8 de janeiro de 2011

Diogo Leite na final de "Operação Triunfo"


A gala deste sábado deu a conhecer o primeiro concorrente que irá marcar presença na final da temporada de 2010 da "Operação Triunfo". Depois de conhecido o top 3, ficámos a saber que Diogo Leite foi o concorrente salvo pelo júri do concurso da RTP1. Significa isto que, na próxima semana, Lia e Jorge vão estar a disputar o último lugar disponível na final do talent-show do primeiro canal. O voto está nas suas mãos!

Bruno Correia abandona "Operação Triunfo"


No duelo entre Jorge Portel e Bruno Correia, o concorrente de 33 anos foi o escolhido pelos portugueses para permanecer na escola de talento da estação pública. Com 55% dos votos, Jorge Portel conseguiu um lugar no top 3 de "Operação Triunfo".

Audimetria Semanal

alt

Boa noite! É com alguma saudade que a rubrica Audimetria Semanal volta aos ecrãs do Televisão-Opinião e TV Universo. Após os dois feriados de "folga", a sua rubrica de eleição está de regresso este sábado!

A estreia de... Alma Gémea


alt


Os maus resultados de Negócio da China, acabaram por levar a SIC a retira-la do ar. Assim, apostou-se na repetição de Alma Gémea. Conscientes do sucesso que esta produção alcançou no passado, a direcção de programas de Carnaxide pretendeu promover um lead-in superior a Boa Tarde. Desta forma, Conceição Lino agradecia, assim como a o share médio diário do terceiro canal.
No entanto, as expectativas acabaram por sair furadas, na medida que o primeiro episódio de Alma Gémea não foi além dos 17 pontos. Muito atrás das novas apostas para as tardes da TVI, a produção brasileira foi uma das primeiras mudanças que a SIC projectou para 2011. Apesar de nos restantes dias da semana a novela ter ganho Alma, a estação de Carnaxide continuou a perder para Fátima Lopes e para a concorrência brasileira da RTP1.


Na Mó de Cima - Tardes da TVI


alt


Apesar de Júlia Pinheiro ter deixado um buraco nas tardes da estação de Queluz de Baixo, Fátima Lopes rapidamente se ambientou ao novo talk-show da TVI. Muito ao jeito das Tardes da Júlia, a comunicadora passou a dar vida ao A Tarde é Sua. Com uma clara tentativa de se continuar o trabalho desempenhado por Júlia Pinheiro, o objectivo da direcção de programas do canal da Media Capital foi claro: a adaptação de Fátima Lopes ao formato das tardes e não o oposto.
Porém, não foi apenas a antiga "rainha das manhãs" que garantiu bons resultados à TVI. Também Leonor Poeiras, saída da Casa dos Segredos, proporcionou uma estabilidade no horário das 17:00 às 18:30. Com um Agora É Que Conta mais enérgico, a apresentadora obteve com o programa shares entre os 25 e os 30%. É caso para dizer que não existem pessoas nem lugares insubstituíveis, mas sim telespectadores, que têm a palavra final na altura de decidir o que ver.


Salto Alto - Espírito Indomável


alt


Apesar da subida de Laços de Sangue esta semana ser assinalável, não é menos importante salientar as audiências de Espírito Indomável. A novela da TVI obteve, por exemplo, neste sexta-feira, 17,9% de audiência média e 45,2% de share. Um resultado que vem compensar os baixos valores de Sedução e Mar de Paixão. Sem dúvida que a novela protagonizada por Vera Kolodzig tem sido a principal impulsionadora do horário nobre da estação de Queluz de Baixo. Apesar de a concorrência às 21:00 não ser tão forte, no caso da SIC, tal fraqueza não é apenas a única justificação para os bons resultados de Espírito Indomável. Os bons actores, os momentos cómicos que caracterizam esta produção ou algumas cenas mais marcantes, tornam-na num produto bastante competitivo.


