18 de julho de 2010

O Melhor & Pior da Semana


Melhor SIC


Foi há duas semanas que, surpreendentemente, a estação de Carnaxide começou a anunciar o novo horário de exibição da série de vampiros. Muita gente pensou que Lua Vermelha não vingasse e que fizesse ainda menos do que Salve-se Quem Puder.


Sete dias volvidos e, embora tenha mantido a terceira posição no horário, o certo é que esta ficou fortificada, que é como quem diz, subiu. Na passada terça feira, foi, inclusivamente, o programa mais visto da estação.


Os resultados não foram demasiado elevados, até porque a concorrência é forte, todavia, não deixa de ser uma conquista, quer para Carnaxide, quer para a própria produção.

O Melhor & Pior da Semana


Pior RTP


Pai à Força foi uma das grandes surpresas da estação pública. Foi, no passado, porque no presente não o é. Talvez por ser a reposição, ou por ter exibição diária, mas o certo é que assim a RTP não vai lá.


Ora vejamos: Quem Quer Ser Milionário – Alta Presão agarra mais de 26% dos telespectadores que vêem televisão àquela hora. Chega Pai à Força e quase metade muda de canal. Não é preocupante?


Claro que se trata de uma reposição, mas Aqui Não Há Quem Viva também o é, e não é por isso que não consegue surpreender. Alerta, José Fragoso.

O Melhor & Pior da Semana


Boa Noite, está em linha a segunda edição de O Melhor & Pior da Semana!



Melhor TVI


Após a exibição de dois programas referentes à sua segunda temporada, é cada vez mais uma certeza de que o regresso de Depois da Vida é já uma vitória. Na passada sexta-feira, o formato fez nada mais, nada menos do que 44% de quota de mercado.


Tendo em conta que as madrugadas da estação têm sido vítimas de várias oscilações de resultados, sem sombra de dúvidas de que estes dois regressos, o de Iva Domingues e o de Depois da Vida são já uma grande conquista para a estação.


Conseguirá o formato manter as excelentes performances, e Iva Domingues, conseguirá continuar a agarrar o telespectador?

O Protagonista

Boa noite. Seja bem-vindo ao Protagonista desta semana.

A figura em destaque dos últimos oito dias não é um apresentador, mas poderia ser. O mercado das transferências ainda está em aberto e, como tal, promete surpreender muitos dos interessados em televisão.


A última contratação da SIC foi a de Gabriela Sobral, após Fátima Lopes ter abandonado o canal em prol da estação de Queluz de Baixo. A vida é assim, a televisão também. Actualmente, para além de sabermos que ninguém é eterno, também já não duvidamos que ninguém é totalmente fiel a um canal, por mais que pareça. Basta abrir-se uma janela para uma pequena estrela voar.

Ao que parece, Gabriela Sobral aceitou o convite da SIC pelo facto de não ter subido dentro da direcção da TVI. Os rumores já existiam internamente, e confirmaram-se esta semana. Os projectos para esta profissional já foram definidos - ela vai ser a responsável máxima pela produção de Ídolos.

Tal decisão poderá tornar-se benéfica para Nuno Santos, na medida que o talent-show da SIC arrisca-se a não obter os mesmos resultados que a edição anterior. Os motivos? A terceira temporada de Ídolos acabou em meados de Fevereiro. Existe assim um curto intervalo de cinco meses para a nova edição do concurso, o que poderá significar que as pessoas que tiveram a curiosidade para acompanhar a temporada três, não a tenham para a temporada quatro. No entanto, se os concorrentes forem bem seleccionados, se a produção for bem realizada, o cenário diferente, e se existirem algumas alterações ao nível dos castings ou das galas, a diferença poderá ser alcançada, contribuindo para o acréscimo de vontade dos telespectadores para visualizar a nova edição de Ídolos.

Conseguirá Gabriela Sobral alcançar tal proeza?
Pergunto ainda, se esta profissional vai começar a comandar a produção do terceiro canal, como ficará Virgílio Castelo? Pelo que a imprensa revela, esta nova cara da SIC tem uma excelente relação com alguns actores. Conseguirá ela transferir alguns deles de Queluz para Carnaxide?

