18 de outubro de 2009

O Protagonista


Boa noite. São 21:00 horas. Seja por isso bem-vindo a mais uma edição do "Protagonista". Esta semana, Merche Romero está em destaque.


Depois de ter sido dispensada pela RTP1 na sua grelha, Merche Romero voltou à ribalta na estação de Carnaxide. Apesar de ser ainda muito cedo, faz-me lembrar o percurso do João Baião.
Depois de "Big Show SIC", ouviu-se pouco ou nada deste grande apresentador. Foi preciso integrar o júri de Dança Comigo na estação pública, para a RTP o agarrar e colocar em Portugal no Coração", "Verão Total", e ainda no programa que estreará brevemente: "Último Passageiro". Com Merche Romero está-se a passar o mesmo. Costuma dizer-se que "depois da tempestade vem a bonança". Após o mal dizer da imprensa acerca da apresentadora, a antiga estrela da RTP1 foi repescada pela SIC, integrando o programa "Fátima".


Posteriormente avançou para o "SIC ao Vivo", e depois de alguma especulação sobre qual o futuro de Merche Romero, sabe-se agora que irá tornar-se actriz numa série sobre vampiros na SIC.
Já é hábito na estação de Carnaxide, versatilizar-se os seus profissionais. Temos o exemplo de Diana Chaves em "Salve-se quem Puder", e mais recentemente Cláudia Vieira em "Ídolos", que de actrizes passaram a apresentadoras. No caso de Merche Romero, acontece o oposto. De apresenta
dora passa a actriz, e volta novamente a sorrir.
Sou sincero, não é das minhas apresentadoras favoritas, mas desde que está na SIC tem tido a sorte de ser ainda não ter parado. E fico contente por isso, uma vez que achei que a imprensa lhe traçou o destino na televisão.
Mas ainda bem que se enganou.
Merche Romero tem ainda muito para dar, e por isso é a "Protagonista" da semana.


Fecho


Boa noite. São 20:00 horas e está em linha mais um Fecho. O de hoje incluí uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias. Daqui a uma hora não perca "O Protagonista".

Que saudades das eleições

Maitê Proença é tonta? Admito que sim. Nunca sequer li um livro dela - não posso ajuizá-lo com grande acuidade. Mas, de facto, o vídeo que ela fez para o programa Saia Justa, do GNT, parece indiciá-lo: é um pouco tonta - ou talvez, quem sabe, bonita de mais para o seu próprio bem.

Foi apenas isso, porém, que Maitê fez: dizer umas tontices, de resto de maneira assumidamente histriónica. Daí até nos sentirmos ofendidos no orgulho pátrio, ao ponto de iniciarmos subscrições na Internet ou exigirmos via TV (com a chancela dos pivôs) um pedido de desculpas formal à grande nação lusa, vai uma enorme diferença.

Essa diferença nem sequer se chama "sentido de humor": chama-se "grandeza". Foi isso que nós denunciámos em nós próprios, ao longo desta semana: falta de grandeza. No fim, fomos tão tontos como ela. Mais tontos ainda, aliás, pois sujeitámo-nos a que uma provável tonta pudesse dizer, lá do alto: "Estes portugueses não têm o mínimo de auto-ironia."

Digo "nós" porque foi assim que a história ficou no Brasil: "os portugueses" ficaram zangados. Na verdade, quero deixar aqui claro que não estou zangado coisa nenhuma: simplesmente não consigo sequer sorrir com piadinhas tão primárias e sem criatividade como as de Maitê.

O resto seria justiceirismo parvo. "Os portugueses", aparentemente, andam numa sede imensa dele. Os jornalistas, claro, também. Eu bem avisei que o fim do ciclo eleitoral ia ser uma orfandade.

Hoje à noite..


..fique a par de quem é "O Protagonista" da semana!
Às 21:00 no Televisão-Opinião.

Audimetria - 17/10/2009

Ontem (sábado), em dia de estreias na RTP1 e na SIC, a TVI levou a melhor e venceu o dia com um share diário de 32%, quase mais 10% de share que o segundo lugar que foi a SIC que ficou com 22.5% de share. A RTP1 foi a que teve mais estreias e ficou-se pelo terceiro lugar com 21.9% de share.
Deixa Que Te Leve liderou com share acima dos 40% e com mais 2% de rating do segundo lugar do dia que foi o Jornal Nacional, com a informação mais vista logo seguida do Telejornal que ocupou o quarto posto. Futebol na TVI a ocupar o terceiro posto com um share de 45%. Flor do Mar fechou o TOP5 com 43.7% de share.
O melhor programa da SIC foi o Jornal da Noite no 6º lugar do dia com 8.9% de rating e 25.4% de share.
Na RTP1 a estreia do programa da tarde, Programa das Festas alcançou 3.4% de rating e 21.5% de share. O Filme na SIC, alcançou 4.3% de rating e 21.1% de share.
Na RTP1, Conta-me Como Foi ontem veio em dose dupla. Ás 19h, a repetição alcançou 5.9% de rating e 20.5% de share, enquanto à noite, a estreia da 3ª temporada ficou-se pelos 18.1% de share e um rating de 6.6%. A estreia de Dança Comigo no Gelo fez 7.1% de rating e 22.3% de share.
Na SIC, a estreia da novela Perfeito Coração alcançou 8% de rating e 22.3% de share. Viver a Vida a fazer o pior resultado desde que estreou com 16.3% de share e 4% de rating.

Fonte: Mediamonitor

Obrigado



O Televisão-Opinião está cada vez mais internacional. As visitas provenientes dos Estados Unidos da América, tornaram este país num dos que mais está ligado ao nosso blog. O top5 é ainda ocupado pelo Brasil, França, Luxemburgo e Espanha.
Este post não é desprositado. Justifica-se pelo facto de, segundo o Google Analytics, o país em causa ter registado uma subida que lhe proporcionou a entrada para o top5 referido. E nós só temos a agradecer.
Um obrigado igualmente aos nossos visitantes da Suiça, Reino Unido, Alemanha, Holanda e Canadá, e de todos os outros, que diariamente nos ajudam a crescer.
Já é a segunda vez que dedico um post aos nossos leitores no estrangeiro, e nunca é de mais.

Obrigado a todos!