19 de julho de 2010

Frente a Frente

Boa noite. O Frente a Frente desta noite coloca em duelo os 4 finalistas do Achas Que Sabes Dançar?. No próximo domingo um deles irá sangrar-se vencedor do concurso da SIC. Nós já escolhemos os nossos preferidos, e você?

Um dos meus bailarinos favoritos desde o início foi Kelly Nakamura. Com ascendência japonesa, a concorrente de Setúbal abdicou de dançar para se dedicar ao papel de mãe. No primeiro casting de Achas Que Sabes Dançar? provou que nada é impossível, tornando-se instantaneamente numa das preciosidades do programa.

Interessada, doce, sentimental, atenta, são estas as características que lhe atribuo. Mas não só. É normal que, ao longo da nossa vida, fechemos as portas a determinados desafios pelo facto de pensarmos que não somos capazes. Não foi o que Kelly pensou. E isso é uma autêntica inspiração para todos aqueles que, pela idade, acabam por eliminar determinadas oportunidades das suas vidas.
Foi também esta concorrente que enfrentou o júri de Achas Que Sabes Dançar? e, mais concretamente, Miguel Quintão, para receber críticas mais específicas, para saber o que seria necessário melhorar.

João Lopes foi, a meu ver, o concorrente que ninguém esperava que chegasse à final. No entanto, foi por ele que torci ontem à noite, no duelo contra Bruno Silva. Como telespectador deste concurso de dança, respeito todos os estilos que cada candidato seja "especializado". Mas há um princípio que deve ser comum a todos os que participaram em Achas Que Sabes Dançar? - o respeito e a educação. O que notei de diferente entre Bruno e João foram estas duas características. E foi por elas, e pelo talento do segundo candidato referido, pela sua versatilidade, que desejei que ele fizesse parte da final.
Não tenho noção da popularidade de João, mas tenho a perfeita consciência que foi dos melhores concorrentes que passou pelo programa. A sua história comoveu. O sonho que nos guia por vezes acaba por não ser fácil de alcançar. No entanto, a persistência é algo intrínseco ao ser humano. E a de João foi notória. Apesar de no primeiro casting não ter alcançado imediatamente o passaporte final, na coreografia de grupo surpreendeu o júri, dando-lhe razões suficientes para o passar à fase seguinte do concurso.
Destaco ainda uma das suas primeiras frases no Achas Que Sabes Dançar? - "a dança não surgiu, a dança nasceu comigo". Palavras para quê?


Se me perguntar qual destes concorrentes eu gostaria que vencesse, a minha resposta não seria concreta. Para mim, que não sou especialista em dança, todos estes quatro concorrentes deveriam ir para Nova Iorque. Penso que, não sendo o centro deste programa a voz, era bonito oferecerem-se quatro bolsas de estudo aos quatro finalistas. No entanto, sabendo que isso não é possível, desejo não só a todos eles o maior sucesso ao nível profissional e pessoal, como o aumento da importância da dança em Portugal. Mais interessante que a vitória de um concorrente, é a vitória desta arte.





Mariana e Marco são estes os dois melhores bailarinos de Achas Que Sabes Dançar?. não só na minha opinião, como na de muitos outros portugueses, entre os quais estão inseridos grande parte dos membros do júri do programa.


Desde a primeira gala que a forma de dançar do jovem do Porto me despertou curiosidade. A sua expressividade e capacidade de adaptação a qualquer estilo de dança, demonstrada ao longo das emissões, fizeram com que se tornasse num dos meus concorrentes favoritos. A par de tudo isto, há que ter em conta o seu jeito característico de dançar, o glamour que mostra no palco, os movimentos que faz, a técnica que demonstra em cada um deles. Por algum motivo ele nunca esteve entre os menos votados do público. Quererá isto dizer que vencerá o programa? Não sei, mas se acontecesse, era bastante justo. E seria um prémio ainda maior para celebrar a humildade de Marco, que nunca demonstrou qualquer tipo de presunção por ser considerado o grande candidato à vitória final.


Já a jovem brasileira, conseguiu cativar-me desde os primeiros momentos em que dançou ao lado de Bruno Abreu. A sua beleza, sensualidade e movimentos, logo fizeram com que se tornasse numa das minhas favoritas. Gosto do toque que dá às coreografias e, principalmente, da sua capacidade de trabalho. Do facto de querer sempre mais e de não ter “medo” de dizer, em público, quando as coisas lhe correm menos bem. Isso foi bem notório numa das últimas galas do programa, quando, após o seu solo, confessou a João Manzarra que não havia feito o que desejava. Tudo isto é exigido a um bailarino. Além de muito profissionalismo, a humildade é talvez um dos factores chave.


Todas as características que aqui enunciei, estão presentes em muitos outros concorrentes, todavia, considero que são elas que marcam definitivamente Marco Silva e Mariana Paraízo.


Quando, há duas semanas nós, público, tivemos a possibilidade de os ver actuar em conjunto, podemos ver o quão bem funcionam juntos. Por isso mesmo, concordo com César Augusto Moniz quando diz que a bolsa devia ser para ambos. Tanto um como outro provaram, ao longo de dez semanas de árduo trabalho que merecem estar no lugar em que estão.


Será um deles o Bailarino preferido dos portugueses? Pouco ou nada percebo de futurologia, mas tenho para mim que sim. A disputa será dura, mas um deles deverá mesmo voar para Nova Iorque. Assim o espero, até porque, depois de tantas injustiças, o programa deverá terminar, certamente com uma boa dose de justiça. E justo é Marco ou Mariana serem coroados vencedores.


Venha de lá esse aplauso, não só para eles, mas para todos os outros também, que fizeram com que, ao longo de várias semanas, tivéssemos a possibilidade de perceber que, em Portugal, há muitos jovens a saberem dançar!



Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Pedro Mourinho/ Maria João Ruela

Pedro Mourinho, por Tiago Henriques - 54%
Maria João Ruela, por Diogo Santos - 46%

Nenhum comentário: