17 de maio de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o Frente a Frente desta semana.

RTP na frente

A Nossa Senhora de Fátima que a RTP deverá ter colocado no alto da sua sede na Marechal Gomes da Costa, em Lisboa, não deixou ficar mal a televisão pública. O Papa já regressou a casa, mas deixou por cá um rasto de vitória que dificilmente deverá fugir ao canal. Vitória, entendamo-nos, no campeonato do segundo lugar, porque a TVI, apesar de voltar a descer, manter-se-á firme no primeiro lugar.

Com 15 dias contabilizados nas audiências, a diferença da RTP1 para a SIC cifra-se nos 2,2 pontos percentuais. Parece pouco, mas é relevante, tanto mais que a estação de José Fragoso ainda tem a final da Liga dos Campeões com o Inter de José Mourinho e a contagem decrescente para o Mundial de futebol, que naturalmente vai começar a pesar.


A confirmar-se a vitória, será o primeiro mês do ano em que a RTP ultrapassa a SIC, depois do empate de Abril e das três vitórias de Carnaxide nos primeiros três meses do ano. Com Junho e o Mundial a chegar (sendo que a RTP tem os principais jogos, incluindo os de Portugal), a SIC perderá inevitavelmente o segundo lugar que ainda tem no acumulado do ano (para já, são apenas duas décimas de vantagem). Ou seja, entra no segundo semestre do ano no lugar de lanterna vermelha e com necessidade de recuperar.


A visita papal voltou a provar a qualidade da informação da RTP e o reconhecimento dos portugueses. Estes quatro dias consecutivos de vitória não são "a confirmação de uma tradição religiosa da RTP", como já vi escrito por aí. Se em vez de Bento XVI fosse Obama, a RTP teria ganho à mesma. A informação é quem mais ordena...

Nenhum comentário: