2 de setembro de 2010

Ponto M


Boa Noite! É tempo de mais uma figura da nossa televisão desfilar pela passerelle do Ponto M!


Depois de Clara de Sousa, é a vez de outro profissional do jornalismo português ser motivo de destaque. Director de informação da RTP, pivô do Telejornal e do 30 Minutos, é tamm professor do ensino superior.

Exactamente, José Alberto Carvalho é a estrela desta noite!

Neste momento, com certeza que já se está a questionar: o que tem este jornalista de especial para ser falado numa rubrica sobre moda?

Pois bem, em seguida apresento-lhe o motivo principal desta minha escolha.


Recorda-se de, em meados de 2007, numa tentativa de interrogar a forma como os portugueses olham uns para os outros, José Alberto Carvalho surgir na apresentação do principal bloco noticioso da estação pública sem a habitual gravata? Exactamente, é isso que está a pensar! E tão comentada que foi essa “ousadia”.

Na altura, recordo-me perfeitamente de ler várias criticas de que a ausência deste acessório retirava alguma “autoridade” ou seriedade ao pivô, entre muitas outras coisas, embora tenha havido tamm vários elogios. Sinceramente, a minha questão é “qual a diferença entre um pivô com gravata e outro sem gravata?”


Infelizmente, o nosso país ainda é demasiado “pequenino” para isso. O “estigma” que existe hoje em dia com a roupa utilizada pelos profissionais da nossa televisão, especialmente com os pivôs de noticiários é muito grande. Se bem que, com o surgimento de cada vez mais mulheres neste papel tem servido para desmistificar ainda um pouco esta situação. Todavia, é, por enquanto, muito pouco, tendo em conta o que é feito lá fora.


Apesar de tudo, não deixa de ser um marco na televisão portuguesa aquilo que fez José Alberto Carvalho. Desde aí, é frequente, principalmente no Verão, vê-lo sem gravata, e não é por isso que o seu desempenho é mais fraco, eu arriscaria até a dizer que parece mais “à vontade”.

Passando a uma análise ao guarda-roupa utilizado pelo jornalista, não sendo algo de muito diferente do que estamos habituados a ver nos seus colegas, não está mal, com pequenas oscilações. Mas é como tudo na vida e, nos momentos em que a imagem tem um maior destaque, como nas entrevistas a José Sócrates, nota-se sempre um maior cuidado.


A meu ver, há algo que José Alberto Carvalho consegue com aquilo que veste que é de se enaltecer. Já o vi algumas vezes ao vivo e a imagem que tenho dele fora dos ecrãs é diferente da que é demonstrada na televisão. In Loco, o director de informação da RTP é um pouco mais “cheiinho”, e mais baixo do que aquilo que o televisor aparenta. Alguma vez tinha pensado nisto? Não, pois não? É que, nestas ocasiões um bom guarda-roupa ajuda sempre! E o facto de usar por diversas vezes as cores preta e branca ajudam-no bastante. Isso, é por si só, algo que se deve gabar.


Modas à parte, é certo que José Alberto Carvalho, mesmo não criando “por completo” uma moda, conseguiu por os portugueses a pensar e tudo isto não pode passar ao lado. Afinal de contas, são pequenos pormenores que fazem toda a diferença!

… Três pontos…

Sabia que….


. desde a sua inauguração, a griffe francesa Hermès nunca fechou uma loja, das inúmeras que abriu pelo mundo inteiro?


. o perfume mais vendido no mundo é o Chanel nº 5, criado pela famosa estilista Coco Chanel? Curiosamente, os números de um a quatro nunca foram criados.


Termina assim o desfile desta semana!

Vanessa, para a semana é contigo!

Boas modas!

Esqueceram-de de... Cristina Caras Lindas!

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma edição do Esqueceram-se de Mim. Recorda-se de Cristina Caras Lindas?


Cristina Caras Lindas deu nas vistas há cerca quinze anos. Segundo a minha pesquisa, a apresentadora começou por dar nas vistas em Amigos Para Sempre, programa da TVI, em 1996. Ainda nesse ano, marcou presença nos Globos de Ouro da SIC. Em 1997, e depois de ter participado no Festival RTP da Canção, em dois episódios de Mundo VIP, Super Bebés e Herman Enciclopédia, destacou-se no programa Jet7, transmitido pela RTP1. Nos anos seguintes, a sua carreira foi marcada por entrevistas em programas como Noites Marcianas e Herman SIC. Em 2008 reapareceu para a gala do décimo quinto aniversário da estação de Queluz de Baixo.
Cristina Caras Lindas estreou-se ainda como actriz em Bom Baião, A Vida Como Ela É, Crianças SOS e A Filha. Para quem não sabe, em 2003, a apresentadora fundou a Caras Lindas Produções, através da qual lançou o programa Corpo e Alma. Centrando-se na saúde e bem-estar do ser humano, este formato foi transmitido pelo Canal Saúde. Na altura, Cristina Caras Lindas afirmou o seguinte ao Correio da Manhã: "Recusei vários convites para apostar neste projecto de sonho".

