Mostrando postagens com marcador Marcelo Rebelo de Sousa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Marcelo Rebelo de Sousa. Mostrar todas as postagens

27 de fevereiro de 2011

Júlio Magalhães não quer perder Marcelo Rebelo de Sousa


Apesar de já não fazer parte da direcção de informação do canal da Media Capital, Júlio Magalhães afirmou ao Diário de Notícias que espera que Marcelo Rebelo de Sousa continue a marcar presença no Jornal Nacional enquanto comentador. Foi no concerto solidário Ar de Rock, no qual actuaram vários artistas nacionais, que o jornalista e o professor se encontraram para assistir ao evento.
"É para continuar, é isso que está definido. Mas é óbvio que a nova direcção de informação tem liberdade absoluta para fazer as alterações necessárias. Mas a ideia é manter. É o telejornal mas visto do país e o professor é um homem que vende audiências", afirmou Júlio Magalhães.
Veremos então se esta colaboração continua a ser uma das apostas da direcção de informação da estação de Queluz de Baixo. Caso contrário, provavelmente a concorrência não ficará de braços fechados.

Quiosque: Diário de Notícias

20 de fevereiro de 2011

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Depois das três primeiras escolhas durante a manhã, fique com as três restantes escolhas do "Melhor & Pior da Semana" entre as 21h e as 23h.

Melhor da Semana TVI
A contratação de Marcelo Rebelo de Sousa por parte da TVI, foi sem dúvida muito positiva. O professor com os seus comentários assertivos e vigorosos, bem como a dupla que forma com Júlio Magalhães são uma mais valia para a informação TVI e para as audiências do "Jornal Nacional" nas noites de domingo. O bloco noticioso é de há umas semanas para cá líder, e sempre com uma média de 1 milhão e 300 mil espectadores e bem mais de 30% de share. Para além disso, para mim, Marcelo veio trazer uma imagem de credibilidade à informação TVI, que tanto era criticada. É um trunfo que a TVI tem e para mim isso foi visível na noite das eleições Presidenciais com a TVI a a proximar-se da RTP1 nas audiências.

24 de novembro de 2010

Jornalistas insatisfeitos com entrevista de Marcelo Rebelo de Sousa

marcelorebelodesousatvi


Foi há pouco mais de uma semana que, numa situação totalmente inovadora no pequeno ecrã, o militante do PSD entrevistou, em pleno Jornal Nacional o cantor Rui Veloso. No entanto essa situação “não caiu muito bem” no seio da redação da TVI.

Quem o garante é a edição desta semana da revista TV 7 Dias, que adianta ainda que vários jornalistas mostraram a sua insatisfação ao director de informação, Júlio Magalhães, numa reunião em que, adianta a mesma publicação, o jornalista “se terá sentido mais sozinho do que nunca”.


Ainda assim, e apesar de toda a polémica que, alegadamente provocou internamente, esta entrevista de Marcelo Rebelo de Sousa a Rui Veloso foi um verdadeiro sucesso de audiências.

Audiências à parte, o certo é que vivem-se dias de instabilidade em Queluz de Baixo, depois de André Cerqueira ter deixado o cargo de director de programas…


Quiosque: TV 7 Dias

30 de outubro de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

A "cacha" de Marcelo


Marcelo Rebelo de Sousa quis ser presidente da Câmara de Lisboa, mas a única coisa que conseguiu foi dar um mergulho no Tejo em 1989. Marcelo quis ser primeiro- -ministro, mas Paulo Portas 'tramou' a sua AD em 1999. Há muito que se diz que Marcelo gostava de ser Pre- sidente da República. Já houve tempo em que o professor jurava que não, "nem que Cristo descesse à Terra". Na impossibilidade de ter caminho livre para Belém, Mar- celo volta a adiar o sonho. Mas não deixou de anunciar, em primeira mão, o fim do novo tabu de Cavaco Silva. Ontem, às 20.15, na sala e à hora que o comentador revelou há 15 dias, Cavaco lá estava a anunciar o seu "bis" à Presidência, cumprindo a tradição civil em Portugal. Em tempos conturbados e de elevada temperatura política, o peso e a importância dos comentadores é cada vez mais evidente. Nenhum é co- mo Marcelo - nem no rasgo, nem no brilhantismo, nem na atenção mediática que concentra sobre si -, mas to- dos procuram dar mais substância à informação dos canais que representam. Com a TVI a lançar Carrilho e San- tana Lopes, a estação da Prisa torna-se a que maior peso dá à política. Esse é, aliás, uma das características particulares da informação televisiva portuguesa. Não conheço qualquer outro país onde a informação político-partidária tenha tanta relevância como em Portugal. A duração média dos telejornais portugueses, que varia entre 60 e 90 minutos, com intervalo, é maior do que em todos os outros países desenvolvidos. Acontece, porém, que, a crer no que dizem as audiências, os portugueses não acham isso um facto anormal. Os programas informativos continuam a registar audiências muito relevantes. Nem por isso somos mais bem informados, mas essa é outra conversa...

2 de outubro de 2010

Marcelo Rebelo de Sousa e a sua relação com a TVI


Foi a 23 de Maio de 2010 que Marcelo Rebelo de Sousa regressou à TVI. Depois de seis anos sem comentar no canal da Media Capital, o professor sente-se satisfeito com este novo desafio, mesmo não tendo José Eduardo Moniz a seu lado. "A minha teoria é de que mesmo os mais exepcionais não são insubstituíveis. E eu, que sou professor, tive vários alunos insubstituíveis, encontrei alunos que à partida não eram excepcionais a fazer carreiras tão boas como os ditos excepcionais. Acho que não podemos ficar presos ao passado. Moniz fez um percurso notável, mas esta é uma nova fase", confessou à Notícias TV desta semana.

Em relação às audiências do Jornal Nacional ao domingo, dia que marca presença no noticiário, Marcelo Rebelo de Sousa aponta que actualmente o público, no geral, está mais desperto para os acontecimentos do país. "A mulher passou a ser mais activa e a ter uma maior participação na vida política. Em 2000, eram os homens que faziam as intervenções políticas e me mandavam cartas, agora são muitas mulheres. Tudo o que é saúde, educação, segurança social e problemas do quotidiano são assuntos que as mulheres já dominam e esse, sinto, é uma diferença muito grande", explicou.



O comentador da estação de Queluz de Baixo falou ainda da boa relação que tem com o director de informação da TVI, Júlio Magalhães: "O Júlio é uma boa surpresa para quem não o conhece bem. Eu acho que o conheço bem porque isto de estarmos muitos anos, todas as semanas, o encontro, o estar a conviver em estúdio e fora de estúdio, dá para conhecer as pessoas. O Júlio Magalhães foi muitas vezes subestimado. Houve quem dissesse que ele é um óptimo pivô, quem lhe chamasse um óptimo entretainer, mas isso também me chamaram a mim". Rebelo de Sousa acrescentou ainda o seguinte: "O Júlio tem qualidades pessoais que são fundamentais para uma chefia num tempo de transição. Num tempo de transição, qual era o risco a seguir à saída de José Eduardo Moniz? Era a... orfandade. Era ficar a sonhar com o "pai", com o regresso do "pai". Como é que vamos viver sem o "pai"? E nós vamos morrer sem o "pai"! Bom, o que é facto é que nesse período de transição houve, numa equipa que é ampla, uma pessoa que tem uma empatia natural para compreender os outros, para amortecer choques, para digerir sensibilidades, como foi o estar na boca do mundo todos os dias com o caso PT/TVI... Aguentar isto com boa disposição e com inteligência, sabendo gerir o espaço de manobra, requer muito talento".



De referir ainda que o professor universitário, não respondendo se Manuela Moura Guedes faz falta à televisão portuguesa, afirmou que o seu estilo marca a informação portuguesa. "Manuela Moura Guedes sempre foi uma figura muito dinâmica e activa na televisão portuguesa. Tinha um estilo muito pelicular de informação e as pessoas podiam gostar ou não", avançou à revista do Diário de Notícias.



Por fim, o militante do PSD falou ainda da possibilidade de Moniz integrar a direcção de programas da SIC. "Vamos ver. Só depois da resposta dele (Francisco Pinto Balsemão) é que vamos ver se o espaço de regresso de Moniz é maior ou menor".



Quiosque: Notícias TV

8 de agosto de 2010

Lurdes Baeta modera espaço do Prof. Marcelo


Sem férias durante este Verão, Marcelo Rebelo de Sousa não vai interromper o seu habitual espaço de comentário no Jornal Nacional de Domingo, na TVI.
Só que com a partida de Júlio Magalhães para os EUA, na próxima semana, o professor Marcelo vai ter ao seu lado no próximo Domingo, excepcionalmente, a pivô da TVI, Lurdes Baeta.
Quem o confirma é o próprio Marcelo Rebelo de Sousa: "Há muito a comentar, não pode haver descanso com a rentrée a aproximar-se. Hoje estou com o Júlio Magalhães, depois ele vai para os EUA, e para a semana vou estar com a Lurdes Baeta", afirmou.

Quiosque: Correio da Manhã

26 de maio de 2010

Revista de Imprensa 26/05/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!

5 Para a Meia-Noite regressa a 14 de Junho


Depois de várias manifestações do público, a direcção de programas da RTP2 decidiu voltar a apostar no talk-show que conquistou os portugueses. Assim, na segunda semana do mês de Junho, a terceira temporada de 5 Para a Meia-Noite estreia no segundo canal do estado.


Ao contrário do inicialmente previsto, Filomena Cautela continuará a conduzir o programa, bem como Fernando Alvim, Nilton, Pedro Fernandes e Luís Filipe Boinas. É de esperar algumas mudanças a nível de conteúdos e de cenário, especialmente.


Tiago Careto reage a polémicas


Ainda mal começou a sua participação em Achas Que Sabes Dançar? e o jovem já se viu envolto em pelo menos duas polémicas.


A primeira acusação que recebeu foi a de ter tido acesso à coreografia para a fase final antes dos restantes colegas. “É um bocado mau eu ser acusado, primeiro, de uma coisa que não fiz, e depois de uma coisa a que qualquer outra pessoa poderia ter acesso. Eu sou uma migalha da dança em Portugal e as pessoas neste mundo da dança, sendo pequeno, conhecem-se todas”, começou por dizer à TV 7 Dias. Na mesma entrevista, Tiago Careto revelou que já trabalhou com muitos dos colegas que também estão no talent-show.


A outra polémica em que viu o seu nome envolvido partiu de um e-mail enviado a várias revistas, que aludia a trabalhos feitos numa discoteca gay e onde, alegadamente, o bailarino demonstrou comportamentos menos correctos. À referida publicação, Tiago foi peremptório: “Eu sou freelancer e os meus trabalhos são para dançar. Não fiz mais do que ir dançar. Em relação ao Trumps, eu fiz lá um espectáculo. Não tenho problema nenhum” Claro que a componente gay está presente, porque é um espectáculo para tal, mas nunca fiz cenas obscenas nem andei lá aos meles com outros homens. Muitos dos bailarinos já la foram ver o show e fazer actuações e não têm qualquer tipo de problemas.”


Polémicas à parte, para o jovem, o facto de estar entre os 20 melhores concorrentes já é uma grande vitória, até porque parte dos seus intuitos já foram atingidos: “Este programa não me vai trazer a dança, mas vai trazer o reconhecimento profissional”, disse.


CITAÇÃO DO DIA:


“O que é exigido a um actor é esmagador e ao mesmo tempo maravilhoso. É como se nos atirassem de uma ponte sem sabermos onde vamos cair, se nos vamos salvar… é sempre a primeira vez”


Diogo Amaral



Número do dia:

1074000

Foi este o resultado alcançado pelo regresso de Marcelo Rebelo de Sousa à TVI. Durante a duração dos seus comentários, a estação de Queluz de Baixo obteve, em média, 1074000 telespectadores.


Quiosque: TV 7 Dias, 24 Horas

20 de maio de 2010

Para lá das 24

Boa Noite. A opinião Para lá das 24...

Marcelo Rebelo de Sousa, uma figura incontornável na vida pública portuguesa, enquanto político, professor e (acima de tudo) comentador. E tem sido essa a sua última faceta a mais especulada nos últimos tempos, para assim se tentar adivinhar qual o seu futuro.
Na Terça-Feira ficou-se a saber que Marcelo vai mesmo para a estação de onde saiu em 2004, a TVI. Nem mesmo com as aproximações da SIC, ao tê-lo como convidado em Sinais de Fogo, por exemplo, Marcelo decidiu ir para Carnaxide escolhendo a estação de Queluz de Baixo, que como o já tinha acolhido anteriormente partia desde logo com alguma vantagem para esta 'luta'.
E são algumas as questões que se podem levantar com este anuncio. Uma delas, o porquê de todo este fernesim à volta de Marcelo?
Para já, Marcelo Rebelo de Sousa é um dos comentadores mais influentes que temos no nosso país e por isso é uma mais-valia para uma estação de televisão. Para além de ser uma mais-valia em termos informativos, também o é em termos audiométricos. Marcelo é conhecido, ouvido e até querido por parte das pessoas, por isso é fonte de adesão por parte das mesmas, o que em televisão se lê por audiência.
Esta contratação também pode ser vista como um regresso à normalidade (ou talvez, passado) depois do abanão que a redacção de Queluz sofreu desde a abrupta saída de Moura Guedes.

No entanto uma coisa é certa, a TVI só tem a beneficiar com este nome de peso a ingressar na sua lista de comentadores. Mais uma arma poderosa que, a juntar ao futebol, facilita o trabalho de André Cerqueira e da própria direcção de informação na rentrée de Setembro próximo.

18 de maio de 2010

Marcelo Rebelo de Sousa de volta à TVI


O comentador político está de volta à estação de Queluz de Baixo.
Segundo o Jornal Nacional, o também professor passa a exercer funções já a partir do próximo domingo.

14 de maio de 2010

Marcelo Rebelo de Sousa em "Sinais de Fogo"


Depois de ter recebido o bastonário da Ordem dos advogados no último programa, Miguel Sousa Tavares prepara-se para conversar com um convidado muito especial. É que em Sinais de Fogo da próxima semana estará Marcelo Rebelo de Sousa.


Em cima da mesa estarão diversos temas, entre os quais o afastamento do professor da televisão, ou a actual situação política do país.


A não perder, na próxima segunda-feira, logo após o Jornal da Noite.

1 de março de 2010

Frente a Frente

Boa noite. O Frente a Frente desta semana ocorre entre Marcelo Rebelo de Sousa e Miguel Sousa Tavares.

Desde há vários anos que domingo é sinónimo de Marcelo Rebelo de Sousa. Inicialmente no Jornal Nacional, e nos últimos tempos em As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa, na estação estatal.

Uma das maiores figuras do Partido Social Democrata alcançou o “rótulo” de “melhor comentador político” de há uns tempos para cá. Objectivo, polémico, directo, livre e “sem papas na língua”, Marcelo Rebelo de Sousa consegue, através das suas opiniões, ajudar inúmeros portugueses a ter uma outra visão dos acontecimentos que marcam o nosso país. Prova disso é o número de telespectadores que o seu último programa alcançava.

Apesar de ter sido várias vezes vítima de críticas e queixas na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o “professor” nunca alterou a sua forma de estar, nem mudou as suas opiniões. Manteve-se fiel ao seu estilo.

Hoje é o primeiro dia após a sua saída da RTP. Em breve, Marcelo Rebelo de Sousa deverá estar de volta a Queluz de Baixo. Será, quanto a mim, um óptimo reforço para a estação que vem numa época de alguma tensão, devido às polémicas com o primeiro-ministro. Para a SIC, não acredito que vá e penso que é na TVI que está a sua “casa”.

Em Queluz de Baixo, Carnaxide, ou na Marechal Gomes da Costa, o importante é que o público português continue a ter o privilégio de ouvir os comentários deste grande senhor!


Miguel Sousa Tavares, começou a sua carreira televisiva na RTP1, mas foi na SIC, que esta se aprofundou. Na estação de Carnaxide, esteve, por exemplo, à frente de Crossfire, programa de informação que co-apresentava com Margarida Marante. Em 1998, abandonou o canal, e declinou o convite de director-geral da RTP1.
Foi passado um ano, que integrou a família TVI. Nesta casa, o seu primeiro programa chamava-se Em Legítima Defesa, onde dividia o protagonismo com Paula Teixeira da Cruz (vereadora do PSD à Câmara Municipal de Lisboa). Em termos de formatos, na TVI, o seu percurso acabou aqui.

Em 2000, passou a integrar a equipa do Jornal Nacional, como comentador fixo das terças-feiras. Até 2009, foi esse o seu papel no canal.
Foi no final desse ano, que se falou da possível transferência de Miguel Sousa Tavares da TVI, para a SIC. Numa altura, em que a liberdade informativa da TVI, estava a ser posta em causa, pela saída de José Eduardo Moniz da estação, pelo fim do Jornal Nacional de 6ª, pela demissão da direcção de informação do canal, o jornalista aproveitou a onda, e aceitou o convite da SIC, que há muito o andava a "namorar".
Actualmente, está à frente de Sinais de Fogo. A estreia ocorreu no dia 21 de Fevereiro, tendo obtido um resultado bastante positivo: 13,9% de rating.

Para o primeiro programa, nada melhor que entrevistar José Sócrates
. Achei a entrevista bem conduzida, apesar de se notar que muitas das perguntas que Miguel Sousa Tavares fez ao primeiro-ministro, acabaram por não ser respondidas.

A verdade é que, faltava, à SIC, uma figura destas. Um comentador, um jornalista, e acima de tudo, uma personalidade na qual os portugueses têm confiança.
Porque é que eu digo isto, pergunta o leitor.

Bom, se repararmos bem, há sensivelmente um ano, Mário Crespo teve um espaço de entrevista na SIC. Este, Mário Crespo Entrevista, acabou por ir por água abaixo. Os resultados foram desastrosos, e nem mesmo tendo entrevistado figuras importantes da actualidade nacional, os mesmos subiram.
Se repararmos em Sinais Fogo, notamos alguns semelhanças entre os dois formatos. Ora, isto faz-me concluir que, e não desvalorizando o excelente trabalho de Mário Crespo, os portugueses sabem que podem contar com um bom trabalho da parte Miguel Sousa Tavares.
Pessoalmente, nunca fui seu grande fã, talvez por ter comentado num noticiário que não acompanhava (Jornal Nacional), mas na entrevista ao primeiro-ministro, achei a sua postura inteligente. Fez as perguntas que José Sócrates não queria ouvir, nem responder.

Penso que, e tal como diz o provérbio, "um bom filho à casa torna", o percurso de Miguel Sousa Tavares nesta nova SIC, pode ser auspicioso, e estou bastante curioso em relação à evolução de Sinais de Fogo.
O que sei é que, o programa de hoje (1 de Março), e que acabou de começar, promete! O entrevistado vai ser Gonçalo Amaral, o ex-inspector da polícia judiciário, que lidou com o caso Maddie.
E é com estas figuras, com o comentário de Miguel Sousa Tavares, e com o seu conhecimento, que Sinais de Fogo vai vingar!

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Leonor Poeiras/Catarina Morazzo:


Leonor Poeiras, por Diogo Santos - 54%
Catarina Morazzo, por Tiago Henriques - 46%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

26 de fevereiro de 2010

Marcelo Rebelo de Sousa a caminho da TVI?

É já no próximo domingo que Marcelo Rebelo de Sousa vê o seu vínculo com a RTP chegar ao fim. O comentador decidiu não renovar o contrato e ao que tudo indica, estará a caminho da TVI. Segundo uma fonte da estação pública, ouvida pela "TV Guia" desta semana, "O professor não continua na RTP e já decidiu que a TVI será a sua nova casa". Existe apenas um entrave para que este regresso se concretize: a possibilidade de Marcelo Rebelo de Sousa se candidatar à liderança do Partido Social Democrata. Todavia, esta última hipótese parece muito remota, uma vez que "só um milagre" o fará mudar de ideias, como disse a mesma fonte à referida revista. Antes disto, "As Escolhas de Marcelo" despede-se dos telespectadores, com uma emissão a partir do Funchal.

24 de outubro de 2009

Marcelo critica a RTP1


Marcelo Rebelo de Sousa criticou a RTP, José Sócrates e Augusto Santos Silva no programa ‘Gato Fedorento Esmiuça os Sufrágios’, na SIC. Na entrevista, o comentador social-democrata questionou Ricardo Araújo Pereira: "Já notou que estive dois meses de férias, por causa da programação de Verão e que o meu programa está a minguar? Já vai em 12 minutos!"
Além de criticar a duração do programa, "cada vez mais pequenino", Marcelo Rebelo de Sousa queixou-se também de o formato ir para o ar "antes do futebol". Contactada pelo CM, fonte oficial da RTP esclarece: "No início, o programa chegou a ter meia hora, mas até o ‘Telejornal’ encurtou por causa do futebol. Os jogos são em directo, não são gravados."
O comentador de ‘As Escolhas de Marcelo’, conduzido por Maria Flor Pedroso, atacou ainda: "Nunca se sabe a que horas é o meu programa e a RTP também não diz. É um jogo: ‘A que horas é que o Marcelo fala? É às 20h00 ou às 21h00?’ É um programa confidencial."
No final as críticas estenderam--se ao primeiro-ministro e ao ministro da Tutela: "Eu já estou a ver Sócrates a dizer para o Santos Silva: ‘Está bem feito! Já nem se nota que ele tem programa! Ninguém sabe a que dias é e a RTP também não diz."
Apesar de reconhecer que o programa foi ‘encurtando’ ao longo do tempo, a RTP recusa a última acusação: "O programa sempre foi transmitido ao domingo." O CM tentou, sem sucesso, falar com Marcelo Rebelo de Sousa.

TVI NÃO FECHA PORTA
O contrato de Marcelo com a RTP acaba em Fevereiro. Júlio Magalhães, director de Informação da TVI diz ao CM: "Nunca falámos, mas gostava de o ter, tal como os outros canais."

BALSEMÃO E O ‘MONSTRO’
No dia em que Marcelo foi à SIC criticar a RTP, o dono do canal privado afirmou: "O monstro continua a crescer."