18 de maio de 2011

Cine-Opinião


Boa noite e bem-vindo a mais um Cine-Opinião!

Em exibição nos cinemas: Pina - A film for Pina Baush


Esta é uma obra cinematográfica de Wim Wenders, realizada para Pina Baush, sobre a obra incomparável e extraordinária desta coreografa alemã, falecida em 2009.

Com a colaboração dos seus bailarinos, somos levados por um roteiro deslumbrante pelas coreografias dançadas desde o tradicional palco a locais da cidade de Wuppental (esta cidade foi, durante 35 anos, a casa e o centro de criatividade da coreógrafa).
Bem sei que é uma escolha pouco usual, mas o facto de ser sobre uma temática diferente e acrescentando a característica de ser 3D, faz deste filme um must see, mais que não seja pela unicidade e originalidade daquilo que verá e certamente o deslumbrará.
Wim Wenders explica o facto de ser 3D, afirmando que,

“O cinema em 2D não é capaz de capturar o trabalho de Pina Bausch, quer emocionalmente, quer em termos estéticos. Quando a assisti a dançar há 25 anos, fiquei profundamente emocionado. Entendi o movimento humano, os gestos e emoções numa nova perspectiva. Esta magia é o que desejo passar para o grande ecrã.”

Mesmo para não-adeptos da união entre dança e teatro é, na minha opinião, uma boa escolha para um quebrar da rotina não só quotidiana, com a ida ao cinema, mas também o quebrar da própria rotina cinematográfica, o deixar de lado aquilo que sempre nos é comum numa sala de cinema.
Sou adepta assumida de dança e ainda mais de cinema e confesso que esta junção tem tanto de particular como de espectacular!




Clint Eastwood dirige Beyoncé na nova versão de "A Star is Born"
Clint Eastwood está em negociações para dirigir a cantora Beyoncé Knowles numa nova versão do clássico musical "Assim Nasceu uma Estrela", segundo o The Hollywood Reporter.

Co-produção Portugal-Brasil-Itália com Ivo Canelas estreia em Setembro
Já terminou a rodagem da longa-metragem "A Montanha", produzida pelo Brasil, Portugal e Itália, e o filme sobre a II Guerra Mundial, com Ivo marcada para Setembro, anunciou a produtora portuguesa

Falar Televisão

A Sorte Grande da SIC


Decorre neste momento o derradeiro jogo da Liga Europa que opõe, pela primeira vez na história, duas equipas portuguesas: o surpreendente Sporting Clube de Braga e o campeão nacional Futebol Clube do Porto. Mais do que uma grande português, esta situação é também um bónus para a televisão de Carnaxide.


Nunca, arrisco a dizer, nos seus pensamentos mais optimistas os responsáveis da SIC imaginariam que receberiam este “bónus”. É que cada um dos jogos que o canal emitiu acabou por se revelar num grande sucesso, algo que já era de esperar, mas a permanência em prova de tantas equipas nacionais acabou por multiplicar os lucros. E uma final portuguesa, em sinal aberto, às 19h45 de um dia de semana será, acredito, mais um sucesso para a estação do grupo de Francisco Pinto Balsemão.

E, como tal, há uma vasta equipa de profissionais em Dublin para o acompanhamento desta grande final. Futebol Clube do Porto ou Sporting de Braga, só um deles sairá vencedor, mas há também quem se possa considerar vencedor, não pelos resultados dentro do campo, mas fora dele, nas tão competitivas tabelas de audiência. E, como seria de esperar, a emissão arrastar-se-á ainda mais um pouco, com as análises de Rui Santos, que, com certeza, voltarão a somar pontos.


Será que, mais alguma vez, acontecerá uma situação semelhante a estas? Era bom que sim, mas, caso não se verifique, pelo menos por uma vez a SIC “teve sorte” na competição que “adquiriu”.

Esta noite...

... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

André Cerqueira lança farpas à SIC


Foi durante a apresentação de Virgílio Castelo, Eunice Muñoz e Miguel Guilherme como novos exclusivos da estação de Queluz de Baixo, que o director-geral da Plural Entretainment deixou algumas criticas à estratégia de ficção que se faz na concorrência, nomeadamente, na SIC:


“Enquanto outras televisões querem fazer contratos com estações de outros países, nós investimos em talento”, criticou André Cerqueira, em declarações ao Diário de Notícias, acrescentando ainda que “Há muito dinheiro investido em contratos de exclusividade e ainda bem”.


Na mesma entrevista o responsável confessou que, ainda no próximo mês, será feita uma nova apresentação à imprensa com todos os actores com contrato de exclusividade e dos novos estúdios da ficção TVI.


Quiosque: Diário de Notícias

Protagonistas de "Anjo Selvagem" juntos em telefilme da TVI


Dez anos depois de terem feito par romântico na mais longa telenovela da ficção portuguesa, Paula Neves e José Carlos Pereira vão voltar a contracenar.


De acordo com a edição desta semana da revista TV Mais, os dois actores serão os protagonistas do primeiro dos “Filmes TVI”, um novo projecto da TVI constituído por vários telefilmes.

Neste caso, Paula Neves e José Carlos Pereira serão o par romântico de uma comédia, inspirada no filme Os Amigos de Alex, onde irão contracenar também com Paulo Rocha, Bruno Simões e Ricardo Castro.


Em entrevista à referida revista, a Laura de Sedução mostrou-se bastante entusiasmada com este novo projecto: “Vai ser um reencontro, passados dez anos. Sempre nos demos muito bem. Gostei muito de trabalhar com o Zeca e estou cheia de vontade de começar a gravar”, disse a actriz.


Já o concorrente de Perdidos na Tribo também está empolgado com este trabalho: “Vai ser muito bom. Gosto muito da Paula. No Anjo, fizemos uma excelente dupla e tenho a certeza de que esta produção também vai correr muito bem”.

As gravações deverão arrancar brevemente e a exibição será, muito provavelmente, na rentrée televisiva, em Setembro.


Quiosque: TV Mais

Fala-se! 18/05//2011

Muito boa tarde, hoje é quarta-feira e fala-se de...


José Carlos Pereira

Depois de ter estado 22 dias nas Ilhas Vanuatu, na tribo Nakulamené, para o novo reality-show da TVI, José Carlos Pereira está de regresso ao seu quotidiano. E segundo refere a TV 7 Dias desta semana, o galã da TVI está de regresso também "à vida boémia", uma vez que terá estado no dia 12 de Maio em Santarém na apresentação do seu projecto musical, que o coloca ao lado de Nuno Norte.

De regresso às novelas da TVI, o actor vai começar a gravar as cenas do seu espanhol Pepito Martin, de Anjo Meu, a partir do próximo mês.



Lourenço Ortigão

Depois de promovido de "moranguito" ao horário nobre da TVI, na novela que estreou há 2 dias, encara esta oportunidade como o grande trabalho da sua ainda curta carreira de actor. Em gravações desde Março, o actor que interpreta o papel de Miguel, toma agora consciência que quer fazer carreira como actor. Além de estar a ter formação na área, procurou ainda ajuda de um coach, uma vez que a personagem tem um grau de dificuldade elevado. Lembre-se que a personagem interpretada é surda. Lourenço explica: "ele não lida com pessoas surdas, o que para mim seria muito mais fácil. Assim obrigou-me a criar uma identidade própria à personagem, que lhe permita comunicar com os outros, através de leitura labial".

Quiosque: TV 7 Dias / Nova Gente

Paulo Futre reforça “Último a Sair”

Após ter ganho notoriedade com um discurso divertido inserido na sua carreira como dirigente desportivo, Paulo Futre dá sequência a esse investimento na comédia e é o mais recente reforço de Último a Sair. Recorde-se que o programa da RTP é uma sátira aos reality shows e tem vindo a ser alvo de várias críticas, não tendo conseguido fazer frente às apostas da concorrência para as noites de domingo.


Fique também a saber que os nomeados desta semana são o Gonçalo Waddington e a Filipa Castro. Saber-se-á no próximo domingo quem será expulso do programa. Para saber como votar, vá aqui.

