31 de maio de 2010

Frente a Frente

Boa noite. O Frente a Frente de hoje coloca em duelo duas novelas que estreia no serão desta segunda-feira. Espírito Indomável e Passione estão em confronto!


Recordo-me perfeitamente de começar a ler notícias sobre Espírito Indomável, ainda a trama estava a ser preparada. O facto de ter um grupo de actores que despertam em mim muito interesse, contribuiu para que as lesse com atenção. Por outro lado, quando percebi que a história teria algumas cenas gravadas na Estância que serviu de pano de fundo a Casa das 7 Mulheres, uma série da Globo que me apaixonou, fiquei logo em “êxtase”. Estavam reunidos vários motivos para a acompanhar.

Ontem, enquanto via a antestreia de Espírito Indomável, percebi que todas as expectativas que criei não serão defraudadas. Simplesmente apaixonante, é a melhor forma que encontro para a descrever. Desde o excelente desempenho dos actores, à excelente caracterização, às paisagens, tudo é cuidado ao pormenor. Basta ter em mente que nenhum dos actores “repete” papéis, todos eles abraçaram personagens diferentes daquelas que fizeram anteriormente. Desde Vera Kolodzig melhor que nunca, numa muito, muito bem conseguida, a um Diogo Amaral muito bem posicionado para batalhar pelo coração da jovem, os actores conseguem arrasar. É claro que o mérito também é, em grande parte das equipas de criação e de produção. Mas é isto que faz uma telenovela. E esta, no meu entender, promete mesmo arrasar.


A história em si parece-me muito interessante, é sempre um gosto ver “confrontos” entre duas famílias, assim, como o factor campo também é algo a ter em conta. Há ainda que pensar nos papéis cómicos, que desta vez serão, em grande parte, da responsabilidade de Sara Prata e de Pedro Lima. Em Espírito Indomável tudo parece pensado ao pormenor e feito para que os seus intervenientes arrasem!


Estou, como é perceptível, rendido. E, parece-me que os portugueses também. A avaliar pelos resultados da antestreia, adivinha-se mais um sucesso para Queluz de Baixo. E com todo o mérito, claro. Espírito Indomável é, pelo que me pareceu, um dos produtos melhor conseguidos dos últimos tempos, por aqueles lados. Venha de lá o reconhecimento do público, não só para os actores, que muito merecem, como também para a TVI que decidiu arriscar e apostar forte.


É assim Espírito Indomável, uma história que consegue juntar amor, traições, mortes, vinganças, mentiras, e, como é claro, muita, muita paixão. Até porque a protagonista desta trama “tem o diabo no corpo”!



A estreia de Passione no Brasil poderia ter corrido melhor, é verdade. Os índices de audiência que a novela obteve nos seus primeiros episódios não foram excepcionais, mas tal facto tem vindo a tornar-se comum nas produções da Globo. Afinal são novelas atrás de novelas, e atrás de novelas. Os actores acabam por ser os mesmos, as histórias parecidas, e o objectivo da inovação acaba por ser difícil de alcançar.

No entanto, o adágio popular "o que nasce torto tarde se endireita" nem sempre se aplica a todos os casos. Passione é um deles. Um começo menos bom, pode não significar que a novela venha a confirmar-se o maior desastre da Globo. Muito pelo contrário. Uma produção ganha, muitas vezes, fôlego a meio da trama. E é o que acho que vai acontecer com esta novela, tanto no Brasil como no nossa país.

A estreia pode não ser a mais auspiciosa em Portugal, mas o seu avanço, tal como tem vindo a acontecer, vai obter melhores resultados. Relembro que, no nosso país, Viver a Vida começou com resultados modestos, tendo até descido, após alguns capítulos ao patamar dos 22/23% de share. No entanto, estes valores não impediram que a produção brasileira fizesse frente a Sentimentos, vencendo-a várias vezes por uma distância considerável.
Penso que é isto que vai acontecer a Passione. Resultados modestos no início da trama, para, durante o avançar da mesma, alcançar subidas constantes. Afinal, esta produção tem tudo para vencer, nem que seja pelo próprio nome italiano. O elenco é de luxo: Tony Ramos, Mariana Ximenes, Reynaldo Gianecchini, Maitê Proença, Carolina Dieckmann, Fernanda Montenegro, entre muitos, muitos outros. Quando à história, é aliciante: um filho negado por um pai, que noticia a sua morte aquando do seu nascimento. Mais tarde, vem-se a descobrir que afinal ele está vivo, e que mora com a sua irmã mais velha. Este é assim o ponto de partida para emoções fortes, momentos de alta tensão e, acima de tudo, uma história bonita.


Acima de tudo penso que Passione será um bom produto para a SIC, numa época onde o calor começa a apertar, e os telespectadores ficam acordados até mais tarde.



Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Joana Duarte/Vanessa Martins:

Vanessa Martins, por Tiago Henriques - 52%
Joana Duarte, por Diogo Santos - 48%


Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!


Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje leva até si mais uma crónica de Nuno Azinheira, retirado do Diário de Notícias. Às 21:00, o Frente a Frente entra em linha.

Festivalices

Eu gostava do Festival da Canção, juro que gostava. Aquele sábado era sempre especial. Sentava-me no sofá ao lado da minha avó, com os meus irmãos, e vivíamos aquilo com grande seriedade, tendo na mão a grelha das canções, que uma revista semanal publicava. Dávamos as nossas pontuações e, depois, aguardávamos o veredicto final: "Noruega, dez pontos. La Norvège dix points, Norway ten points." Aquilo era uma festa.


Agora, tudo é diferente. O Festival, apesar de ainda ter audiências (segundo a Lusa, foi visto por 120 milhões de espectadores em 39 países europeus), já não pára o País. Já não nos pára a nós. Ainda assim, confesso: quando cheguei a casa na madrugada de domingo, já cheio de sono e cansado, ainda fui à Internet ver quem tinha ganho e em que lugar dos últimos tinha ficado Portugal.


E, pronto, admito: gosto de Há Dias assim, a canção que Augusto Madureira compôs para Filipa Azevedo (18.º lugar entre 25 concorrentes). E gosto muito de Satellite, a música de Lena Meyer que a Alemanha levou a concurso e que ganhou a competição. Percebo a indignação de quem acha que a canção devia ter sido cantada em alemão e não em inglês (tendência que se acentuou nesta edição), mas a música vencedora respira modernidade. Lena é jovem e bonita. A música é fresca, ritmada, numa onda pop moderna, ao estilo Nelly Furtado. Ou me engano muito, ou fará furor este Verão.

No meio do deserto criativo que o Festival revelou ser este ano, a participação alemã percebeu o essencial: não são os espectadores que se têm de adaptar às modas festivaleiras, é pre-cisamente o contrário. É bom? É mau? É o que é…

"Viver a Vida" termina quarta-feira!


É já nesta quarta-feira que chega ao fim a história que apaixonou os portugueses.A notícia já está a ser anunciada nos intervalos entre programas.


Assim, na véspera de feriado, será emitido o derradeiro episódio de Viver a Vida. Vai querer perder a despedida de Helena, Luciana, Bruno ou Marcos?


Não se esqueça, é quarta-feira, na SIC!

É oficial - Iva Domingues em "Depois da Vida"


É oficial: Iva Domingues será a anfitriã da segunda edição de Depois da Vida. Após vários rumores, esta novidade é-nos dada pela própria Júlia Pinheiro: "Não tenho dúvidas que ela vai fazer um bom trabalho. Caso contrário não estaria lá". A apresentadora de As Tardes da Júlia confessou ainda à Notícias TV desta semana que, o sucesso da sua participação em Depois da Vida se deveu ao facto de não se ter abordado o assunto do além de uma forma demasiado pesada: "Acho que as coisas foram no sentido que eu desejava, que era não abordar o assunto de uma forma mórbida, já que se trata de algo tão intimo e privado. Por isso não tivemos polémica, mas sim, interesse".

Quiosque: Notícias TV

Parabéns, Cristóvão Campos!



Foi neste mesmo dia, mas no ano de 1984 que o Gué de Mar de Paixão nasceu! Hoje, dia em que comemora o seu vigésimo sexto aniversário, vamos todos dar os parabéns a Cristóvão Campos!



Parabéns, Cristóvão Campos!

Às 21:00..


..o duelo não se passará apenas entre a SIC e a TVI: ele vai estar no Televisão-Opinião! Frente a Frente entre as estreias de hoje. A não perder, uma hora após o Fecho.

Fala-se 31/05/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao último Fala-se deste mês!



José Carlos Pereira


Depois de terminado o romance com Mafalda Pinto, o actor voltou a faltar a gravações de Mar de Paixão e a ter comportamentos menos bons, dado que está desamparado, segundo dizem alguns amigos. No entanto, parece que eata situação poderá estar prestes a terminar. É que, segundo a TV Guia, José Carlos Pereira tem uma nova namorada, a socialite Cristina Cordeiro, com quem tem passado várias noites, em Sintra. À referida publicação, nenhum dos dois quiz prestar declarações.


Tânia Ribas de Oliveira


A apresentadora tem um novo desafio em mãos. Não, a companheira de João Baião não tem um novo programa. Tânia Ribas de Oliveira é, desde há uma semana, uma das novas professoras do curso de Locutores e Apresentadores, que decorre na Universidade Lusófona. O convite partiu de Patrícia Vasconcelos e a cara da RTP aceitou de imediato: "Fiquei muito orgulhosa e lisonjeada e, depois de pensar dois minutos, disse que sim", afirmou à TV Guia.


Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa 31/05/2010

Segunda-Feira, 31 de Maio.
Bom dia e seja bem-vindo à Revista de Imprensa!


Hoje é dia de estreias
Definitivamente já cheira a Verão na nossa televisão. A comprovar isso estão aí as estreias de hoje para esta época do ano, todas em horário nobre.
Na SIC temos o regresso do já aclamado "programa do Verão", Salve-se Quem Puder com Marco Horácio e Diana Chaves e também a nova novela da TV Globo, Passione. Na TVI a estreia também é de peso. Espírito Indomável é a nova aposta da estação para o horário nobre, com Vera Kolodzig como protagonista.
"O Espírito Indomável tem qualquer coisa de diferente do que se tem visto, estamos tranquilos" afirma Gabriel Sobral, que minimiza as duas estreias na concorrência: "Nós temos duas novelas a funcionar muito bem, o Meu Amor e Mar de Paixão, e temos o prime time consolidado"
Já Nuno Santos, director de programas da SIC, mostra-se espectante face ao confronto entre todas estas estreias, principalmente entre duas novelas concorrentes, Espírito Indomável e Passione: "Já conheço o nosso produto, já vi algumas imagens da novela da TVI. Vamos ver... Estou curioso. Presumo que arranquem em horários diferentes". E na verdade as duas novelas não vão estar em concorrência directa, sendo esse confronto feito entre Salve-se Quem Puder e Espírito Indomável.
Seja qual for o vencedor da noite uma coisa é certa, o espectador é que fica a ganhar com toda esta variedade de escolhas.


Soraia em Voo Directo da SIC para a RTP


Soraia Chaves vai viajar em trabalho para Luanda já na próxima semana. A actriz vai integrar o elenco da nova série da RTP1 Voo Directo e, em conjunto com outros actores, vai partir numa das viagens que vão decorrer entre 8 a 15 de Junho.
Com este projecto Soraia regressa assim ao pequeno ecrã, depois do seu último trabalho A Vida Privada de Salazar na SIC, há um ano. Voo Directo assinala também a estreia da actriz na estação pública, depois de ter terminado recentemente o contrato de exclusividade que a mantinha ligada à SIC desde há quatro anos.

Esta nova série da estação pública, que retrata o dia-a-dia de várias companhias de aviação, é o produto de uma parceria entre a RTP e a TPA, o canal público angolano. Atendendo a isto, apenas uma parte dos actores escolhidos serão portugueses.Para além de Soraia Chaves estão também confirmadas as participações de Maya Both, Filipe Gaidão e Jorge Henriques.



CITAÇÃO DO DIA

"Chorar não é gratuito", Marina Frangioia


NÚMERO DO DIA
39,1
O Festival Eurovisão da Canção afinal não parece estar morto e sem interesse diante do público. Pelo menos as audiências não o revelam, antes pelo contrário. No passado Sábado a grande final foi o programa mais visto do dia com um share de 39,1%.


Quiosque: TV Guia, 24 Horas, Notícias TV

Cátia Sousa e Bruno Abreu são os primeiros eliminados















Numa noite que marcou a estreia em directo dos 20 bailarinos, o grupo já está reduzido a 18. Tal como já era conhecido, dois concorrentes foram expulsos do talent-show.


A primeira gala demonstrou muito ritmo e movimento, mas foram as duplas Cátia Sousa e Tiago Careto, Mariana Paraízo e Bruno Abreu e Kelly Nakamura e Bruno Silva quem obteve uma menor pontuação do público português.


O grupo de jurados decidiu então deixar pelo caminho Cátia Sousa e Bruno Abreu