31 de maio de 2010

Frente a Frente

Boa noite. O Frente a Frente de hoje coloca em duelo duas novelas que estreia no serão desta segunda-feira. Espírito Indomável e Passione estão em confronto!


Recordo-me perfeitamente de começar a ler notícias sobre Espírito Indomável, ainda a trama estava a ser preparada. O facto de ter um grupo de actores que despertam em mim muito interesse, contribuiu para que as lesse com atenção. Por outro lado, quando percebi que a história teria algumas cenas gravadas na Estância que serviu de pano de fundo a Casa das 7 Mulheres, uma série da Globo que me apaixonou, fiquei logo em “êxtase”. Estavam reunidos vários motivos para a acompanhar.

Ontem, enquanto via a antestreia de Espírito Indomável, percebi que todas as expectativas que criei não serão defraudadas. Simplesmente apaixonante, é a melhor forma que encontro para a descrever. Desde o excelente desempenho dos actores, à excelente caracterização, às paisagens, tudo é cuidado ao pormenor. Basta ter em mente que nenhum dos actores “repete” papéis, todos eles abraçaram personagens diferentes daquelas que fizeram anteriormente. Desde Vera Kolodzig melhor que nunca, numa muito, muito bem conseguida, a um Diogo Amaral muito bem posicionado para batalhar pelo coração da jovem, os actores conseguem arrasar. É claro que o mérito também é, em grande parte das equipas de criação e de produção. Mas é isto que faz uma telenovela. E esta, no meu entender, promete mesmo arrasar.


A história em si parece-me muito interessante, é sempre um gosto ver “confrontos” entre duas famílias, assim, como o factor campo também é algo a ter em conta. Há ainda que pensar nos papéis cómicos, que desta vez serão, em grande parte, da responsabilidade de Sara Prata e de Pedro Lima. Em Espírito Indomável tudo parece pensado ao pormenor e feito para que os seus intervenientes arrasem!


Estou, como é perceptível, rendido. E, parece-me que os portugueses também. A avaliar pelos resultados da antestreia, adivinha-se mais um sucesso para Queluz de Baixo. E com todo o mérito, claro. Espírito Indomável é, pelo que me pareceu, um dos produtos melhor conseguidos dos últimos tempos, por aqueles lados. Venha de lá o reconhecimento do público, não só para os actores, que muito merecem, como também para a TVI que decidiu arriscar e apostar forte.


É assim Espírito Indomável, uma história que consegue juntar amor, traições, mortes, vinganças, mentiras, e, como é claro, muita, muita paixão. Até porque a protagonista desta trama “tem o diabo no corpo”!



A estreia de Passione no Brasil poderia ter corrido melhor, é verdade. Os índices de audiência que a novela obteve nos seus primeiros episódios não foram excepcionais, mas tal facto tem vindo a tornar-se comum nas produções da Globo. Afinal são novelas atrás de novelas, e atrás de novelas. Os actores acabam por ser os mesmos, as histórias parecidas, e o objectivo da inovação acaba por ser difícil de alcançar.

No entanto, o adágio popular "o que nasce torto tarde se endireita" nem sempre se aplica a todos os casos. Passione é um deles. Um começo menos bom, pode não significar que a novela venha a confirmar-se o maior desastre da Globo. Muito pelo contrário. Uma produção ganha, muitas vezes, fôlego a meio da trama. E é o que acho que vai acontecer com esta novela, tanto no Brasil como no nossa país.

A estreia pode não ser a mais auspiciosa em Portugal, mas o seu avanço, tal como tem vindo a acontecer, vai obter melhores resultados. Relembro que, no nosso país, Viver a Vida começou com resultados modestos, tendo até descido, após alguns capítulos ao patamar dos 22/23% de share. No entanto, estes valores não impediram que a produção brasileira fizesse frente a Sentimentos, vencendo-a várias vezes por uma distância considerável.
Penso que é isto que vai acontecer a Passione. Resultados modestos no início da trama, para, durante o avançar da mesma, alcançar subidas constantes. Afinal, esta produção tem tudo para vencer, nem que seja pelo próprio nome italiano. O elenco é de luxo: Tony Ramos, Mariana Ximenes, Reynaldo Gianecchini, Maitê Proença, Carolina Dieckmann, Fernanda Montenegro, entre muitos, muitos outros. Quando à história, é aliciante: um filho negado por um pai, que noticia a sua morte aquando do seu nascimento. Mais tarde, vem-se a descobrir que afinal ele está vivo, e que mora com a sua irmã mais velha. Este é assim o ponto de partida para emoções fortes, momentos de alta tensão e, acima de tudo, uma história bonita.


Acima de tudo penso que Passione será um bom produto para a SIC, numa época onde o calor começa a apertar, e os telespectadores ficam acordados até mais tarde.



Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Joana Duarte/Vanessa Martins:

Vanessa Martins, por Tiago Henriques - 52%
Joana Duarte, por Diogo Santos - 48%


Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!


Nenhum comentário: