11 de junho de 2011

Audimetria Semanal


Muito boa noite. A "Audimetria Semanal" deste sábado não tem em conta os principais duelos televisivos nos horários da televisão nacional, mas sim uma síntese de tudo aquilo que foi aqui referido até hoje.

"Você na TV!" venceu as manhãs das generalistas, e mereceu por isso grandes aplausos desta rubrica. Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha não deram tréguas à concorrência, ou melhor, a Júlia Pinheiro. Durante estas sessenta edições a dupla da TVI apenas perdeu algumas vezes para "A Praça da Alegria", talk-show que acabou por ter o seu mérito. O que acrescentar a resultados que, em alguns dias, ascenderam aos 40% de share? O programa matinal da estação de Queluz de Baixo foi um dos grandes vencedores desta rubrica.

No período da tarde, Fátima Lopes começou com bons resultados, contudo as novelas brasileiras acabaram por ter uma melhor performance. Leonor Poeiras ficou assim com a difícil tarefa de manter as audiências aceitáveis de "Agora É Que Conta", contudo estas ficaram obviamente fora das expectativas da direcção de programas da TVI. Quanto a Conceição Lino, depois de um refresh de "Boa Tarde", foi possível verificar uma melhoria nos valores de rating, mas não o suficiente para garantir uma liderança confortável - longe disso.
João Baião e Tânia Ribas de Oliveira foram outra das vítimas da falta de atenção dos telespectadores aos talk-shows da tarde, o que acabou por repercutir-se nas audiências de "Portugal em Directo". Dina Aguiar e Fernando Mendes registaram um decréscimo no total de espectadores a seguir os seus programas. Assim, a vitória de "Morangos com Açúcar" tornou-se numa realidade constante, tal como a melhoria das performances das novelas brasileiras da SIC no final de tarde.

No que toca aos noticiários, a informação da RTP1 liderou. Independentemente de ter sido de manhã, à hora de almoço ou à hora de jantar, a estação pública venceu numa área na qual as generalistas muito apostam.

No horário da noite, e depois do sucesso da "Casa dos Segredos" ou "Ídolos", de referir o duelo entre "Perdidos na Tribo" e "Peso Pesado" que, neste domingo, vai voltar a ocorrer. Até aqui, o programa de Leonor Poeiras foi o vencedor nas noites de fim-de-semana, contudo o reality-show apresentado por Júlia Pinheiro tem marcado o top dos cinco programas mais vistos dos últimos dias. 

Em termos de ficção, sabendo que a da TVI liderou, incluindo "Sedução", de destacar a performance de "Laços de Sangue". A produção da estação de Carnaxide venceu, algumas vezes, as do canal da Media Capital. Apesar destes resultados, não esquecer as constantes derrotas das novelas brasileiras. "Araguaia" e "Passione", desiludiram!

Apesar de semanalmente ser difícil efectuar uma análise comparativa que demonstre fortes alterações nas audiências dos diferentes horário analisados, a verdade é que neste "resumo final" os principais vencedores são visíveis.
Assim, e para além de a RTP1 dispor do fenómeno "O Último a Sair", e outras séries com algumas prestações positivas, a verdade é que o "Estado de Graça" dos portugueses nem sempre foi o mais positivo com estes produtos.

Assim, o que acontecerá à "Audimetria Semanal", na próxima semana? Esse é ainda um segredo que está a ser construído. Até lá, encontramo-nos por aí!

5 comentários:

Luís Fernandes disse...

Araguaia desiludiu? Quinta feira fez 28% e esta semana ficou todos os dias acima dos 23, 24% de média.

Passione já terminou?!

DS disse...

A Audimetria Semanal deste sábado faz um apanhado das últimas edições ;)
Araguaia perde para a concorrência.

Cumprimentos,
DS

Meteo Alentejo disse...

mas é a última???

DS disse...

Terá de aguardar :)

Anônimo disse...

Passione, onde essa já vai