8 de janeiro de 2011

Audimetria Semanal

alt

Boa noite! É com alguma saudade que a rubrica Audimetria Semanal volta aos ecrãs do Televisão-Opinião e TV Universo. Após os dois feriados de "folga", a sua rubrica de eleição está de regresso este sábado!

A estreia de... Alma Gémea


alt


Os maus resultados de Negócio da China, acabaram por levar a SIC a retira-la do ar. Assim, apostou-se na repetição de Alma Gémea. Conscientes do sucesso que esta produção alcançou no passado, a direcção de programas de Carnaxide pretendeu promover um lead-in superior a Boa Tarde. Desta forma, Conceição Lino agradecia, assim como a o share médio diário do terceiro canal.
No entanto, as expectativas acabaram por sair furadas, na medida que o primeiro episódio de Alma Gémea não foi além dos 17 pontos. Muito atrás das novas apostas para as tardes da TVI, a produção brasileira foi uma das primeiras mudanças que a SIC projectou para 2011. Apesar de nos restantes dias da semana a novela ter ganho Alma, a estação de Carnaxide continuou a perder para Fátima Lopes e para a concorrência brasileira da RTP1.


Na Mó de Cima - Tardes da TVI


alt


Apesar de Júlia Pinheiro ter deixado um buraco nas tardes da estação de Queluz de Baixo, Fátima Lopes rapidamente se ambientou ao novo talk-show da TVI. Muito ao jeito das Tardes da Júlia, a comunicadora passou a dar vida ao A Tarde é Sua. Com uma clara tentativa de se continuar o trabalho desempenhado por Júlia Pinheiro, o objectivo da direcção de programas do canal da Media Capital foi claro: a adaptação de Fátima Lopes ao formato das tardes e não o oposto.
Porém, não foi apenas a antiga "rainha das manhãs" que garantiu bons resultados à TVI. Também Leonor Poeiras, saída da Casa dos Segredos, proporcionou uma estabilidade no horário das 17:00 às 18:30. Com um Agora É Que Conta mais enérgico, a apresentadora obteve com o programa shares entre os 25 e os 30%. É caso para dizer que não existem pessoas nem lugares insubstituíveis, mas sim telespectadores, que têm a palavra final na altura de decidir o que ver.


Salto Alto - Espírito Indomável


alt


Apesar da subida de Laços de Sangue esta semana ser assinalável, não é menos importante salientar as audiências de Espírito Indomável. A novela da TVI obteve, por exemplo, neste sexta-feira, 17,9% de audiência média e 45,2% de share. Um resultado que vem compensar os baixos valores de Sedução e Mar de Paixão. Sem dúvida que a novela protagonizada por Vera Kolodzig tem sido a principal impulsionadora do horário nobre da estação de Queluz de Baixo. Apesar de a concorrência às 21:00 não ser tão forte, no caso da SIC, tal fraqueza não é apenas a única justificação para os bons resultados de Espírito Indomável. Os bons actores, os momentos cómicos que caracterizam esta produção ou algumas cenas mais marcantes, tornam-na num produto bastante competitivo.


Uma pergunta a Nuno Santos

alt

Se as últimas contratações de Carnaxide não surtirem efeitos em audiências, qual o caminho que a SIC tomará? Afinal, os hábitos dos portugueses são difíceis de transformar, sendo a ligação destes com a TVI praticamente inabalável. A direcção da SIC tem noção que os resultados poderão não ser os esperados, ou a confiança é extrema?


Porque No Te Callas Ana Bola/Maria Rueff?

alt


Compreendo a revolta de muitos telespectadores perante a atitude da estação de Carnaxide em retirar do ar a série de Ana Bola e Maria Rueff. Afinal, VIP Manicure conseguiu obter melhores resultados que outros produtos do canal que ainda hoje se mantêm no ar. No entanto, é um pouco saturante ler em cada notícia que cada uma das actrizes concede, o desagrado pelo fim desta série. O que está feito, está feito, e nada é possível fazer perante as decisões passadas. É necessário olhar para o futuro, e não estar constantemente com os olhos no passado. Indepentendemente das audiências, a verdade é que ninguém tem dúvidas de que Ana Bola e Maria Rueff deixaram saudades na televisão nacional. Caso contrário, os seus espectáculos pelo país não teriam o sucesso que têm registado. Afinal, no fim de contas, é isso que interessa!


Minuto Mais Visto da Semana


alt

O Minuto Mais Visto desta semana pertenceu às primeiras horas de 2011. A final da Casa dos Segredos obteve, pela 01:17, 22,9% de audiência média e 84,3% de share. Em número absolutos, mais de dois milhões e cem mil telespectadores estavam sintonizadas na TVI para saber qual dos finalistas (Ana Isabel ou António) seria o grande vencedor do reality-show.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a SIC. No dia 3 de Janeiro, pelas 21 horas e 54 minutos, a partida de futebol entre o Benfica e o Marítimo alcançou 18,1% de rating e 42,1% de share.

Até para a semana!

Nenhum comentário: