17 de maio de 2010

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição do Frente do Frente. Nesta segunda-feira, o duelo ocorre entre mais dois actores de Morangos com Açúcar - Miguel Santiago e Rui Andrade.

Quem é Miguel Santiago na série de talentos da estação de Queluz de Baixo? Vamos por partes: é preconceituoso, está sempre a provocar os que estão á sua volta, nunca está bem consigo mesmo, e não descansa enquanto não der nas vistas. Já adivinhou? Sim, é o Fábio!

O actor começou com alguns trabalhos como modelo e, aos 22 anos, fez um casting para a sétima temporada de Morangos com Açúcar. O seu talento e engenho para representar não ficaram indiferentes a ninguém e, por isso, Miguel Santiago foi escolhida para o elenco da série.
O seu papel tem sido bastante interessante. O Fábio é uma personagem com bastantes dúvidas ao nível da sua sexualidade, o que faz com que tenha aversão aos homossexuais. Na vida real, Miguel Santiago confessou que já teve alguns comportamentos homofóbicos, o que justifica como sendo normais da adolescência: "Por normalidade, tudo o que foge à regra já mostra, um pouco, o conceito de já não ser tão igual, porque nós jogamos futebol e há um rapaz que está a jogar às escondidas com as raparigas. Acho que a malta jovem, especialmente os adolescentes que não têm ainda a sexualidade definida, passam um pouco por isso”.


O seu percurso televisivo é ainda curto, uma vez que, ao que se sabe, o seu primeiro papel na "caixinha mágica" é o de Morangos com Açúcar.
Pessoalmente, acho piada a este actor. Sabe representar e cantar, dois aspectos bastante importantes para esta sétima temporada. Quanto à dança, não considero que seja a sua praia.
A verdade é uma - Miguel Santiago é dos melhores de Morangos com Açúcar.
Para mim, é superior a Lourenço Ortigão, por exemplo, que conseguiu o papel de protagonista.
Ao contrário dele, o actor que dá vida a Fábio é espontâneo, tem dotes para cantar, consegue irritar os próprios telespectadores por ser tão intrometido na vida alheia, e pelo facto de querer saber tudo sobre todos. Quando esta "raiva" passa cá para fora, é porque o actor tem talento. E, no caso de Miguel Santiago, noto que existe muito.
Depois desta temporada de Morangos com Açúcar terminar, deveria ser-lhe dada uma nova oportunidade. Este actor merece!

Recordo-me perfeitamente de ler a notícia de que este excelente actor iria ser um dos talentos da sétima temporada de Morangos com Açúcar. Tinha tido o prazer de o ver actuar em West Side Story e a sua garra, o seu talento encantaram-me. Esta oportunidade de chegar a uma produção televisiva tão conhecida como a série juvenil era mais do que merecida.


Infelizmente, não posso acompanhar todos os dias, como gostaria, mas sempre que me é permitido, dou uma espreitadela. Por entre a grande quantidade de talentos que por lá existem, Rui Andrade destaca-se. Não só por dar vida a um vilão, mas também por ser notório o facto de ter um grande à-vontade perante as câmaras e

de cantar muito bem. E, quanto a mim, há uma justificação para tal: o actor é um “papa-musicais”. Ele brilhou em Piaf, West Side Storyou Jesus Cristo Superstar, sem esquecer que também entrou em Música no Coração ou Um Violino no Telhado, entre outros.

Está mais do que provado porque consegue cativar tanto o público. Os seus olhos, os seus gestos, as expressões faciais, a maneira de falar, tudo, mas tudo, faz com que seja único. Único a representar, único a movimentar-se, único a cantar. “How much I feel”, tema que faz parte da banda sonora de Morangos com Açúcar é uma dos mais belos que ouvi até hoje. E a sua voz sobressai. É raro o dia em que não a ouço.


Tudo isto, e o facto de ser um dos melhores de todo o elenco, fez com que os autores da trama decidissem dar-lhe maior protagonismo. Segundo li, Rui Andrade chegou a ser equacionado para fazer par romântico com Sara Matos. Tudo devido ao facto de Lourenço Ortigão não conseguir destacar-se. É certo que não faria muito sentido a Margarida e o João Pedro passarem a ser o “casalinho” da história, mas faz todo o sentido que lhe seja dado mais protagonismo.

Por outro lado, tudo o que posso dizer sobre este grande talento será sempre muito pouco. Se o grande Filipe lá Féria o tem escolhido para participar permanentemente nos seus musicais é porque algumas qualidades ele há-de ter. Eu acredito que não são poucas. Não percebendo eu nada de “futurologia”, arriscaria a dizer que Rui Andrade ainda vai dar muito que falar. Não só no teatro, como também na televisão. Basta que continuem a acreditar no seu potencial e a dar-lhe o devido reconhecimento.

Eu sou um dos grandes apreciadores do seu trabalho!

Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Cátia Tavares/Rita Matos:

Cátia Tavares, por Tiago Henriques - 59%
Rita Matos, por Diogo Santos - 41%

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o Frente a Frente desta semana.

RTP na frente

A Nossa Senhora de Fátima que a RTP deverá ter colocado no alto da sua sede na Marechal Gomes da Costa, em Lisboa, não deixou ficar mal a televisão pública. O Papa já regressou a casa, mas deixou por cá um rasto de vitória que dificilmente deverá fugir ao canal. Vitória, entendamo-nos, no campeonato do segundo lugar, porque a TVI, apesar de voltar a descer, manter-se-á firme no primeiro lugar.

Com 15 dias contabilizados nas audiências, a diferença da RTP1 para a SIC cifra-se nos 2,2 pontos percentuais. Parece pouco, mas é relevante, tanto mais que a estação de José Fragoso ainda tem a final da Liga dos Campeões com o Inter de José Mourinho e a contagem decrescente para o Mundial de futebol, que naturalmente vai começar a pesar.


A confirmar-se a vitória, será o primeiro mês do ano em que a RTP ultrapassa a SIC, depois do empate de Abril e das três vitórias de Carnaxide nos primeiros três meses do ano. Com Junho e o Mundial a chegar (sendo que a RTP tem os principais jogos, incluindo os de Portugal), a SIC perderá inevitavelmente o segundo lugar que ainda tem no acumulado do ano (para já, são apenas duas décimas de vantagem). Ou seja, entra no segundo semestre do ano no lugar de lanterna vermelha e com necessidade de recuperar.


A visita papal voltou a provar a qualidade da informação da RTP e o reconhecimento dos portugueses. Estes quatro dias consecutivos de vitória não são "a confirmação de uma tradição religiosa da RTP", como já vi escrito por aí. Se em vez de Bento XVI fosse Obama, a RTP teria ganho à mesma. A informação é quem mais ordena...

O que eles já fizeram por amor..


A seta do cupido já afectou muitos de nós. No entanto, existem situações, leia-se pessoas, que nos levam aos extremos. Alguns actores contarem, esta semana, à TV Guia, alguns episódios caricatos.
Marisa Pérez recorda-se que, há cerca de um ano, fez uma longa viagem, sem avisar ninguém, para estar com uma pessoa de quem gostava. Situação parecida contou Paulo Vintém à referida publicação: "Tinha 18 anos quando fiz uma grande loucura, da qual não me arrependo. Convidei dois amigos e enfie-me num Mini 1000 a caminho da costa alentejana. Fi-lo para surpreender uma namorada, e duas horas depois já estava a regressar para casa".

Por fim, José Mata confessou que já fez várias loucuras por amor. A que não se esquecerá tão facilmente foi a que num dia perdeu um avião para estar a namorar mais umas horas com a sua mais que tudo. Surpreendente não?


Quiosque: TV Guia

Esta noite..

..mais um Frente a Frente. Às 21:00!

Fala-se 17/05/2010

Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se desta segunda-feira!


Jorge Gabriel

Todos sabem da paixão que o apresentador tem pelo futebol, no entanto, Jorge Gabriel não ambiciona voltar a treinar um clube: “Não tenho tempo e também não estou nada receptivo a voltar ao futebol. Gosto muito do meu ténis e golfe que comecei a jogar há um mês e no qual estou viciado”, explicou à Notícias TV.


Quererá isto dizer que não estará para breve o momento em que o veremos a treinar uma equipa grande?



Vanessa Martins


Afastada da televisão há algum tempo, a jovem actriz continua a marcar presença em diversos eventos. O último em que participou foi a gala Famous Relation Awards, na Casa da Música, no Porto, e não foi sozinha. Vanessa fez-se acompanhar do namorado, o empresário Kiko Campos Costa.


A relação já dura desde Fevereiro, mas só agora foi tornada pública, uma vez que vivem separados por 300 km. É que a actriz mora em Lisboa e o companheiro na cidade Invicta. Todavia, não é por isso que o casal está menos apaixonado: “Damo-nos muito bem e somos parecidos em muitas coisas”, confessou o jovem ao 24 Horas.


Quiosque: 24 Horas, Notícias TV

Revista de Imprensa 17/05/2010

Segunda-Feira, dia 17. Esta é a Revista de Imprensa!


RTP aposta em Project Runway
É já a partir de Junho que arrancam as gravações de Projecto Runway para a RTP 1. Com uma produção assegurada pela Fremantle, a RTP pretende eleger o próximo grande criador de moda português, numa parceria com a cadeia de lojas Modalfa. É aliás a Modalfa que assume parte da responsabilidade pelo prémio final dos concorrentes do programa.

Project Runway é um formato original norte-americano onde vários aspirantes a estilistas concorrem ao prémio final, destacando-se com as peças que vão criando no decorrer do concurso e onde um júri avalia a qualidade de cada participante. Até à estreia pode ir acompanhando as várias edições levadas a cabo nos Estado Unidos que contam com exibição regular há já algum tempo no canal por cabo SIC Mulher.

Depois da Vida - Famosos dão nega


Depois do sucesso da estreia de Depois da Vida, a TVI já está a preparar a 2ª temporada deste controverso programa, mas desta vez sem Júlia Pinheiro mas sim com Iva Domingues na apresentação. "Ainda não está fechado", garante André Cerqueira, director de programas, face a esta troca.
A inscrições para os participantes anónimos ainda estão a decorrer, mas segundo a revista TV Guia, a produção está a ter algumas dificuldades para conseguir convidar famosos para o programa. Prova disso, foi a nega do actor Vítor de Sousa que se mostrou um pouco apreensivo com o convite: "Sou muito céptico em relação a essas conversas e, depois, a minha mãe faleceu há meses... ainda é recente"
Apesar disso também há famosos que já aceitaram o desafio, como é o caso de Simone de Oliveira.
Ainda sem data de estreia Depois da Vida promete causar polémica em breve na TVI.


CITAÇÃO DO DIA
«Não é nada diferente»
Vanessa Oliveira,
sobre a sua participação especial no programa Companhia das Manhãs



CURIOSIDADE DO DIA
No primeiro episódio de Espírito Indomável, novela que estreia já no fim do mês na TVI, a protagonista Vera Kolodzig vai surgir totalmente nua. A actriz vai aparecer tal como veio ao mundo na cena onde a sua personagem vai conhecer Rafael (Diogo Amaral), por quem acaba por se apaixonar.


Quiosque: 24 Horas, TV Guia