21 de agosto de 2010

Audimetria Semanal


Boa noite. Seja bem-vindo à Audimetria Semanal deste sábado. Depois de vinte semanas, esta rubrica chega agora renovada. Novas ideias, novas categorias e, acima de tudo, uma análise directa às audiências da televisão portuguesa estão à sua espera! Ora leia..

Na mó de cima


O futebol está de regresso à televisão e aos top's de audiências. Se pensa que os jogos dos chamados três grandes, são aqueles que melhor resultados obtém, esta semana não foi isso que se verificou. O jogo entre o Sporting de Braga e o Sevilha conseguiu não só ser o mais visto da última quarta-feira (12,9% de rating e 40% de share), como obter melhor audiência que a partida entre o Futebol Clube do Porto e o Genk, com transmissão na SIC (9,2% de rating e 31,4% de share). Apesar de ambos os jogos pertencerem a diferentes "campeonatos", a verdade é que o futebol do Sporting de Braga começa a interessar cada vez mais aos portugueses. Será altura de passar a transmitir as partidas desta equipa para além das dos três grandes?

A Mina - Você na TV!


Se há dois anos se defendia que o talk-show matinal da TVI só poderia alcançar bons resultados se Cristina Ferreira estivesse acompanhada por Manuel Luís Goucha, actualmente não é isso que se passa. A "saloia da Malveira" consegue alcançar sozinha melhores resultados que o senhor das manhãs em Você na TV!. Por exemplo, na última terça-feira, Manuel Luís Goucha não foi além dos 2,5% de rating e 18,4% de share. Curiosamente, Companhia das Manhãs, agora com Nuno Graciano e Rita Ferro Rodrigues, saiu
-se melhor, com um segundo lugar.
É certo que, em Setembro, tudo volta a
o normal. No entanto, até às férias dos mais jovens terminarem e até Cristina Ferreira voltar ao activo, Você na TV! vai continuar a sofrer. Os dias quentes são sempre um embate ao talk-show da TVI. Verão Total não ajuda. Zig Zag também nãi. Mundo de Patty mata o início do programa de Manuel Luís Goucha.

Salto Alto - A Armadilha & Poder Paralelo


A Armadilha
e Poder Paralelo têm obtido bons resultados. E não me refiro só ao facto de o share destas nov
elas ser superior ao de As Tardes da Júlia.
Destaco principalmente estas produções por estarem a obter ratings, que significam que existe mais público a segui-las. Apesar de Poder Paralelo ser inconstante, isto é, numa semana é capaz de obter resultados opostos (num dia cresce, no outro desce, e assim sucessivamente), A
Armadilha tem-se revelado bastante traiçoeira à concorrência. Os 5 a 6% de audiência média que a novela tem obtido provam isso mesmo.

O Minuto Mais Visto da semana

O Minuto Mais Visto desta semana pertence a Espírito Indomável. A novela da TVI chegou aos 16,3% de audiência média e 49,8% de share, às 22:40 do dia 12 de Agosto. A indomabilidade do Espírito do canal da Media Capital continua à frente da concorrência!

Porque No Te Callas?


Projecto Moda tem conseguido ser mais visto que À Procura do Sonho - Face Model Of The Year. No último domingo, por exemplo, enquanto o concurso da RTP1 chegou aos 6,3% de rating, o da SIC não foi além dos 6,1%. A diferença não é muita, mas significa que o segundo não está a conseguir impor-se, ao contrário do que aconteceu no seu primeiro episódio.
Apesar de o resultado de um programa não se decidir pela sua apresentadora, por vezes ajuda. Por exemplo, no Companhia das Manhãs, a escolha de Liliana Campos para partner de Francisco Menezes, acabou por ditar shares bastante inferiores aos que este conseguia obter com Rita Ferro Rodrigues.

Em Projecto Moda, Nayma não está bem. É a sua primeira experiência em televisão, mas não deixo de a considerar uma péssima escolha da direcção de programas da RTP1. Neste sentido, e apesar de Projecto Moda se estar a sair melhor que À Procura do Sonho, não posso não deixar de lançar um Porque No Te Callas? à apresentadora do concurso da RTP1.

Uma pergunta a.. André Cerqueira:


Afinal Quem Quer Ganha continua ou sai da grelha de programação da TVI em Setembro? Segundo Leonor Poeiras, é a primeira opção que reina. O dinheiro que o concurso oferece enche assim tanto os cofres do canal para se continuar a apostar no mesmo? As audiências não contam?

Quiosque: Correio da Manhã TV

Até para a semana!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, entra em linha a rubrica Audimetria Semanal.

Algo de novo

A actual day time TV portuguesa é um longo bocejo - e dificilmente deixaria de sê-lo enquanto continuasse a dispor das mesmas armas e a ter os mesmos resultados comerciais. Nesse sentido, a mudança de Fátima Lopes para a TVI pode ter sido o melhor que aconteceu à SIC (ou, pelo menos, aos seus espectadores). Como aparentemente dizem os caracteres chineses, crise e oportunidade coincidem - e a crise lançada com a saída de Fátima parece constituir uma oportunidade para mudar de registo.


É nesse contexto que surge a ideia de lançar Conceição Lino durante a tarde - e o mínimo que se pode dizer é que a solução é excelente. Muito dependerá, naturalmente, do resultado final, incluindo a forma como Conceição conseguir manter o seu registo seco e sem paternalismos, sendo ao mesmo tempo íntima e (mesmo) solidária. Mas o conceito de colocar ali uma jornalista, a falar de pessoas (mais até do que com pessoas), é de facto um achado.


Porque o problema dos programas que enchem o ecrã dos canais generalistas ao longo do dia não é, nem nunca foi, a temática. O problema foi sempre (e continua a ser) a forma como essa temática é tratada, de forma chorosa e cínica, superficial e fundamentalmente sem coração. A pessoa não é só a célula da sociedade: a pessoa é a célula de tudo, de toda a emoção e de todo o conhecimento, de toda a memória e de todo o sonho também. Ter alguém verdadeiramente inteligente a tratá-la, enfim, poderá ser uma revelação.


Assim Conceição Lino não se aborreça com as concessões que terá de fazer, claro. E assim não desate a intelligentsia a negligenciá-la apenas porque não está a fazer um novo Nós Por Cá.

Esta noite..

.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Fecho do dia!

"Negócio da China" está a chegar à SIC

Já estão no ar as promos da telenovela brasileira que conta com vários actores portugueses no elenco. Algum tempo depois de ter sido exibida no Brasil, está prestes a chegar a Portugal Negócio da China. Protagonizada por Ricardo Pereira e Grazi Massafera, esta história não conseguiu muito sucesso em terras de Vera Cruz e, talvez por isso, só agora Nuno Santos aposte nela.


Ao que tudo indica, a trama substituirá a produção da hora de almoço, A Armadilha, mas está também em cima da mesa a possibilidade de Negócio da China ocupar o horário das 18 horas, sendo que, desta forma, Caras e Bocas passaria a ter somente uma hora de exibição.


Resta esperar por novidades da estação, mas o certo é que, desta vez, os portugueses poderão ver as interpretações de Maria Vieira, Carla Andrino, Joaquim Monchique e do já anunciado Ricardo Pereira.

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Episódio Seguinte desta semana!


perde João e Rafael





As complicações sucedem-se na vida da vaqueira. Não lhe bastava ter descoberto que Herminia lhe mentiu sobre a sua verdadeira identidade e a jovem terá um novo desgosto: em pouco tempo perderá os dois homens mais importantes da sua vida.


O filho de Joaquim é o primeiro a afastar-se. Após tomar conhecimento de que é uma Monteiro e Castro, o jovem fica dividido. Se, por um lado, continua apaixonado por ela, por outro, teme que a guerra entre as famílias os afaste de vez. Apesar de tudo, Rafael volta a declarar o seu amor à amazona, mas esta revela-lhe que precisa de estar sozinha para pensar em tudo o que aconteceu.

Algum tempo depois, acaba por se aproximar de Teresa e dos irmãos, o que faz com que o rapaz fique furioso. Este fica com a certeza de que não é possível ter uma relação com uma herdeira dos Monteiro e Castro e afasta-se. Assim, segue o seu relacionamento com Susana e marca a data de casamento.


Com tudo isto, não pretende dar parte fraca, mas fica arrasada, jurando a si própria que vai tirar o amado da cabeça. Fragilizada, acaba por se voltar a aproximar de João. Inicialmente, vê-o apenas como um amigo, mas este trata de lhe explicar que não é filho biológico de Rodrigo e Teresa e declara-lhe o seu amor. A jovem deixa-se conquistar.

Irritada com esta aproximação, Cláudia trata de arranjar uma forma de separar o “casalinho”. Com este intuito, finge estar grávida e conta ao pai que o bebé é de João. Ambrósio fica furioso com a filha e garante-lhe que terá de se casar rapidamente para calar as más-línguas da terra. A rapariga fica radiante.


Depois disto, o empregado dos Monteiro e Castro procura o patrão e conta-lhe o que se está a passar. Rodrigo não dá muita importância, todavia, o caseiro diz-lhe que terá de obrigar o filho a casar-se com Cláudia, caso contrário, revela tudo o que sabe. Temendo o pior, o vilão explica a João que terá mesmo de se unir à filha dos empregados, deixando-o arrasado. Ao perceber que o rapaz se vai afastar, fica arrasada.


Alexandre mata Francica




Após descobrir a verdade sobre a jovem, Gué, pensa que, finalmente, pode viver o seu amor pela rapariga. No entanto, Francisca desaparece sem deixar rasto.


Tudo acontece quando a antiga colega de Leonel está sozinha em casa à espera do namorado e é surpreendida por Alexandre, que a ataca, deixando-a inconsciente. Ao chegar a casa, o pescador encontra a casa vazia, sem sinais da amada. Preocupado, procura-a junto dos amigos, mas ninguém a viu.


Algum tempo depois, quando já toda a comunidade sabe do desaparecimento, Fátima ouve o filho dizer a Leonel que já matou Francisca. Chocada com o que ouve, a mãe de Benedita afasta-se, sem saber o que fazer. No entanto, e apesar de ser seu filho, a mulher não consegue ficar calada perante tamanho horror e confronta Alexandre, contando-lhe que já sabe do que fez e que ele lhe mete nojo.


O irmão de Benedita, arrasado, pede-lhe que confie nele e que nem tudo o que parece é, mas Fátima expulsa-o de casa. Decidida a fazer justiça, e apesar de isso lhe causar sofrimento, vai à policia e denuncia o filho. A pescadora, ao tomar conhecimento do que o irmão fez, fica desesperada e não consegue acreditar que Alexandre é um assassino.


CURTAS:


Em Meu Amor, na cadeia, à beira da loucura, depois de ter sido acusada de tráfico de droga, Helena aperta o pescoço de Estela, decidida a acabar com a vida da mãe.


Em Lua Vermelha, Victor deixa Jaguar às portas da morte, mas é Afonso quem socorre o caçador de vampiros, fazendo com que Isabel pense que foi ele o assassino do pai. Antes de morrer, Jaguar dá à filha a chave de um cofre.


Em Passione, após uma enorme decepção com Clara, Totó envolve-se com Felícia, no seu regresso ao Brasil.


Em Caras e Bocasn, Judith decide vingar-se de Dafne e de Bianca, que lhe estragou uma festa na galeria, e manda Edgar raptar a jovem.


Em A Armadilha, embora seja comparsa de Verónica, Roberto apaixona-se pela jovem Glória e os dois prometem lutar pelo amor que os une até ao final.


Em Poder Paralelo, a série de crimes de Guri só terá fim no último episódio da história, quando o assassino for apanhado em flagrante.


Quiosque: Mariana, TV Guia, Telenovelas, ANA

Maria Vieira no "Só Visto"


Depois de ter estado em Alta Definição na passada semana, a actriz estará amanhã à conversa com Marta Leite Castro.


Em cima da mesa estarão vários temas, entre os quais as viagens que tem feito, a carreira que tem vindo a construir no mundo da representação e o mais que aguardado regresso aos ecrãs. Tudo com muito humor e diversão, como aliás a Parrachita sempre habituou os seus fãs.


Maria Vieira no regresso das férias de Só Visto, este domingo pelas 14h10 na RTP. Não perca!

“Já tinha contrato com a SIC e ia assinar…”, diz António Pedro Cerdeira


Depois de terminadas as gravações de Meu amor, é tempo de férias para muitos dos seus actores. Um deles é o intérprete de Leonardo, que, em conversa com a Nova Gente desta semana fala um pouco sobre a sua vida pessoal e revela alguns pormenores sobre uma recente investida do canal de Carnaxide.


Tudo aconteceu ainda durante a “era Moniz”, tal como António Pedro Cerdeira confessa: “Já tinha contrato com a SIC e ia assinar. Depois, tive uma conversa com o Moniz, expliquei-lhe a minha insatisfação – e não tinha que ver com dinheiro, porque fiquei a ganhar menos do que se tivesse ido para a SIC, mas com o facto de, por vezes, sentir-me mais sozinho ou não tão acompanhado. Algumas coisas mudaram, eu fiquei e foi bom”.


No entanto, na actualidade, o actor já não conta com José Eduardo Moniz na estação onde trabalha, e recentemente, também Gabriela Sobral deixou a TVI. Sobre isso, afirmou: “Todos nós tivemos muita pena. Tinhamos muito carinho da parte do Moniz, um grande apoio, ele era muito disponível, assim como a Gaby. Mas é o mercado. A SIC está a voltar a apostar na ficção e a chamar actores. Inclusivamente, convidaram-me. Em termos práticos, não notámos a saída deles, porque o trabalho desenrola-se da mesma forma, e temos o André (Cerqueira) muito presente, mas isso sempre tivemos”.

Televisão à parte, até porque agora o interprete de Leonardo pretende dedicar-se ao teatro e “fazer agora uma pausa durante algum tempo”. Na referida entrevista, ainda houve tempo de comentar a nova geração de actores.


Questionado sobre se actualmente “temos bons actores”, António Pedro Cerdeira foi peremptório: “Sinceramente, não acho. A maior parte são pessoas que vêm para este meio por razões contrárias. Vê-se pessoas que fazem delas próprias, e mal, convencidas que são supra-sumos, as Laurence Olivier e já com uma postura que me irrita particularmente. Isto tem de se trabalhar muito, não é só aparecer nas festas, revistas e fazer presenças em bares. Esse é o lado mais vazio”, confessou.


Quiosque: Nova Gente

Programa de Hernâni Carvalho começa a ser preparado!


Se pensava que Hernâni Carvalho iria ocupar na SIC o mesmo lugar que na TVI, ou seja, comentador de um talk-show, então desengane-se.
Afinal, está a ser preparado para um jornalista um programa bem ao estilo do antigo Casos de Polícia, que foi apresentado por Carlos Narciso e Conceição Lino.


Para além de participar na preparação da grelha de programas de Carnaxide, Hernâni Carvalho poderá dar a cara por um ou mais formatos, tal como o mesmo afirma ao Diário de Notícias de hoje:
"Este convite não tem só a ver com o facto de ir a antena comentar casos de crime e justiça. O Nuno Santos e o Luís Marques querem-me também na formatação de novos conteúdos".

O que é certo é que o comentador de Você na TV!, a partir de Setembro, irá transferir-se inicialmente para o Companhia das Manhãs, com o mesmo papel que tinha no talk-show das manhas da TVI. Junta-se por isso a Paulo Sargento e Francisco Moita Flores.

Ainda relativamente ao programa referido inicialmente, o mais provável é ser estreado em horário nobre. Estaremos perante uma aposta semelhante a Aqui & Agora, mas com um tema relacionado com crimes?

Quiosque: Diário de Notícias

Para lá das 24

Pela última vez nesta semana, a opinião Para lá das 24...


É cada vez mais certo que o TVI24 vai sofrer mais um abanão. Corre na imprensa que a partir de 1 de Setembro (momento em que começa a ser exclusivo da MEO), o canal de notícias de Queluz inicie mais uma nova etapa da sua ainda jovem vida.
Mas no que consiste afinal este abanão? É difícil perceber, até porque as vozes da TVI que prometem tudo isto são bastante difusas quanto às ideias práticas e objectivas. Mas mesmo assim esta não deixa de ser uma boa notícia…
.
O TVI24 surgiu em Fevereiro de 2009, depois de imensos anos de espera. Não é de admirar portanto, que nos primeiros minutos do canal Henrique Garcia não proferisse o desabafo “finalmente no ar!”. No fundo, todos os responsáveis do canal, e não só, tinham este pensamento latente. Mas se pensávamos que todo este tempo de espera viesse reforçar a vontade de marcar a diferença, por parte do canal, enganamo-nos redondamente. Os longos anos de avanços e recuos, aquando da projecção do TVI24, só vieram revelar-se, com a estreia do canal, num ‘parto’ difícil que gerou ele mesmo um ‘feto’ em tudo defeituoso e com imensas lacunas.
.
Até hoje, e com mudanças na direcção de informação, o TVI24 pouco veio acrescentar ao panorama jornalístico português. E não era de estranhar, aliás. É completamente natural e previsível que num país tão pequeno como Portugal, a SIC Notícias e a RTPN já não tivessem dado ‘conta do recado’, ao conseguir abranger todas os possíveis e imaginários prismas na forma de fazer jornalismo televisivo.
.
Se esta mudança trará alguma diferença ao canal? Continuo a achar muito difícil. No entanto, não deixa de ser agradável ouvir isto pois nota-se, acima de tudo, vontade de inverter o actual cenário. E só isso já é de louvar.