8 de dezembro de 2009

Fecho (Discurso Directo)


Boa noite, seja bem-vindo a mais um “Discurso Directo”. Esta semana, eu, Diogo Santos, entrevisto Miguel Reis.

Olá Miguel. Começo a entrevista com o programa da reentre: “Ídolos”. O que achaste dos concorrentes que passaram esta segunda-feira? Ficou algum dos teus favoritos para trás?

Achei que o júri escolheu bem os 5 melhores, depois o público é que decidiu. Eu não concordo com umas decisões do público, mas a maioria vence... Também não percebo porque é que o Sócrates ganhou, enfim... Fiquei foi sem dúvida muito triste com a Mariline! Eu tirava a Mariana e punha lá a Mariline!


Ainda relativamente a “Ídolos”, consideras vantajosa a decisão da direcção de programas em transmitir as expulsões à segunda-feira?

Sim! Se não fosse este resultado da segunda gala de Ídolos (33% de share e 11.8% de rating), a SIC não teria estado tão bem como esteve. Muito provavelmente nem teria alcançado o segundo lugar, embora tenha sido perto da RTP1. Faz com que tudo não fique decidido numa só noite, a SIC recebe mais dinheiro dos anunciantes e as chamadas telefónicas têm um número maior. E a SIC, conseguiu fazer com que esta última gala não fosse encher chouriço, pelo contrário foi quase tão animada como a anterior. Parabéns a Nuno Santos por esta decisão!

Após vários meses, parece que “VIP Manicure” estão finalmente de volta. Estás satisfeito? Não achas que Nuno Santos esperou de mais para meter novamente Ana Bola e Maria Rueff no ar?

Nunca percebi e nunca vou perceber o porquê de meter 4 episódios fresquinhos na gaveta... Ainda por cima, numa crise de audiências que a SIC enfrenta... Fico muito feliz pelo regresso! É sempre bom reparar que ainda temos bom humor na SIC.







Miguel Sousa Tavares acabou de se transferir para a SIC. O que achas deste profissional e dos frutos que ele pode trazer para a estação?


Eu odeio o Sousa Tavares, na minha opinião,não passa de um homem com mente tacanha... Sempre achei os comentários dele desnecessários e alguns deles que metiam vergonha. Mas a verdade é que ele é uma pessoa que já tem uma certa ligação com o telespectador e com certeza irá trazer bons frutos.





Depois dos baixos resultados, “Viver a Vida” tem recuperado nas audiências e aproximou-se bastante de “Sentimentos”. Acompanhas ou já acompanhaste a novela? O que achas dela?

Eu já acompanhei a novela e sempre que posso faço o mesmo, mas a falta de tempo e o horário tardio da novela fizeram com que eu deixa-de de seguir como gostaria... A novela parecia-me fraquinha no início, mas nas últimas semanas a história tornou-se fortísima! Penso que daqui a um mês o seu resultado normal deverá rondar os 30% e quiça alcançar a liderança.

Por fim, soubemos na semana passada que a SIC vai apostar numa iniciativa de solidariedade com vista a ajudar a Acreditar. Para além da venda de um dvd, cd e livro, esta vai basear-se na leitura de um conto de Natal e no canto de um hino por treze caras da estação, logo após o “Jornal da Noite”. O que achas desta decisão?

Não me parece uma grande ideia... Após um espaço noticioso rigoroso, vemos caras da SIC a ler contos de Natal? Por mim a ideia não tem ponta por onde se pegue... Nunca me passaria uma coisa destas pela cabeça. Considero, até um pouco ridículo.

Só Séries




Esta é uma das séries que me apaixonou desde os seus primórdios.

Estreada, nos Estados Unidos, a 23 de Setembro de 2005, foi e é uma série que tem agarrado fãs por todo o mundo devido ao seu enredo e ao seu elenco.

A sua história gira em torno de uma mulher chamada Melinda Gordon (Jennifer Love Hewitt) que tem um dom: consegue ver e falar com espíritos. Dom este que lhe foi passado pela mãe que sempre se recusou a ajudar qualquer alma que lhe pedisse ajuda. Neste campo mais sobrenatural, a tutora foi sempre a sua avó que lhe deixou uma intensa marca.

Numa primeira temporada, observamos a vida de Melinda a nível profissional, social e pessoal. É claro que a cada episódio nos é mostrado um caso e com a ajuda de Andrea Marino (Aisha Tyler), que acredita veemente no dom de Melinda, conseguem resolver os casos que, todos os dias, surgem.