Uma pergunta a Nuno Santos

alt

Se as últimas contratações de Carnaxide não surtirem efeitos em audiências, qual o caminho que a SIC tomará? Afinal, os hábitos dos portugueses são difíceis de transformar, sendo a ligação destes com a TVI praticamente inabalável. A direcção da SIC tem noção que os resultados poderão não ser os esperados, ou a confiança é extrema?


Porque No Te Callas Ana Bola/Maria Rueff?

alt


Compreendo a revolta de muitos telespectadores perante a atitude da estação de Carnaxide em retirar do ar a série de Ana Bola e Maria Rueff. Afinal, VIP Manicure conseguiu obter melhores resultados que outros produtos do canal que ainda hoje se mantêm no ar. No entanto, é um pouco saturante ler em cada notícia que cada uma das actrizes concede, o desagrado pelo fim desta série. O que está feito, está feito, e nada é possível fazer perante as decisões passadas. É necessário olhar para o futuro, e não estar constantemente com os olhos no passado. Indepentendemente das audiências, a verdade é que ninguém tem dúvidas de que Ana Bola e Maria Rueff deixaram saudades na televisão nacional. Caso contrário, os seus espectáculos pelo país não teriam o sucesso que têm registado. Afinal, no fim de contas, é isso que interessa!


Minuto Mais Visto da Semana


alt

O Minuto Mais Visto desta semana pertenceu às primeiras horas de 2011. A final da Casa dos Segredos obteve, pela 01:17, 22,9% de audiência média e 84,3% de share. Em número absolutos, mais de dois milhões e cem mil telespectadores estavam sintonizadas na TVI para saber qual dos finalistas (Ana Isabel ou António) seria o grande vencedor do reality-show.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a SIC. No dia 3 de Janeiro, pelas 21 horas e 54 minutos, a partida de futebol entre o Benfica e o Marítimo alcançou 18,1% de rating e 42,1% de share.

Até para a semana!

Esqueceram-se de... Paula Coelho!

Boa noite. Após duas semanas de ausência, voltamos a relembrar personalidades que deram que falar no mundo televisivo. Desta vez, é Paula Coelho a destacada!



Muitas não a conhecem, mas o certo é que, há alguns anos, deu nas vistas com a sua polémica participação num programa da SIC Radical. "Nutícias", era o projecto pelo qual Paula Coelho deu a cara. À medida que relatava as principais notícias do dia, despia as suas peças de roupa, até ficar totalmente despedida. Irreverente, o programa do canal temático de Carnaxide veio demonstrar o seu lado Radical.
Depois de algumas experiências na televisão, como a Ilha da Tentação, em 1999, ou Mulheres de A a Zé, em 2001, Paula Coelho decidiu aceitar o convite para integrar em 2004 o reality-show Quinta das Celebridades. Na TVI, deu a conhecer um pouco da sua personalidade aos telespectadores, terminando com o mito de ser uma "rapariga que se despia". Apesar de a sua estadia no concurso não ter sido muito longa, a apresentadora conseguiu abrir parte da mentalidade dos portugueses.

Mais tarde, a ex-concorrente da Quinta das Celebridades foi convidada a participar em Maré Alta, dando assim os primeiros passos na representação. As entrevistas à imprensa sucederam-se, e previa-se que Paula Coelho continuasse sob as luzes da ribalta. No entanto, da mesma forma que foi lançada para as capas das várias revistas do social, foi esquecida. Foram apenas precisos cerca de três meses para a apresentadora acabar por ficar em segundo plano. Nos últimos tempos foram poucas as vezes em que foi referenciada ou convidada para os talk-shows diários. Recordo-me de uma matéria publicada na imprensa sobre a sua ligação ao clube de futebol Estrela da Amadora. Enquanto relações públicas, Paula Coelho demonstrou não se preocupar sobre a falta de convites para a televisão.

É caso para questionar o seguinte: será que a sua participação num programa polémico acabou por lhe fechar as portas nos ecrãs nacionais? A resposta é óbvia.