Antes de partir para Angola, lançou-se ainda na escrita, tendo editado dois livros: Sandálias de Prata e Mãe, Fala-me de Amor.



Foram cinco anos, o tempo que permaneceu no referido país. Numa entrevista à Caras, Cristina Caras Lindas confessou que a sua retirada do ecrã se deveu ao facto de a sua imagem estar desgastada: "Foram muitos anos de exposição e precisei de um tempo para reflectir. Fui ao encontro das minhas raízes, em Angola. Durante estes cinco anos criei uma outra vida lá, aproveitei para escrever e pensar nos projectos que agora quero pôr em prática".

Em 2009, a apresentadora afirmava estar disposta a voltar a trabalhar em televisão. No entanto, os convites não chegaram. Segundo Liliana Campos, em Companhia das Manhãs, a retirada de Cristina Caras Lindas dos ecrãs, acabou por provocar um afastamento da mesma ao que é hoje o mercado televisivo.

Não tenho grandes memórias desta apresentadora, mas a sua voz nunca me foi estranha. Apesar de a minha opinião sobre ela ser bastante curta, admiro sempre que uma profissional regresse aos ecrãs anos depois de ter abdicado da profissão. Por este motivo, gostaria de ver Cristina Caras Lindas num dos novos projectos da reentré dos canais generalistas. Porque não?

Quiosque: Caras e Correio da Manhã

SÓ Séries - Extra

Boa tarde, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries Extra!
Lisa Simpson e...Glee!
O sucesso de "Glee" correu o mundo inteiro, e agora é a vez de chegar a Springfield. Pois é, caros leitores, Mercedes, Finn e Rachel vão participar na série “Simpsons”. As respectivas personagens vão encorajar Lisa a desenvolver a sua criatividade quando esta participa num acampamento de artistas. O episódio chega aos Estados Unidos no dia 26 de Setembro.
Tim Gunn em Gossip Girl

A nova temporada de "Gossip Girl" contará com uma participação muito especial – é ele Tim Gunn, o rigorosíssimo mentor do “Project Runaway”. O consultor de moda interpretará a si mesmo num episódio com estreia marcada em Outubro nos Estados Unidos. Ainda não nenhuma confirmação, mas a teoria de Michael Ausiello, colunista do Entertainment Weekly, é que Jenny tentará uma vaga no reality show de moda comandado por Gunn. Teremos que esperar para ver!

Nova série de…zombies!
A série chama-se “The Walking Dead” (título original), e será lançada pela FOX em 120 países no mês de Novembro. A série promete muitas emoções, com uma história que vale a pena seguir. Deixo-vos com o trailer! Até para a semana, com novas novidades sobre o mundo das séries!



Francisco Menezes afirma: "Quero dar razão a quem apostou em mim"


Numa entrevista à Caras desta semana, o apresentador e humorista falou da sua participação no talk-show das manhãs de Carnaxide e dos seus nove anos de casamento.

Francisco Menezes confessou que é difícil passar de um registo cómico, ao qual está habituado, a uma postura séria. "Para mim é difícil estar sem dizer disparates e tenho um espírito crítico irritante que está sempre presente", afirmou o partner de Rita Ferro Rodrigues à referida revista.
Apesar de todas as piadas que diga, há algo que não sai do pensamento de Francisco Menezes: os telespectadores. É para eles que trabalha, e é a eles que faz companhia. "Quando estamos a fazer um programa destes, temos de ter a noção que estamos a fazer companhia a pessoas mais solitárias a quem temos de transmitir alegria e isso exige de nós uma dose de ânimo muito grande. É um esforço mental que se traduz num esforço físico, o que acaba por ser cansativo. Mas estou a adorar e quero dar razão a quem apostou em mim", confessou o apresentador ao jornalista.


Francisco Menezes referiu ainda ser transparente naquilo que faz, não criando para isso nenhuma personagem. Tudo o que o espectador vê, é tudo o que este profissional é, tal como Menezes afirma: "Sou aquele que ali está, sou muito transparente".


Quiosque: Caras

Esta noite..

Dose dupla com o Esqueceram-se de Mim e Ponto M. Às 20:00 e às 21:00, respectivamente.

Fala-se! 02/09/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!





Rodrigo Menezes


Depois de terminadas as gravações de Meu Amor, o actor tem estado a aproveitar umas merecidas férias. Apesar de se ter zangado com a antiga companheira, Rodrigo Menezes tem feito tudo para dar a maior atenção ao pequeno Afonso, filho do casal.


Foi isso mesmo que a TV Guia desta semana constatou, publicando umas fotografias do Cláudio da telenovela de Meu Amor com o pequeno ao colo. Prestes a fazer um ano de vida, é ele o centro da sua vida.




Núria Madruga


A pouco mais de uma semana do “grande dia”, a actriz está cada vez mais ansiosa com o momento. Afinal de contas, é já no próximo dia 11 de Setembro que dará o nó com Vasco Silva.


O enlace será na igreja de Campo de Ourique, em Lisboa e toda a família está bastante entusiasmada com a boda, tal como a madrinha e irmã da noiva, Dália Madruga, confessou à revista TV Guia: “Estou muito orgulhosa e curiosa com o casamento, pois vai ser uma surpresa para todos, até para mim”, disse.


Quiosque: TV Guia

SIC tentou levar Rodrigo Menezes

rodrigo_menezes


À semelhança do que aconteceu com Sofia Ribeiro, também o interprete de Cláudio em Meu Amor recebeu um convite da estação de Carnaxide para mudar de ares, tal como avança a edição desta semana da revista TV Guia.


Ao que parece, foi o próprio Nuno Santos quem contactou o actor, no entanto, este preferiu manter-se em Queluz de Baixo. Até porque o seu contrato de exclusividade foi renovado até 2012.


Dentro em breve, Rodrigo Menezes estará de regresso aos ecrãs, para interpretar uma das principais personagens da substituta de Mar de Paixão, escrita por Maria João Mira.


Quiosque: TV Guia

Parabéns, Judite Sousa



É uma das mais emblemáticas jornalistas da televisão portuguesa. Actualmente tem funções na direcção de informação da RTP e desde sempre deu a cara por programas de sucesso, casos de Notas Soltas ou, mais recentemente, Vidas Contadas, entre muitos outros.


Aquela que é também a primeira-dama da vila de Sintra tem hoje um dia especial. Afinal de contas celebra neste dia 2 de Setembro 50 primaveras. E, como não podia deixar de ser, aqui estamos nós a desejar-lhe as maiores felicidades!





Parabéns, Judite Sousa

Goucha fica sem palavras..

..não acredita? Então fique com o seguinte momento, retirado de Você na TV!:




É caso para dizer que, quem brinca com o fogo queima-se. No entanto, é também com estes pequenos momentos que se dá brilho à televisão!

Duas clientes no próximo “Projecto Moda”

projecto_moda_5


É já no próximo domingo que vai para o ar mais uma emissão da versão portuguesa de Project Runway. Depois da saída de André Amorim, a competição está mais exigente.


Assim, no episódio desta semana os concorrentes terão novos desafios. Desta vez, volta a ser um duplo teste e em duplas, ou seja, em grupos de dois, os designers terão a árdua tarefa de confeccionar para duas conhecidas figuras públicas: Helena Coelho e Inês Castel-Branco, como aliás foi mostrado no final da última emissão, tal como avança a edição desta semana da revista Mariana.


O objectivo é um coordenado para que as duas senhoras se deslocarem ao Portugal Fashion. Só que, a filha de Luísa Castel-Branco está grávida, logo, os concorrentes terão uma tarefa mais complicada. O outro intuito deste teste é apreciar o trabalho em equipa, sendo que ainda não se sabe se as duplas serão as mesmas para ambas as criações.


Após a apresentação dos coordenados, Inês e Helena seleccionarão o melhor e com ele desfilam na passerelle.


E, para avaliar as criações, o júri receberá não um, mas dois convidados, por diferentes motivos. Conhecido pela sua ligação à moda, Manuel Serrão será um dos jurados, enquanto que, por Manuel Alves não poder estar presente, José Manuel Gonçalves ocupará o seu lugar.

André, Carina, Pedro ou Vera, quem será o próximo a dizer adeus a Projecto Moda?


Quiosque: Mariana

Leonor Biscaia é a hermafrodita de “Malmequer”

leonor_biscaia


É este um dos mais complexos papéis da próxima trama de Rui Vilhena e, à semelhança do que fizera anteriormente, o argumentista decidiu dá-lo a uma estreante. Embora Sofia Ribeiro ou Sara Butler tenham sido os nomes apontados pela imprensa para viver esta personagem, a revista Mariana desta semana revela a verdadeira “sortuda”.


Vem do teatro, onde já tem um largo percurso e estreia-se agora em televisão. Tirou o curso de Interpretação na Escola Profissional de Teatro de Cascais e chama-se Leonor Biscaia. Foi a própria actriz quem confirmou esta notícia: “Posso dizer que está a ser um grande desafio para mim e estou muito feliz por me estrear na televisão numa novela de tanta qualidade como é esta do Rui Vilhena”.


Em declarações à mesma revista, o autor de Malmequer explicou o porquê de uma personagem tão complexa: “A novela tem sempre uma função didáctica e quem escreve não pode ignorar este facto”, começou por dizer, acrescentando ainda: “Este é um tema que vai surpreender bastante. Quando pesquisei sobre ele achei-o bastante interessante, mas reparei também que ainda é uma área nebulosa mesmo para os médicos que estudam”.


E o que esperar de Diana, o nome da rapariga? “É uma mulher sexualmente resolvida, uma mulher absolutamente normal. Não há qualquer problema com a sexualidade dela”, concluiu Rui Vilhena.


Quiosque: Mariana

Revista de Imprensa 02/09/2010


Quinta-feira, dia 2. A edição desta manhã da Revista de Imprensa!
.
.
Gala das 7 Maravilhas de Origem Natural a 11 de Setembro
É já no próximo dia 11 de Setembro, sábado, que a RTP vai dedicar toda a sua emissão à Declaração Oficial das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Directamente das Portas do Mar, em Ponta Delgada, o espectáculo com duração de duas horas vai ser transmitido para todo o mundo a partir da RTP1, RTP África e RTP Internacional, contando com a apresentação da dupla Catarina Furtado e José Carlos Malato.

José Fragoso, director de programas da RTP1, realça a importância da cobertura deste evento por parte da televisão pública: “Foi um dos grandes projectos do ano 2010. A duas semanas do final já se percebe o grande sucesso que será. Posso desde já dizer que a RTP está a avaliar hipóteses futuras e que vamos ter algumas surpresas”, garante.

A programação desse sábado, dia 11, será totalmente dedicada à final do concurso com uma emissão especial de manhã, a partir das 11h, e à tarde, pelas 15h30, directamente da Lagoa das Furnas, com a condução de Tânia Ribas de Oliveira e João Baião.
.
.
Miguel Sousa Tavares troca Sinais de Fogo por Jornal da Noite
Sinais de Fogo, o programa que marcou a transferência de Miguel Sousa Tavares para a SIC, não vai regressar na reentré que se aproxima. Desde final de Fevereiro em exibição, o programa foi de férias com o início do Verão. É agora tornado público que, tal como Nós Por Cá, Sinais de Fogo não regressará dessas férias.

Apesar disso, Miguel Sousa Tavares vai continuar a marcar presença nos ecrãs da SIC. O jornalista vai ter um espaço de comentário às segundas-feiras no Jornal da Noite, já a partir do dia 13 de Setembro, num formato idêntico ao que praticava na TVI antes da mudança para Carnaxide.

Para além disso, Sousa Tavares irá também comandar as operações especiais da informação SIC, acumulando assim a função de enviado especial da estação de Carnaxide.


CITAÇÃO DO DIA
“Costumo dizer que ser actor é um estado de espírito”
Rui Porto Nunes


NÚMERO DO DIA
33,5
Este foi o resultado, em share, do especial Aqui e Agora da última terça-feira que consitiu na entrevista feita por Rodrigo Guedes de Carvalho ao selecionador nacional Carlos Queiroz.

Quiosque: TV Guia, Mariana

Para lá das 24


Boa noite. A opinião Para lá das 24 nesta noite de quarta-feira!

Iva Domingues voltou aos ecrãs da TVI no início desta semana. Nas passadas segunda e terça-feira a apresentadora regressou ao Quem Quer Ganha para substituir a habitual apresentadora Leonor Poeiras que gozou assim estes dois dias de folga.

Se esta substituição por parte de Iva se desse de uma maneira ‘isolada’ não teria nada a apontar, mas vejamos quais os últimos projectos da minhota no ecrãs de Queluz de Baixo: apresentou a 2ª temporada de Depois da Vida, sucedendo Júlia Pinheiro; substituiu Cristina Ferreira no Verão de 2008 quando a habitual parceira de Manuel Luís Goucha foi mãe; e ocasionalmente substitui Marisa Cruz nos blocos semanais do Euro Milhões.

Não esquecendo o Quem Quer Ganha, Novos Aventureiros ou a Bela E O Mestre, a verdade é que nos últimos 4 a 5 anos Iva Domingues não tem estado à frente de um formato assumidamente seu, que tenha sido criado ou adaptado exclusivamente a pensar nela.

Já não é a primeira vez que aqui falo desta profissional, alertando para este facto e elogiando-a também pelo seu enorme profissionalismo demonstrado nestas pequenas réstias que lhe são dadas. Mas sendo a TVI a estação generalista que melhor respeita as suas caras e os seus profissionais, é bastante incoerente e mau que Iva Domingues seja colocada sistematicamente para segundo plano nos últimos anos quando há apresentadores que, na minha opinião, têm muito menos estofo do que a própria Iva mas mesmo assim ‘possuem’ um especial direito de permanecer no ar regularmente. Por favor, não a queiram tornar num José Figueiras de Queluz de Baixo...!
Imagem retirada do TVI Blog