29 de agosto de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias:

Causa e consequência

A SIC perdeu em Agosto a embalagem que tinha conquistado em Junho e Julho. Os Mundiais de Atletismo, a Volta a Portugal e o arranque da Liga Sagres na RTP roubaram o protagonismo à estação de Carnaxide. Por outro lado, os formatos tipicamente de verão TGV e Salve-se quem Puder (sobretudo o primeiro, aos domingos) começam a revelar sinais de cansaço e de algum desgaste. A segunda quinzena do mês está a ser ainda pior que a primeira. Só para termos um exemplo, nos últimos nove dias contabilizados pela Marktest, esta estação ficou sempre abaixo dos 22 pontos.

Ou seja, a única estação que está a capitalizar a descida da TVI é a RTP1. Ou melhor, a questão até pode colocar-se do lado inverso. A televisão pública é causa e não consequência. A descida da ex-estação de Moniz, que deverá rondar os dois pontos entre Julho e Agosto, deve-se ao crescimento da RTP, com um mês recheado de eventos especiais.

Para a SIC era bem melhor que a queda do líder fosse estrutural e não conjuntural. Que fosse causa e não consequência. Porque se assim fosse, significaria que os portugueses estavam cansados da TVI. E, apesar de tudo, é mais fácil a SIC concorrer com a RTP, cuja irregularidade da sua prestação nas audiências lhe permitiria alimentar mais veleidades.

O drama é que, apesar da fragilidade que a TVI vai dando sinais em alguns dias, não parece ser para já o divórcio entre os portugueses e a televisão das novelas. O que torna Setembro muito mais perigoso para a SIC…

Outras audiências

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar- 7,4% de rat e 34,3% de share
Telejornal - 6,4% de rat e e 33,6% de share
Tá a Gravar - 3,4% de rat e 15,5% de share

20:00 - 21:00

Futebol - Barcelona vs Sh. Donetsk - 8,3% de rat e 26% de share

21:00 - 24:00

Salve-se quem Puder - 8,5% de rat e 23,7% de share
Jogo Duplo - 6,9% de rat e 24,2% de share

Camilo & Filho - 6,4% de rat e 21,5% de share
Caminho das Índias - 5% de rat e 23,6% de share

Fonte dos dados: A Minha TV

Audimetria - 28/08/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI. Com 27% de share, a estação de Queluz de Baixo colocou no top5 as novelas Deixa que te Leve (12,4% de rat), Sentimentos (10,9% de rat) e Flor do Mar (ultrapassou a barreira dos 40% de share).
O noticiário mais visto foi o Jornal Nacional com 9,7% de rat e 31,9% de share.
A curiosidade do top5 de ontem foi a entrada de Jornal da Tarde. Já não é a primeira vez que isto acontece, mas talvez o Verão Total nos Açores tenha ajudado o noticiário a alcançar 9% de rat e 38% de share.
O programa mais visto da SIC foi o Jornal da Noite com 8,6% de rat e 28,4% de share. A estação de Carnaxide subiu ontem aos 22,2% de share, mas não foi o suficiente para subir ao segundo lugar nas audiências.

Mais informações mais logo

Fonte do quadro: Mediamonitor

Revista de Imprensa


Bom dia. Aqui ficam as principais novidades televisivas segundo a imprensa.



Inês Castel-Branco está na SIC

A próxima série da SIC, ainda sem nome, começa esta semana em pós produção. Para o elenco, está assegurada Inês Castel-Branco, que regressou ao trabalho esta semana para se dedicar a este novo desafio. A data de estreia desta série está agendada para 2010 e traz uma grande novidade. Quem irá escrever a série é nada mais nada menos que Inês Castel-Branco. Depois de ter assinado um contrato com a estação de Carnaxide, a actriz tem agora um papel acrescido. De referir ainda que Rita Lello também está escalada para o elenco.

Mais episódios de "Pai à Força"

Depois dos bons resultados da primeira temporada, a estação pública volta a apostar nesta série protagonizada por Pêpe Rapazote. A RTP1 encomendou mais 24 episódios, sendo que a história irá manter-se praticamente igual. Há apenas uma novidade por enquanto. Patrícia Bull regressa à ficção como ama dos filhos de Pêpe Rapazote.

Gato Fedorento a 14 de Setembro
O popular quarteto humorístico está de volta aos ecrãs. Depois de "Zé Carlos", a SIC vai emitir a nova série de Gato Fedorento a partir do dia 14 do próximo mês. O programa terá como base o antigo formato, mas será em directo. Tal como o blog tinha adiantado, com as eleições à porta os políticos serão os alvos desta nova série de humor.

Mais "Prós & Contras"
Fátima Campos Ferreira regressa aos ecrãs com o seu programa de debates já no próximo mês. Será dia 7 de Setembro que novos temas e novos convidados vão estar em destaque no auditório da Casa do Artista em Lisboa.


Tobias Monteiro na TVI


Pelo nome muitos não o conhecem, mas pela fotografia a maioria chega lá. O actor que participou em "Cenas do Casamento" entra agora na novela "Deixa que te Leve", onde provocará uma reviravolta. Ele será o italiano Fr
ederico, um pretendente de Luz, personagem interpretada por Mariana Monteiro.
"Ele é o típico aristocrata sedutor" afirma o actor à Telenovelas desta semana.



De apresentadora a actriz

A apresentadora de "Você na TV!", Cristina Ferreira, fez uma participação especial na novela "Sentimentos". Segundo ela: "Estava um bocadinho nervosa. Mas falei com o Ruy de Carvalho e ele deixou-me completamente à vontade e deu alguns conselhos". O convite foi feito através do telefone pela produtora da novela. Cristina Ferreira respondeu de imediato: "Claro que sim!".


"Acho que a Rita Ferro me trata pior a mim que aos outros" - Nuno Graciano referindo-se ao seu trabalho no "SIC ao Vivo" aos olhos de Rita Ferro Rodrigues.



Fontes: TV Guia; Notícias TV; Telenovelas
Nota: Todas as notícias da Revista de Imprensa são resumidas das notícias originais das fontes apresentadas em cima.