Marisa Cruz em novo programa da TVI?

marisacruz2


Actualmente a dar a cara pelo sorteio do Euromilhões, a apresentadora poderá estar prestes a ter um novo programa na estação de Queluz de Baixo.


É em entrevista à edição deste sábado do Correio da Manhã que Marisa Cruz afirma ter um novo projecto para breve. “Vou ter um novo projecto profissional. Vai ser muito engraçado e diferente de tudo o que fiz até hoje. Em principio em Março ou Abril já todos vão saber do que se trata”, começa por dizer, sem, no entanto, revelar se será um novo programa: “Não vou revelar mais pormenores, porque deixa de ser surpresa”.


Resta então aguardar por novidades, tal como a própria esposa de João Pinto adiantou.


Quiosque: Correio da Manhã

"Maternidade" e "Sagrada Família" chegam finalmente à antena da RTP1


Foram gravadas ainda no primeiro semestre de 2010, mas Maternidade e Sagrada Família eram, ate aqui, duas séries portuguesas que ainda aguardavam na gaveta da RTP pela sua estreia nos ecrãs da televisão pública.

Mas segundo a Correio TV desta sexta-feira, o início deste novo ano marca a tão esperada estreia destas duas produções nacionais. Maternidades tem o inicio do desenrrolar da trama agendado já para o próximo dia 30 de Janeiro, enquanto que Sagrada Família também irá ser uma aposta de José Fragoso para 2011 estando prevista a sua estreia para Fevereiro próximo.

Ainda nos próximos meses, haverão novas propostas da RTP1 para a ficção nacional. Em Março, chega aos ecrãs uma nova teporada da série que conta com Pepe Rapazote como protagonista, Pai à Força. E ainda no decorrer deste ano Velhos Amigos, uma outra sitcom portuguesa, irá também estrear-se no canal 1.

Quiosque: Correio TV

Esta noite...

A Audimetria Semanal e o Esqueceram-se de Mim regressam depois de duas folgas! Não pode perder! A partir das 20:00, no Televisão-Opinião.

Ana Isabel e o comportamento de Júlia Pinheiro

Julia_e_Ana_Isabel


Ao longo de todo o programa, a concorrente de Guimarães foi sempre uma das mais “espremidas” pela apresentadora, no confessionário. Agora que já está cá fora, Ana Isabel não deixou de comentar a sua relação com a comunicadora.


“Eu sempre a respeitei como profissional, mas tenho que dizer que foi muito indelicada comigo, com o Vítor e com pessoas que estavam relacionadas a mim. Ela ter dito ao Vítor para ir cumprimentar a minha mãe foi uma situação ridícula. Foi mesmo uma grande falta de chá”, começa por dizer a rapariga à Nova Gente desta semana, acrescentando de seguida: “Notei que havia concorrentes com quem ela simpatizava mais do que comigo. Todos eles se divertiam no confessionário e eu sentia sempre que era atacada. E, neste tipo de programas, um apresentador não pode, nem deve tomar partidos”.


Mas não foi apenas Júlia Pinheiro que teve direito a um comentário de Ana Isabel, também a produção não escapou às críticas: “Eu fui polémica, porque a história girou à minha volta. Mas fizeram dessa história uma novela, que não correspondia à realidade. Nunca houve nenhum trio amoroso, portanto o que passou foi uma imagem errada. A produção deve tê-lo feito para cativar o público e para dar mais audiências ao programa, certamente”, começa por dizer, continuando: “A produção tentou criar um trio amoroso onde não havia nada. É verdade que me dava muito bem com o Hugo, mas tanto brincava com ele como brincava com outros concorrentes e as imagens que passavam era sempre de nós os dois juntos. Houve ali uma espécie de manipulação da opinião pública. Só viu a verdade quem acompanhou o programa pelo Meo, porque os extras só passavam o meu pior”, frisou.


