16 de janeiro de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje leva até si uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Eleições inúteis

A TV tem toda a razão: Gato Fedorento Esmíuça os Sufrágios (SIC) foi o Melhor Programa do Ano de 2009 na TV portuguesa. A ATV tem toda a razão: Uma Canção para Ti (TVI) é um programa paupérrimo - e, embora não seja tão abjecto como outros, fica tão bem como eles no papel de Pior Programa do Ano. A ATV tem toda a razão: o Jornal Nacional de Sexta-Feira (TVI) foi a Bronca do Ano - e foi-o quer isso da "bronca" se aplique à sua existência, quer se aplique ao processo da extinção, interpretação em que os jornais de ontem se dividiam.

Quando se tem toda a razão, porém, corre-se o risco de não se ter razão nenhuma. E é precisamente isso que acontece com a Associação dos Telespectadores de Televisão, cuja revisão de 2009 é mais uma daqueles balanços tão redondos, tão óbvios e tão institucionais que não iluminam um só espectador. É quase como se Francisco Teixeira da Mota e os seus consócios pegassem em tudo o que se escreveu ao longo do ano, o misturassem num destilador e depois abrissem a torneira ao mosto. No fundo, não descobrem um formato, não sublinham um canal, nem arriscam uma opinião nova que seja.

A atribuição do título Revelação do Ano à TVI 24 é disso o melhor exemplo. Porque, se alguma coisa a TVI 24 não foi, em 2009, é precisamente "uma revelação" (foi mais "um fracasso", tanto de qualidade como de público). Fica bem dar-lhe uma palmadinha nas costas e instá-la a continuar, numa saudação ao jeito "rainha de Inglaterra"? Fica, claro. Mas, para isso, não é necessária uma associação que se autoproclame representativa dos telespectadores portugueses. Os telespectadores portugueses gostam é de Uma Canção para Ti - e precisam é de ser esclarecidos.

Nenhum comentário: