3 de março de 2011

José Alberto Carvalho é o novo pivô da TVI!


Se ontem lhe dávamos conta que José Alberto Carvalho e Judite de Sousa entram em funções na TVI no dia 1 de Abril, a desempenhar os cargos de director de informação e directora-adjunta de informação respectivamente, sabe-se hoje que José Alberto Carvalho vai ser o novo pivô do Jornal Nacional. Quem o diz é uma fonte próxima dos administradores da TVI, Bernardo Bairrão e Miguel Gil, ao Diário Económico.
Segundo avança o referido jornal, Maria José Nunes que abandonou a RTP com os dois profissionais, tem já uma função atribuída pela TVI, coordenadora de meios.
Com a informação de Queluz a mudar resta-nos esperar para ver o que mais vai acontecer, pois correm rumores que o espaço de grande sucesso da RTP, Grande Entrevista, possa ser uma realidade próxima na TVI.

Quiosque: Diário Económico

Falar Televisão


Ficção Nacional: um produto de qualidade ou qualidade de audiências?

Passam já 29 anos desde o aparecimento da primeira telenovela portuguesa: Vila Faia. Com este primeiro grande sucesso (transmitido pela RTP, único canal existente à época) criado por Nicolau Breyner e Francisco Nicholson, nasceu também a vontade de trabalhar, o ínfimo desejo pela descoberta deste novo produto, estava a nascer a Ficção Nacional (em "oposição" à transmissão das telenovelas Brasileiras que eram já naquela altura um enormíssimo sucesso).

Desde aí, muitas foram as produções realizadas pela estação pública, ainda que de forma contida e num jeito de equilíbrio face a Vila Faia, isto é, face a tamanho sucesso obtido com a primeira telenovela portuguesa, a RTP procurou sempre manter a qualidade das suas produções, ainda que o sucesso não tenha sido estável em todas as produções.
Muitas foram as produções: Origens (1983); Chuva na Areia (1985); Passerelle (1988); Ricardina e Marta (1989); Banqueira do Povo (1993); Vidas de Sal (1996/7); Primeira novela luso-brasileira: Paixões Proibidas (2007), entre outras.

No entanto, o sucesso da Telenovela não passa pela estação pública, foi sem sombra de dúvida a segunda estação privada a ser criada, a Televisão Independente (TVI), actual vencedora do primeiro Emmy Internacional atribuído a Portugal com Meu Amor (2009), a grande "fábrica" das telenovelas de grande êxito, elevando o nível de qualidade da telenovela portuguesa (de tal modo que, actualmente não existe qualquer produção a nível de telenovela nacional produzida pela estação pública).

Foram muitos os êxitos da TVI, sendo que a primeira telenovela produzida pela estação (indo de encontro à concorrência) foi Telhados de Vidro (1993), no entanto, os grandes êxitos da estação e da telenovela em Portugal iniciam-se com o virar do século: Jardins Proibidos (2000/2001); Olhos de Água (2001); Filha do Mar (2001/2002); Anjo Selvagem (2001-2003); Saber Amar (2003); Mistura Fina (2004/2005); Ninguém Como Tu (2005); Tempo de Viver (2006); Fascínios (2007/2008); Deixa Que Te Leve (2009/2010); entre muitas, muitas outras.

A verdade é que na última década, a telenovela portuguesa sofreu uma evolução brilhante, tendo conquistado de dia para dia o público português, sendo hoje, este produto, constante líder de audiências.

E é aqui que nos debruçamos... Com um público tão fanático por telenovelas, o que será do futuro da televisão em Portugal? Haverá maneira de conquistar o público português com outro produto? Está já a novela a entrar num período de decadência?

Muitas são as opiniões, muitas são as teorias...
O que pensa você?

Alda Gomes ambiciona participação em novela


Será já a partir do dia 7 de Março que Alda Gomes passará a entrar diariamente em casa dos portugueses, no papel de Laura, em Família Mata. Satisfeita com a sitcom da SIC, a actriz revela que o seu papel acaba por ser bastante diferente daquilo que é na vida real: "Ela é muito diferente de mim. Sou mais quietinha, observo muito e sou mais calada. Esta Laura vai-me dar um pouco de luta. Vou ter de acordar com ela".
Depois deste projecto, um convite para uma novela seria algo que deixaria a actriz bastante satisfeita. A sua última participação num projecto de ficção nacional foi em Perfeito Coração, sendo que as saudades de um horário alucinante já são muitas. "Claro que gostava de voltar às novelas. Pelo menos, era um trabalho mais longo, com um ordenado maior e dava-me mais estabilidade. Acho que um ano após Perfeito Coração, era a altura certa para um regresso a um projecto idêntico", explicou à Mariana desta semana.

Fica a dúvida no ar: será a actriz sondada para a novela que seguirá Laços de Sangue?

Quiosque: Mariana

Júlia Pinheiro em maratona pelo país.



A SIC parece estar disposta a tudo para promover o seu novo talk show matinal, cuja estreia está prevista para 14 de Março.
Pouco se conhece sobre o substituto de Companhia das Manhãs, sabe-se que se chama Querida Júlia e que vai ser apresentado pela mais recente aquisição da SIC e também directora de conteúdos, Júlia Pinheiro.

Por estes dias, a apresentadora anda numa roda-viva a distribuir beijinhos, abraços e sorrisos por todo o país. Se ontem de manhã marcou presença no mercado da ribeira em Lisboa e ao longo do dia ainda se deslocou a Setúbal, Coimbra e Aveiro, hoje foi a vez das cidades de Viseu e Guimarães serem contempladas com a visita da apresentadora.

Desengane-se se pensa que ela anda sozinha, Júlia traz consigo um padre, uma freira, um enfermeiro, um pescador, um bombeiro, entre outras personagens.

Esta é a prova de que vale tudo para atrair telespectadores, e quem o garante é a própria apresentadora ao Correio da Manhã: “Esta campanha foi ideia minha. O objectivo é criar um contacto muito directo com as pessoas. Quero que toda a gente sintonize a SIC no dia 14, às 10h00”.

Quiosque: Correio da Manhã

Fernanda Serrano quer mais!


A actriz da estação de Queluz de Baixo, que esteve três anos afastada dos ecrãs nacionais, já só pensa nos novos projectos. Depois de Sedução, produção na qual deu vida a Júlia, a mulher de Pedro Miguel Ramos anseia novas oportunidades. "Estou pronta para abraçar mais projectos. Faz todo o sentido fazê-lo", explicou à Mariana desta semana.
Por outro lado, e mesmo já estando a planear as suas férias, a actriz não esquece os bons momentos que viveu na novela de Rui Vilhena. Apesar da imprensa nacional ter noticiado um mal-estar com Maria João Bastos, Fernanda Serrano dá nota 10 a todo o elenco e produção: "Todas as pessoas, regra geral, estão satisfeitas com o meu regresso. É bom sentir isso!", explicou à referida publicação.

Quiosque: Mariana

Fala-se - 03/03/2011


Boa tarde. E nesta tarde de quinta-feira Fala-se de...

Diana Chaves

Foi numa entrevista à Caras que a actriz exclusiva da SIC explicou que a sua relação não atravessa nenhuma crise. No entanto, Diana Chaves confessou ainda sentir a presença da sua mãe no dia-a-dia: "As pessoas que amamos nunca morrem para nós, estão sempre presentes em tudo, tal como em todas as decisões importantes que temos de tomar. Para mim a minha mãe nunca morreu, deixou de estar perto de mim fisicamente, portanto, faz sempre parte de todas as opções que tomo".

Ricardo Pereira

Será em pleno Rio de Janeiro que o actor e apresentador passará o Carnaval. Ainda sem um convite para desfilar por uma escola de samba, é possível que Ricardo Pereira dê a cara pela da Tijuca. Os planos não estão assim definidos, tal como explicou a cara da SIC: "Ainda não recebi o roteiro de gravação do Carnaval, mas, com certeza, vou ficar no Rio. Preciso de ir a Salvador cumprir uma agenda de trabalho e volto logo em seguida. Já estou com os meus convites do camarote da Brahma".

Quiosque: Caras, TV Guia

André Nunes fala sobre a proposta da SIC


Depois de se ter mudado para a estação de Carnaxide, na qual dará a cara pelo novo projecto de ficção "A Família Mata", André Nunes confessou que não teve duvidas quando recebeu o tão falado convite. Segundo ele, fazer parte de uma sitcom foi um excelente motivo para dar o "sim", tal como o actor explicou à Mariana: "Na altura em que a SIC me fez esta proposta, eu sentia que a TVI era a minha casa, apesar de nunca ter tido um contrato de exclusividade com eles. No entanto, a proposta era irrecusável. Uma sitcom era uma coisa que me apetecia imenso fazer neste momento".

Por outro lado, o ex-namorado de Marta Melro salientou que o facto de o elenco ter como cabeça de cartaz José Pedro Gomes contribuíu para a sua resposta final. "O José Pedro sempre foi uma referência para mim desde que eu era pequenino", frisou à referida publicação.


De referir por fim que o actor dará vida a Paulo, um autêntico "pinga-amor", que tenta a todo o custo lutar pelo amor da sua noiva.
"Família Mata" tem estreia marcada para 7 de Março, na SIC!

Quiosque: Mariana

Revista de Imprensa - 03/03/2011

Bom dia! São dez horas e está na hora de dar as boas-vindas a mais uma "Revista de Imprensa".

"Fama Show" a todo o gás!


A equipa do magazine social de Carnaxide está prestas a unir-se novamente. Depois da gravidez de Cláudia Borges, que tem gozado a sua licença de maternidade nos últimos meses, e da saída temporária de Liliana Campos dos ecrãs, com o objectivo de cuidar da sua mãe, as cinco meninas vão voltar a juntar-se brevemente.
Segundo o jornal Destak, a apresentadora do extinto "Disney Kids" irá marcar presença na emissão do próximo domingo de "Fama Show". Quanto a Liliana Campos, e depois de ter estado em negociações com a estação de Carnaxide nos últimos dias, ainda não é conhecida a data do seu regresso.
Depois de Andreia Rodrigues ter confessado à Flash! que está a viver um dos momentos mais altos na sua carreira, resta salientar o futuro de Laura Figueiredo. Com o regresso de Cláudia Borges, como ficará o estado da repórter e apresentadora no "Fama Show"? Será que deixará de conduzir o programa, ou pelo contrário, se ficará pelos exteriores!

Ainda sem respostas definitivas, certo é que o magazine da SIC continua à frente de "Só Visto!", mesmo depois de todas as mudanças apresentadas nos últimos meses pelo programa do primeiro canal. Assim, e com este reforço na apresentação, a tarefa torna-se ainda mais difícil para Marta Leite Castro.
Veremos...

"Peso Pesado" gravado em Alcácer do Sal



A direcção de programas da SIC já escolheu o local onde irão decorrer as gravações de "Peso Pesado". Segundo a TV Guia desta semana, o novo programa da estação de Carnaxide irá passar-se em Alcácer do Sal: "Alugaram o espaço todo da Herdade da Boavista, as Casas do Sal, e vão lá filmar um programa". "Aquilo é uma quinta de turismo rural e costumam ter muitos visitantes. No Verão, esteve lá o actor José Wallenstein, que andou por aqui, mas em tempos de crise, alugar o espaço para o programa é uma boa solução", acrescentou Ana, uma habitante da região.

Os preparativos para "Peso Pesado" começam assim a ser feitos com uma equipa de técnicos no local. Quem o afirma é João Manuel, um dos funcionários da quinta: "Eles já cá estão a trabalhar, a fazer marcações dos espaços, pela herdade, para começarem a montar as coisas. Mas umas semanas e devem começar a gravar".

Quanto às divisões do espaço em questão, podemos adiantar que é "numa ala da casa mãe" que os concorrentes ficarão alojados. Para além disso, de destacar a existência de uma cozinha, uma sala de refeições, uma sala de leitura, um bar e um quarto de lazer, nos quais os participantes poderão conviver e partilhar as suas histórias de vida. Não esquecer ainda a piscina, o campo de ténis e uma pequena capela. As instalações em questão ficam próximas de uma barragem, o que permitirá aos concorrentes aventurarem-se nos mais variados desportos aquáticos.

Aparentemente, as informações disponíveis indicam um lugar de sonho, porém será com muito trabalho e dedicação que os 20 concorrentes irão encarar o desafio das suas vidas. "Peso Pesado" promete!

Citação do dia

"Eu nunca tinha trabalhado com ela e nem estamos no mesmo núcleo, mas até nos damos bem".

Fernanda Serrano, a propósito da sua relação com Maria João Bastos.



Curiosidade do dia

Sabia que Tiago Careto, Tiffanie Jorge e Inês Afflalo se apresentaram em "Portugal Tem Talento" com o projecto "Legacy"? E mais, sabia que os três ex-concorrentes de "Achas Que Sabes Danças" acabaram por ficar pelo caminho? Segundo o Tiago Careto, o objectivo desta participação não era vencer, mas sim mostrar ao país o novo projecto que tem em mãos.


Quiosque: TV Guia

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Bem-nascida


A série Maternidade é o melhor projecto de ficção feito pela RTP1 nos últimos anos. Exibida às 19.00 de domingo, relata a vida de uma unidade de obstetrícia de Lisboa que vive na iminência de fechar as portas.


O fantasma do desemprego, a realidade da saúde vista pelo primado dos números e o drama da vida e da morte num hospital são assuntos actuais e constituem o ponto de partida para esta obra de ficção, protagonizada pelos actores Lúcia Moniz e José Fidalgo.


Ainda há uma semana vos falava aqui das saudades que tenho de Médico de Família, dizendo que depois dela, em meados da década de 90, não tinha havido outra série capaz de tocar tanto a vida das pessoas.


Pois bem, pelos primeiros episódios já transmitidos, Maternidade pode preencher esse vazio. Lúcia Moniz e José Fidalgo estão muito bem, mas o elenco conta ainda com uma actriz superior como Custódia Gallego, um consistente Joaquim Horta, e, só para citar mais um exemplo, uma debutante Isabel Figueira, que, naturalmente, ainda precisa de mais treino, de mais terreno.


O guião é correcto e escorreito. É bem conseguido,é real, faz sentido. O que aos olhos do público torna a série algo de verosímil. Ainda neste domingo, dia em que foi para o ar o sexto episódio, Maternidade teve 850 mil espectadores e mais de 27% de quota do mercado, liderando as preferências dos telespectadores.