21 de agosto de 2010

Para lá das 24

Pela última vez nesta semana, a opinião Para lá das 24...


É cada vez mais certo que o TVI24 vai sofrer mais um abanão. Corre na imprensa que a partir de 1 de Setembro (momento em que começa a ser exclusivo da MEO), o canal de notícias de Queluz inicie mais uma nova etapa da sua ainda jovem vida.
Mas no que consiste afinal este abanão? É difícil perceber, até porque as vozes da TVI que prometem tudo isto são bastante difusas quanto às ideias práticas e objectivas. Mas mesmo assim esta não deixa de ser uma boa notícia…
.
O TVI24 surgiu em Fevereiro de 2009, depois de imensos anos de espera. Não é de admirar portanto, que nos primeiros minutos do canal Henrique Garcia não proferisse o desabafo “finalmente no ar!”. No fundo, todos os responsáveis do canal, e não só, tinham este pensamento latente. Mas se pensávamos que todo este tempo de espera viesse reforçar a vontade de marcar a diferença, por parte do canal, enganamo-nos redondamente. Os longos anos de avanços e recuos, aquando da projecção do TVI24, só vieram revelar-se, com a estreia do canal, num ‘parto’ difícil que gerou ele mesmo um ‘feto’ em tudo defeituoso e com imensas lacunas.
.
Até hoje, e com mudanças na direcção de informação, o TVI24 pouco veio acrescentar ao panorama jornalístico português. E não era de estranhar, aliás. É completamente natural e previsível que num país tão pequeno como Portugal, a SIC Notícias e a RTPN já não tivessem dado ‘conta do recado’, ao conseguir abranger todas os possíveis e imaginários prismas na forma de fazer jornalismo televisivo.
.
Se esta mudança trará alguma diferença ao canal? Continuo a achar muito difícil. No entanto, não deixa de ser agradável ouvir isto pois nota-se, acima de tudo, vontade de inverter o actual cenário. E só isso já é de louvar.

Um comentário:

R disse...

Não concordo quando diz,prejurativamente, que «o TVI24 pouco veio acrescentar ao panorama jornalístico português». Acho que o TVI24 trouxe alguns conteúdos que abordam os assuntos da actualidade de uma forma mais leve e como deveria ser tratada. Veja-se o exemplo do programa MaisFutebol. Um êxito e uma aposta ganha do canal que é, provavelmente, o único programa de futebol onde, verdadeiramente, se fala de futebol. Outro apontamento para o programa, agora extinto, mas que acredito voltar em Setembro, Contas á Vida. Acredito que o facto de existirem dois comentadores catedráticos mostre ás pessoas o que é a ecónomia, ensinando-as; e não apenas falando com uma linguagem quase elitista como se fazem nos programas de ecónomia da SIC e RTP onde mais parece falarem apenas uma linguagem que os mais entendidos percebem!