16 de janeiro de 2010

Os Escolhidos


Boa noite. Sim, "Os Escolhidos" eram para ter saído ontem, mas por motivos pessoais não conseguiu fazer a rubrica. Como tal, aqui está ela, com um dia de atraso. Peço desculpa aos leitores.
Durante as últimas semanas, "Os Escolhidos" estiveram de férias.
A responsabilidade de estar neste concurso é muita, pois, neste momento, qualquer falha pode custar uma nomeação, ou mesmo uma eventual saída.
A seguinte tabela, reflecte os valores de audiências dos programas em que as 8 personalidades estão presentes:


Esta semana, existiram três concorrentes que se destacaram pela positiva e negativa.
No lado positivo temos:



Fátima Lopes venceu Júlia Pinheiro nesta semana. Mesmo com a remodelação das "Tardes da Júlia", a verdade é que "Vida Nova" não se ressentiu, talvez pelos seus convidados especiais. Mas mesmo assim, os cinco programas exibidos esta semana não contaram só com concorrentes dos "Ídolos", mas também com histórias de pessoas que venceram na vida.

Alexandra Lencastre com "Meu Amor", esteve muito bem esta semana. Com ratings bastante próximos dos 18%, a novela da TVI surpreendeu.

O mesmo se diz de Mariana Monteiro. "Deixa que te Leve" venceu todos os dias a concorrência.

No lado negativo temos:


Júlia Pinheiro, apesar de ter presenteado os espectadores com um estúdio novo, ficou em segundo lugar todos os dias da semana. Por outro lado, "Portugal no Coração" andou demasiado perto.


Manuel Luís Goucha, conseguiu, durante estes dias, algo que não se admite nos "Escolhidos" - "Você na TV" ficou fora dos 10 programas mais vistos da TVI, na segunda-feira. Quem lucrou com isso foi a "Praça da Alegria", que viu o seu share ascender aos 36%.

João Manzarra, apesar de ter perdido no sábado à tarde para a concorrência, e de ter ficado atrás de "Deixa que te Leve" e "Meu Amor" no domingo à noite, colocou "Sentimentos" a 21% de share no dia da gala.


Depois da análise da semana, com as audiências e alterações que aconteceram, a equipa do blog decidiu que Alexandra Lencastre é a escolhida entre os melhores, não podendo ser nomeada para a próxima semana.
No terreno negativo, a equipa do Televisão-Opinião decidiu poupar João Manzarra da nomeação. Posto isto, Manuel Luís Goucha e Júlia Pinheiro vão a votos esta semana.

Na próxima sexta-feira ficaremos a saber quem sai e quem fica n'Os Escolhidos. Contamos com o seu voto, caro leitor.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje leva até si uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Eleições inúteis

A TV tem toda a razão: Gato Fedorento Esmíuça os Sufrágios (SIC) foi o Melhor Programa do Ano de 2009 na TV portuguesa. A ATV tem toda a razão: Uma Canção para Ti (TVI) é um programa paupérrimo - e, embora não seja tão abjecto como outros, fica tão bem como eles no papel de Pior Programa do Ano. A ATV tem toda a razão: o Jornal Nacional de Sexta-Feira (TVI) foi a Bronca do Ano - e foi-o quer isso da "bronca" se aplique à sua existência, quer se aplique ao processo da extinção, interpretação em que os jornais de ontem se dividiam.

Quando se tem toda a razão, porém, corre-se o risco de não se ter razão nenhuma. E é precisamente isso que acontece com a Associação dos Telespectadores de Televisão, cuja revisão de 2009 é mais uma daqueles balanços tão redondos, tão óbvios e tão institucionais que não iluminam um só espectador. É quase como se Francisco Teixeira da Mota e os seus consócios pegassem em tudo o que se escreveu ao longo do ano, o misturassem num destilador e depois abrissem a torneira ao mosto. No fundo, não descobrem um formato, não sublinham um canal, nem arriscam uma opinião nova que seja.

A atribuição do título Revelação do Ano à TVI 24 é disso o melhor exemplo. Porque, se alguma coisa a TVI 24 não foi, em 2009, é precisamente "uma revelação" (foi mais "um fracasso", tanto de qualidade como de público). Fica bem dar-lhe uma palmadinha nas costas e instá-la a continuar, numa saudação ao jeito "rainha de Inglaterra"? Fica, claro. Mas, para isso, não é necessária uma associação que se autoproclame representativa dos telespectadores portugueses. Os telespectadores portugueses gostam é de Uma Canção para Ti - e precisam é de ser esclarecidos.

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Seja bem-vindo ao primeiro Episódio Seguinte. A rubrica que faltava ao Televisão - Opinião chegou. O mundo da ficção nacional e brasileira será agora abordado todos os sábados, a partir das 15 horas. Fique a par das novidades deste universo.

"Quim" é o pai de "Diana"
Desde o início de "Meu Amor" que a vida solitária da pequena "Diana" emociona os portugueses. Abandonada no orfanato, a criança sonha em ter uma família e, em breve, isso tornar-se-á realidade. As "adjuvantes" desta criança serão "Camila" e "Elisa".

Tudo se inicia no dia em que "Elisa" é surprendida pela mãe da jovem, que a vai visitar ao orfanato. A assistente social questiona-a sobre a razão pela qual está sempre ausente e só aparece à menina esporadicamente. No momento em que estão a conversar, surge "Diana" que, ao ver a mãe, corre para os seus braços. A ex-namorada de "Valentim" comove-se e compromete-se a ajudar a toxicodependente. Durante a conversa, ela conta que se envolveu com um taxista e daí nasceu "Diana", apesar de não ter sabido mais sobre o pai da menina.

"Elisa" inicia uma investigação e procura "Camila". Juntas, concluem que há muitas possibilidades de o progenitor ser "Quim", que, naquela época, era mulherengo e mantinha relações com várias mulheres. Empenhada em descobrir a verdade, a antiga modelo procura o irmão e conta-lhe a história de "Diana". Emocionado, "Quim" recorda o momento e, após um encontro com a mãe de Diana são desfeitas todas as dúvidas. A menina é mesmo sua filha. Dá-se depois o primeiro encontro entre os dois em que o taxista promete nunca mais separar-se da pequena e que a partir daquele momento ela passará a ter uma família como sempre sonhou.

Emoções fortes em "Viver a Vida"
Lá mais para a frente, a trama da SIC promete apaixonar ainda mais os telespectadores. Tudo acontece na noite de passagem de ano.

A noite já vai longa e "Luciana" começa a evidenciar sinais de cansaço. Perante isto, pede que a levem para casa. Todavia, "Jorge" passou a noite a beber e não se encontra em condições de a transportar até casa. Surge então "Miguel", que se disponibiliza a levá-la.

Antes de entrarem no carro, a filha de "Marcos" sente uma súbita vontade de ver o mar e o "calçadão". O irmão de "Jorge" atende ao seu pedido e ambos observam o sol nascer. A jovem sente o momento especial e fica com o desejo de entrar no mar. Mais uma vez, Miguel acede ao seu pedido. Pega nela ao colo e seguem em direcção ao mar. Tratam-se de cenas bastante intensas e recheadas de romantismo. O pior será depois, quando o noivo da jovem se aperceber de tudo aquilo que aconteceu.

CURTAS:
Em "Deixa Que Te Leve", "Xavier" agredirá "Carlos Paulo", depois de o apanhar na cama com "Filipa". Já em "Perfeito Coração", "Bárbara" está prestes a apaixonar-se por "Afonso". Na telenovela "Sentimentos", "Tiago", irritado por "Filipa" saber quem ele é de verdade, decide acabar com a vida da rapariga, apesar da protecção de "Duarte". Em "Morangos Com Açúcar", "Jorge"já não consegue estar afastado de "Papoila" e propõe-lhe morarem juntos. Ela hesita, mas ele convence-a. Na telenovela de fim de tarde da SIC, "Paraíso", "Zeca" divorcia-se de "Rosinha" e corre para os braços de "Maria Rita".

Fontes: TV 7 Dias, ANA

Não perca...

É já hoje, a partir das 16:00, que estreia a rubrica que faltava ao Televisão - Opinião.
Não perca!

Outras audiências


19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 10,6% de rating e 35,1% de share
Nós por Cá - 5,9% de rating e 17,5% de share

21:00 - 24:00

Perfeito Coração - 8,8% de rating e 22,4% de share
Antes pelo Contrário - 8,5% de rating e 20,9% de share
Pai à Força - 8,2% de rating e 20,7% de share
Sentimentos - 8,1% de rating e 31,4% de share
Jogo Duplo - 7,4% de rating e 20,1% de share
Viver a Vida - 7% de rating e 24,3% de share
Família, Família - 3% de rating e 16,1% de share

Audimetria - 15/01/2010

Esta sexta-feira foi ganha pela TVI. No entanto a diferença em relação à RTP1 foi bastante curta. Apenas cinco décimas. A SIC afundou-se nos 22,5% de share.

O programa mais visto do dia foi a novela "Deixa que te Leve". "Meu Amor" ficou em segundo com 15,5% de rating e 39,3% de share. Ambas as novelas continuam a dar cartas.
O noticiário mais visto foi o da RTP1. O "Telejornal" venceu a concorrência, tal como podemos ver no top5, com valores bastante animadores, e que se tem vindo a repetir. 14,2% de rating é um resultado muito bom.
"O Preço Certo" venceu no horário das 19:00, com 11,6% de audiência média e 34,8% de share.
O programa mais visto da estação de Carnaxide foi o "Jornal da Noite", com 10,2% de audi~encia média e 26,1% de share.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto da Semana foi ganho pela TVI. "Meu Amor" conseguiu, no dia 10 de Janeiro, pelas 21 horas e 52 minutos, 18,6% de rating e 43,8% de share. Em números, mais de um milhão e setecentos mil portugueses estavam sintonizados na estação de Queluz de Baixo aquela hora.
O segundo e terceiro lugar são ocupados pelos noticiários da concorrência. Apesar da disputa ser renhida, o "Telejornal" levou a melhor, com 16,2% de audiência média e 39% de share, às 20 horas e 32 minutos, do dia 4 de Janeiro.
Fonte do quadro: Correio da Manhã TV