecer as constantes derrotas das novelas brasileiras. "Araguaia" e "Passione", desiludiram!

Apesar de semanalmente ser difícil efectuar uma análise comparativa que demonstre fortes alterações nas audiências dos diferentes horário analisados, a verdade é que neste "resumo final" os principais vencedores são visíveis.
Assim, e para além de a RTP1 dispor do fenómeno "O Último a Sair", e outras séries com algumas prestações positivas, a verdade é que o "Estado de Graça" dos portugueses nem sempre foi o mais positivo com estes produtos.

Assim, o que acontecerá à "Audimetria Semanal", na próxima semana? Esse é ainda um segredo que está a ser construído. Até lá, encontramo-nos por aí!

Esqueceram-se de... Ian Velloza!


Boa noite, seja bem vindo a mais um Esqueceram-se de Mim! Esta semana continuamos a recordar personalidades do nosso ecrã esquecidas pelo tempo. Hoje falamos de mais um actor: Ian Velloza.

O actor, nascido em Maputo, encontra-se em Portugal desde os 15 anos e a representação é aquilo que mais gosta de fazer, seja em teatro, televisão ou cinema. Presença constante na nossa televisão, já fez alguns trabalhos consistentes e que ficaram na memória dos portugueses. Entre séries e novelas, destacamos as mais conhecidas do público: ‘Nome de Código: Sintra’, ‘Até Amanhã Camaradas’, ‘República’ , ‘Feitiço de Amor’, ‘Vila Faia’, ‘Podia Acabar o Mundo’, ‘Perfeito Coração’, entre tantas outras.
Com um carinho especial pelo teatro é normal vê-lo em cena, no entanto, longe vão os tempos em que se não estivesse em televisão estaria no palco. Nascido no continente africano, uma das últimas peças originais em que participou teve a ver com o seu país, onde costuma ir todos os anos, sempre que pode.
Tendo já manifestado por diversas vezes o facto de lhe agradar a ideia de se tornar num actor exclusivo de um dos canais, disse em vários momentos que acredita no seu trabalho e no seu profissionalismo, sabendo que não é de todo mau actor. Por enquanto continua afastado dos ecrãs mas, esperamos, melhores dias virão e o trabalho há-de chegar.

Gravações de "Laços de Sangue" terminam a 15 de Julho


Numa altura em que a novela se prepara para ser palco de uma nova reviravolta, vem a público a data da grande despedida do elenco.


De acordo com a edição desta semana da TV Guia, o derradeiro dia de gravações de Laços de Sangue será a 15 de Julho, que é como quem diz, dentro de aproximadamente um mês, curiosamente, quase um ano depois de a telenovela ter sido apresentada à imprensa.


Apesar de tudo, o desfecho dos dois protagonistas ainda não está decidido, sendo que, de acordo com uma fonte da produção, tudo aponta para que “Inês e João descubram tudo e fiquem juntos na última cena”, isto apesar de Pedro Lopes, autor da trama, ainda ponderar um final “mais radical”.


Certo mesmo é que, ao que tudo indica, ainda antes de terminada a rodagem de Laços de Sangue, a sua substituta, da autoria de Patrícia Müller, deverá começar a ser gravada.


Quiosque: TV Guia

Manuela Couto abandona cargo na Plural Entretainment


A participação em Anjo Meu e a exigência da personagem fizeram com que a actriz tivesse que tomar decisões e acabou por abandonar o cargo de coordenadora do Departamento de Elenco da produtora de telenovelas da TVI.


A notícia é avançada pela edição desta semana da Notícias TV, que dá conta de que, depois de desmaiar nas gravações, devido ao excesso de trabalho, Manuela Couto optou por dedicar-se em exclusivo à carreira de actriz: “Estava a gravar imenso e não estava a ser compatível. Mas neste momento até há pessoas que estão mais cansadas do que eu”, garantiu à referida publicação.


Recorde-se de que, há mais de um mês a Madalena de Anjo Meu foi obrigada a ser socorrida no hospital: “Desmaiei, apanhei um sustozinho. Tenho hipoglicémia e acabei por ter uma recaída”, concluiu.


Quiosque: Notícias TV

Esta noite...

... a dose dupla dos sábados à noite está de regresso! O passado e o presente a partir das 20:00!


Pedro Granger pede conselhos a Moniz


Numa altura em que ainda está a negociar a permanência na TVI ou a mudança para a SIC, o actor foi “flagrado” pela Nova Gente num encontro com o antigo director-geral da televisão de Queluz de Baixo.


“Ele aconselha-se muito com o Zé Eduardo”, adianta um amigo do jovem à referida revista. Nas fotografias publicadas pode ver-se Pedro Granger e José Eduardo Moniz a trocarem cumprimentos depois de um almoço à beira-Tejo, no final de Maio.


Em cima da mesa deve ter estado o futuro do actor e apresentador, sendo que, por enquanto, ainda não se sabe qual será. Da TVI, apenas a informação de que “É um assunto entre a TVI e o Pedro Granger. Quando as duas partes acharem oportuno, falarão sobre isso”.


Recorde-se de que, ao que tudo indica, na SIC acenam-lhe com a apresentação da versão portuguesa de X Factor e a presença na próxima telenovela do canal, enquanto que da TVI, espera-lhe o programa de talentos que promete aquecer o Verão, bem como a segunda temporada de Secret Story.


Brevemente deverá ser conhecida a decisão do actor.


Quiosque: Nova Gente

Paulo Rocha justifica saída da SIC


De partida para o Brasil e numa altura em que tem em mãos uma proposta de exclusividade com a TVI, o actor aproveitou para, em entrevista à Nova Gente desta semana, justificar a sua saída do canal de Carnaxide e regressar a Queluz de Baixo.


“Estou a chegar a uma altura da minha vida em que tenho imensa consideração e respeito pelas entidades empregadoras que solicitam a minha colaboração e o mínimo que exijo é que seja directamente proporcional. O que me fez desmotivar em relação à minha relação com a SIC não tem a ver com a estação, mas sim com pessoas que me fizeram abdicar de outros convites, aliciando-me com promessas que não pedi para me fazerem porque nunca lhes fui bater à porta. Sou uma pessoa de palavra e gosto de acreditar que a minha palavra vale tanto como uma assinatura. Saí da SIC e coloquei-me de novo no mercado. A TVI, mal soube, chamou-me para a Sedução”, afirma.


Ainda assim, Paulo Rocha confirma que nunca teve nenhum vínculo de exclusividade, embora a TVI o queira segurar: “Existe uma abordagem da TVI e, quem sabe, quando voltar podemos chegar a um entendimento. Ao contrário do que se possa pensar, nunca fui exclusivo de nenhuma estação. Já trabalhei uns anos para a TVI, também com a SIC e já fiz coisas para a RTP. Tenho tido essa benesse.”


A terminar, o actor falou sobre os benefícios de ter um contrato de exclusividade: “Os contratos dão uma certa segurança ao actor em termos práticos. Permite fazer planos de vida a longo prazo. É bom que quem tem as exclusividades lhes dê valor, pois são uma verdadeira pérola para a nossa profissão. Tal como acho que os ordenados deviam ser proporcionais às receitas que o trabalho de determinada pessoa gera. Não vejo mal nenhum que uma entidade empreste com um lucro de um milhão de euros por mês, pague a quem o fez ter esse lucro cem mil”, concluiu.


Quiosque: Nova Gente

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Seja bem-vindo ao último Episódio Seguinte!


Helena fica grávida de Ângelo

Cada vez mais obcecada em afastar Gonçalo de Aurora, a jovem começa a preparar um novo plano de acção, mesmo que para isso tenha que correr riscos elevados.


Tudo acontece no momento em que conhece Ângelo. O pastor fica fascinado com a beleza e a maneira de ser da vilã e ela começa a achar-lhe graça. O jovem deixa-se levar pelo encantamento e acaba por se envolver sexualmente com Helena. Depois de lhe tirar a virgindade, a filha de Violante já não consegue viver sem fazer amor com o inocente pastor.


Tudo poderia estar bem, até que Ângelo se apaixona pela rapariga. Este amor, não correspondido, fará o pastor sofrer, ainda para mais quando a megera lhe diz que dele quer apenas sexo.


Com o tempo, Helena apercebe-se de que o rapaz é a única pessoa que nutre carinho por ela e, embora não esteja apaixonada, sente que ao pé do pastor e do seu rebanho, pode deixar cair a máscara. Aquele lugar funciona como um escape ao mundo que a rodeia e, para além disso, a rapariga começa a habituar-se às coisas bonitas e ingénuas que Ângelo lhe diz e a gostar da flauta, que exerce sobre ela um efeito apaziguador.


Por esta altura, e paralelamente ao envolvimento com o rapaz, a vilã acaba por ir para a cama também com Fernando. Com tanta actividade sexual, Helena volta a ficar grávida. Porém, e embora o irmão de Gonçalo julgue que é o pai da criança, a filha da vilã sabe perfeitamente que é Ângelo o pai do bebé que carrega no ventre. E tudo isto provocará uma grande alteração na história.


Geraldo e Concha casam-se

A rivalidade entre o pai de Eva e Joana Rita não tem fim, e, apesar de a dona da Tamargueira desejar reatar o amor proibido que teve no passado como ex-patrão, são cada vez mais as mágoas e as pessoas que se intrometem na relação de ambos, impedindo uma reconciliação.


Sem confiança neste amor, a vilã tem nova desilusão, quando, surpreendentemente, Geraldo propõe uma aliança com Concha, irmã de Simone, através do casamento de ambos. Impressionado com a beleza da mulher e com o seu dinheiro, o visconde vê nela uma boa aliada para recuperar o que perdeu no passado.


Mas o irmão de Rogério terá que se debater com vários obstáculos a esta união. Por um lado, Eva, ao saber disto pela boca do próprio pai, fica em choque, uma vez que encara este casamento como um ataque à memória da própria mãe. Já Joana Rita não perde tempo e conta à mais recente moradora de Vila do Anjo que foi amante de Geraldo. Concha pede explicações ao noivo, mas tês convence-a de que o passado já está enterrado.


O casamento acaba por se dar, mas uma notícia faz tremer a vila: Brigitte anuncia que os recém-casados já não estão em lua-de-mel, uma vez que ela foi encontrada morta com um tiro e que o corpo de Geraldo desapareceu. Tudo aponta para que, também ele tenha sido assassinado, mas a ausência do cadáver faz desconfiar desta versão.


CURTAS:


Em Sedução, para alegria da família, Ana dá à luz uma saudável menina. Apesar dos contratempos, a filha de Alice emociona-se e decide ficar com a bebé.


Em Laços de Sangue, coxa para sempre por ter salvo a irmã, Diana enlouquece de vez e volta a usar Bruno. Este revela que o filho de Inês é seu e João expulsa a mulher de casa.


Em Araguaia, Solano fica feliz ao descobrir que Beatriz é sua mãe, mas também fica desconfiado: é que há possibilidades de ser filho de Max


Em Ti Ti Ti, tudo o que Ariclenes mais temia acontece: Clotilde e Leclair vêem-no vestido de Vítor Valentim.


Quiosque: TV Guia, Mariana, Telenovelas

Ivete Sangalo no “Só Visto” desta semana


Em dia de Casamentos de Santo António e Marcas Populares, o magazine de início de tarde de domingo da RTP recebe um verdadeiro “furacão” da música brasileira.


É que Ivete Sangalo estará à conversa com Marta Leite Castro no próximo Só Visto. A diva brasileira que esteve recentemente em Portugal com concertos que fizeram os portugueses dançar e vibrar é, assim, a próxima convidada do programa da RTP.


Para ver no próximo domingo, a partir das 14 horas, na televisão pública.

Pedro Górgia em Telefilme TVI


Depois do sucesso como Alexandre de Espírito Indomável, o actor já tem um novo projecto em mãos. Segundo a Correio TV desta semana, Pedro Górgia prepara-se para começar a gravar o segundo telefilme que a televisão de Queluz de Baixo prepara para a rentrée televisiva.


Em O Par Ideal, Pedro Górgia dará vida, ao que tudo indica, ao protagonista da história, sendo que deverá voltar a repetir o par romântico com Melânia Gomes, embora esta ainda não seja uma notícia oficial.


Depois de Noiva Procura-se, Par Ideal é o segundo telefilme da TVI cujo nome é conhecido.


Quiosque: Correio TV

Raquel Alexandra de saída da SIC


Uma das mais conhecidas jornalistas do canal de Carnaxide, editora de política até ao ano de 2006 está de saída do canal, garante o Correio da Manhã de hoje. Ao que parece, esta saída faz parte do plano de rescisões que a estação tem em prática, mas Raquel Alexandra garante que não tem que ver com esta situação.


"Comecei a negociar a minha saída da SIC muito antes de terem anunciado este novo plano. Decidi dedicar-me à tese de doutoramento – Direito Constitucional – que tem de estar pronta em 2013", revelou a jornalista ao referido jornal., acrescentando: "Há muito que estava para concluir a tese, e agora fui pressionada pelo professor Marcelo Rebelo de Sousa, meu orientador, a fixar uma data. Não posso adiar mais".


Surgiu ainda o rumor de que Raquel Alexandra poderia fazer parte da assessoria do novo primeiro ministro, Pedro Passos Coelho, até porque, pela primeira vez na sua carreira não integrou a equipa de acompanhamento de uma campanha eleitoral. A jornalista explica o porquê: “Não é verdade. Acredito que possa ter surgido essa ideia, pois, pela primeira vez em 24 anos de jornalismo, não fiz uma campanha. Pedi ao Alcides Vieira para me libertar, porque estava em avaliações na universidade e era incompatível.”


Ainda de acordo com o Correio da Manhã, há mais nomes da redacção da SIC que estão de partida, no seguimento deste plano de rescisões, entre os quais Luís Amaral, coordenador dos repórteres de imagem, sendo que também se fala no veterano Martim Cabral, subdirector de Informação e de José Augusto Marques, do desporto, embora uma fonte do canal garanta que tal não corresponda à verdade.


Quiosque: Correio da Manhã

Momentos


Muito bom dia. Neste "Momentos", as atenções viram-se para Manuela Moura Guedes e Marinho Pinto. O confronto entre os dois em pleno "Jornal Nacional de 6ª" levou a inúmeras críticas dos telespectadores.
Num momento em que se aguarda a estreia do novo programa da mulher de José Eduardo Moniz na estação de Carnaxide, estarão os portugueses com saudades da abordagem jornalística que a caracterizou?

Fecho



Boa noite. Fechamos esta sexta-feira com mais uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Publicidade gratuita?

Aquilo que os franceses fazem não deve, se calhar, interessar-nos senão na estrita medida em que venha a influenciar o que os portugueses acabam por fazer. Infelizmente - e este "infelizmente" é ponderado -, Paris continua a exercer uma influência significativa sobre muitos dos nossos intelectuais e dos nossos decisores, que a vêem muitas vezes como a pátria da bem-aventurança. Daí que me preocupe esta decisão do Conselho Superior de Audiovisual de França proibindo o uso das palavras "Facebook" e "Twitter" na televisão, de forma a evitar a "publicidade gratuita".

Confronto-me com esta realidade sempre que, por exemplo, passo pelos Açores, onde os jornalistas da TV e da rádio públicas passam a vida a fintar, de forma aliás bastante cómica, as marcas comerciais, referindo-se a "uma fábrica micaelense de charutos", "uma unidade hoteleira de Angra" ou "uma cooperativa queijeira da ilha de São Jorge". Parece que voltei atrás no tempo - isto é, ao pior que esse tempo tinha, incluindo a hipocrisia e a dissimulação -, mas não ligo: a província é dada a idiossincrasias desta natureza. Coisa diferente é, necessariamente, a informação nacional, onde a hipocrisia é mais bem disfarçada, mas existe - e, aliás, pode ganhar uma nova legitimidade com esta decisão francesa.

As marcas comerciais são personagens da vida quotidiana. Têm tanto direito a existir como as pessoas e os lugares, muitas vezes estes (e estas) de vocação tão comercial como elas. Porque é que um escritor que vende os seus livros pode publicitá-los gratuitamente na televisão e um tipo que vende batatas fritas ou chapéus-de-chuva não pode? Eis o que nunca alguém foi capaz de explicar-me.