A terminar, a jovem afirmou ainda que muita gente não conhece a verdadeira Ana Isabel: “A produção só passou o mau de mim. Eles tinham um guião para cada concorrente e eu fui escolhida para ser a má da fita, a vilã da história. Mas eu nunca fui vilã e as pessoas que acompanhavam o canal 10 do Meo sabem disso muito bem. Só essas é que conheceram a verdadeira Ana Isabel”


Quiosque: Nova Gente

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Depois de duas semanas de ausência, o Episódio Seguinte está de volta ao Televisão – Opinião!


Diana declara guerra a Inês e João

Ao saber que foi atraiçoado pela mulher, o médico sente-se culpado por não ter dado ouvidos à dona do M. A pouco e pouco começa a sentir-se confuso e deixa de dar muita importância a Diana, rejeitando várias aproximações da esposa.


Perante as reacções do marido, a vilã fica de rastos, mas continua longe de descobrir quais as verdadeiras intenções de João. Decidido a redimir-se pelo que fez no passado, o médico procura a ex-namorada e pede-lhe desculpa. No entanto, Inês rejeita-o, recusando-se a ouvi-lo. Ainda assim, mais tarde confessa a Isabel que não conseguiu esquecer o grande amor da sua vida.


Por seu lado, João não desiste de reconquistar a amada e volta a procurá-la no restaurante. Quando lá chega, encontra a mulher, que lhe pede explicações. Firme e decidido, ele responde-lhe que não tem que lhe dar satisfações.

Uns dias mais tarde, Diana continua desconfiada e segue o marido, acabando por ver aquilo que não queria: o marido abraçado à irmã. Furiosa, jura a si própria que um dia vingar-se-à e matará os dois.

Ao regressar a casa, chora compulsivamente e, num ataque de fúria, parte os bibelôs da sala de estar. A vilã sente-se perdida, mas decide dar a volta por cima!


Belmiro ameaça Alice

Preocupada com Ana, que desapareceu, a dona do cabeleireiro pergunta aos amigos da filha onde é que ela está, mas ninguém sabe dela.


Entretanto, Belmiro procura a ex-mulher na esperança de também ela saber notícias da rapariga. No meio de uma acesa discussão, o empresário confessa a Alice que só foi viver com Júlia porque se sentia carente com a sua partida. Mas, agora que ela voltou, está disposto a regressar ao lar.


Indiferente ao que o ex-marido lhe diz, a mulher recusa prontamente, afirmando que o homem da sua vida é Mário. Provocador e calculista, Belmiro beija-a. Em seguida, ameaça-a, alegando que nunca voltará para ela se Alice acolher Ana em sua casa.


CURTAS:


Em Espírito Indomável, com a ajuda de Eduardo e perante os olhares embevecidos de Alexandre e Lourenço, Catarina dá à luz uma bela menina e o teste de paternidade, realizado algum tempo depois, acaba por confirmar que o GNR é o pai da criança.


Em Mar de Paixão, Peixoto não desiste de raptar Benedita e volta a tentar fazê-lo. No entanto, a pescadora acaba salva por Martinho, que inicia, assim, o caminho para a regeneração.


Em Lua Vermelha, Máximo beija Francisca e a mãe dos vampiros acaba por afastar-se, embora esteja apaixonado pelo chege dos vampiros.


Em Passione, encurralado pela polícia, Fred tenta fugir para o Paraguai, mas perde o controlo do carro e acaba por falecer.


Em Escrito nas Estrelas, uma série de coincidências são descobertas por Ricardo, que, entusiasmado vai escavando mais fundo sobre o antepassado de Pedro Cassiano.


Em Alma Gémea, Rafael e Luna vivem felizes, mas a rapariga acaba por ser assassinada a mando de Cristina.


Quiosque: Mariana, Maria, Ana, Telenovelas

Parabéns, Tiago Henriques!


Este sábado, dia 8 de Janeiro, também é dia de festa aqui no seu Televisão-Opinião. O Tiago Henriques completa hoje 20 anos de vida e, por isso mesmo, não podíamos deixar passar esta data ao lado.

