2 de setembro de 2010

Ponto M


Boa Noite! É tempo de mais uma figura da nossa televisão desfilar pela passerelle do Ponto M!


Depois de Clara de Sousa, é a vez de outro profissional do jornalismo português ser motivo de destaque. Director de informação da RTP, pivô do Telejornal e do 30 Minutos, é tamm professor do ensino superior.

Exactamente, José Alberto Carvalho é a estrela desta noite!

Neste momento, com certeza que já se está a questionar: o que tem este jornalista de especial para ser falado numa rubrica sobre moda?

Pois bem, em seguida apresento-lhe o motivo principal desta minha escolha.


Recorda-se de, em meados de 2007, numa tentativa de interrogar a forma como os portugueses olham uns para os outros, José Alberto Carvalho surgir na apresentação do principal bloco noticioso da estação pública sem a habitual gravata? Exactamente, é isso que está a pensar! E tão comentada que foi essa “ousadia”.

Na altura, recordo-me perfeitamente de ler várias criticas de que a ausência deste acessório retirava alguma “autoridade” ou seriedade ao pivô, entre muitas outras coisas, embora tenha havido tamm vários elogios. Sinceramente, a minha questão é “qual a diferença entre um pivô com gravata e outro sem gravata?”


Infelizmente, o nosso país ainda é demasiado “pequenino” para isso. O “estigma” que existe hoje em dia com a roupa utilizada pelos profissionais da nossa televisão, especialmente com os pivôs de noticiários é muito grande. Se bem que, com o surgimento de cada vez mais mulheres neste papel tem servido para desmistificar ainda um pouco esta situação. Todavia, é, por enquanto, muito pouco, tendo em conta o que é feito lá fora.


Apesar de tudo, não deixa de ser um marco na televisão portuguesa aquilo que fez José Alberto Carvalho. Desde aí, é frequente, principalmente no Verão, vê-lo sem gravata, e não é por isso que o seu desempenho é mais fraco, eu arriscaria até a dizer que parece mais “à vontade”.

Passando a uma análise ao guarda-roupa utilizado pelo jornalista, não sendo algo de muito diferente do que estamos habituados a ver nos seus colegas, não está mal, com pequenas oscilações. Mas é como tudo na vida e, nos momentos em que a imagem tem um maior destaque, como nas entrevistas a José Sócrates, nota-se sempre um maior cuidado.


A meu ver, há algo que José Alberto Carvalho consegue com aquilo que veste que é de se enaltecer. Já o vi algumas vezes ao vivo e a imagem que tenho dele fora dos ecrãs é diferente da que é demonstrada na televisão. In Loco, o director de informação da RTP é um pouco mais “cheiinho”, e mais baixo do que aquilo que o televisor aparenta. Alguma vez tinha pensado nisto? Não, pois não? É que, nestas ocasiões um bom guarda-roupa ajuda sempre! E o facto de usar por diversas vezes as cores preta e branca ajudam-no bastante. Isso, é por si só, algo que se deve gabar.


Modas à parte, é certo que José Alberto Carvalho, mesmo não criando “por completo” uma moda, conseguiu por os portugueses a pensar e tudo isto não pode passar ao lado. Afinal de contas, são pequenos pormenores que fazem toda a diferença!

… Três pontos…

Sabia que….


. desde a sua inauguração, a griffe francesa Hermès nunca fechou uma loja, das inúmeras que abriu pelo mundo inteiro?


. o perfume mais vendido no mundo é o Chanel nº 5, criado pela famosa estilista Coco Chanel? Curiosamente, os números de um a quatro nunca foram criados.


Termina assim o desfile desta semana!

Vanessa, para a semana é contigo!

Boas modas!

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorava que o "Televisão Opinião" comentasse o "look De Bento Rodrigues, pois acho que ele é um dos jornalistas masculinos mais bem vestidos da nossa TV!!!