3 de abril de 2010

Audimetria Semanal


Muito boa noite, seja bem-vindo à nova rubrica de audiências do Televisão-Opinião. Devido ao facto de a "normal" Audimetria nos ter cansado, decidimos partir para algo onde a análise fosse mais intensa, mas simultâneamente pouco maçadora. Penso que esta é, sem dúvida, a melhor caracterização que posso fazer desta Audimetria Semanal.
Nela, vamos fazer um resumo sobre os últimos oito dias televisivos, enfatizando sempre determinados aspectos. Esperemos que goste, e que fique informado sobre as audiências de tv!

A análise incide desde o dia 27 de Março a 2 de Abril

Resumo da semana

A semana foi ganha pela TVI. O seu melhor resultado foi registado na segunda-feira, quando obteve 29,5% de share. Apesar deste facto, foi a SIC que alcançou a melhor audiência nos últimos oito dias - 30,5%. O futebol deu algum alento à estação, apesar de, nesta semana o terceiro canal ter ficado mais vezes à frente da RTP1.
De salientar ainda que, no fim-de-semana, a grande estrela foi o conjunto dos canais por cabo, que ficou à frente da SIC e da estação pública. No domingo, a principal afectada foi a TVI, que se ficou pelos 25,1% de share (Cabo - 23,5%; RTP1 - 23,4%; SIC - 23,3%).

O confronto da semana

A entrevista de Judite de Sousa a Jorge Nuno Pinto da Costa, e a de Miguel Sousa Tavares a Luís Filipe Vieira, foram bastante ambiciosas. A culpa de ambas terem coincidido foi das estações onde foram emitidas.
No entanto, como tudo na vida, as expectativas por vezes são demasiado altas, e acaba por existir apenas um vencedor.
Neste campo, pode dizer-se que foi Judite de Sousa que alcançou primeiro a meta. Enquanto a Grande Entrevista foi o terceiro programa mais visto de terça-feira, com 12,8% de rating e 32,2% de share, o Especial Informação da SIC, ficou-se pelos 7,9% de audiência média e 19,8% de share.
Sem dúvida alguma que não foi só Nuno Santos e Miguel Sousa Tavares que não gostaram de perder. Luís Filipe Vieira também não deve ter apreciado a goleada.

Estrela em ascensão

Super Miúdos é um concurso engraçado. Vi-o pela primeira vez nesta sexta-feira, e gostei imenso. E as audiências, à excepção de quinta-feira, devido ao jogo entre o Benfica e o Liverpool a passar na SIC, foram aceitáveis. Não, não fizeram grande mossa à concorrência, mas não foram um desastre. Sabendo que Sílvia Alberto não é nenhum "José Carlos Malato dos concursos", penso que os cerca de 20% de share que recebeu na maior parte dos dias em análise, foram bastante satisfatórios para a estação.

O desastre da semana

Dina Aguiar já foi a rainha das 18:00, com o seu Portugal em Directo. No entanto, nos últimos tempos o seu primeiro lugar não só deixou de existir, como também o segundo ficou em risco. A exemplo, na quarta-feira, Portugal em Directo ficou-se pelos 21,1% de share. Ainda me lembro da altura em que conseguia fazer cerca de 40%!

O melhor de cada canal

RTP1 - Vidas Contadas continua no segundo lugar. Judite de Sousa é uma mulher de armas, e não ficou com medo quando viu que a concorrência passou a ser forte à segunda-feira. Sabendo que este dia da semana já era seu, a jornalista arriscou e está a colher os frutos disso. Apesar de Repórter TVI continuar em primeiro, Vidas Contadas tem feito bons resultado, tendo relegado Sinais de Fogo para terceiro lugar.

SIC - Perfeito Coração está a fazer um bom caminho. Apesar de não fazer excelentes resultados, não chega às audiências baixíssimas de Podia Acabar o Mundo. Por outro lado, na quinta-feira, mesmo tendo tido de certo um pouco a ajuda do jogo, chegou ao quarto lugar do top dos programas mais vistos do dia. A SIC tem ali um bom produto televisivo, que nos últimos capítulos deverá ajudá-la no horário nobre
.


TVI - A série Morangos com Açúcar está a deixar O Preço Certo para trás. Apesar da distância não ser muita, a geração de talento da estação parece que veio para ficar em primeiro no horário das 19:00.



Expectativas


A RTP1 ficará, a meu ver, em terceiro lugar na próxima semana. Com uma programação dita "normal", e se se começarem a verificar os resultados dos dias em análise desta Audimetria Semanal, é provável que a estação pública fique atrás da de Carnaxide.
Quinta-feira é dia de jogo grande para a SIC. Mas não é "só um jogo". É a partida que vai decidir a continuação do Benfica na Liga Europa. Espera-se por isso, um resultado ainda superior ao do jogo de quinta-feira passada (20,8% de rating e 54,2% de share).
Na TVI, as férias da Páscoa de Morangos com Açúcar deverão, quase de certeza, levar o Jornal Nacional a atingir melhores indíces de audiência.
Espera-se portanto uma semana algo diferente em termos de resultados audiométricos!

Até ao próximo sábado!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca a estreia da nova rubrica do Televisão-Opinião: Audimetria Semanal.


Exibição de gala

Não foi só a exibição do Benfica que foi grande, quinta-feira à noite, no Estádio da Luz. Também a transmissão da SIC foi muitos furos acima do habitual na estação e até, arrisco-me a dizer, do que é a bitola média das operações futebolísticas televisivas em Portugal.


É verdade que não há muito para inventar neste tipo de acontecimentos. Portugal tem alguns dos mais experimentadores realizadores e o espectador só tem a ganhar quando essa qualidade se assume numa emissão desportiva. Correcto, e segundo os cânones, a colocação das câmaras, realização ágil nas repetições, atenção na captação de momentos extra-jogo: quando Cardozo empatou a partida, a câmara foi atrás de um miúdo, que não devia ter mais do que seis, sete anos, a chorar copiosamente, agarrado ao cachecol do Benfica. Aquele miúdo, que eu benfiquista assumido tive logo vontade de conhecer, chorava de alegria pelo golo da sua equipa. Logo nos segundos seguintes, a câmara voltou a ir buscar emoção à bancada: com o momento de tensão que um grupo de amigos vivia antes da grande penalidade e a alegria colectiva e contagiante que se seguiu, quando a bola balançou as redes.


Também do ponto de vista jornalístico, a SIC deu cartas. José Augusto Marques, um homem da rádio, com tudo o que isso significa, é já um clássico nas narrações do canal. A opção de convidar Rui Santos para comentar foi boa: ele é, goste-se ou não do estilo, da pose e do argumentário, o maior ponta-de-lança da SIC neste campeonato. Nuno Pereira e Nuno Guedes, no relvado, souberam dar cor à transmissão, acrescentando valor ao que os espectadores viam. E isso faz toda a diferença.


Os Vencedores dos "Prémios Globo 2009"

Depois de lhe termos revelado os vencedores dos prémios de Melhor Actriz e Melhor Actor referentes ao ano de 2009, entregues pela Rede Globo, no programa Domingão do Faustão, anunciamos-lhe agora os restantes contemplados:

Melhor Actriz Secundária: Dira Pires, Norminha em Caminho das Índias

Melhor Actor Secundário: Bruno Gagliasso, Tarso em Caminho das Índias

Actriz Revelação: Adriana Brolli, Isabel em Viver a Vida

Actor Revelação: Mateus Solano, Jorge e Miguel em Viver a Vida

Actriz Infantil: Klara Castanho, Rafaela em Viver a Vida

"No País da Morabeza" em "Repórter TVI"

O espaço de grande reportagem da próxima semana da estação de Queluz de Baixo será da responsabilidade da jornalista Conceição Queiroz. No País da Morabeza é o título da peça, que mostra não só o interior profundo, mas também a vida urbana dos habitantes de Cabo Verde, um país que está em constante mudança, dia após dia.

Repórter TVI, para ver segunda-feira, após o Jornal Nacional.

Episódio Seguinte

Boa tarde! Seja bem-vindo ao Episódio Seguinte deste sábado!

Leonor
não sabe quem é o seu pai
A vida de Leonor está cada vez mais confusa. Não só o estado de saúde de Tomás se agravou como os testes de ADN vêm trazer ainda mais problemas. Segundo os relatórios genéticos de Tomás, Humberto e Leonor, a jovem não é filha de nenhum dos dois homens. A eterna apaixonada de Pedro fica estarrecida com a novidade. E, em lágrimas, diz a Tomás que para sempre o irá considerar seu pai verdadeiro e que lhe perdoa tudo o que lhe fez de mal. O banqueiro promete lutar contra a doença e ajudar a filha em tudo o que possa. Emocionada, Leonor vai também falar com Humberto e revela-lhe os resultados dos testes. O antigo mordomo fica desesperado com a revelação e desabafa, dizendo que perdeu tudo o que julgava possuir. Leonor abraça-o e agradece a amizade.

