19 de julho de 2010

Frente a Frente

Boa noite. O Frente a Frente desta noite coloca em duelo os 4 finalistas do Achas Que Sabes Dançar?. No próximo domingo um deles irá sangrar-se vencedor do concurso da SIC. Nós já escolhemos os nossos preferidos, e você?

Um dos meus bailarinos favoritos desde o início foi Kelly Nakamura. Com ascendência japonesa, a concorrente de Setúbal abdicou de dançar para se dedicar ao papel de mãe. No primeiro casting de Achas Que Sabes Dançar? provou que nada é impossível, tornando-se instantaneamente numa das preciosidades do programa.

Interessada, doce, sentimental, atenta, são estas as características que lhe atribuo. Mas não só. É normal que, ao longo da nossa vida, fechemos as portas a determinados desafios pelo facto de pensarmos que não somos capazes. Não foi o que Kelly pensou. E isso é uma autêntica inspiração para todos aqueles que, pela idade, acabam por eliminar determinadas oportunidades das suas vidas.
Foi também esta concorrente que enfrentou o júri de Achas Que Sabes Dançar? e, mais concretamente, Miguel Quintão, para receber críticas mais específicas, para saber o que seria necessário melhorar.

João Lopes foi, a meu ver, o concorrente que ninguém esperava que chegasse à final. No entanto, foi por ele que torci ontem à noite, no duelo contra Bruno Silva. Como telespectador deste concurso de dança, respeito todos os estilos que cada candidato seja "especializado". Mas há um princípio que deve ser comum a todos os que participaram em Achas Que Sabes Dançar? - o respeito e a educação. O que notei de diferente entre Bruno e João foram estas duas características. E foi por elas, e pelo talento do segundo candidato referido, pela sua versatilidade, que desejei que ele fizesse parte da final.
Não tenho noção da popularidade de João, mas tenho a perfeita consciência que foi dos melhores concorrentes que passou pelo programa. A sua história comoveu. O sonho que nos guia por vezes acaba por não ser fácil de alcançar. No entanto, a persistência é algo intrínseco ao ser humano. E a de João foi notória. Apesar de no primeiro casting não ter alcançado imediatamente o passaporte final, na coreografia de grupo surpreendeu o júri, dando-lhe razões suficientes para o passar à fase seguinte do concurso.
Destaco ainda uma das suas primeiras frases no Achas Que Sabes Dançar? - "a dança não surgiu, a dança nasceu comigo". Palavras para quê?


Se me perguntar qual destes concorrentes eu gostaria que vencesse, a minha resposta não seria concreta. Para mim, que não sou especialista em dança, todos estes quatro concorrentes deveriam ir para Nova Iorque. Penso que, não sendo o centro deste programa a voz, era bonito oferecerem-se quatro bolsas de estudo aos quatro finalistas. No entanto, sabendo que isso não é possível, desejo não só a todos eles o maior sucesso ao nível profissional e pessoal, como o aumento da importância da dança em Portugal. Mais interessante que a vitória de um concorrente, é a vitória desta arte.





Mariana e Marco são estes os dois melhores bailarinos de Achas Que Sabes Dançar?. não só na minha opinião, como na de muitos outros portugueses, entre os quais estão inseridos grande parte dos membros do júri do programa.


Desde a primeira gala que a forma de dançar do jovem do Porto me despertou curiosidade. A sua expressividade e capacidade de adaptação a qualquer estilo de dança, demonstrada ao longo das emissões, fizeram com que se tornasse num dos meus concorrentes favoritos. A par de tudo isto, há que ter em conta o seu jeito característico de dançar, o glamour que mostra no palco, os movimentos que faz, a técnica que demonstra em cada um deles. Por algum motivo ele nunca esteve entre os menos votados do público. Quererá isto dizer que vencerá o programa? Não sei, mas se acontecesse, era bastante justo. E seria um prémio ainda maior para celebrar a humildade de Marco, que nunca demonstrou qualquer tipo de presunção por ser considerado o grande candidato à vitória final.


Já a jovem brasileira, conseguiu cativar-me desde os primeiros momentos em que dançou ao lado de Bruno Abreu. A sua beleza, sensualidade e movimentos, logo fizeram com que se tornasse numa das minhas favoritas. Gosto do toque que dá às coreografias e, principalmente, da sua capacidade de trabalho. Do facto de querer sempre mais e de não ter “medo” de dizer, em público, quando as coisas lhe correm menos bem. Isso foi bem notório numa das últimas galas do programa, quando, após o seu solo, confessou a João Manzarra que não havia feito o que desejava. Tudo isto é exigido a um bailarino. Além de muito profissionalismo, a humildade é talvez um dos factores chave.


Todas as características que aqui enunciei, estão presentes em muitos outros concorrentes, todavia, considero que são elas que marcam definitivamente Marco Silva e Mariana Paraízo.


Quando, há duas semanas nós, público, tivemos a possibilidade de os ver actuar em conjunto, podemos ver o quão bem funcionam juntos. Por isso mesmo, concordo com César Augusto Moniz quando diz que a bolsa devia ser para ambos. Tanto um como outro provaram, ao longo de dez semanas de árduo trabalho que merecem estar no lugar em que estão.


Será um deles o Bailarino preferido dos portugueses? Pouco ou nada percebo de futurologia, mas tenho para mim que sim. A disputa será dura, mas um deles deverá mesmo voar para Nova Iorque. Assim o espero, até porque, depois de tantas injustiças, o programa deverá terminar, certamente com uma boa dose de justiça. E justo é Marco ou Mariana serem coroados vencedores.


Venha de lá esse aplauso, não só para eles, mas para todos os outros também, que fizeram com que, ao longo de várias semanas, tivéssemos a possibilidade de perceber que, em Portugal, há muitos jovens a saberem dançar!



Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Pedro Mourinho/ Maria João Ruela

Pedro Mourinho, por Tiago Henriques - 54%
Maria João Ruela, por Diogo Santos - 46%

Carlos Cruz em "Alta Definição"!


O próximo convidado do magazine das tardes de sábado da estação de Carnaxide irá, de certeza, responder a algumas das perguntas que muitos portugueses colocam. Carlos Cruz promete desfazer mitos em Alta Definição.
A não perder, sábado, às 14:00.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, entra em linha o Frente a Frente da semana.

Idiossincrasias do mercado

1. A simultaneidade das notícias é uma coincidência, mas não deixa de ser curiosa. Nos EUA, o Meo viu distinguida com a Medalha de Honra dos International Business Awards, principais galardões mundiais nos domínios da gestão, a campanha publicitária com os Gato Fedorento. Por cá, a Anacom aceitou revogar a atribuição das licenças associadas aos multiplexers B a F, na prática excluindo a PT da equação destinada ao definitivo lançamento da Televisão Digital Terrestre em Portugal. Duas observações. O Meo, de que a PT é principal accionista, tem dado um importante contributo para o desenvolvimento da IPTV a nível global - e talvez não ande muito longe da verdade quem o identifica como o melhor distribuidor de televisão codificada em Portugal. Mas a TDT, e apesar da marcação do switch-off da TV analógica para 2012, está atrasadíssima - e a verdade é que nunca se concretizaria enquanto a PT fizesse parte do processo.


2. Confirma-se: acabado o Campeonato do Mundo de futebol, a publicidade volta ao ritmo da queda livre. Os festivais de Verão estão a acabar, as marcas de automóveis já concretizaram quase todos os lançamentos agendados para 2010 e não é provável que haja, este ano, os habituais restos de orçamento de marketing para gastar à pressa no último trimestre. O cenário é, pois, bastante negro. Do que resta, há-de ir quase tudo direitinho para a televisão. Por um lado, felizmente para ela. Por outro, infelizmente para todos os restantes meios de comunicação - e, no limite, infelizmente para ela também. Queira-se ou não, a interacção com as rádios, os jornais e a Internet permanece essencial à vitalidade da TV.

Única e ao mesmo tempo universal. Ela é...

Entrevista a Bruno Nogueira


Após o término de Lado B, Bruno Nogueira deu esta semana uma entrevista à Notícias TV. Nela, confessou que o talk-show da RTP1 lhe correu bem, tendo sido um programa bastante inspirador: "A minha ideia era experimentar algo diferente, com uma liberdade que é muito vantajosa e que passa por fazer o tipo de humor que quero, com gente que quero. Ter carta branca para tudo isto é uma coisa cada vez mais rara".
Considerando-se um "privilegiado", Bruno Nogueira acrescentou ainda que "no inicio do programa estava a "apalpar" terreno".
Sobre uma próxima temporada de Lado B, o namorado de Maria Rueff responde que o principal objectivo da mesma será "tornar cada um dos programas interessante e que dê ainda mais vontade de ver".
O actor falou ainda de Os Contemporâneos, referindo-o como "um projecto intemporal, que fazia sentido com outro número de pessoas". Não deixando a porta fechada a uma nova temporada do mesmo, Bruno Nogueira deixa escapar que "se se conseguir juntar esse grupo", poderá voltar-.se a apostar no mesmo. Por fim, de destacar ainda que no próximo ano, o humorista irá participar numa peça no Teatro Nacional D. Maria, com encenação de Beatriz Batarda. Ao contrário do que muitos possam esperar, a mesma não será uma comédia. Esperemos então por Janeiro de 2011..

Esta noite..


Mais uma segunda-feira, mais um duelo de opiniões. A não perder, às 21:00!

Fala-se! 19/07/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao primeiro Fala-se! Desta semana!





Ricardo Pereira


Foi no passado sábado que o actor deu o nó com Francisca Ribeiro. O relógio marcava 17 horas, quando tudo se iniciou. Foram mais de 400 os convidados, e em igual número, os populares quiseram desejar felicidades aos noivos.


Muitos foram as celebridades que acederam ao convite de Ricardo Pereira e da sua companheira, embora alguns populares tenha manifestado que “soube a pouco”.

A revista Vidas, no seu site oficial, publica algumas das fotografias da cerimónia.




Rodrigo Menezes


Foi na mais recente edição da Notícias TV que a antiga companheira do actor veio a publico revelar que Rodrigo Menezes não tem sido um pai muito presente na vida do filho de ambos.


“Ele não dá a atenção que devia ao filho”, começou por dizer Andreia Sampaio. Com alguma mágoa devido a toda esta situação, a jovem ainda tentou dar uma justificação para as ausências do ex-namorado: “Deve ser porque ele tem muito trabalho, não sei. Isso é com ele”, declarou.


Agora que o actor entrou de férias, é de esperar uma reaproximação ao pequeno Afonso, no entanto, não deixa de ser estranho o facto de Andreia não saber se quer se Rodrigo Menezes está ou não de férias.


Quiosque: Notícias TV

Parabéns, Daniel Oliveira

Comemora-se hoje o trigésimo terceiro aniversário daquele que é um dos melhores profissionais da televisão portuguesa. Cara de Alta Definição e responsável pelos programas E-Especial e Fama-Show, Daniel Oliveira tem conseguido dar algumas alegrias à estação de Carnaxide.


Num dia tão especial, como este, os mais sinceros votos de felicidades e muito sucesso para o excelente comunicador.

Parabéns, Daniel Oliveira!

André Cerqueira proíbe beijo gay em "Morangos com Açúcar"


Depois de aqui termos avançado com a possibilidade, chega agora a confirmação de que a estação de Queluz de Baixo não transmitirá as cenas de beijos entre o casal gay da sétima temporada da conhecida série juvenil.

A notícia é avançada pela edição de hoje do Jornal de Notícias que garante que a decisão partiu do próprio director de programas da TVI e que foi transmitida à Plural Entertainment enquanto estava a ser feita a montagem dos episódios.


Embora as cenas tenham sido gravadas, o certo é que ainda não será desta que Morangos Com Açúcar quebrará outro tipo de barreiras. "Fábio" e "Nuno", interpretados pelos actores Miguel Santiago e Carlos Malvarez, respectivamente, eram já apontados como o primeiro casal juvenil gay da televisão portuguesa - em programas para os mais novos, porque noutras produções já não é novidade -, a ter demonstrações explícitas de afecto. Com esta decisão, tal situação já não se tornará realidade, pelo menos até ao fim dos episódios de Verão de "Morangos".


O referido jornal tentou chegar à fala com André Cerqueira, no entanto, tal situação acabou por não ser possível. A publicação conversou ainda coma ctivistas do movimento gay, sociólogos ou especialistas em estudos do género que revelaram não compreender a situação. Paula Corte-Real, da Ilga Portugal, foi ainda mais longe e disse: "é incompreensível que se tome uma decisão destas, discriminatória e de ocultação da realidade".

Revista de Imprensa 19/07/2010


Segunda-feira, dia 19. Bem-vindo à Revista de Imprensa de hoje!