A segunda temporada começa com o crossover de Andrea e a dor que Melinda sente por perder uma amiga. Até ao fim deste conjunto de episódios, uma nova trabalhadora surge na sua loja de antiguidades Same As It Nerver Was de nome Delia Banks (Camryn Manheim). Ela não acredita em espíritos pois acredita que tudo tem uma explicação racional mas quando começa a ver que Melinda muda a vida das pessoas, começa a acreditar e ajudá-la. É aqui que ficamos a saber que Melinda tem um irmão.

A terceira temporada pega neste mote e explora-o. De facto, não é só o irmão que ela descobre. O seu pai biológico aparece-lhe, tentando protegê-la do chamado "adoptivo" que tinha como objectivo, matá-la.

Na quarta temporada descobrimos mais coisas relacionadas com o mundo das almas e ainda sofremos bastante com a morte de Jim Clancy, seu marido (David Conrad). Contudo, ele não morre... Possui um corpo de um rapaz chamado Sam Lucas (Kenneth Mitchell) e Melinda tenta com que ele se lembre de toda uma vida que ela e Jim passaram juntos.

Na quinta temporada, que agora se encontra em exibição no canal FOX Life, o seu mundo foi abençoado por um filho e agora, ela tem de ensinar-lhe tudo aquilo que sabe, embora seja ainda uma criança. Ele vai ser extremamente importante no desenrolar da história.

Uma série que nos cativa de maneiras diferentes e que já faz parte do meu TOP3 de preferências.

Para acompanhar, todas as segundas, às 22h15, na FOX Life.

Notícia - Sofia Cerveira e Nuno Graciano formam nova dupla


Parece que está encontrada a nova dupla que promete fazer rir Portugal. Depois de anunciada mais uma temporada de "Não Há Crise", a TV 7 Dias avança esta semana que a partir de Maio do próximo ano Sofia Cerveira e Nuno Graciano irão apresentar um novo programa de "apanhados". Os detalhes sobre o formato estão ainda no segredo dos deuses. Será que Nuno Graciano não voltará com o "Não Há Crise"?

Crónica de TV - Joel Neto

Tão bom que é mau


Portugal de Olhos em Bico, a nova aposta da TVI para o final de tarde de domingo, é tão mau, tão absurdo e tão ridículo que chega a ter graça. José Pedro Vasconcelos fala mal português, mas tem piada e sentido de timing humorístico. Yoshi e Mr. Fu, os japoneses que co-apresentam o programa, são provavelmente os dois maiores cromos da história recente da nossa televisão. E os jogos são tão desconchavados e paradoxais que quase parecem mentira.



No Japão, concursos assim são sinal do declínio de uma sociedade que perdeu a capacidade de divertir-se e precisa urgentemente de libertar a energia contida que poderá levá-la ao suicídio (ou à implosão). Aqui, pode perfeitamente ser uma espécie de toque a reunir contra o último degrau de um declínio semelhante, com epicentro precisamente na televi-são. Bem vistas as coisas, este podia ser o mais importante programa da TV nacional desde Big Brother.


O problema é que se dinamita a si próprio quando, lá pelo meio, se permite um segmento de "perguntas de cultura geral". Por alguma razão disparatada, todos os concurso da televisão portuguesa têm de ter um. Só que uma série de pessoas dizendo que não fazem "a mínima ideia" de qual é a capital do Japão ou que nove vezes nove são "quarenta e nove" não é a televisão a rir-se de si própria: é a televisão a rir-se do País. E isso já nós tínhamos antes, de resto sem grandes resultados práticos.



Audimetria - 07/12/2009

Ontem, em véspera de feriado a TVI venceu o dia com uma média de share de 28.2%, seguida pela SIC com 24.3% e a RTP1 que ficou em terceiro com 23.6% de share.
Repórter TVI manteve a liderança da semana passada, apesar dos resultados mais baixos alcançando 14.3% de rating e 35.3% de share. O mesmo valor de rating fez Meu Amor mas alcançou 37% de share. Ídolos aparece no terceiro posto para quebrar a hegemonia da TVI ao fazer 11.8% de rating e 33.0% de share empurrando Deixa Que Te Leve para valores mais baixos que o habitual (11.5% de rating e 33.2% de share). O Jornal Nacional foi a informação mais vista seguido pelo Telejornal (10.6% de rating e 29.1% de share) que alcançou o 6º lugar e o melhor da RTP1.
Mais informações mais logo...

Fonte: Mediamonitor

Cláudia Vieira Grávida de uma menina

Já é oficial, a apresentadora do "Ídolos" está grávida de uma menina. o Televisão - Opinião deseja-lhe as maiores felicidades. Parabéns Cláudia Vieira e Pedro Teixeira.

Está a chegar..


Em breve..no Televisão-Opinião!

Revista de Imprensa 08/12/09

Bom Dia! São 10 horas e está na hora da Revista de Imprensa desta terça-feira.

RTP1 com especiais de Natal
Arrancaram ontem as emissões de Natal do canal público. Para além do "Natal dos Hospitais" que será transmitido no dia 17 de Dezembro, a partir das 9 horas, a RTP1 preparou para os espectadores alguns especiais dos seus programas mais "populares".
A começar pelo programa apresentado por José Carlos Malato, que terá 5 emissões especiais. Na emissão dedicada aos humoristas, três dos concorrentes serão Herman José, José Pedro Gomes e Luís Filipe Borges. No especial "chefs de cozinha, Filipa Vascondeus e Chackall serão dois dos convidados. Já no especial dedicado a Mulheres, Cristina Areia e Dália Madruga estarão entre os concorrentes. Há ainda um especial com crianças cujos convidados serão Luís Gamito e Marta Peneda, entre outros. O último especial será com a equipa que faz o "Jogo Duplo", inclusivamente José Carlos Malato. Neste programa a apresentação estará a cargo de Fernando Mendes.
Quanto a "O Preço Certo", também existirão emissões especiais do programa de Fernando Mendes. Entre 22 de Dezembro e 1 de Janeiro, o concurso será disputado por bombeiros, polícias, educadores de infância, militares, taxistas, enfermeiros, crianças e a equipa do programa. Nesta emissão, o apresentador será José Carlos Malato.

Quanto a "O Último Passageiro", a emissão de dia 27 de Dezembro também contará com concorrentes bem conhecidos do público. Em jogo estarão três equipas que representarão cada um dos três "grandes" do futebol português. Em representação do Benfica estarão Dália Madruga, Francisco Mendes e Quimbé. A defender a bandeira leonina estarão Carla Matadinho, Isabel Figueira e António Machado. Em representação do Futebol Clube do Porto estarão Olga Diegues, Valter Carvalho e Bernardo Macambira.
Ainda inserido na emissão especial da época natalicia, a RTP transmite no dia 20, a partir da cidade do Porto, o desfile de Pais Natal.




CITAÇÃO DO DIA

"Para se saber representar, tem que se aprender"

Foi o que afirmou Custódia Gallego ao 24 Horas.







Fala-se de: Vanessa Martins

A actriz de "Deixa Que Te Leve" magoou-se no joelho e está "lesionada". Tudo aconteceu na sua própria casa, mas não passou de um pequeno susto.



Fonte: 24 Horas

Para lá das 24


Boa noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje.

"Fama Show", é o programa semanal da SIC, que é emitido aos domingos, logo a seguir ao "Primeiro Jornal". Apresentado por 5 bonitas apresentadoras, e composto por diversas rúbricas, o magazine social tem tido um percurso bastante invejável em termos de audiências.

No entanto existem alguns aspectos a considerar.
O primeiro está relacionado com a duração do programa. Sendo líder de audiência no horário em que é exibido, vencendo largamente à concorrência, porque é que "Fama Show" é apenas emitido durante cerca de 25 minutos?
Lembro-me que nos primeiros meses do programa isso não acontecia, extendendo-se o mesmo até ás 15:00. No Verão, por exemplo, penso que até houve uma altura que se chegasse às 14:25 era muito.


Outra das questões que lanço é a rúbrica "Intimidades". Tendo em conta o sucesso das revista do social do género "Caras" e "Nova Gente", cujo conteúdo se baseia muito em mostrar a casa das pessoas famosas, juntando esse facto à entrevista das mesmas, fiquei a pensar porque raio é que "Fama Show", há duas semanas foi buscar para essa rúbrica o Salvador (concorrente de "Ídolos").


Ok, é o programa do momento, as pessoas querem saber mais sobre os finalistas. Mas a mim pareceu-me mal um concorrente que ainda nem é famoso, que arrisco-me a dizer "ainda não é nada", estar a mostrar o andar, o seu lar. Na semana passada, Daniel Oliveira repetiu a dose, e foi à intimidade da casa de Mariline, outra finalista de "Ídolos".


Depois da fase de "Intimidades" na casa dos rostos da série "Morangos com Açúcar", ficamos a conhecer agora a casa de possíveis artistas portugueses.
Não digo aqui que não gosto de ver onde é que os concorrente de "Ídolos" vivem, e alguns dos seus segredos, mas parece-me mal que um finalista de um programa de televisão mostra a sua casa. Apenas me passa pela cabeça o seguinte, e peço desculpa pela sinceridade - "Não deves precisar de ganhar aquilo".