23 de novembro de 2009

Revista de Imprensa amanhã

Não perca a Revista de Imprensa de amanhã. Depois de um dia de ausência, a rubrica regressa amanhã, com notícias bomba. Não perca, Revista de Imprensa a partir das 10 horas.
Ainda hoje, não se esqueça de que esta noite há Para lá das 24.

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana. O confronto de hoje é entre dois jornalistas e pivôs recentes: Ana Guedes Rodrigues e João Adelino Faria.

A primeira vez que o vi no ecrã foi na SIC Noticias. Era o pivô de um dos principais blocos noticiosos. Tempos depois passei a vê-lo como parte integrante de uma das melhores duplas, se não a melhor mesmo, que existiam na televisão. Era o companheiro de Ana Lourenço. Chegaram inclusivamente a apresentar o "Jornal da Noite" de sábado, na SIC generalista.
Foi com alguma surpresa que há uns tempos o vi abandonar a televisão. Decidiu abraçar um novo projecto no Radio Clube Português. Temi que não volta-se a vê-lo no ecrã, todavia algum tempo se passou e, recentemente João Adelino Faria regressou aos ecrãs. Desta vez na RTP. Julguei que na SIC faria mais falta, mas segundo li na época, foi a estação de Carnaxide que não o quis "de volta". Ficou a perder. Confesso que, inicialmente, pensei que seria apenas "mais um", dada a qualidade do quadro de jornalistas e pivôs do canal estatal. Para minha surpresa, o talentoso jornalista passou a apresentar o "Telejornal" de fim-de-semana, e nos últimos tempos tem vindo a apresentá-lo, inclusivamente, durante a semana. Sem dúvida que se trata de uma recompensa pelo seu esforço e trabalho.Para mim, João Adelino Faria é um dos melhores pivôs da actualidade. Tem uma voz excelente, bom estilo, um sorriso cativante, postura muito boa, empatia com a câmara. Nunca o senti nervoso, sabe colocar a voz, está sempre seguro dos temas de que vai falar, é um excelente profissional. Para mim, é uma referência e alguém que ainda tem muito para dar aos telespectadores. "Força aí João!".


Ana Guedes Rodrigues é uma das novas pivôs da TVI, desde que se renovou a imagem do "Diário da Manhã", "Jornal da Uma" e "Jornal Nacional". O seu percurso profissional iniciou-se no noticiário matinal da TVI, onde assumia sozinha a função de informar o telespectador. A frase: "sorria, tenha um bom dia", foi uma das suas imagens de marca. A sua beleza não é indiferente a ninguém. Ainda no outro dia estava no Riviera (um centro comercial), e fiquei pasmo. Encontrei-a e pensei para mim: "esta rapariga é mesmo gira".



Não, o motivo que me leva a falar de Ana Guedes Rodrigues, não é exclusivamente a sua beleza. Mas no meu ver, é um prazer uma cara "laroca" deste género, entrar pela casa dos portugueses todos os dias.
Noto que tem vindo a evoluir ao longo dos tempos, e apesar de trespassar a sua simpatia no final de cada noticiário que apresenta, consegue manter a seriedade ao longo do "Jornal da Uma" (programa que apresenta alternanadamente com Pedro Carvalhas de quinze em quinze dias).
Demonstra clareza no que diz e sabe fazer pausas, o que permite que o telespectador perceba a notícia.
Ana Guedes Rodrigues não tem a mesma experiência que João Adelino Faria. Nada a ver. Mas penso que já era altura de falar nela no Televisão-Opinião.
Na TVI, é das pivôs que tem vindo a salientar-se ao longo dos últimos meses. E é por isso que decidi escrever sobre ela. O seu trabalho merece ser destacado.

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões "Cristina Ferreira/Júlia Pinheiro":


Cristina Ferreira, por Tiago Henriques - 50%
Júlia Pinheiro, por Diogo Santos - 50%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o Frente a Frente da semana, e às 00:05, o Para lá das 24.
O dilema da televisão comercial

A preferência da televisão por cabo não é só coisa das elites. Em Lisboa e Porto, o cabo lidera no universo total.

A subida do cabo é galopante e irreversível. A tendência deve preocupar os programadores da televisão generalista. Primeiro, porque maior audiência trará irremediavelmente maior investimento publicitário. E, como o bolo é finito, investir mais no cabo significa investir menos na TV generalista. Daí que os operadores principais procurem diversificar a oferta nas plataformas alternativas. A SIC, por exemplo, acaba de ver aprovado pela ERC o lançamento do SIC Kids, uma área em que a programação de Carnaxide historicamente sempre foi forte.

Mas esta subida do cabo, que faz, por exemplo, com que na Grande Lisboa e no Grande Porto os canais de cabo juntos já sejam líderes, à frente de TVI, RTP ou SIC, reflecte ainda outra tendência: cada vez são mais os espectadores que já não se revêem na programação de sinal aberto, assente em talk shows, novelas, concursos e séries.

Não se trata de opções de uma classe bem pensante e das elites, como escrevi na minha última crónica. Não, neste momento, essa tendência é transversal. Em Lisboa e no Porto, todos os espectadores (sejam das classes A/B ou da D) revelam essa transferência. Se os juntarmos todos, já há mais de um lado que do outro. Mas, mesmo nas outras regiões, a subida do cabo oscila entre os quatro e os seis pontos percentuais no espaço de 11 meses.

A televisão generalista não soube mudar a tempo, apesar de todos os avisos. Agora, vai ser obrigada a mudar. O que é sempre muito pior.

Suspense no próximo domingo!

Audimetria - 23/11/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI. Em dia de futebol, a estação de Queluz não deixou escapar a vitória, e nem mesmo Uma Canção para Ti ficou atrás de Ídolos, tal como pudemos ver no quadro.
Os dois concursos estiveram próximos. Enquanto o da TVI obteve 11,1% de rating, o da SIC ficou-se pelos 10,7%. De referir que Uma Canção para Ti tinha uma herança maior, e talvez por isso tenha ganho.
O jogo entre o Benfica e o Vitória de Guimarães chegou aos 20,3% de audiência média e 48,2% de share.
O noticiário mais visto foi o Jornal Nacional, tal como mostra o quadro. Seguiu-se o Telejornal com 10,1% de rating e 23,9% de share, e o Jornal da Noite, com 9.6% de audiência média e 22,5% de share.
Perfeito Coração esteve bem. A novela da SIC chegou aos 10% de rating e 24,3% de share. Não é necessário relembrar os valores de Podia Acabar o Mundo, para perceber que esta produção está no bom caminho.
Jogo Duplo obteve 18,7% de share, e Último Passageiro nem fez parte dos 15 programas mais vistos do dia. O programa de João Baião e Sílvia Alberto fez quase o mesmo que Eucaristia Dominical (3,8%/3,7% de rating).
De referir mais 3 aspectos: a vitória esmagadora do Primeiro Jornal - 9,2% de audiência média e 36% de share -, com uma herança de BBC Vida Selvagem de 8% de rating e 38% de share.
Por fim, destaco a prestação de Bom Dia Portugal, que nem ao fim-de-semana deixa de liderar. Ontem obteve quase 40% de share. É obra!