A equipa do Televisão-Opinião tem o prazer de diariamente contar com a dedicação e profissionalismo deste amante dos ecrãs nacionais. Assim, resta desejar ao nosso Tiago as maiores felicidades do mundo e que, ao longo da vida, ultrapasse todos os obstáculos com que se defrontar. A sua força e perspicácia irão de certeza ajudá-lo a alcançar o sucesso.

Parabéns!

Pedro Mourinho em "Alta Definição"


No dia em que a SIC Notícias comemora 10 anos de existência, o Alta Definição tem como entrevistado uma das caras mais emblemáticas do primeiro canal de notícias português. Pedro Mourinho, o jornalista e pivô que abriu as emissões da SIC Notícias, vai ser o convidado central de Daniel Oliveira.

A não perder. Hoje, a partir das 14:15 na SIC!

Última hora - Morreu Carlos Castro

O conhecido comentador do social e cronista em várias revista da sociedade foi encontrado morto num quarto do hotel Intercontinental, em Times Square.
Sobre as causas do óbito, pensa-se que Renato Seabra (um dos finalistas de À Procura do Sonho - Face Model Of The Year) tenha cometido um homicídio. Segundo a revista Sábado, e tendo como fonte o Daily News, Carlos Castro foi encontrado inconsciente e com sinais de ter sido agredido na cabeça e sexualmente mutilado. Quando os paramédicos chegaram ao local do crime, o cronista acabou por ser declarado como morto.

Ao que parece Renato Seabra está detido em Nova Iorque, depois de ter aparecido no Roosevelt Hospital com cortes nos pulsos.


O Televisão-Opinião deixa aqui as suas condolências à família e amigos de Carlos Castro.

Quiosque: Sábado

Momentos

Bom dia! Depois de duas semanas de ausência, devido aos feriados de 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, a rubrica que recorda alguns dos Momentos que marcaram a televisão portuguesa está de volta! Assim, na primeira semana de 2011, relembramos a final da terceira temporada do Dança Comigo, mítico programa de dança da estação pública.
Nesta temporada, Luciana Abreu é a vencedora. Ora veja!


Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje inclui uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Ver TV no computador

É certo que as audiências ainda não o mostram, nem é crível que o venham a revelar tão cedo, mas a televisão é hoje muito mais do que as imagens a que assistimos diariamente instalados no sofá lá de casa.

Com o crescimento do site de vídeos YouTube e a massificação de redes sociais como o Facebook, a televisão para a maior parte da nova geração de espectadores é passada em frente ao computador. Numa altura em que se discute o novo modelo de medição de audiências em Portugal, esta realidade não devia ficar de fora. De uma vez por todas, televisão e Internet não são caminhos separados: encontram-se a meio do caminho, interligam-se, não vivem uma sem a outra.

O sucesso de Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios, há 15 meses, passou pela Internet. Querem que vos revele uma verdade? Vi todos os programas, mas nenhum deles às 21.00, nenhum deles na televisão.

Mais exemplos: ainda segunda-feira vi a quase totalidade do programa de fim de ano da RTP1, Gala das Galas. Não o vi quando foi emitido, não. Vi-o no YouTube, onde surge à vista de todos, dividido em partes. É fácil, é rápido, basta clicar e sorrir.

Ainda ontem, dez minutos antes de ter começado a escrever esta crónica, vi no Facebook o vídeo de uma peça do Primeiro Jornal da SIC, em que Paulo Nogueira anunciava a história de um mendigo norte-americano com voz de rádio. O vídeo, que foi colocado na rede há apenas dois dias, é já um campeão no YouTube e está a emocionar os EUA. Partilhei o vídeo na minha página de Facebook, e nos últimos dez minutos, em que tenho estado a escrever estas linhas, já quatro amigos partilharam as imagens nas suas páginas. É esta a força da Net: amplificar e dar notoriedade à televisão. Podemos ignorar isto?