Boa noite. Seja bem-vindo à Audimetria Semanal deste sábado. Depois de vinte semanas, esta rubrica chega agora renovada. Novas ideias, novas categorias e, acima de tudo, uma análise directa às audiências da televisão portuguesa estão à sua espera! Ora leia..
O futebol está de regresso à televisão e aos top's de audiências. Se pensa que os jogos dos chamados três grandes, são aqueles que melhor resultados obtém, esta semana não foi isso que se verificou. O jogo entre o Sporting de Braga e o Sevilha conseguiu não só ser o mais visto da última quarta-feira (12,9% de rating e 40% de share), como obter melhor audiência que a partida entre o Futebol Clube do Porto e o Genk, com transmissão na SIC (9,2% de rating e 31,4% de share). Apesar de ambos os jogos pertencerem a diferentes "campeonatos", a verdade é que o futebol do Sporting de Braga começa a interessar cada vez mais aos portugueses. Será altura de passar a transmitir as partidas desta equipa para além das dos três grandes?
Se há dois anos se defendia que o talk-show matinal da TVI só poderia alcançar bons resultados se Cristina Ferreira estivesse acompanhada por Manuel Luís Goucha, actualmente não é isso que se passa. A "saloia da Malveira" consegue alcançar sozinha melhores resultados que o senhor das manhãs em Você na TV!. Por exemplo, na última terça-feira, Manuel Luís Goucha não foi além dos 2,5% de rating e 18,4% de share. Curiosamente, Companhia das Manhãs, agora com Nuno Graciano e Rita Ferro Rodrigues, saiu-se melhor, com um segundo lugar.
É certo que, em Setembro, tudo volta ao normal. No entanto, até às férias dos mais jovens terminarem e até Cristina Ferreira voltar ao activo, Você na TV! vai continuar a sofrer. Os dias quentes são sempre um embate ao talk-show da TVI. Verão Total não ajuda. Zig Zag também nãi. Mundo de Patty mata o início do programa de Manuel Luís Goucha.
A Armadilha e Poder Paralelo têm obtido bons resultados. E não me refiro só ao facto de o share destas novelas ser superior ao de As Tardes da Júlia.
Destaco principalmente estas produções por estarem a obter ratings, que significam que existe mais público a segui-las. Apesar de Poder Paralelo ser inconstante, isto é, numa semana é capaz de obter resultados opostos (num dia cresce, no outro desce, e assim sucessivamente), A Armadilha tem-se revelado bastante traiçoeira à concorrência. Os 5 a 6% de audiência média que a novela tem obtido provam isso mesmo.
O Minuto Mais Visto desta semana pertence a Espírito Indomável. A novela da TVI chegou aos 16,3% de audiência média e 49,8% de share, às 22:40 do dia 12 de Agosto. A indomabilidade do Espírito do canal da Media Capital continua à frente da concorrência!
Projecto Moda tem conseguido ser mais visto que À Procura do Sonho - Face Model Of The Year. No último domingo, por exemplo, enquanto o concurso da RTP1 chegou aos 6,3% de rating, o da SIC não foi além dos 6,1%. A diferença não é muita, mas significa que o segundo não está a conseguir impor-se, ao contrário do que aconteceu no seu primeiro episódio.
Apesar de o resultado de um programa não se decidir pela sua apresentadora, por vezes ajuda. Por exemplo, no Companhia das Manhãs, a escolha de Liliana Campos para partner de Francisco Menezes, acabou por ditar shares bastante inferiores aos que este conseguia obter com Rita Ferro Rodrigues.
Em Projecto Moda, Nayma não está bem. É a sua primeira experiência em televisão, mas não deixo de a considerar uma péssima escolha da direcção de programas da RTP1. Neste sentido, e apesar de Projecto Moda se estar a sair melhor que À Procura do Sonho, não posso não deixar de lançar um Porque No Te Callas? à apresentadora do concurso da RTP1.