Será que Paulo Futre conseguirá alavancar os resultados do programa? Será ele o Último a Sair?

TVI tem três novos actores exclusivos


Desde ontem que há três novos actores com contrato de exclusividade com o canal de Queluz de Baixo/ Plural Entretainment. E depois de segurar “jovens promessas”, os responsáveis pela estação decidiram “segurar” três profissionais com talentos confirmados.


São eles Eunice Muñoz, Miguel Guilherme e Virgílio Castelo, tal como revela o Diário de Notícias. E, enquanto que a primeira já vinha a trabalhar constantemente com a TVI, o segundo tem pela primeira vez na sua carreira um vínculo deste tipo. Já o até agora consultor da ficção da SIC está de regresso a Queluz de Baixo. Três anos é a duração de cada um dos contratos.


Quanto a projectos futuros, de acordo com o mesmo jornal, Eunice Muñoz só regressará aos ecrãs em meados de 2012. Já Miguel Guilherme, que confirmou recentemente que o seu futuro passa pela TVI, deverá integrar o elenco da próxima telenovela do canal, enquanto que Vírgilio Castelo, cuja mudança para Queluz de Baixo há muito era falada, ainda não tem data definida para o regresso aos ecrãs.


Quiosque: Diário de Notícias

Rita Guerra em "Alta Definição"


Depois de Paulo Futre ter sido o convidado do último sábado, esta semana Daniel Oliveira entrevistará a actual companheira do actor António Pedro Cerdeira.


Uma das cantoras mais ouvidas e queridas pelo público português, autora de êxitos como Preciso de Ti, Chegar a Ti, Deixa-me Sonhar, entre muitos outros, confessa os seus medos, alegrias, tristezas, numa conversa intimista e emocionante, como nunca o havia feito no pequeno ecrã.


A não perder, este sábado, logo após o Primeiro Jornal Rita Guerra em Alta Definição.

Revista de Imprensa 18/05/2011

Bom dia, hoje é quarta-feira e está em linha a Revista de Imprensa!

Está instalada a "Guerra da Comunicação"!

É na edição desta semana da TV 7 Dias que se dá início a uma "guerra" entre a revista e os comentadores da rubrica matinal da TVI, Dizem Elas e Ele. As acusações são feitas directamente a Manuel Luís Goucha, Cinha Jardim e Flávio Furtado.

Diz a revista que no passado dia 10 de Maio, na mesma rubrica de tertúlia, Flávio Furtado "acusou a revista de mentir, por causa de uma notícia em que dávamos conta de uma cena degradante em que ele [Flávio Furtado] se envolvera (...) culminada com a intervenção do INEM e a sua hospitalização (...) O jovem invocou que não fora contactado pela nossa revista, quando tentámos fazê-lo quase uma dezena de vezes". A revista continua, dando conta de declarações que o comentador da TVI terá dado noutras revistas a confirmar o coma adiantado pela TV 7 Dias, ainda que o justificando com outras razões. As mesmas declarações foram feitas em directo no Você na TV! onde se terá gerado, segundo a publicação, um "minicomício" contra a revista. 

Isto, porque também Cinha Jardim e Manuel Luís Goucha aproveitaram para "despojar" as indignações perante a publicação do grupo Impala: "Cinha Jardim, que aproveitou para frisar que a TV 7 Dias só diz mentiras, referindo-se até a "caneladas" - com aquela «classe» a que nos habituou. (...) Manuel Luís Goucha deitou a sua "acha para a fogueira", afirmando-se também ele, vítima de uma mentira da publicação, reportando-se ao anúncio da separação do seu companheiro (...) facto a que já aludiu dezenas de vezes, muitas delas a despropósito". 

E a revista termina o seu artigo dizendo que a revista "vai aos sítios, confronta as pessoas e trabalha para acrescentar mais leitores aos 640 mil semanais da revista com maioria absoluta no seu segmento - número superior aos que de manhã estão ligados à TVI, embora também ela líder de audiências". 

É caso para se dizer que a guerra está instalada, até porque, já hoje, na rubrica Dizem Elas e Ele, Flávio Furtado, Cinha Jardim e Manuel Luís Goucha comentavam este artigo de José Paulo Canelas, criticando o mesmo e ao que parece, o caso não vai ficar por aqui.


Pedro Teixeira é o mártir das novelas da TVI

Depois do "azarado" Pedro Granger que tem a sina de morrer em todas as novelas em que participa, eis que Pedro Teixeira lhe segue os passos na maré de azar. Tudo começou em A Outra, quando o actor interpretou uma personagem que sofria de uma grave doença - esclerose em placas. Durante a trama, o jovem foi ficando cada vez mais fraco, acabando por falecer num acidente de viação. Seguiu-se Flor do Mar, Pedro era o nome da personagem que, inesperadamente, desapareceu no mar. Todos o julgavam morto, mas a verdade é que o jovem deu à costa e acabou por viver como um verdadeiro náufrago. 

Tudo seria normal caso os "acidentes" ficassem por aqui, mas na verdade o "azar" bate à porta de Pedro Teixeira em quase todas as produções. E como não há duas sem três, relembremos Mar de Paixão, que terminou há poucos meses e onde o actor interpretou uma personagem que esteve envolvida no acidente do qual resultou a morte da irmã na ficção Carminho (Sara Salgado). E a saga continua. Na trama actualmente em exibição, Anjo Meu, Matias, personagem que interpreta, sofreu um acidente de viação em que fica muito maltratado e por pouco não perde a visão.

É caso para se dizer que Pedro Teixeira não tem tido muito sorte com as suas personagens, ainda assim, nunca se sabe o que está guardado ao talentoso actor que como muitos outros começou na série juvenil Morangos com Açúcar.

CITAÇÃO DO DIA

"Temos ido ao ginásio de manhã e, depois, só trabalhamos da parte da tarde."

Fátima e Tânia, participantes de 'Peso Pesado'



NÚMERO DO DIA

719800
Foi o número de espectadores que acompanharam a emissão de Anjo Meu na passada segunda-feira, dia de estreia de Remédio Santo. O pior resultado obtido pela novela desde a estreia, que perdeu frente a Laços de Sangue, caindo ao sétimo lugar dos programas mais vistos do dia.



Quiosque: TV 7 Dias / Nova Gente

Fecho


Boa noite. Em fecho, esta noite, mais uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias

Mistérios de Fragoso

Eu sei que a RTP1 não deve programar com vista às audiências. Eu sei que a RTP1 deve procurar uma programação alternativa às privadas. Eu sei que a RTP1 deve, mais do que procurar a competição, produzir e exibir bons conteúdos. Eu sei que a RTP1 deve preocupar-se, fundamentalmente, em apoiar e promover a ficção em português. Tudo isso é certo e (quase) tudo isso, reconheça-se, a televisão pública tem conseguido cumprir. Mas, caramba, não é preciso ser mais papista do que o papa. No actual contexto audiovisual, programar Mistérios de Lisboa, uma série e filme de Raúl Ruiz baseados na obra de Camilo Castelo Branco, a um domingo à noite é votá-la ao mais absoluto desprezo televisivo. Na primeira semana ainda registou 350 mil espectadores às dez da noite, mas nas últimas duas exibições não ultrapassou os 180 mil, ou seja 5% (leu bem, cinco por cento) dos portugueses que viam televisão àquela hora.

José Fragoso não tem culpa de que os portugueses prefiram ver as tontices de José Castelo-Branco nas tribos ou os dramas nos gordos na herdade, é verdade. Mas tem culpa de, sabendo que a sua obra de ficção ia ser arrasada pelos reality shows da concorrência, ter, mesmo assim, insistido no domingo para o exibir. E é uma pena.

Promover o cinema português, respeitar os realizadores, produtores e actores, honrar as tradições de um nome maior da literatura portuguesa, incentivar a indústria audiovisual portuguesa, coisas que Fragoso, reconheça-se, tem sabido fazer neste seu consulado na televisão pública, é também perceber quais os melhores dias e horários para exibir determinado tipo de conteúdos. Porque o serviço público só se faz (bem) se ele chegar aos públicos que vêem televisão.