Fica assim um grande buraco na TVI. Ninguém é insubstituível, é verdade. No entanto, o trabalho de uma pessoa nunca é igual ao de outra. Portanto, e sabendo que Gabriela Sobral estava inserida em vários projectos no canal da Media Capital, passa a faltar uma grande profissional em Queluz de Baixo. Quem ocupará o seu lugar?

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, saiba qual O Protagonista da semana. A partir das 22:00, o resto da rubrica O Melhor & Pior da Semana entra em linha.
De relembrar ainda que as votações de Os Escolhidos estão à sua espera No entanto, não vote sem antes ler as fantásticas opiniões dos nossos nove concorrentes!

Fátima no confessionário

Fátima Lopes "não confirma nem desmente" se será ela a apresentar Secret Story, a nova versão de Big Brother em preparação para a rentrée da TVI - e, sabendo nós o que sabemos sobre essa coisa de, quando confrontada com um rumor, uma figura pública "não confirmar nem desmentir", rapidamente vemos desfeitas as dúvidas sobre exactamente que "caminhos diferentes" eram esses que Fátima dizia ter finalmente a oportunidade de trilhar com a chegada a Queluz.

Quem pensava que a mudança de rumo da apresen-tadora passava por um talkshow a sério, portanto, pode desde já desenganar-se. Quem imaginava um concurso ou uma série de galas, idem -, e quem especulava sobre uma série de entrevistas ou mesmo um telejornal, mesmo que dedicado à pueril vida das celebridades, não chegou a estar sequer perto da verdade. Fátima vai para Queluz para fazer perguntas num confessionário. E o mais curioso é que considera isso uma ascensão na hierarquia dos géneros televisivos - ela que, mesmo que nos domínios da day time TV, chegou a ter um programa com o seu próprio nome.


Numa curta entrevista concedida esta semana ao Correio da Manhã, aliás, Fátima Lopes diz mesmo que pretende "dar mais" ao seu público. O que já não é sequer curioso: é desconcertante. Ou seja: a apresentadora não só entende que discutir assuntos tontos de vidas artificiais tem mais significado do que debater, mesmo que pela rama, casos dramáticos da vida real, como espera agora reencaminhar o público que a seguia no debate dos casos dramáticos da vida real para a discussão dos assuntos tontos de vidas artificiais.


É impressão minha, ou está tudo errado com o discurso em torno da "transferência do ano"?

Um, dois, três pontos. Quantos serão necessários para contar o seu percurso?

Rita Ferro Rodrigues está de férias


A semana que se aproxima terá uma Companhia das Manhãs diferente. É que a filha de Ferro Rodrigues gozará um período de férias.
Foi a própria quem anunciou a boa-nova na sua página do Facebook.


A acompanhar Francisco Menezes estará Vanessa Oliveira, que volta, assim às manhãs de Carnaxide, depois de já ter substituído a colega em outras ocasiões.

De referir ainda que, segundo a imprensa, a cara de Fama-Show deverá ocupar o lugar de Rita Ferro Rodrigues quando esta entrar em licença de maternidade.


A 26 de Julho, a apresentadora está de volta ao activo.

Episódio Seguinte MCA

Boa tarde. Bem-vindo a mais um Episódio Seguinte MCA - Vive o Teu Verão!
.
.
Margarida é expulsa da banda
.
Na reunião com Jorge, Margarida volta a referir que não pode assinar contrato pelos Tribo porque vai para Londres estudar. O manager não lhe perdoa e expulsa-a da banda. Os outros elementos, incluindo Rui, não se manifestam.
.
Mais tarde, a jovem procura consolo nos ombros da mãe e de James. O olhar apaixonado que este lhe lança causa a ira de Rui, que volta a fazer mais uma cena de ciúmes. Apesar de tudo, Margarida perdoa-lhe, tanto por ter ofendido o líder do grupo de teatro como por não a ter defendido no caso da banda.
.
Entretanto, a jovem começa a fazer as malas para viajar para Londres, onde vai estudar. Antes disso, ela ainda se despede dos amigos.
.
.
Clara arranja emprego
.
Em conversa com Filipe, Clara confessa que já foi a várias entrevistas mas não consegue arranjar emprego. O dono do bar ove e oferece-lhe um. Enquantro trabalha, a jovem não resiste a trocar beijos com Filipe, o amado e colega de trabalho.
.
CURTAS
» Jorge promete lutar pelos Tribo
» Flash rouba carne do talho
.
Quiosque: Telenovelas, Correio TV

"Lua Vermelha" com beijo lésbico


Depois de anunciada a existência de uma relação homossexual na série da SIC, eis que surge a notícia de que não só haverá um amor lésbico, como há ainda direito a um beijo entre duas raparigas.

É já na próxima segunda-feira que Luísa declarará o seu amor a Rita e, perante uma mistura de sentimentos e desejo, não resiste e “rouba” um beijo à colega. Ao ver a reacção da amiga, Luísa, envergonhada, foge para o bar de vampiros. O ambiente entre ambas ficará, certamente, “pesado”.


Este foi, certamente, um trabalho que exigiu muito profissionalismo da parte das actrizes Joana Oliveira e Inês Aires Pereira, que dão vida às personagens em questão.


Lua Vermelha, a não perder, amanhã, pelas 21h15, na SIC.

Dânia Neto em "Caminho da Felicidade"


Depois de Ricardo Carriço, eis que surge mais um nome para a substituta de Perfeito Coração: Dânia Neto.

Embora tenha sido anunciada como uma das actrizes de Malmequer, parece que a actriz vai mesmo manter-se em Carnaxide, depois de ter feito uma participação especial em Lua Vermelha.


Foi em declarações ao Correio da Manhã que Dânia revelou a boa nova: "Estive a gravar a série Lua Vermelha, mas tratou-se de um trabalho curto. Estou muito feliz por voltar às novelas. É onde me sinto bem".

Fica assim adiado o regresso à TVI, estação onde realizou grande parte dos seus trabalhos.

O Melhor & Pior da Semana


Pior TVI


Em época de Verão é habitual os formatos de informação irem de férias. Tal aconteceu com Vidas Contadas da RTP ou com Sinais de Fogo da SIC. No entanto, o programa de segunda-feira de Queluz de Baixo ainda se mantém em antena.


Há muito tempo que Repórter TVI era líder inquestionável do seu horário. No entanto, nos últimos tempos tem vindo a perder “fôlego”. Esta semana, inclusivamente, foi renegado para a segunda posição no pós-blocos informativos.


É certo que Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão está melhor do que nunca, mas não deixa de ser um indicativo para Queluz de Baixo. Precisará o Repórter TVI de férias?

O Melhor & Pior da Semana



Melhor RTP


Depois de ter dado Força a Portugal, a estação pública estreou na passada segunda-feira, pela terceira vez, o seu programa que preencherá o day-time da época de Verão.


Para primeira semana, não se pode dizer que Verão Total se tenha portado mal, muito pelo contrário. Em três dos cinco dias em análise, o formato foi líder no horário matinal. De tarde, apenas por uma vez apareceu no top de 10 programas mais vistos da RTP, mas não deixa de merecer destaque. Sobretudo pelo facto de ter proporcionado à TVI, na passada sexta-feira, um dos seus piores resultados de sempre de Você na TV!


Conseguirá na próxima semana subir ainda mais? É provável que sim.

O Melhor & Pior da Semana



Bom Dia! Seja bem-vindo à primeira edição de O Melhor & Pior da Semana!



Pior SIC


Foi durante a passada segunda-feira que a estação de Carnaxide presenteou os telespectadores com mais uma Companhia Especial. Desta vez o prémio em jogo era um apartamento no Algarve e, provavelmente por esse motivo, a emissão foi mais extensa.


Desde as 11h15 até às 13 horas e entre as 15h50 e as 20 horas, toda a programação do canal foi alterada para dar lugar ao formato apresentado pela dupla Merche Romero e Nuno Graciano. Qual o resultado final? Menos de 20% de quota de mercado de cada vez. Tendo em conta que Caras e Bocas nesse horário tem vindo a fazer cerca de 22/23%, terá esta sido uma boa aposta? Os valores ganhos com as chamadas de valor acrescentado terão sido um bom retorno?


Perguntas a que só a SIC saberá, mas o certo é que o destaque negativo desta semana vai para Companhia de Férias.


(imagem: SIC Blog)