10 de abril de 2011

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1


É sabido que os fins de semana são péssimos para a RTP1, perdendo claramente para a concorrência. Mas no passado sábado, a estação pública levou a melhor sobre a SIC. "Portugal Sem Fronteiras" no período da manhã é uma aposta ganha com valores sempre superiores à média da estação. O "Jornal da Tarde" consegue também ao sábado liderar com valores dignos e bem semelhantes ao que faz ao longo da semana. Fernando Mendes, antes de durante a semana ter perdido fôlego para a concorrência, no sábado liderou confortavelmente. Destaque positivo para o talk show de Herman José. Apesar de "Herman 2011" ter ficado abaixo dos 20%, os mais de 500 mil espectadores é um valor bastante positivo para a RTP1.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI


Com um jogo de futebol que fez com que a SIC vencesse o dia, a TVI perdeu a liderança e fez na quinta-feira o pior resultado da semana. E grande parte da culpa deste resultado não foi a concorrência do futebol mas sim a tarde da estação. O talk show de Fátima Lopes "A Tarde é Sua" fez apenas 19% de share e nem aos 200 mil espectadores chegou. "Agora é Que Conta" tem mantido ao longo da semana valores muito baixos e presume-se sempre abaixo dos 20%, prejudicando depois os "Morangos com Açúcar" e o "Jornal Nacional". O noticiário da noite da TVI, ficou ao longo desta semana para trás com uma média de 850 mil espectadores e na quinta feira alcançou o pior resultado da semana.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Boa Noite! Fique a conhecer as três últimas escolhas da semana no "Melhor & Pior" entre as 21h e as 23h.



Pior da Semana SIC


Na passada sexta-feira a SIC bateu fundo. 19% de share diário para uma estação comercial que quer liderar é um resultado péssimo. Os talk shows tiveram resultados desastrosos. Se "Boa Tarde" figurou no top 10 da estação com cerca de 150 mil espectadores e 17% de share, o programa da manhã ficou abaixo dessa fasquia de espectadores. "Querida Júlia" continua a perder diariamente para a concorrência. "Escrito nas Estrelas", a novela das 19h, que até começou a semana a liderar, chegou ao final da semana com 450 mil espectadores e 18% de share. Também à noite "A Família Mata" fez um resultado desastroso: 600 mil espectadores e 16% de share para um elenco de luxo é mau. Salvou-se "Laços de Sangue" que se tornou a salvadora da SIC.

O Protagonista


Boa noite! O talento esta está à prova nesta edição de "O Protagonista". Com despedidas e um grande vencedor, a personagem central desta semana é o conhecido concurso da TVI, "Uma Canção Para Ti"!


Termina hoje a quarta temporada de "Uma Canção Para Ti". Depois de três edições com a colaboração de Júlia Pinheiro, o formato das noites de domingo da estação de Queluz de Baixo ganhou vida com a dupla Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. Mesmo sabendo que no início as audiências ficaram atrás de "Portugal Tem Talento", a verdade é que os talentos da TVI acabaram por vencer Bárbara Guimarães.
Apesar de tal realidade, é necessário reflectir sobre as razões desta vitória por parte do canal da Media Capital frente à estação
de Carnaxide. Afinal, esta edição de "Uma Canção Para Ti" foi igual às restantes. Os ingredientes foram semelhantes, contudo os portugueses continuaram rendidos aos dotes vocais das mais diversas crianças. De tal forma que o concurso acabou por ser extendido, passando a ter mais emissões do que aquelas que estariam inicialmente previstas.

É um facto: o po
vo português cansa-se depressa dos formatos. Se o "Big Brother" noutros países ainda perdura ao fim de mais de dez temporadas, em Portugal notou-se logo um desgaste ao final da primeira. Por outro lado, e se tivermos em conta o historial de reality-shows emitidos no nosso país, percebemos que as estações de televisão investem em peso nestes formatos. No caso da TVI, não há dúvidas, contudo não esquecer o importante papel da SIC e até da RTP1 nesta área.

"Uma Canção Para Ti"
acabou por ser um caso de sucesso pelo simples facto de ter iniciado a sua jornada no final de 2008, e de praticamente não ter tido grandes pausas entre as diferentes temporadas. Em menos de dois anos e meio, o talent-show da estação de Queluz de Baixo conseguiu superar expectativas, recorrendo ao requisito mais explorado em Portugal: a voz.


À pouco refer
ia-me ao facto de "Uma Canção Para Ti" ter tido os mesmos ingredientes desde a sua primeira emissão. Estarei enganado? Não. Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha têm uma cumplicidade com os telespectadores que Júlia Pinheiro não tinha com o antigo profissional da RTP1, contudo também estes criaram a sua própria empatia com o público. À sua maneira, esta dupla rebolou em directo, colocou os portugueses a rir com as suas travessuras e, acima de tudo, deu a oportunidade a vários jovens de demonstrar o seu talento.
Nunca desvalorizando este excelente trabalho de Cristina Ferreira, o que quero dizer é que ao fim e ao cabo os apresentadores de "Você na TV!" apenas deram seguimento ao trabalho que havia sido desenvolvido no passado, porém com outro tipo de brincadeiras.


Chega assim
hoje ao fim mais uma etapa da TVI. Com uma provável vitória de Pedro Ferreira, o concurso despede-se dos telespectadores nacionais, mas a paródia irá continuar nas manhãs do canal da Media Capital. Afinal, por mais despedidas que existam esta noite, a verdade é que este adeus acaba sempre por ser um até já! Assim, aqui fica o meu breve abraço aos apresentadores, aos jurados, e até aos concorrentes, os quais irão marcar de certeza o próximo Verão nas mais diversas terras portuguesas!


Luís Marques satisfeito com segundo lugar da SIC


Parece que as estreias do mês de Março ajudaram a estação de Carnaxide a equilibrar as contas e conseguiram colocá-la no segundo lugar das audiências deste primeiro trimestre de 2011.


Contactado pela Correio TV desta semana, o director-geral da SIC falou sobre os resultados: “É muito positivo e abre-nos boas perspectivas para este ano. Sabemos que vai ser um ano difícil, de qualquer modo estamos optimistas”, começa por dizer.


A terminar, Luís Marques prometeu uma oferta competitiva, “mas ponderada”: “Espero cumprir o plano traçado”, adiantou.

A pergunta que se coloca é mesmo, será que a televisão de Carnaxide conseguirá manter estes resultados?


Quiosque: Correio TV

Fátima Campos Ferreira responsável por entrevistas!

A apresentadora de "Prós e Contras" será a aposta da RTP1 para conduzir as entrevistas integradas no espaço informativo "Portugal e o Futuro". Assim, no dia de amanhã, Fátima Campos Ferreira irá receber Mário Soares, uma figura emblemática do nosso país. Segundo ela: "Faz todo o sentido iniciar este ciclo de entrevistas com o Dr. Mário Soares. Ele é o número 1 em termos de dignidade e referência. É a ele que se deve a Liberdade de Abril e também a entrada de Portugal na União Europeia. É o maior exemplo de cidadania activa e interventiva que temos".

Assim, nesta segunda-feira, após o "Telejornal", a RTP1 inicia um novo ciclo na informação com a assinatura de Fátima Campos Ferreira. Depois da polémica associada à continuação da "Grande Entrevista" com a condução da jornalista, esta questão fica em stand-by através de "Portugal e o Futuro".

Quiosque: Diário de Notícias

"Uma Canção Para Ti" dura mais uma semana


Desengane-se quem pensa que hoje se despedirá dos pequenos talentos do programa da TVI. Para a semana haverá uma última gala, que servirá de despedida do formato que prendeu os telespectadores a Queluz de Baixo.


É Manuel Luís Goucha quem o revela, na sua página oficial no Facebook: “Não fiquem tristes, dado o êxito do programa nas ultimas quatro semanas, vamos ter uma gala de festa no próximo Domingo, com todos os concorrentes desta quarta série, interpretando duetos e com grandes convidados. E eu a pensar que ia ter já um fim-de-semana descansado, na próxima semana....MLG”


Assim, e apesar de hoje um dos cinco finalistas ser consagrado grande vencedor, para a semana ainda haverá Uma Canção Para Ti.

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

"Quem Tramou Peter Pan" com resultado agradável

Depois dos fracos resultados de Operação Triunfo e do próprio Festival da Canção, parece que a RTP finalmente conseguiu arranjar um programa que lhe animasse as noites de sábado.

Tal como pode ser visto pelos resultados audimétricos, o novo formato apresentado por Catarina Furtado ficou em segundo no seu horário, batido apenas por Anjo Meu, da TVI.


Com uma audiência média de 9.2%, que corresponde a perto de 900 mil telespectadores e um share de 24.9%, Quem Tramou Peter Pan ajudou a estação pública a melhorar o seu resultado neste sábado.

Conseguirão Catarina Furtado e os seus parceiros de palmo e meio manter estes números?

Cândido Ferreira reforça "Laços de Sangue"


Depois de ter surgido a notícia de que Inês Castel-Branco iria fazer uma participação especial na “novela da nossa gente”, eis que a Notícias TV dá conta de outro reforço para a telenovela de horário nobre da SIC.


Segundo a referida revista o sogro de Margarida Vila-Nova, há muito afastado dos ecrãs, é o mais recente reforço de Laços de Sangue.


“Vou encarnar o papel de um ex-jogador de futebol. Chama-se Ernesto. Este é um homem que atravessa uma fase com problemas de dinheiro. Diria que é um ser tristonho”, frisou o actor à publicação do DN e JN.

Por apurar fica o núcleo ao qual Ernesto vai pertencer.


Quiosque: Notícias TV

Júlio Magalhães "quer continuar" na TVI


Deixou o cargo de director de Informação de Queluz de Baixo há pouco mais de uma semana e, recentemente, surgiram notícias que davam conta de que o Futebol clube do Porto o queria contratar para dirigir o Porto Canal, todavia, Júlio Magalhães tem algo a dizer sobre tudo isto, em entrevista ao Correio da Manhã:


“Eles(FC Porto) já manifestaram desejo de eu ir para lá e isso é do conhecimento público. Não me fizeram uma proposta ainda, apenas falaram por alto mas é muito difícil isso acontecer. Primeiro porque até Julho têm de arranjar dinheiro para comprar o canal e até lá ainda podem desistir do projecto. Depois vai depender de muitas coisas, nomeadamente da proposta e do próprio projecto, mas a minha vontade é ficar na TVI.”, começa por dizer o jornalista, confessando, em seguida, os motivos que os levam a ter este desejo: “Quero trabalhar com esta nova direcção, principalmente depois de saber que as pessoas estão muito motivadas com esta mudança.”


A terminar, Júlio Magalhães elogiou a contratação de Judite Sousa e José Alberto Carvalho: “Acho que vão ser uma mais-valia para a TVI porque são dois profissionais de qualidade e de referência em Portugal. São dois reforços notáveis.”


Quiosque: Correio da Manhã

"Perfil" em último lugar!


Estreou ontem o novo magazine da estação de Queluz de Baixo, e os resultados do primeiro programa já são conhecidos. Segundo Daniel Oliveira, na página oficial do "Alta Definição", esta nova aposta da TVI não foi além dos 17,2% de share.
Aqui fica a mensagem escrita pelo apresentador:

"Continuo a acreditar que equipa dos magazines da SIC só é superável por si própria!! Ontem, com a estreia de um novo espaço na TVI, a preferência dos espectadores é clara:
Alta Definição -28.6%
E-Especial 24.6%
Top + - 24%
...Perfil TVI - 17.2%

Parabéns aos "meus"!! É um orgulho trabalhar com os melhores!!
Daniel Oliveira"


Ficam assim lançados os primeiros resultados de um confronto que une as três generalistas! Para a semana há mais!

"Portugal tem Talento" despede-se no domingo de Páscoa

À semelhança do que aconteceu com Uma Canção Para Ti, também o talent-show da SIC viu o seu número de galas aumentado. Se, inicialmente, estava previsto que terminasse a 10 de Abril, a nova data para o término do programa é 24 de Abril, adianta a TV 7 Dias.


Contudo, e ao que tudo indica, a última semi-final será hoje, ficando por esclarecer o que acontecerá de hoje uma semana, uma vez que é pouco provável que haja mais uma semi-final. Contudo, fonte da produtora revelou à referida revista: “Para já, não está decidido se vamos ter de escolher mais semifinalistas”.


Resta aguardar por logo à noite, para ver as surpresas que Bárbara Guimarães reserva para a próxima semana.


Quiosque: TV 7 Dias

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC


Quinta-feira a SIC liderou as audiências e, sejamos sinceros, à custa do futebol e do Benfica. O jogo da Liga Europa conquistou mais de 1 milhão e 600 mil espectadores e 43% de share, valores muito bons e que a SIC nunca alcança com a sua programação normal. Para além do futebol de destacar a performance de três da estação. "Laços de Sangue" foi ao nível da semana o melhor programa da SIC, com valores consistentes e bem acima da média do canal, "Ti Ti Ti" conseguiu a liderança em quase todos os dias da semana às 18h e "Passione" agora empurrada para depois da meia noite, conseguiu na quinta-feira cerca de 29% de share, valor bastante bom e acima da média do dia da SIC.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI


Faz hoje uma semana (domingo) que a TVI teve um óptimo dia a nível audiométrico vencendo claramente a concorrência. Para além de Marcelo Rebelo de Sousa no "Jornal Nacional", que liderou com mais de 30% de share e mais de 1 milhão e 100 mil espectadores, a série "Havai Força Especial" também conseguiu superar a concorrência e no segundo episódio do dia alcançou 30% de share e cerca de 600 mil espectadores. Mas o destaque do dia, foi para mim "Uma Canção Para Ti" que arrasou com "Portugal Tem Talento" da SIC. O programa apresentado por Goucha e Cristina fez 36% de share enquanto que Bárbara nem chegou aos 22%. A TVI teve mais de 1 milhão de espectadores durante a noite enquanto na SIC não se chegou sequer aos 700 mil.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a mais uma edição do "Melhor & Pior da Semana". Consigo entre as 10h e as 12h no período da manhã.

Pior da Semana RTP1


Quinta-feira passada foi um mau dia para a RTP1. Ficou em último lugar dos três canais generalistas com uma média de share de quase 21%. Muita da culpa deste resultado deveu-se a três programas. "Quem Quer Ser Milionário" apresentado por Malato não foi além dos 12% de share e nem aos 500 mil espectadores chegou. Se "Linha da Frente" conseguiu cerca de 700 mil espectadores mas um share de 17%, "Portugal Tal e Qual" ao terceiro programa. bateu fundo e ficou-se abaixo dos 400 mil espectadores e um share que nem aos 10% chegou em pleno horário nobre. O resultado não foi pior porque o "Jornal da Tarde" e "Poder Paralelo" estiveram acima dos 35% de share.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


A televisão da crise

1. Há alguma lógica naquilo que diz Fernando Ruas, presidente da Associação Nacional de Municípios, sobre o processo de implementação da Televisão Digital Terrestre em Portugal. Independentemente da agenda política da intervenção, feita mais em âmbito legislativo (e eleitoral) do que autárquico, é preciso reconhecer que o switch-off analógico dificilmente será defensável como uma prioridade no contexto de um resgate económico. O problema é que, depois de ter chegado a ameaçar integrar o pelotão da frente da TDT (e de, aliás, integrar ainda o pelotão da frente, por exemplo, da IPTV), Portugal pode de repente passar para a cauda dessa corrida. Bem-vindos, enfim, às primeiras câmaras negras da intervenção externa na economia nacional. Em breve não haverá um só sector da economia em que não tenhamos de ponderar a hipótese de aceitar a estagnação como a melhor escolha. Tivéssemo-nos portado bem.


2. As alterações na imagem do Eurosport, anunciadas como estando "no ar desde 5 de Abril", são tão subtis que quase não se dá por elas. Na verdade, não se trata sequer de uma mudança de imagem, mas quando muito de um pequeno refrescamento, acção que teria dispensado 18 meses de planos e ensaios. Feitas as contas, o Eurosport continua a ser o que era: uma lareira, com longas tardes de curling como inusitado cartão de visita, mas apesar disso uma lareira constante e fiável. Nem todos os canais provenientes dos alvores da TV por subscrição em Portugal se podem gabar do mesmo.


3. A suposta gafe televisiva de José Sócrates é verdadeiramente uma falsa questão. Já a dimensão que ganhou demonstra bem os apuros eleitorais em que o PS se encontra.