Mel tenta suicidar-se

Decidida a casar-se com Cláudio, Mel já está em pleno altar quando percebe que ainda não esqueceu Bernardo. É então que recua. Algum tempo depois, encontra o contabilista na casa de Horácio. Cláudio diz-lhe que não consegue viver sob o mesmo tecto que ela. A irmã de Clara insiste para que o ex-noivo não saia de casa, mas não consegue demovê-lo. Cláudio vai-se embora. Desesperada, a jovem guarda o vestido de noiva e também sai de casa. Mel vai para o ferro-velho, coloca o vestido de noiva e entra para dentro de uma banheira cheia de água da chuva, com o intuito de se matar, pois acha que não merece viver após ter causado tanto sofrimento no melhor amigo. A jovem mergulha e quando está quase a sufocar perde a coragem. Desiludida por não ter conseguido matar-se, fica a chorar compulsivamente. Nesse momento, o tio liga-lhe para o telemóvel e ela diz-lhe onde está. Rapidamente, Horácio vai a correr para socorrer a sobrinha e quando a encontra dá conta de que está a arder em febre. Ele leva-a para casa para que a jovem se cure de uma pneumonia que apanhou por estar encharcada ao frio.

CURTAS:


Em Mar de Paixão, Miguel descobre que o coração de Carminho está no corpo de Benedita.


Em Morangos com Açúcar, Zé Milho não consegue esconder os seus sentimentos e acaba por trocar um beijo apaixonado com Isabel.


Em Viver a Vida, Jorge não consegue recompor-se do final do namoro com Luciana e tem um acidente fatal. No entanto, deixa Myrna grávida.


Quiosque:

TV Mais, TV 7 Dias, TV Guia, Telenovelas

"O Cubo" começa a 11 de Abril

Anunciado como um concurso totalmente inovador em Portugal, O Cubo está prestes a estrear. É já no próximo dia 11 de Abril que Jorge Gabriel regressa ao horário nobre da estação pública. Está assim encontrado o formato com que a RTP combaterá a mais recente aposta da SIC, Achas que Sabes Dançar, que, curiosamente, estreia no mesmo dia.

"Depois da Vida" foi inicialmente apresentado à SIC

Estreou na passada semana o programa pelo qual muitos portugueses ansiavam. No entanto, aquilo que pouca gente sabe é que o formato foi, inicialmente, apresentado à estação de Carnaxide, tal como adiantou Mónica Carrelhas ao 24 Horas: “Este programa foi apresentado à SIC, mas como as coisas demoraram um pouco mais, fui propô-lo à TVI, com quem foi tudo muito mais simples e rápido.”

O facto de esta ser uma aposta imediata por parte de Bernardo Bairrão, grande impulsionador da ideia, fez com que o processo se desenrolasse mais rapidamente, tendo em conta “os timmings que se praticam em Portugal”, tal como a mesma responsável adiantou à referida publicação.

Resta agora saber se a aposta em mais edições avançará. Esta hipótese era algo que muito agradaria a Anne Germain, que adiantou ao mesmo jornal que “gostava de voltar”.

Parabéns André!


Um dos colaboradores do Televisão-Opinião completa hoje 26 anos! Parabéns! Tem um bom dia André!

Sílvia Alberto conduz "Nasci Para o Fado"

Actualmente no horário nobre da estação pública com Super Miúdos, Sílvia Alberto deverá ser a escolhida pela RTP para apresentar outro programa. Ao que tudo indica, a jovem será a anfitriã das duas galas de Nasci Para o Fado, que ajudarão Filipe La Féria a encontrar personagens para o elenco de Fado, História de um Povo.

Quiosque: Telenovelas

Para lá das 24


Boa noite, bem-vindo a mais um “Para lá das 24…”.

Ao longo desta última semana, o canal Sony Entertainment Television tem vindo a anunciar a estreia de uma nova série de humor, com Courtney Cox como “cabeça de cartaz”, “Cougar Town”. A actriz que atingiu o auge do seu sucesso com a famosa série “Friends” encarna agora o papel de Jules, uma mulher recém-divorciada na casa dos 40 anos, que decide embarcar numa viagem de auto-descoberta. Jules terá que enfrentar agora a nova realidade dos relacionamentos amorosos e do envelhecimento inevitável numa cultura como a nossa que vive obcecada pela beleza e pela juventude.

Nessa viagem é acompanhada pelos seus amigos e família: Laurie (Busy Philipps), a sua jovem e enérgica colega, que passa o tempo a encorajá-la a sair e a divertir-se um pouco; Ellie (Chista Miller-Lawrence), a sua sarcástica melhor amiga e confidente, satisfeita com a sua vida e o seu casamento com o seu mediano mas adorável esposo, Andy (Ian Gomez); o seu ex-marido, Bobby (Brian Van Holt), um clássico “falhado” que vai testar a sua paciência à medida que tentam criar juntos o seu filho adolescente, Travis (Dan Byrd); e o seu vizinho recém-divorciado, entre outros.

A série parece ter os ingredientes secretos necessários para o sucesso, e ver Courtney Cox novamente na televisão trás um sabor especial. Bem explorado, “Cougar Town” poderá muito bem conseguir um lugar na televisão, e manter-se por algumas temporadas – tarefa cada vez mais difícil para as séries “recém-nascidas”.

A estreia está marcada para a próxima sexta-feira, às 21:55. É caso para se dizer: a não perder!

Marta Miranda