Ídolos 4 sem grandes mudanças

Com estreia marcada já para Setembro, a quarta edição do programa Ídolos vai-se manter praticamente igual à terceira, que sagrou Filipe Pinto como novo ídolo nacional.
.
Pedro Boucherie Mendes garantiu ao Correio TV que apesar de ainda não ser certo "existe intenção de parte a parte" para que o júri do concurso permaneça o mesmo. Assim, Manuel Moura dos Santos, Roberta Medina, Laurent Filipe e Pedro Boucherie Mendes vão continuar a ocupar os lugares de jurados nesta quarta edição.
.
Já João Manzarra mostra-se bastante expectante em voltar a apresentar o Ídolos: "É muito bom, é a continuidade de um trabalho fantástico", salientou. O apresentador de 25 anos disse mesmo que, na opinião dele, a dupla de última edição do programa deve manter-se: "Se não fosse eu ou a Cláudia [Vieira] a apresentar esta nova edição ia ficar muito chateado, não faria sentido"
.
.
Soraia Chaves - assistente de bordo sedutora em Voo Directo


Soraia Chaves será uma das principais personagens da nova série da RTP, Voo Directo. Na ficção, a actriz irá interpretar uma assistente de bordo de 35 anos que sempre usou da sedução para brincar com os homens mas que agora, com o desenrolar da trama, pretende constituir família: "Nunca quis ter relacionamentos sérios, mas quando a acção arranca ela começa a questionar-se sobre essa opção, está com uma espécie de crise existencial", revela a actriz na pele de Patrícia.
.
Soraia está entregue de corpo e alma neste novo projecto e é nas inúmeras viagens de avião que regularmente faz para Madrid onde a actriz aproveita para preparar a sua própria personagem: "Sim, é só uma hora de viagem, mas utilizei essa experiência"
.
Voo Directo estreia no final de Outubro, na RTP!



CITAÇÃO DO DIA
"Ambiciono pouco porque tenho tudo"
Bruno Nogueira

CURIOSIDADE DO DIA
Élvio Santiago comemora hoje 20 anos e como forma de prenda foi convidado para estar presente no programa Companhia das Manhãs desta segunda-feira. O cantor popularizou-se há cerca de dois anos com o single Vou-te excluir do meu Orkut.


Quiosque: Telenovelas, Notícias TV, Correio TV

Manuela Moura Guedes a caminho da SIC?


A notícia é avançada pelo Correio da Manhã de hoje, no entanto parece que já é um pouco "antiga". Segundo este diário, o nome da jornalista da TVI é muito falado nos corredores da estação de Carnaxide para reforçar a SIC.


O jornal chegou à fala com Manuela Moura Guedes, de modo a apurar a veracidade de tudo isto. A antiga pivô de Jornal Nacional de 6ª Feira negou de imediato: "Entrámos na época do disparate (‘silly season’). Porque a Fátima Lopes foi para a TVI e a Gabriela Sobral para a SIC, eu tenho que ir para a SIC? Não faz sentido nenhum", começou por referir.

Mais do que conhecida é a relação que une a jornalista e Francisco Pinto Balsemão, reponsável máximo pelo canal. E foi essa relação uma das justificações de Manuela Moura Guedes para não ter recebido nenhum convite: ""Toda a gente sabe que eu e o dr. Balsemão nos conhecemos há mais de 30 anos. Portanto, se tivesse que me convidar para ir para a SIC acham que o ia fazer agora? Que disparate".


Polémicas à parte, o certo é que, ao que tudo indica, o "mercado de transferências televisivas" parece ter ainda começado. Aguardam-se novidades dos próximos "capítulos".

Rita Spider e Bruno Silva abandonam "Achas Que Sabes Dançar?"




A uma semana da grande final, o talento voltou a estar bem presente em mais uma gala do talent-show da SIC. Foram vários os elogios do grupo de jurados e, dentro dos possíveis, o ambiente esteve calmo.


As claques evidenciaram-se e por diversas vezes João Manzarra teve que pedir um pouco de silêncio. As três duplas foram repetidas e voltaram a demonstrar as enormes capacidades dos seus elementos.

De realçar ainda o facto de, durante a semana, tanto Rita como Kelly terem estado lesionadas e de Mariana Paraízo ter dançado durante toda a noite com uma lesão no pé. Apesar de tudo, houve muito brilhantismo em qualquer uma das performances.


No final da noite, como não podia deixar de ser, dois dos bailarinos tiveram que deixar o programa. E os menos votados foram: Kelly Nakamura, Rita Spider, Bruno Silva e João Lopes.

E os dois bailarinos que deixam a competição são:


Rita Spider e Bruno Silva