29 de agosto de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias:

Causa e consequência

A SIC perdeu em Agosto a embalagem que tinha conquistado em Junho e Julho. Os Mundiais de Atletismo, a Volta a Portugal e o arranque da Liga Sagres na RTP roubaram o protagonismo à estação de Carnaxide. Por outro lado, os formatos tipicamente de verão TGV e Salve-se quem Puder (sobretudo o primeiro, aos domingos) começam a revelar sinais de cansaço e de algum desgaste. A segunda quinzena do mês está a ser ainda pior que a primeira. Só para termos um exemplo, nos últimos nove dias contabilizados pela Marktest, esta estação ficou sempre abaixo dos 22 pontos.

Ou seja, a única estação que está a capitalizar a descida da TVI é a RTP1. Ou melhor, a questão até pode colocar-se do lado inverso. A televisão pública é causa e não consequência. A descida da ex-estação de Moniz, que deverá rondar os dois pontos entre Julho e Agosto, deve-se ao crescimento da RTP, com um mês recheado de eventos especiais.

Para a SIC era bem melhor que a queda do líder fosse estrutural e não conjuntural. Que fosse causa e não consequência. Porque se assim fosse, significaria que os portugueses estavam cansados da TVI. E, apesar de tudo, é mais fácil a SIC concorrer com a RTP, cuja irregularidade da sua prestação nas audiências lhe permitiria alimentar mais veleidades.

O drama é que, apesar da fragilidade que a TVI vai dando sinais em alguns dias, não parece ser para já o divórcio entre os portugueses e a televisão das novelas. O que torna Setembro muito mais perigoso para a SIC…

Nenhum comentário: